14

Morre Cloves Paz, pai de Clodomir Paz…

Cloves Paz e a mulher, Dorina

Faleceu hoje, aos 100 anos,  Cloves Ferreira Paz, pai do ex-deputado Clodomir Paz e sogro da deputada Graça Paz (ambos do PDT).

Nascido em Crato, no Ceará,  em 10 de agosto de 1910, seu Cloves, como era conhecido, era casado com Teodorina Ferreira Paz, pai de 15 filhos, deixa mais de 50 netos e cerca de 60 bisnetos.
Em 2008 recebeu o Título de Cidadão Maranhense, projeto de autoria da deputada reeleita Graça Paz, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele ao Estado, por quase 80 anos.
Também era pai do vereador e Secretário de Saúde do município de Codó, médico Cláudio Paz.

Cloves Ferreira Paz estabeleceu-se no Maranhão, no município de Santo Antônio dos Lopes, desde 1936.

Homem simples, de poucos estudos, mas com tino comercial impressionante, Cloves Paz foi pioneiro no desbravamento do Sertão Maranhense.

Foi lavrador e tropeiro. Como agricultor, foi responsável pelo cultivo de grandes áreas na produção de arroz, feijão, milho, cana-de-açúcar e algodão. Montou, até, uma usina de beneficiamento de arroz e engenho para produção de açúcar, servindo de exemplo para muitos na região.

Ampliou seus negócios com o comércio de gêneros, variedades e produtos farmacêuticos, período em que empregou muitas pessoas, chegando a ter mais de cem funcionários fixos, além dos que já trabalhavam nas lavouras e usinas de beneficiamento.

Pela total carência de profissionais exerceu, ainda, as funções de dentista, médico e parteiro.

Sua projeção profissional – agricultor, pecuarista, comerciante, empresário, delegado e juiz de paz – o tornou um homem importante na região, levando-o a ingressar naturalmente na política partidária, onde exerceu mandatos de vereador e vice-prefeito do município de Santo Antônio dos Lopes.

Aos 100 anos de idade, ao lado da família, Cloves Paz continuava à frente de seus negócios, comprando e vendendo gado, conversando sobre política e vivendo cada dia intensamente.

Deixa para a sua família uma grande herança de respeito e honestidade.

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Eu so tiver uma unica oportunidade de ve-lo e conversar. era casado com minha tia, irma do meu pai, mais eu aprendi a admira-lo e respeita-lo atráves das historia que meu pai contava.. um verdadeiro desbravador. um livro a ser lido. que Deus o Tenha.

  2. Passados quase quinze dias do seu adeus, ainda não vislumbramos como será o futuro sem a sua presença, sem o seu ar sério e ,a o mesmo tempo, sábio, com lições sempre dadas com a simplicidade de quem aprendeu tudo com a vida, com seus cem anos de vida intensa, dedicada à família, ao trabalho, aos amigos… Quem conheceu Cloves Paz sabe muito bem que ele fez muita diferença por todos os lugares por onde passou e, principalmente, era o referencial da nossa família, juntamente com vovó Dorina.
    Vovô, o teu legado te credencia a receber todas essas homenagens, que ainda são poucas, em relação às tantas que durante a vida tivemos a felicidade de poder prestá-las.
    Laysa Paz

  3. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui a outra. Porém, não vai só, nem nos deixa sós;leva um pouco de nós, deixa um pouco de si.
    Sr. Cloves Ferreira Paz permanecerá vivo em nossos corações.

  4. Homem de hábitos simples, mas nos deixou a mais especial das heranças: RESPEITO, RETIDÃO, DIGNIDADE E HONESTIDADE.
    Obrigado vovô por tudo!!!
    Descanse em paz,
    fica com DEUS,
    o amo muito!!!!
    Clóvis Luis Paz Oliveira

  5. Cloves Ferreira Paz, um homem, descansa em paz , sinonimo de moral, respeito ,integridade, felicidade e familia. Nao tenho palavras pois todas as palavras ditas ou escritas nao seriam capaz de descrecer o homem cloves paz. Amor incondicional.

  6. Conheço a familia. E muito me honra ter convivido com Seu Cloves Paz. Era um CIDADÃO ( assim mesmo, com letras grandes). Nos deixa muitas saudades. Mas aprendi muito com ele.

  7. Incrível a quantidade de amigos que compareceram ao velório e enterro do nosso “Seu” Cloves. Como era querido esse homem!! Nos deixa um legado inestimável…

  8. Era um homem de carater invejavel! Criou os 15 filhos com dificudade, mas com dignidade!

  9. Nossa família, aqui em Brasília, na pessoa de Ercília, filhos, netos e bisnetos deixa aqui os mais sinceros sentimentos a família aí no Maranhão. Sei de algumas histórias que meu pai (Miguel Mamédio, seu compadre de muitas décadas) contou a nós. O legado de Tio Cloves ficou registrado para ensinar aos descendentes a retidão, o amor… Com certeza trouxe bons frutos.
    A minha mãe – Ercília – deixa à tia Dorina um um abraço e que o Senhor Deus lhe console neste momento tão difícil.

  10. Guerreira deixa esses Coelhos de lado, eles te trairam mais uma vez.

    Fora Chico!

  11. o prefeito de Balsas, Chico Coelho, trai nossa guerreira Roseana mais uma vez. pediu votos para Flavio, todos sabem, podia ser era cassado mesmo.

    Fora Chico Coelho – traidor……….

  12. Caro Marcos,

    a secretária-balaia de educ. regional de Balsas , Maria dos Anjos Oliveira, é Flavio Dino e agora vem dizer que era Roseana desde criança. Tem muito “traira” desfarçado em Balsas, por isso a nossa guerreira perdeu aqui. Abram o olho!

  13. Ouvi dizer que ele era um homem muito bom, formador de opiniões e que seus genros e noras amavam e respeitam muito. Conheci a sua nora Maria ( Jeane) estudava comigo no CEUMA e ela só falava bem dele e da sua esposa. Desejo que Deus conforte toda a sua família e que salve a todos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *