20

Flávio Dino perdeu mais de 20 mil eleitores em São Luís entre 2008 e 2010

Flávio Dino em 2008, quando perdeu a eleição em São Luís e chorou ao telefone

Não é verdade a informação de alguns jornais de que a votação do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) em São Luís, repetiu a performance de 2008.

Pelo contrário, Dino perdeu votos na capital em 2010. Mais precisamente 24.866 votos.

Na eleição de prefeito, há dois anos, o candidato do PCdoB obteve 214.302 votos no segundo turno, atingindo 44,16% (Veja aqui). Este ano, a votação caiu para 189.437 votos, ou 37,96% do total.

Não há outra explicação para o fato, senão esta: o deputado Flávio Dino perdeu mais de 20 mil eleitores entre as eleições de 2006 e 2010.

São 24 mil pessoas que decidiram não mais repetir o voto que deram há dois anos – e não mais se entusiasmaam com a suposta idéia de renovação representada pelo comunista.

É um dado significativo, que põe em risco, inclusive, um evdentual projeto dinista de disputar as eleições municipais de 2010, como este blog tem alertado desde antes das eleições.

Entrando na disptua de 2012, ele simplesmente pode perder de novo e virar folclore.

É aguardar e conferir depois…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Nada a ver a comparação, a começar pelo fato de serem eleições diferentes

  2. É por isso que vc cursou faculdade particular de jornalismo: nem matemática básica sabes….

    Só se pode comparar turnos iguais (1º com 1º, 2º com 2º), matematicamente são conjuntos distintos que não podem ser comparados grosseiramente com vc fez. Seja honesto e compara os turnos iguais.

    Se com apenas quatro anos de estréia na política Flávio Dino já ocupa posição de destaque no cenário estadual e nacional imaginem o que o futuro lhe reserva!!!

    Tremam reacionários de todas as matizes: Flávio Dino é a nova e poderosa força política do MA!!!

    E por favor não censure e nem mutile mais uma vez meu comentário.
    Obrigado.

  3. Flavio vai precisar suar muito, chorar muito, trair muito, estudar muito, pesquisar muito, respeitar muito, para conseguir recuperar o tempo perdido com sua arrogancia de conhecedor de tudo…e seus passos traidores de vai pra cá e vai lá, como b. na água…

  4. Marco, tens razão. Se o Flávio tivesse mantido a votação obtida em 2008, hoje também teríamos segundo turno para Governador. Ademais, a Oposição se descuidou de SLZ, tanto que a Governadora obteve o apoio da maioria dos Vereadores, mesmo os alinhados a João Castelo.

    Agora, quanto a 2012, ainda está muito cedo. Entretanto, seria interessante se o Flávio Dino não se arriscasse tanto!!!

  5. Caro D’eça, vc e um cabra inteligente e vcs ja venceram a eleiçao, nao fique espezinhando com argumentos que so vc e seu grupo acreditarao.
    O Flavio Dino so cresceu a cada eleiçao : No 1º turno de 2008 ele teve 34% dos votos e no 1º turno de 2010 ele teve 38 %. Comparar votaçao de 1º com 2º turno , constitui manipulaçao que nao convence nem quem le jornal impresso , quanto mais leitor da net. Te toca cumpade !
    Outra coisa: O candidato Jackson Lago pode ter tido votos que foram do Flavio em 2008, assim como muitos eleitores da Roseana disseram que em 2008 haviam votado no Flavio, mas agora era a Branca na cabeça.
    O crescimento da Roseana em Sao Luis esta diretamente relacionado ao “trabalho” realizado pelo pacote de vereadores capitaneados por Pereirinha, vc sabe disso.

    resp.; Vocês perdem sempre porque não raciocinam direito. Preferem ficar insistindo em teorias bobas a se dobrar aos fatos. Não estou comparando primeiro com segundo turno. Estou dizendo que 24 mil eleitores que votaram em Flávio Dino no segundo turno das eleições de 2008 deixaram de votar nele nestas eleições. isto é um fato. O que contestar deste dado? Não há o que contestar, meu caro. Os números estão aí para serem vistos. Os motivos pelos quais eles não votaram não estão em discussão. O que está em discussão é que eles deixaram de votar. Afinal: 214 mil não é maior que 189 mil?

  6. A disputa da proxima eleição de prefeito de São Luís será decidida em segundo turno entre o candidato da Roseana Sarney X João Castelo. Flavio Dino ficará em 3º e perderá pela terceira vez consecutiva. Em 2014 restará ao Flavio Dino ser candidato a deputado federal apoiado pelo Humberto Coutinho,tratorzão, Tema e etc….

  7. D’Eça,
    a cada dia que passa você me surpreende mais. Você quer convencer quem postando algo tão imbecil? Você e todos que o acompanham nesta análise imbecil; sabem que campanha de 2008 para prefeito e 2010 para governador, são cenários completamente diferentes. Senão vejamos:
    1) Em 2008, parte dos eleitores do Jackson Lago (que se Deus quizer, abandonará de uma vez por todas a política); votaram em Flávio Dino. Por quê? por não concordarem com o programa e a filosofia de Castelo.

    2) Em 2010, parte desses eleitores (erradamente), optaram em acompanhar o incompetente e fadado Jackson Lago. Isto significa que, na verdade, Flávio Dino, não perdeu eleitores, mas sim, ganhou. Por quê? basta somar a votação da oposição à sua patroa (Flávio + Jackson) que você terá a resposta. Comparando com o cenário anterior.

    3) Em 2012, se Jackson Lago for no mínimo um pouco mais inteligente do que tem mostrado, não irá candidatar-se a prefeito e irá apoiar o Flávio Dino; desta forma teremos Flávio Dino prefeito de São Luís, levando à nocaute, Castelo + Tadeu Palácio + Outros, além de implantarmos uma forte equipe para disputar o governo em 2014. Sabe por quê D’Eça? porque o SUCESSO depende de SONHOS, FOCO, SUOR e muita ATITUDE!!! Atitude para mudar o que está errado e inserir no serviço público, pessoas competentes que mudem o cenário em nosso estado e em nossa São Luís.

    Se você não sabe, vou lembrar-lhe: O sucesso e o tôpo da pirâmide não cabem imbecil, puxa-saco e bajulador do teu tipo; mas sim, homens com CRENÇAS, VALORES, FOCO e ESPÍRITO DE MUDANÇAS e, é por isso que continuaremos a lutar; pois pensamos diferentes de você e de muitos bajuladores que preferem ser movidos à mover.
    Esta é a diferença entre FLÁVIO DINO e os demais: O Flávio busca mudança os demais, aguardam ela chegar.
    Pense nisso!!!

  8. Flamengo é igual a Jackson, ta morto mas não sabe.
    Vasco é igual a Flavio Dino, vice de novo.
    Fluminese é igual a Marina, só serve pra atrapalhar o campeão.
    Corinthians é igual a Roseana, malvado, tinhoso, mas ganha tudo!

    resp.; Comparar Roseana ao Corínthians é uam agressão v8iolenta aos maranhenses. Esta porcaria paulista é mais ume xemplo da pe´ssima qualidade dos retardados de São paulo. Lixo.

  9. Marco, Escrevi no meu blog “Maranhão e Piauí sem Fronteiras” (http://rlat05.blog.uol.com.br) o seguinte artigo: A OPOSIÇÃO MARANHENSE NA UTI. No artigo sustento que uma eventual candidatura de Flávio Dino para prefeito de São Luís poderá levar a oposição da UTI direto para o velório. Leia o artigo e veja se você concorda com a tese. Abraço.

  10. Caro
    Marco D’eça acho que o Flávio Dino vai se tornar o candidato do quase. Quase foi prefeito! Quase foi governador! Quase vai ser prefeito de novo!!!!
    Flávio Dino eternamente o candidato do quase.

  11. Flávio DINOSSAURO primeiro vai ter de mudar de partido para almejar qualquer cargo executivo. Não se pode esperar nada de bom de alguém que é COMUNISTA. Isso era bonito, lindo, políticamente correto até os anos 80, quando se passou a conhecer as desgraceiras desse modelo que prometia igualdade mas só produziu atraso, ditadura e a socialização da miséria.

  12. Os canalhas que dessiminaram a mentira a respeito da candidatura do Dr. Jackson terão o trôco. Quem viver verá.

    resp.; E quem são estes canalhas, meu caro Silvino? São os mesmos q8ue voc~e enumera nas converas telefônicas? Porque não os cita aqui?

  13. Caro jornalista
    Se você não fosse um empregado da familia sarney, eu diria que és um completo alienado. Mas, como você é, compreendo que tens que defender o teu pão-de-cada-dia. Não é compreesível ou admissível que uma pessoa com o grau de instrução e informação que eu acho que você tem, defender dessa forma um grupo politico como o grupo sarney, sem que esteja assim, defendo seus próprios interesses. Tenho quase certeza que no seu íntimo, você não é tão favorável assim às práticas desse grupo. Você sabe os interesses que eles representam e defendem. Você sabe como eles ganham eleições. Você sabe porque eles tem essa ansia pelo poder. Quando os escandalos são dos outros, apura-se. Quando os escandalos são do grupo, esconde-se. Até proibe-se de falar deles. Te digo com sinceridade, eu gostaria de ter orgulho por Sarney ser maranhense, se ele fossse um politico de posições ideológicas definidas, se ele fosse um politico que realmente defendesse os interesses de um Maranhão melhor para todos. Mas não, o lado dele ou deles, é o lado do poder. Poder para poder ter poder de poder. Não consigo compreender como um estado como este, com as riquezas que possui, ser governado por mais de quartenta anos por uma mesma familia, continuar sendo o estado mais pobre: miséria, analfabetismo, mortalidade infantil, falta de saneamento básico, etc, etc, etc. O Maranhão parece a Somália do Brasil. Será que você concorda realmente com tudo isso?

  14. Flavio Dino? quem é Flavio Dino? não lembro.
    O babyssauro é o único bebê chorão que me vem à mente agora. Lembra do seriado que passava na Globo?
    se existe outro já caiu no ostracismo.

  15. A proxima pessoa a ocupar o cargo de prefeito de sl será uma mulher … helena duailibe !!! flavio dino é que nem o vasco da gama, so presta pra ser o segundo colocado

  16. PESCOÇO DE RÃ VAI PERDER SEMPRE…. A CABEÇA DO POVO DAQUI A DOIS ANOS É OUTRA E A QUATRO ANOS ENTÃO NEM SE FALA… PORTANTO… PRA PESCOÇO DE RÃ SO FICA A ILUSÃO…..

  17. Seja honesto ! Compare a votação dele No 1º turno de 2008 que foi de 34% , com a do 1º 2010, que foi de 38 %. Até uma criança sabe que no segundo turno só existem 2 opções e a pessoa escolhe muitas vezes aquele ao qual tem menos restrições, portanto não se trata de um eleitorado cativo do candidato.

    Resp.: Ah, não?! Interessante. isto vale também para o Maranhão de 2006, não? Quando Jackson foi eleito com as burras do governo. É isso?

  18. Post mais imbecil… É falta de assunto??? Por que tu não comenta as investigações que estão correndo na Polícia Federal sobre os crimes eleitorais cometidos por tua patroa????? É mais útil e interessante!

    Resp.: Tudo que ridiculariza teu candidato você acha imbecil. E isso me estimula a mostrar mais dados.

  19. Flávio Dino não tem futuro politico, essa sua arrogância diz tudo, o maximo que ele pode chegar e a deputado federal, pode escrever.

  20. Meu querido, só não podemos esquecer que no pleito de 2008 era Flávio contra Castelo. Acredito que muitos que votaram com Jakson, votam sim, em Flávio para prefeito. Nessa eleição para governador, estavam Flávio e Jackson em situação de oposição, o que dividiu muitos votos…temos que levar isso em consideração também. Abraço.

    Resp.; Isso significa que Flávio vai ser candidato a prefeito??? Que ótimo será que ele vai cair naquilo que eu nomeei para ele como “Tentação de 2012”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *