9

Os partidos políticos no Maranhão pós-eleições 2010…

Legendas buscam futuro político

Dois partidos saem do processo eleitoral maranhense com excelentes perspectivas políticas – PT e PMDB.

Outros três ganharam força eleitoral e cacife político para os próximos pleitos, em qualquer instância: PCdoB, PV e PSB.

E dois têm futuro icnerto, seja por causa da conjuntura estadual, seja pela conjuntura nacional – o PDT e o DEM.

O PDT poderá até sobreviver se se reorgaizar, reassumir a linha de esquerda e mostrar força homogênea no Congresso Nacional.

O DEM, não! O DEM é um partido fadado à extinção. Ou será engolido por dois grandes – PSDB e PMDB – ou terá que se fundir ha alguns medianos, como PPS, dando origem a uma nvoa legenda.

De qualquer forma, no Maranhão respira apenas com ajuda de aparelhos.

Seus parlamentares não demonstram o menor de desejo de continuar e os prefeitos têm até vergonha de se asumirem demistas.

O partido que já foi um dos mais fortes do país, hoje tem morte anunciada.

Sobretudo no Maranhão dos novos tempos…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. BOM VER TB MARCOS COMO FICAM AS FARRAS DE DIÁRIAS NA SEC, DE EDUC. DO ESTADO. TEM GENTE SE FAZENDO, SERÁ QUE SÃO DO PT? OU SÃO BALAIOS INFRILTADOS? TEM GENTE PASSEANDO EM GRAMADO/RS, FAZENDO TURISMO MESMO COM DINHEIRO PÚBLICO. NILSON, LEILA, MARLENE, ROSÁRIO E RENATO ESTÃO GASTANDO NOSSO DINHEIRO ENQUANTO O CURSO EM QUE PARTICIPAMOS FOI UMA NEGAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS. É BOM O RAPOSÃO COBRAR O QUE FOI FEITO POR LÁ COM SEMINÁRIO OU PALESTRA POIS É ASSIM QUE A COISA FUNCIONA. ME DIGA MARCOS, COMO PODE GENTE QUE É DO CERIMONIAL FAZER UMA VIAGEM DESSAS? FORAM APREDNER BOAS MANEIRAS´POR LÁ?

  2. Marco você esqueceu de colocar a cigla do PSL que saiu fortalecido nessas eleições 2010 que não tinha nemhum Dep. Federal no Brasil e fez um em Minas alem de fazer aqui no Maranhão o Dep. Estadual EDSON ARAUJO sendo o decimo mais votado no Estado e o primeiro da sua coligação com mais de 47 mil votos vale lembra que o PSL tambem somou na vitoria do LOURIVAL MENDES eleito Dep. Federal, com esse resultado positivo o PSL Municipal de São Luis que tem como Presidente o Sr. ALAN KARDEK, hum dos Maiores articuladores politico da Ilha ja esta preparando time de Candidatos a Vereadores para disputar as eleições de 2012 o mesmo pretende da um salto de dois Vereadores para 03 (tres ) ou 04 (quatro ) nas eleições que 2012

  3. EXISTE PARTIDO NO MARANHÃO? SIM, MAS 90% SÃO SIGLAS DE ALUGUEL
    EM SUA MAIORIA POSSUEM DIRIGENTES PILANTRAS QUE NÃO QUEREM NADA COM O POVO,ESTÃO MAIS PREOCUPADOS EM MONTAGENS DE ESQUEMAS PARA FAVORECER SEUS FAMILIARES E AMIGOS (VOCÊ NÃO SABE O CASO DESSE PSTU ?).

  4. caro amigo MARCO AURELIO D’ EÇA vc esqueceu de colocar o partido PSL que fez um de putado federal em Minas e o Dep. Estadual no maranhão EDSON ARAUJO com mais de 47 mil votos como se elegeu com os votos do PSL LOURIVAL MENDES Dep. Federal esse partido hoje é hum dos mais forte no estado e agora se prepara para montagen de seu quadro de vereadores para as eleições de 2012 tendo a frente desta articulação o presidente da Comissão Provisoria Municipal do PSL em São Luis hum dops grandes articulador politico o Sr. ALAN KARDEK que já passou por varios partidos e aprensentou resultados positivos e não sera diferente no PSL de São Luis

  5. E não é que o PMN fez um governador (Amazonas) e o PDT não?
    Sinal dos tempos, caro Marco D’Eça…
    Agora que decadência a do DEM, não? O caso José Roberto Arruda, a meu ver, foi o golpe de misericórdia: bem ou mal, era a última esperança de um nome nacional do partido. Agora, restaria quem? ACM Neto? Não acredito. Gilberto Kassab? Um político absolutamente insípido. Rodrigo Maia? Bom nome, mas o pai ainda é um fardo pesado de carregar. Demóstenes Torres? Excelente senador, mas sem um carisma capaz de catapultá-lo a líder nacional. Difícil mesmo…
    E pensar que esta agremiação um dia já foi a velha e poderosa (amada e odiada) ARENA do grande Jarbas Passarinho…

    Resp.; E detalhe: já exite a possibildiade de o Kassab deixar o DEM.

    • Marco, o Kassab somente poderá deixar o DEM após o término do mandato dele na Prefeitura de SP Capital. Senão, perdê-lo-á o mandato para o Partido.

      Ainda sobre o DEM, confesso que fiquei muito envergonhado em ver o Partido, que já foi muito forte aqui no Estado, servir de linha auxiliar para o PMDB e demais partidos aliados, tanto que gente como Antonio Pereira, Nice Lobão, Tatá Milhomem, ao invés de pedirem votos ao candidato Serra, como era o Projeto Nacional do Partido, aliado da tucanada em nível nacional, fizeram questão de dizer que eram aliados de Lula em nível federal. Agora, pergunto, Marco: isto é certo??? Depois, os blogueiros miranteanos como você ficam cobrando que o Flávio Dino seja coerente com o Projeto Nacional do Lulismo!!!

      Agora, como tu disseste noutro tópico, já que o ZR e família poderão ser gentilmente convidados a sair do PSB, por que não o DEM e o PSB trocarem de militantes??? Clóvis Fecury, Nice, Tatá, Antonio Pereira e os demais demo-lulistas poderiam se mudar para o PSB, desde que o Diretório Nacional do DEM não cobre os mandatos dos políticos (re)eleitos na Justiça Eleitoral. Em troca, o PSB cederia ZR e seu Grupo para refazer o DEM, de sorte que a ideologia política dos Tavares tivesse algum sentido. E o que você acha dessa sugestão???

      Ainda assim, não entendi o por que do Partido Verde possuir um maior cacife eleitoral a partir deste ano, se aqui no MA o PV não pediu votos a Marina Silva no primeiro turno???

      Ademais, o PSB se transformou na terceira força apenas no Plano Nacional. Em nível local, como disseste, apenas o Dep. Ribamar Alves foi reeleito para Federal. Então, como é que tu achas que o PSB será um dos partidos com força política aqui no MA??

      • Para o PSB voltar a crescer precisamos da ideologia socialista de volta! Ribamar Alves presidente!

  6. Mas marco o PT maranhense é muito fraco, tanto em representação quanto no jogo politico, só ainda existe no maranhão pelo pai poderoso que é o PT nacional, já o PMDB tem tradição mesmo.

    Agora o DEM maranhão é um PMDB maranhense com nome diferente, não tem o menor elo com o DEM nacional, mas são muito fortes aqui, tanto em eleitorado que seus deputados tem quanto no jogo politico, o seu fracasso é que são muitos que se acham grandes de mais pra ter um lider e não tem um que realmente seja grande de mais para ser um lider.
    É so meu ponto de vista…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *