14

Alcione Nazaré: uma questão de Justiça…

O Blog publica abaixo artigo de Robert Lobato, pela postura justa, coerente e digna com a qual ele se porta na comunicação. Diferente dos sectários, apaixonados e aproveitadores de plantão, Lobato sabe separar as questões políticas das demais.

Por Robert Lobato

“Lembro das comemorações dos sessenta anos da cantora maranhense Alcione de Nazaré, a “Morrom”, realizadas na Fundação Cartola, no morro da Mangueira, no meu querido Rio de Janeiro, em 2007.

Estava acompanhado de vários amigos maranhenses, todos “balaios”, diga-se de passagem. Durante aquele inesquecível domingo, deixamos de lado as nossas diferenças políticas e fomos levar o nosso abraço fraterno à grande artista da Música Popular Brasileira.

Estavam presentes artistas como Emílio Santiago, Fafá de Belém, Jorge Aragão, Luis Fernando Guimarães e, claro, músicos, poetas e sambista Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Sempre disse aqui neste blog, que o senador José Sarney divide a sociedade maranhense. Dependendo do grau de “radicalidade” que alguns tomam em relação ao senador amapaense, qualquer pessoa que “ouse” a ser seu aliado vira imeditamente um “adversário” ou mesmo um “iningo”, independente dessa pessoa ser ou não política.

Alcione, que sempre demonstrou entrosamento com a família Sarney, é vista e tratada com hostilidades pelos “anti-sarneísta”. Não importa o talento, o “vozerão”, as lindas e históricas canções. Nada importa, tudo o que existe de bom na cantora maranhense é jogado de lado por conta da sua opção política aqui no Maranhão – e mais recetemente pelo seu apoio à candidata petista Dilma Rousseff.

Eu sou e continuarei sendo fã da “Marrom”. Seu talento e as suas canções sempre terão, para mim, mais valor do que a sua preferência política, pois Alcione de Nazaré é conhecida e reconhecida no Brasil inteiro, não porque vota nos sarneys, mas porque é uma das maiores e melhores intérpretes da MPB.”

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Alcione ” a Martin”, indiscutivelmente uma Diva e uma artista impecável, maranhense, cozinheira de mão cheia… sobre sua posição política?
    Seu talento suplanta toda e qualquer diferença entre nós!
    Vida longa a Rainha do Samba!!!

  2. É engraçado que uma boa parte dos artistas maranhenses que moram fora do Maranhão, só lembram que têm algum vínculo com a nossa terra em época de São João, quando eles correm pra cá pra ver se conseguem arracar algum do governo fazendo “shows medícores” nos arraias do estado. Tá na hora dos gestores da área de cultura observarem isso e barrarem esses oportunistas, que só lembram que são maranhenses nesses momentos. Alcione sempre foi uma divulgadora da nossa terra lá fora, ao contrário de muitos. Proponho um boicote a esses falsos maranhenses. temos que amar e ter orgulho do nosso estado sempre.

  3. Robert Lobato ganhou uma admiradora pela postura coerente que tantas vezes eu procurei encontrar nas pessoas que contribuem para pensar os viéses políticos do Maranhão, e não encontrei. Como já comentei no blog do Lobato, conheci muito da cultura do Maranhão por intermédio do amor que Alcione tem pelas suas raízes. Ela, como artista, tem um poder enorme para nos apaixonar, e o tempo todo, em todos os tempos de sua carreira, através da sua arte, ela se esmera em elevar, enaltecer, enobrecer tudo que diz respeito ao Maranhão. Uma das primeiros signos que nos vem à mente quando se pronuncia o nome “Alcione” é, sem risco de errar, “Maranhão”. Então, nada mais do que gratificante para uma fã que admira tanto seu ídolo, entrar na web e dar de cara com um texto desses. Só posso me curvar, parabenizar e agradecer.

  4. não resta duvida que ela seja uma grande artista, quanto ao maranhão vamos deixar de ser hipocrita, falar sem ação não quer dizer nada, digo isso porque quando poderia fazer alguma coisa de relevancia social não fez e não faz pelo estado, exemplo, projeto dos meninos da mangueira, ondefoi ? Rio de Janeiro, me mostre o que alcione fez pelo maranhão, falar, falar e tirar proveito, por que quando aparece em nivel nacional e quer destaque vem com essa de que é maranhense, é preciso ir as comunidades e ver lideres das mesmas lutando por melhorias e esses não ficam só na falacia, se bem que alcione poderia dizer não sou politica e pago meus impostos como qualquer outro maranhense, até ai tudo bem, agora endeuzá-la porque canta é outra historia, vamos ser realista com o povo do nosso estado, quem não está com os sarneys está contra e isso é fato e alcione optou em estar do lado famosa fabrica de chocolate e quem se envolve e toma partido na politica com certeza recebe elogios e criticas, diga-se de passagem somente pelo posicionamento politico, o estado está dividido, 50,001 roseana e 49,999 oposição, simples assim.

  5. ALCIONE É UM ÍCONE DA MÚSICA MARANHENSE E DEVE SER RESPEITADA NÃO SÓ PELO ASPECTO CANTORA,QUE USA A VOZ PARA EXPRESSAS SENTIMENTOS
    DE PAZ , HARMONIA, AMOR, E SUAS LINDAS MELODIAS ROMÂNTICAS.
    CONHEÇO PESSOAS NO PARANÁ,PARÁ,GOIAS,BRASÍLIA CIDADES ONDE VIVI,QUE GUARDAM VERDADEIRA IDOLATRIA PELA NOSSA MARROM, QUE APESAR DE IMPOR SUA VOZ IMPOSTADA E ROUCA, AINDA É CRAQUE NO INSTRUMENTO DE SOPRO,PAIXÃO ESSA HERDADA DO SEU PAI, MAESTRO JOÃO CARLOS(jÁ FALECIDO) QUE FOI REGENTE DA BANDA MUSICAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO MARANHÃO, ATUALMENTE IFMA , ONDE TIVE PRAZER DE TOCAR AS LINDAS MUSICAS DA MARROM,COMO CAJUEIRO VELHO E OUTRAS. PARABENS ALCIONE!!!

  6. se eu fosse ver as amizades por politica..com certeza estaria com saldo negativo.em 02 em 02 anos..vamos as urnas …ai vem as controversias…a marrom sempre vai ser a marrom..independentemente de qualquer partido politico ou politico .

  7. Tambem não concordo com as posições politicas da Marron, mas uma coisa é certa e ninguem pode negar, é uma baita cantora, sou seu fã.

  8. Ai vem um blogueiro babaca do JP falar mal de Alcione porque vota com Sarney , Roseana e Dilma. Alcione é a única, sendo artista, que divulga as coisas da nossa terra. Não existe nem um outro artista do Maranhão que fale nada do nosso Estado. E olha que Alcione já divulga nossas coisas sem perder a sua origem há muito tempo, antes mesmo de demostrar sua preferencia politica. Então, esse blogueiro metido a jornalista, tem que se mancar e deixar de falar mal desse patrimonio cultural do Maranhão. Aliás ele só escreve besteira mesmo que ninguem leva a sério.

    Resp.: Bom você citar isto: Temos artistas, como Zeca Baleiro, que referência alguma faz ao Maranhão. Intelectuais, como Ferreira Gullar, que talvez nem conheça mais o Maranhão. E outros ainda, que até renegam o fato de ter nascido aqui no estado. Alcione é a única que mantém a identidade maranhense.

    • Marco, a Alcione é mesmo um fenômeno nacional, e digo isso, pq talvez no Rio de Janeiro ou mesmo em São Paulo, seja tão famosa como é aqui no Maranhão.
      Mas, lendo a sua réplica ao comentário, acho que vc tá sendo um pouco injusto com o Ferreira Gullar… tá certo que ele anda meio distante das coisas do estado atualmente, mas eu mesmo tive a oportunidade de participar de uma palestra dele, em outro estado, em que ele só falava do Maranhão e da importância de São Luís para as suas poesias.

  9. Caro Marco,
    Agradeço a reprodução do nosso artigo neste prestigiado blog. Obrigado.
    Abs, Robert Lobato

    Resp: Dispomnha Robert. Apesar das divergências política e ideolíogicas, você é um dos que sabem conduzir o debate respeitando as individualidades.

  10. Sou fã desde criança da Alcione… Amo muito ela pela grande cantora e pessoa que é, de voz inigualavel… e o melhor é maranhense… Maranhense que se orgulha de ser, e não esquece jamais de falar da sua terra de sua gente em qualquer lugar que esteja.
    Alcione é uma Rainha, mulher guerreira, maranhense, nordestina e brasileira… Que merece sim, todo respeito, pois como ela costuma dizer “não é uma qualquer”.
    Alcione minha cantora Deus te abençoe, ilumine e proteja sempre, és nosso grande orgulho… Carinhosamente meu abraço… aqui é Maurinho como costumas me chamar…

  11. do nota 10 em todos os quesitos para Alcione. Menos para seus padrinhos politicos.

    resp.: Sem problemas. Só não pode confundir as coisas. Voc~e pode dioscordar das preferências políticas dela, mas não pode desqualificar seu talento apenas por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *