16

A presidente ou presidenta?

A presidente eleita recebe o carinho do presidente...

O avanço dos estudos das línguas tem consolidado uma sentença: a sonoridade, a compreensão e a beleza rítmica da palavra se sobrepõem, quase sempre, à sua característica gramatical.

Traduzindo: entre o feio e o bonito, fica-se com o bonito.

A eleição de Dilma trouxe mais um destes elementos para debate. Ela é a presidente ou presidenta do Brasil?

Os gramáticos – como sempre – não se entendem, mas as duas formas podem ser usadas.

Exatamente por isso é que, neste blog, Dilma Rousseff será sempre chamada de a presidente do Brasil e nunca presidenta.

Simplesmente porque “presidenta” é horrível, sonoramente descabido e estilisticamente feio. Além de pejorativo como afirmativa de gênero.

Este blog sempre valorizou os linguístas – que vêem a língua como um ente em constante evolução e que, por isso, não pode ser aprisionada em regras imutáveis.

Estes mesmos linguístas ensinam: “na comunicação, o importante é fazer-se entender”.

Por isto é que, neste blog, Dilma será sempre a presidente do Brasil…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Entendo que presidente é cargo, portanto presidenta é apenas para designar feminino. De fato soa pejorativo presidenta como a Senhora Dilma assim quis ser chamada, pois é para enfatizar que é a primeira mulher a presidir nosso país.

    Resp.: e por acaso não ficará claro que a presidente é uma mulher apenas pelo nome ou pelo tipo físico?

  2. Gostaria que fosse explicado a todos a forma de se dizer RUIM e não RÚIM como até jornalistas da Globo dizem.

  3. Olá
    Acho machista não usar o feminino de presidente, pois, já se usa para Ministra, Governadora, Prefeita, Senadora e todos os demais cargos políticos. Além disso no dicionário Aurélio e de outros países lusofonicos diz que o feminino é Presidenta mesmo. E os demais países latino americanos já usam “Presidenta” .hoje a própria Dilma usou o termo na posse. Será Presidenta.

    • Gostaria de manifestar-me contrário ao termo “Presidenta” por entender que como sempre foi mostrado na gramática brasileira palavras terminadas com o sufixo “ente” é comum aos dois gêneros. Exemplos: A mulher encontra-se doente, nunca doenta. A sua cura é permanente. A conta corrente é nº ……. A sua esposa é bastante influente. Ninguem fala que ela é influenta. Por estes vários motivos não me venham mudar a gramática da lingua portuguesa do Brasil.

  4. O retrato dos impostores . Felizes e aliviados por ficarem impunes as maracutais que aprontaram em toda Nação.

  5. Caro D’Eça,
    Para quem até pouco tempo não sabia a diferença entre “DESENFORMAR” e “DESINFORMAR”.
    você evoluiu bastante. Parabéns!

    resp.; Desafio você a mostrar qualquer texto meu – no jornal, no blog ou em qualquer outro documento – onde eu tenha confundido desenformar com desinformar. Não seja covarde! Esta é a pior postura dos canalhas. lamento pela sua covardia, sinceramente. Ou seria “senceramente???”

  6. Presidente ou Presidenta? Não importa!

    O que importa é o que representa esta foto.
    Esta foto irá entrar para história por que conseguiremos interpretar três situações:
    A primeira – o suor que escorre na testa do Lula reflete – o poxa, quase complicou!
    A segunda – o beijo carinhoso na testa da Dilma, explicita – Meu Deus! Como foste generoso! O povo brasileiro, realmente, aprovou o meu governo – conseguimos!
    A terceira – a Dilma, com ternura deixa transparecer: foi difícil a nossa luta e, ainda, mais cruel e desumano o que fizeram conosco, mas chegamos lá – chefe!

    E nós, os brasileiros que acreditou neste governo, olhando esta foto diremos: Que Deus ilumine vocês, pois, em vocês depositamos todas as nossas esperanças.

    E nós os eleitores, esta vitória: “conseguimos conquistar com o braço forte”

    Lula: “E o teu futuro espelha esta grandeza”.

    Com você Dilma: é “iluminado o céu do novo mundo”.

    E hoje, BRASIL !!! “teus risonhos, lindos campos têm mais flores”.

    Ó PÁTRIA AMADA!!!

    Abraços.

    Baiano.

  7. É mais bonito a primeira mulher – PRESIDENTE – Dilma, do nosso país.
    Parabens pela sua Opção de chama-la de presidente.
    Não parece bonito Gerenta, Presidenta, etc…

  8. Marco,
    É como parente ou parenta, as duas podem se ditas, mas, acho que parenta não soa bem.
    Estou certa ou estou errada?

    Resp.: Certíssima.

  9. Prezados:
    Fico grato pela explicação quanto as expressãoes “presidente” ou “presidenta”, conforme a última sendo usada pelo presidente do PT, ao anunciar a Sra. Dilma como eleita.
    De fato, eu tinha esta dúvida, quanto a que expressão usar. Obrigado, pelo esclarecimento.

  10. MUITO BOM QUE ESTE BLOG TIRE ESSA DÚVIDA DE SEUS LEITORES,POIS MUITOS JÓVENS PODEM SER SURPREENDIDOS NO VESTIBULAR COM ESSE TEMA DE REDAÇÃO.PARABENS MARCO D’EÇA,POR MAIS ESSA DICA.

    MAIS EU QUERIA SABER ONDE ESSE DR. JACKSON E FLÁVIO CHORÃO DINO E ESSES AGITADORES DO PSTU BOTARAM O RABO E DESAPARECERAM DO CENÁRIO POLÍTICO? ATÉ JOSÉ SERRA FOI HUMILDE EM ACEITAR A DERROTA, E ESSES FALSOS COMUNISTAS MARANHENSES SÃO MESMO UNS DESPEITADOS, QUE NEM A SEUS ELEITORES DEIXARAM UM PALAVRA DE CONFORTO, NESSA HORA, DIFICIL DE ACEITAR AS BRINCADEIRAS DE PERDEDORES. QUE VERGONHA! MUITOS MARANHENSES TEREM VOTADO EM SERRA. SÓ EU SEI O QUE É MORAR NO SUL E SUDESTE E VER O DESENVOLVIMENTO, ATÉ DAS MENORES CIDADEZINHAS DO NORTE DO PARANÁ, SÃO PAULO, SANTA CATARINA,RIO GRANDE DO SUL COM SALAS DE AULA DE QUALIDADE TOTAL, AGRICULTURA IRRIGADA, ENQUANTO AQUI NA CAPITAL É UMA VERDADEIRA VERGONHA, ONDE O PRÓPRIO GOVERNO NÃO RESPEIA OS DIREITOS DOS PROFESSORES EM IMPLANTAR DE UMA VEZ POR TODAS ESSE
    PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIOS. É HORA DO PT DO MARANHÃO SE IMPOR E COBRAR DE ROSEANA ESSE TÃO ESPERADO PCCS DOS PROFSSORES MARANHENSES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *