28

O fenômeno de recuar para crescer…

Joaquim: feliz da vida

Mesmo não tendo se candidatado à reeleição, o ainda deputado estadual Joaquim Haickel (PMDB) anda rindo com as paredes. Ele elegeu todos os candidatos que, direta ou indiretamente, apoiou nas eleições do último domingo.

Como um dos coordenadores da campanha da governadora Roseana Sarney (PMDB), Haickel autou em diversas frentes, principalmente na política, onde foi o maior responsável pela formação e montagem das coligações proporcionais que apoiaram a governadora e acabaram por eleger 12 deptuados fedrais e 30 deputados estaduais.

Joaquim também é autor de um estudo eleitoral que previu – com índice de acerto de 100% para a Assembléia Legislativa e 90% para a Câmara Federal – a quantidade de vagas que cada coligação alcançaria non pleito. Também acertou os nomes de 39 dos 42 deputados estaduais e 17 dos 18 deputados federais.

Candidato de Haickel, Lourival Mendes chegou à Câmara Federal

Quando Roseana assumiu, em abril de 2009, Joaquim Haickel foi convidado para compor o governo, primeiro como secretário de Esportes; depois, como secretário de Minas e Energia, cargos que ele declinou em nome de Roberto Costa e Fufuca Dantas, posições cruciais para a eleição do primeiro e do filho do segundo.

Pessoalmente, Joaquim Haickel sai destas eleições maior e mais forte que da anterior, quando se reelegeu com expressiva votação, algo em tornod e 35 mil votos. deta vez, seu candidato a deputado estadual Rogério Cafeteira (PMN) e seu deputado federal Lourival Mendes (PTdoB) se elegeram com votação na casa dos 30 mil votos.

Além destes dois, o apoio de Haickel foi decisivo para a eleição de Carlos Filho (PV) e Vianey Bringel (PMDB).

Rogério Cafeteira se elegeu par a Assembléia

Joaquim Haickel, que foi também deputado federal constituinte (1987/91), deixa o parlamento 28 anos após entrar, então com 22 anos de idade – na época, o mais novo deputado estadual do Brasil, fato que foi igualado na última eleição com Rubens Júnior (PCdoB), e agora nesta, com André Fufuca (PSDB).

Sempre que perguntam porque não quis mais se candidatar, Joaquim esclarece que abriu mão de concorrer a este mandato, não da política, que, segundo ele, está tão prsente em sua vida quanto sua literatura e seu trabalho como empresário de radiodifusão.

Com a ausência de Joaquim Haickel e Helena Heluy (PT) na próxima legislatura, a assembléia do Maranhão perderá muito de seu brilho, pois os dois – assim como alguns pouquíssimos outros – são a garantia da existência de grandes debates, de proposições pertinentes e de práticas corretas e coerentes nos trabalhos daquela Casa.

Joaquim é um dos raros políticos sem inimigos. Quando muito, tem adversário. Eram famosas suas pelejas com o falecido deputado Pedro Veloso (PDT). Os dois eram votados por Pio XII, cada um por uam facção que disputava o controle do município. jamais, nem nas maiores tensões entre eles, Joaquim perdeu a compostura ou descambou para a baixaria – e memso ás vezes, sendo enérgico, sempre mantinha o decoro.

Nunca se ouviu falar que Joaquim Giajcel fosse um mau caráter. desleal ou coisa que o valha. Algumas pessoas discordam dele políticamente, ou mesmo filosoficamente. Mesmo estes, no entanto,  têm imenso respeito por ele.

A imagem de Joaquim Haickel fará falta ao parlamento maranhense. Inquieto, andando de um lado para o outro, orientando a bancada nas votações, pedindo apartes, fazendo discursos, apresentando e defendendo seus projetos e conversando com a imprensa abertamente, como é de seu temperamento.

Sem papas na língua…

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Joaquim Haickel não é só o melhor deputado do Maranhão, é uma das pessoas mais inteligentes, cultas, sensíveis, tolerantes, generosas e amigas que pode existir. Só quem não o conhece ou quem tem alguma pinimba com ele pode falar mal.

  2. Taí um zé mané que nunca fez absolutamente nada! Discurso não enche barriga!!
    O Quincas é mais um dos muitos capachos e cordeirinhos da clã.
    Com certeza vai ganhar uma secretaria de presente.

  3. marco essa é na verdade uma nova forma de dizer. JOAQUIM TU VACILOU, N FOI REELEITO E AGORA VEM CÁ QUE NÓS VAMOS TE CARREGAR.
    ORA ME COMPRE UM BODE.
    NOS ESTAMOS FALANDO DE JOAQUIM HAICKHEL QUE SÓ FOI DEPUTADO EM FUNÇÃO DO QUE HERDOU DO PAI. N TEM FUTURO ALGUM NA POLÍTICA. A NÃO SER COMO SECRETA´RIO, ESSAS COISAS. PORQUE É INDICADO E ENÃO PRECISA DE VOTO, POIS ISSO ELE N TEM SUFICIENTE.

    ESSA É A VERDADE.
    NADA PESSOAL.
    ABRAÇO

  4. rapaz se haickel for tudo isso de bom o povo de são domingos q ja deu grandes vatações para ele desconhece,pois as vezes q teve em são domingos , só servia para contar piadas e colocar apelidos nos seus adversários, seus discursos eram show de baixaria q ate as pessoas do grupo q o apoiovam tinham vergonha. cai fora o maranhão não precisa de vc, muito menos São Domingos do ma!

  5. Marcão,
    Tive que voltar para comentar sobre o júlio(com letra minúscula mesmo). Um cidadão que usa esse palavreado deveria ser proibido de participar de um Blog como o seu, mas como sei que voce é um democrata , voce permite até que esse tipo de gente se pronuncie, isso é a beleza da democracia. Agora , aqui para nos Marco, esse ¨júlio ¨é um tremendo IMBECIL.

  6. Marcos, Joaquim realmente é um sujeito impar na política do Maranhão,fomos adversários políticos em pindaré e nunca tive raiva ou qualquer outro tipo de sentimantos ruíns contra Joaquim. hoje somos amigos e estava pronto para ajuda-lo e fazer parte do seu exército, acredito que ele vai voltar pois acho que só está dando um tempo, pois sendo culto como o é, saberá que a sua presença na política será imprescindivel para o nosso grupo, espero que assuma uma pasta importante e que possa fazer o que tem vontade para ajudar o nosso povo, acho que dentro desse grupo não mais que tres ou quatro pessoas com suas credenciais.

  7. Caloteiro!?
    Se tem uma coisa que o deputado Joaquim Haickel não é, é caloteiro. Não conheço nenhum político mais cumpridor de suas obrigações e de seus acordos.
    O ruim desses comentários é que aparecem sempre uns palhaços despeitados e recalcados para tentar sujar a imagem de pessoas como Joaquim Haickel, que sem dúvida alguma está muito acima da média dos politicos, não só do Maranhão, mas do Brasil, e quem sabe de todo o mundo.

    • hahahahah!!! Tá demais! Tão puxando muito saco, isso deve ser tudo a mando de alguém e de que será?? hahahahaha!!! Disfarça ai galera, esse papo de inimigo gentil é exagero, eu tava até acreditando mas quando vieram com esse papo de inimigo honesto e gentil, hummmm!!! Esse povo não sabe nem fazer a coisa direito… hahahaha!!! Tá na cara que é fake. hahahahaha!!!!

  8. Tenho um amigo que trabalha na Assembléia e ele me disse que o deputado Joaquim Haickel é disparado o melhor dos nossos deputados, pois é o mais culto, um dos mais preparados, um dos mais antigos na casa, um dos mais experientes na política. É uma pena que ele tenha resolvido não mais se candidatar.

  9. Marcos eu sou do grupo contra o deputado Nagib em São Domingos do Maranhão, mas apesar disso devo dizer que ele sempre se portou de forma correta e que nunca baixou o nível nos palanques.
    Só pra você ter uma idéia, ele prometeu que raspava a barba se fosse o mais votado e raspou mesmo e disse que se o Kleber fosse candidato ele vestiria sáia, e vestiu, em cima do palanque, tudo bem que era uma sáia de botijão de gás, mas o homem empenhou a palavra e cumpriu o que disse, não se pode desconhecer o valor de um homem desse.
    Pena que ele não vá mais ser deputado, ele era uma garantia de paz e correção para nós seus adversários

    • Aff Maria!! Esse povo não se toca, não? Olha outro fake ai. Quem cai nessa de inimigo que faz falta. ahahahaha!! Inimigo bom é inimigo morto, ninguém gosta de ter inimigo. Olha a outra querendo tirar onda de que até os inimigos admiram Joaquim Haickel. hahahahaha!!! Pensei que Joaquim fosse mais profissional

  10. O Lourival Mendes só foi eleito por causa dos votos do Wellington do Curso,que teve 23.632 votos e que Joaquim menosprezou na sua lista.Ta quase um Pajé esse Joaquim.
    Joga na Mega-sena siÔ!

    resp.; Lourival Mendes foi eleito por causa dos seus votos, meu caro. Se Wellington teve votos pra eleger Lourival, deveria ter para eleger a si mesmo, não acha?

  11. Q elogio, parabéns!! E muito bacna elogiar alguém q vc n conhece…adorei, acho q ele seria d se pagasse os outros, já. Vai tarde caloteiro filho de Joana.

  12. meu caro Marco,

    Voce como sempre atento, presta uma homenagem e faz um reconhecimento ao Deputado Joaquim. Entendo que a Assembléia deveria lhe fazer uma homenagem de despedida ou de ¨até breve ¨. Agora vou me reportar a esse elemento de nome Ricardo: voce acha que um cidadão detentor de cinco mandatos eletivos pode ser considerado um ¨faz nada ¨? Só os idiotas e invejosos como voce acreditam numa burrice desse tamanho, até os adversários do Joaquim já estão saudosos da sua presenta ativa no Parlamento. Faça uma reflexão, se penitencie, deixe de ser invejoso e procure produzir um milésimo do que Joaquim produziu para o Maranhão, quer como político, quer como emprésario, quer como homem de letras , quer como cidadão. Aprenda Ricardo, que a inveja é a arma dos incompetentes, dos despreparados e dos preguiçosos.

  13. Ou seja: Passou vinte e poucos anos sem fazer absolutamente nada para a população. O maranhão agradece menos um “FAZ NADA” na casa de mãe JOANA.

  14. Marcos você está fazendo justiça a um dos políticos mais descentes e honrados de nosso estado, pois Joaquim Nagib Haickel é do tempo que a palavra empenhada tinha valor e do tempo em que mais valia um amigo na praça que dinheiro na caixa.
    Se por um lado o Maranhão perderá muito com sua ausência no plenário de nossa Assembleia Legislativa, por outro tenho certeza que ele será de grande valia no próximo governo.

    • Esse comentário ai é puxa-saco mas também ficou bom! Tá espontâneo. Gostei.

  15. não acho que ele seja tão correto assim, aqui em são domingos do maranhão teve que vestir uma saia em cima do palanque depois que falou besteira e não cumpriu o prometido.

  16. PARABENS PARA O GRANDE POLÍTICO JOAQUIM HAICKEL E PARA DRª HELENA HELUY PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO NOSSO LEGISLATIVO, E QUE CONTINUEM A DAR SUAS CONTRIBUIÇÕES EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO AO NOSSO POVO, COMO ORIENTNDO ESSES NOVOS DEPUTADOS A TRABALHAR MUITO MAIS PELO MARANHÃO.

    • Esse também ficou bom. Dá pra ver que é espontanêo. O problema é que nos comentários depois desse aqui a galera se empolgou e começou a exagerar e ai foi tudo por àgua abaixo. Aquela do inimigo querido honesto e que deixa saudade é coisa de principiante…. hahahahaha!!!

  17. Helena Heluy ? Grandes debates ? Voce deve estar meio perdido, a Deputado adora se ouvir. Basta observar todos os outros deputados, quando Helena fala, todos conversam ou saem do plenário… Não existe debate.

  18. Que bele e justa homenagem você presta ao Joaquim, Marco. Culto e hábil articulador da palavra, Joaquim protagonizou memoráveis embates na Assembléia, que não foram ainda melhores pela falta de contendores à altura. Sem dúvida, na ausência dele, a Assembléia perde muito em dialética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *