25

Decisão do TSE garante vaga na Assembléia aos três eleitos pela coligação PR/PTdoB

Alexandre Almeida tem mandato garantido na Assembléia...

Estão eivadas de equívocos as informações do post abaixo, sobre a repercussão da decisão do TSE favorável a Raimundo Louro (PR)  na formação das bancadas da Assembléia Legislativa.

Tanto Louro, quanto os dois colegas que já haviam sido declarados eleitos – Jota Pinto (PR) e Alexandre Almeida (PTdoB) – estão com os mandatos garantidos, mesmo que o TSE considere válidos os votos dados a Márcia Marinho (PMDB).

Nem Alexandra Almeidanem Jota Pinto, e muito menos Raimundo Louro, correm risco de perder a vaga.

...assim como seu colega Raimundo Louro

Os votos de Marinho pouco adiantarão também para o agora suplente Carlos Alberto Milhomem (DEM), uma vez que não alterarão o total das sobras de cada coligação.

Milhomem perdeu a última vaga para Raimundo Louro porque, com a validação dos votos deste, sua coligação passou a ter a maior sobra. Isso não se modificará mesmo se o TSE considerar válidos os votos de Márcia.

Ao deputado do DEM restaria uma única opção – que tanto Louro quanto o candidato Gildan Medeiros (PP) – tivessem o registro indeferido no TSE.

Só assim, a coligação de Milhomem garantiria a sobra de votos necessária para garantir sua vaga.

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. caro marcos e situação do dep. penaldon jorge, ele tem algum processo contra a candiatura dele? se for indeferido, o ultimo da coligação perdera a vaga, que é dr padua?? perdendo essa vaga, qual coligação assumira a vaga?? procede essas informaçoes!! muito grato

  2. Marcos Gostaria de sber de vc o seguinte: O Alberto Filho se elegeu vereador em Bacabal pelo PDT depois foi para o PMDB onde se elegeu dep federal.Agora pergunto aquem pertencerá a vaga de vereador deixada por ele em janeiro de 2011 ?ao 1º suplente da coligacao que é do PSDB ou ao 1 Suplente do partido antigo dele o PDT.
    Grato se puder responder a todos n´s de bacabal q acompanhamos seu blog

    Resp.; Se os dois partidos tiverem se coligado na eleição de vereador, a vaga pertence ao suplente que estiver em melhor posição, independente de que partido seja.

  3. Outra coisa, só pra concluir, o Castro Meira está considerando erradamente o fato da coligação E1 chegar a ter 16,61 com o fato de ela vir a ter o 17º eleito. Explico, novamente, é que as vagas de sobra, se acaso a E1 salte de 15 pra 16, não serão mais cinco e sim quatro, e a coligação do PT do B, terá só 2 eleitos por atingir o coeficiente, e aí o Alexandre, como já dito, entra na 1ª ou 2ª sobra. Considerando, pois, que uma sobra é do Alexandre e isto é imutável, haverá apenas outra três sobras, pois a E1 saiu de 15 pra 16 eleitos no coeficiente, e sua sobra por tal fato pode vir a ser a maior, e se for, o Milhomem entra.
    Portanto, repito, o quadro não está definido ainda.
    Depende dos cálculos.
    Ab.

  4. Querido Marcos Deça.
    A sua análise, com o devido respeito, é equivocada.
    Veja bem! Se os votos de Marcia Marinho forem computados, assim como os votos dos demais candidatos que se acham em situação idêntica, pouco importando pra qual coligação irão, isto porque antes dos votos irem para a coligação do canditado, eles vão primeiro para o cômputo geral, haverá, com isto, o aumento do coeficiente eleitoral, que pula de 72.000 pra mais um pouco, algo em torno de 75000.
    Em exemplo, se a coligação do PT do B e PR só tiver 216.000 ou até menos de 225.000, esta coligação perde uma vaga nos eleitos em coeficiente atingido, ficando com dois, entretanto, por ter maior quantidade de votos restantes, faz o 3º na primeira sobra. Entra então no cômputo os votos de Marcia para a E1 de Milhomem, que ao invés de fazer 15 pode fazer 16, se evidente, atingir o coeficiente, e ter direito a uma vaga pela sobra pra o 17º, onde a tendência será a de que os votos restantes sejam mairoes que os votos restantes das outras coligações, assim preenche-se pra a E1 uma vaga antes das outras coligações. Noutro quadro, se a E1 fizer apenas 15, e após a primeira rodada de preenchimento de vagas em sobras, ainda tiver votos suficientes, ou seja, maior em número que das demais coligações, ela então elege o 17º, que será a 41ª ou 42ª vaga da AL. Tudo vai depender, em verdade, da sobra da última e da ante-penúltima rodada, ou seja, de qual coligação terá mais votos.
    Mas, é preciso que se diga um coisa, que é o fato do Alexandre, neste ambiente, não sair, em hipótese alguma, pois se o Raimundo Loro sair o Alexandre é o segundo eleito na coligação dentro do coeficiente, e se o Raimundo ficar o Alexandre é o primeiro ou segundo eleito na sobra.
    A alteração se dará, portanto, em outra coligação, que pode sim perder uma vaga, pra coligação E1, entrando, no caso, o Milhomem.
    Simples assim. Vale aguardar.
    Abraço fraterno.
    Alencar

  5. Agora o bicho pega! Roseana está tramando, como era esperado, contra Zé Vieira, reeleito Deputado Federal! Está circulando nos meios políticos e jurídicos que Roseana e se pai estão maquinando a anulação de seus votos para dar vez ao Pertunbado Chiquinho Escorcio, segundo suplente da coligação de Zé Vieira! Mas tem um porém, Zé Vieira não deixa barato, a briga promete!

  6. A ASSEMBLEIA PERDE UM DOS POLITICOS DE RESPEITO DO MARANHÃO(TATÁ MILHOMEM)HOMEM DE CARATER,HOMEM DE POSIÇÃO,FIEL A ROSEANA SARNEY,MAS TENHO CERTEZA DE QUE ELE ASSUMIRÁ UMA SECRETÁRIA,E ATÉ APOSTO COMO SERÁ A CASA CIVIL.
    NÃO VOTEI EM TATÁ,MAS ADMIRO-O

    BARRA DO CORDA TINHA DOIS DEPUTADOS,RIGO E TATÁ,AGORA TERÁ APENAS UM(RIGO TELES)

  7. O raciocínio do Castro Meira está correto, mas os números não coincidem, pois existem outros votos pendentes de outros candidatos que devem ser contabilizados. Mesmo assim não haverá nenhuma alteração no quadro de eleitos daqui pra frente. Qualquer numero por se somar, nada muda. A única alteração que poderá haver é se algum candidato tiver seus votos anulados, subtraídos da contabilização. Se isso acontecer novas contas terão que ser feitas.

  8. Marco, o deputado Nagib já explicou tudo isso ai. Qualquer dúvida é só olhar o seu blog, as contas estão todas lá.

  9. Os votos de magno e marcia saindo do chapão, poi terão que ser subtraidos, com certeza irá beneficiar outra coligação.

  10. Após essa polêmica sobre a validação dos votos, fiz um pequeno resumo do que irá acontecer.
    O coeficiente eleitoral no maranhão e de aproximadamente 69.300, logo uma coligação precisa deste tanto de votos para elegeu um deputado. Chega-se nesse cálculo através da divisão do número de votos válidos pelo números de cadeira na assembléia legislativa.
    A coligação de deputado tatá milhomen(PTB / PMDB / DEM / PV) elegeu 17 deputados. Sendo que ele foi o deputado menos votado da coligação.
    Com a validação dos 20.763 votos de Raimundo Louro a coligação • PR / PRTB / PRP / PT do B passa a eleger três pois ela passa a ter 212.628 votos. Dividindo esse número pelo coeficiente eleitoral(212.628/69300) chega- se ao valor de 3,06. Logo essa coligação elegerá 3 deputados, quais sejam: Alexandre Almeida, Jota Pinto e Raimundo louro.
    Por conseqüência disso, Tata milhomen perderá a vaga, tendo em vista que ele se elegeu pela resto de votos de sua coligação. Dividindo o número de votos dados a coligação PTB / PMDB / DEM / PV pelo coeficiente eleitoral chega-se ao valor de 16,27, logo essa coligação so deveria ter eleito 16 deputados. Primeiramente elegeu 17 deputados, tendo em vista que o seu resto(0,27) foi maior que o resto de as outras coligações.
    Marcia Marinho teve 23.643 votos. Se seu registro for deferido a coligação PTB / PMDB / DEM / PV passa a ter 1.151.500 votos, dividindo esse numero pelo coeficiente eleitoral chega- se ao valor de 16,61. Logo, mesmo que Marcia Marinho tenha seu registro deferido, ou não, terá alteração nas vagas, como conseqüência Tata milhomen estará fora.
    Resumindo.
    Com a validação dos votos do candidato Raimundo Louro, o deputado Tatá Milhomen estará fora.
    Com a validação dos votos de Marcio Marinho, não mudara nada em sua coligação pois a divisão do coeficiente eleitoral pelo numero de cadeiras na assembléia não chegará a 17, que é o número necessário para Tatá Milhomen ganhar a vaga.

  11. você vai publicar ainda hoje o resultado do julgamento de marcia?

    resp.; Não amigo. Não estou acompanhando. E provavelmente nem houve.

  12. Eu nao acredito mais em nada que vc fale, vc disse que afonso manoel nunca seria reeleito …e no entando ele teve uma eleição fantastica com quase 44 mil votos … vc erra mais do que acerta !

    resp.; Mas isso aqui não é previsão. É divulgação de decisões do TSE. São fatos, não são estimativas nem prognósticos. É matemática.

  13. Marcos,

    Há controvérsias???? já fiz e refiz os calculos aqui e o pr/pt do b fica com a vaga!!!! no caso são tres os eleitos!!!

    Resp. Também acho. Também acho, não, tenho certeza. Mas há os que inssitem em se dizer os donos da verdade, né? Vamos esperar.

  14. Marco, se porventura os votos de magno bacelar nota 10 forem considerados invalidos e o tse confirmar a impugnação de marcia marinho, como fica?alguma coligação poderá ser beneficiada?

    Resp.; Não! Fica tudo do jeito que está após a confirmaçãod e Raimundo Louro.

  15. agora sim marco. fico mais aliviado ao ler este post, o Alexandre será o deputado mais atuante e que irá representar verdadeiramente o povo do maranhao…
    abraço!

  16. ESSA INJUSTIÇA ELEITORAL SÓ TRABALHA PARA QUERER DESRESPEITAR A VONTADE DO POVO QUE FOI ÀS URNAS ESCOLHER SEUS CANDIDATOS. AGORA OS VOTOS APURADOS, OS CANDIDATOS ESCOLHIDOS PELO VOTO, VEM ESSA JUSTIÇA ELEITORAL DESMORALIZAR A DECISÃO POPULAR. POR ISSO QUE JACKSON A DESMORALIZOU EU AFIRMO QUE ESSA JUSTIÇA ELEITORAL É INÓCUA, SÓ SERVINDO PARA ONERAR OS COFRES PÚBLICOS E SERVIR DE CABIDE DE EMPREGOS PARA ESSES JUÍZES E DESEMBARGADORES NEGOCIADORES DE SENTENÇAS , CONFORME JACKSON AFIRMOU.

    EU QUERIA SABER O QUE O AUTORITÁRIO, METIDO A SER O MAIOR CONHECEDOR DE REGRAS JUDICANTES, DR. JOAQUIM FIGUEIREDO ESTÁ FAZENDO PARA INTERPELAR O ARROGANTE JACKSON SOBRE TAL AFIRMATIVA? SERÁ QUE ELE TEM INDÍCIOS QUE ISSO QUE JACKSON AFIRMOU É VERDADEIRO? OU A JUSTIÇA ELEITORAL É MESMO INERTE?

  17. Caro Marcos,
    Se os votos de Louro forem “anulados” pelo Supremo,os votos dele irão para legenda e a coligação PTdo B continua com 3 e asume a 1ª Suplente que neste caso parece-me que é a Priscila. Pois os Vinte mil e poucos votos de louro são considerados votos de legenda e não mais votos invalidos. Assim pode acontecer com Weba tbm…. os votos vão para legenda!!! Ou seja, só se Weba cair no supremo pra Milhomem assumir, pq ai os votos de Weba irão tbm para legenda e nao serão nulos!

    OK?!!!!

  18. Marco, quanto ao MAGNO nota 10?

    resp.; os votos dele já foram contabilizados. se ele for cassado, ficam para a legenda.

  19. Reconheça o erro!!!! Pois só queria ajudar!

    Resp.: Ajudar com ironias? E querendo desqualificar todo um trabalho? Antes mesmo de você comentar eu já havia reconhecido o equívoco do texto inteiro. Não tenho vergonha disto. Só quem faz pode errar. Quem não faz nada, não tem erros, mas também não soma acertos.

    • Marco, retira o post errado. Melhor para seus leitores.

      resp.; O problema é que parece não ser tão errado asism! Já há controvérsias nos bastidores que aconselham manter o texto.

  20. Não estás errando de novo?
    O Alexandre parece um politico com cara de politico…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *