Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O apoio de Roseana e as vitórias do PT no Maranhão…

Roseana apoiou Dilma em 2010 - e a petista venceu no 1º e no 2º turno no MA

Até a década de 90, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o PT viviam aprisionados no gueto do PDT maranhense, controlado por Jackson Lago – que tinha os petistas como linha auxiliar de seu projeto pessoal.

Até então, Lula nunca havia vencido uma eleição no Maranhão. Perdeu para Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1994 e 1998, ambas no 1º Turno.

Em 2002, Roseana declarou apoio oficial a Lula, contra José Serra (PSDB), mesmo com o PT maranhense ainda gravitando em torno de Jackson Lago.

Resultado: Lula venceu de Serra nos dois turnos no Maranhão. Foram 40,55% no Primeiro Turno e 58,48% no segundo Turno.

Com Roseana em 2002 e 2006, Lula saiu vecnedor no estado

Em 2006, a aliança entre Roseana e Lula já estava consolidada – apenas o PT maranhense insistia em se manter no gueto pedetista.  Lula venceu Geraldo Alckimin (PSDB) no Maranhão. Foram 75,50% no Primeiro Turno e 84,63% no Segundo.

Desde então, Roseana se consolidou como líder do governo Lula no Congresso.

Em 2010. o PT finalmente entendeu o momento político e aliou-se a Roseana – mesmo com a turma sectária forçando a barra por outro caminho. A governadora coordenou a campanha de Dilma Rousseff no Maranhão e a petista venceu de Serra com mais de 70% no Primeiro Turno e mais de 79% no Segundo Turno.

PT maranhense chega ao poder com Roseana

Resumo da Ópera: apoiado pelos oposicionistas sem voto, Lula e o PT nunca haviam vencido eleição no Maranhão. Com o apoio de Roseana, venceu todas, desde então.

São fatos históricos, compovados pelos números disponíveis nos aquivos do TRE e do TSE.

Dá para contestar???

Sair da versão mobile