20

O alvo é Aluísio Mendes…

Imagem: Biné Morais

Policiais observam cabeças de presos degolados em Pedrinhas

Não há dúvida de que existe um complô nos subterrâneos da Polícia Civil para desestabilizar o atual secretário de Segurança, Aluísio Mendes.

Ele tem apoio de boa parte dos delegados e policiais, mas há aqueles ligados a grupos antigos da Segup, insatisfeitos com as mudanças implementadas pelo secretário.

A rebelião na Penitenciária de Pedrinhas é um exemplo: programada há meses, só não aconteceu antes por causa da interferência de sindicalistas ligados aos sistema.

Aluísio estava em São Paulo, a caminho da Alemanha, para onde iria buscar o helicóptero anunciado por Roseana Sarney (PMDB) durante a campanha.

Foi obrigado a voltar às pressas.

Mas o secretário tem o apoio da governadora e do grupo político.

Precisa agora domar a tropa para se estabilizar…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. pura verdade marco ai o outro volta como salvador da patria como sempre
    eheeheh eita maranhao
    tah nah cara

  2. Conheço excelentes técnicos que quando foram postos em cargo de comando passaram a ser péssimos gestores. Não tenho a intenção de”culpar” o atual secretário de segurança, muito menos elogia-lo pelas atitudes de “racionalizar” adotando os meio que utiliza: …tira carro, corta celular, demite pessoas, deixa de pagar fornecedores, funcionários com salários atrasados, empresas falindo por falta de pagamento por mais de cinco meses, desmotivação….assim é fácil dizer que está arrumando a casa que o ex-secretário deixou…por isso, técnico tem que desenvolver atividades técnicas e o Dr. Aloisio é agente de polícia federal…é técnico.
    Precisamos de pessoas com habilidades técnicas, mas com conhecimentos na área, ou melhor, com formação na área do direito.
    É melhor para nós, sociedade, que ele seja um gestor de inteligência ou até mesmo um piloto do que comandar uma pasta tão complexa como a de segurança pública. Sei que deve ter suas competências, mas diminuir custos endividando empresas e desempregando pais de famílias que estão trabalhando…é um absurdo, qualquer um faz o que ele tá fazendo, até porque sabemos do grau de amizade com a família sarney….somente por isso.

    • A redução e cortes que ocorreram foram determinação da governadora pra quem não sabe.

  3. Quer dizer então que a culpa são de outros… O governos mesmo não tem culpa de nada….

    Henhein !!! Já entendi onde tú queres chegar….

    Tá mole ou quer mais ??? Eita jornalismo ……

  4. Caro Gilson e qualquer outro que queira melhor se informar sobre a situação do Alusio sobre a operação Boi Barrica, basta acessarem o site do TRF 1ª Região (http://www.trf1.jus.br/default.htm) – Menu: JUDICIAL (Inteiro Teor de Acordãos, Despachos e Decisões) – Processo nº 00284434420104010000. Trata da decisão do TRF de arquivamento do referido processo, endossando assim, a proposta apresentada pelo MPF/MA também pelo arquivamente por ficar caracterizada a ausencia de provas contra Aluisio, inocentando o mesmo. Ressalva: no MPF, a decisão foi assinada por 3 (três) (ttrreeessss) procuradores. E agora? Porque o TRF e MPF arquivaram o processo, vcs vão chamar estes respeitáveis órgãos de que?????

  5. Meus caros, qualquer um bem intencionado e bem informado, sabe que um pequeno grupo sem carater está tentando derrubar o secretário Aluiso porque ele reduziu despesas da secretaria, consequentemente tirou muita gente que tava mamando o nosso dinheiro. Ele não tem medo de cortar nem encarar ninguém o que desagrada os que querem “se dar bem”. E exatamente no momento da definição do secretariado uma “bomba” como a rebelião acontece. Coincidência?? Gostem ou não do atual secretario, tá na cara que é armação. E quem tem o maior interesse em assumir a Secretaria?? Nem precisa dizer. Aquele que mais “se presenteou” para fazer campanha.
    Quem é do meio sabe que Aluisio tem sim o apoio da grande maioria da PM, PCivil e Bombeiro. Quem não opoia, salvo exceções, é porque perdeu sua fatia de bolo.

  6. Administração na aréa de segurança é NEGLIGENTE E INCOMPETENTE….Senão vejamos…A rebelião começou ontem por volta das 09h….E de conhecimento geral que em Pedrinhas existe um complexo penitenciários, com não sei quantas unidades….Não sou entendido em área policial, mas penso que, a partir do start dos acontecimentos, as outras unidades deveriam ser IMEDIATAMENTE OCUPADAS pelas forças policiais, a fim de evitar que o movimento deflagrado se alastrasse…Não foi isso que aconteceu…Na manhã de hoje, por volta das 08h, pode acompanhar ao vivo, o desespero de reporteres como MACIEL LIMA, DOMINGOS RIBEIRO, HENRIQUE PEREIRA, correndo com medo dos tiros que vinham sabe-se lá de onde…Depois verificou-se que vinham de outro local, diferente do lugar da rebelião…Resultado…Mais très mortes que poderiam ser evitadas, caso a ocupação das demais unidades tivrsse acontecido desde o dia anterior….E mais, graças A Deus hoje existe o tal do GOOGLE….Basta uma pequena pesquisa e veremos que não mais existe grandes complexos penitenciarios….As unidades devem ser pequenas e médias, de no máximo 500 detentos….Aqui constroém uma do lado da outra…Isso sem falar na demora de se tomar uma ação efetiva, pois em termo de negociação a premisssa maior é PRESERVAR VIDAS…Caso haja perda de alguma, com póssibilidade real de mais vidas serem perdidas, as medidas de forças devem ser imediatamente adotadas…ISSO NÃO OCORREU EM PEDRINHAS…. A LETARGIA E INCOMPETENCIA foram responsavéis pela perda DE 18 VIDAS… E não adianta tentarem externar os fatos, como tramóioa para DESESTABILIZAR o sistema…E baboseira pura, a fim de tirar o foco da irresponsabilidade administrativa que é tratada a questão de segurança em nosso estado….SENHORA GOVERNADORA….SOU LEIGO, MAS ACHO QUE A SENHORA TEM QUE PENSAR SERIAM,ENTE NA POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA PASTRA ESPECIFICA QUE TRATE DOS ASSUNTOS PENITENCIÁRIOS….E A SEGURANÇA E TÃO IMPORTANTEM, QUE TAMBÉM MERECE SER TRATADA DE FORMA ISOLODA, SEM MISTURAR-SE COM OUTROS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICOS…
    E TRATE DE TROCAR TODA A ESTRUTURA ATUAL DO SISTEMA DE SEGURANÇA, POIS O MESMO É CORROMPIDO, ARCAICO, INOPERANTE, NEGLIGENTE E ADMINISTRADO DE FORMA VISIVELMENTE IRRESPONSÁVEL….TENHO CERTEZA, QUE A SENHORA TEM BONS NOMES, DENTRO DO PRÓPRIO SISTEMA, SENDO QUE, ALGUNS, QUE NÃO SÃO DO CONHECIMENTO DO P[UBLICO TÃO POIUCO DA IMPRENSA, FORAM VENTILADOS PARA A MUDANÇA DE ABRIL…TALVEZ AGORA SEJA A HORA, A HORA DE APOSTAR EM GENTE JOVEM, COM VISÃO DE FUTURA, COM COMPROMETIMENTO….

  7. Rebelião em Pedrinhas, assalto a banco em Buriticupu, 10 crimes de pistolagem em 1 mes na Imperoza… O Maranhão não pode parar.

  8. Tou é vc dizer que isso é um complo contra esse Secretario que está ai, como é que teve 20 mortes ,cabeça e penis desepado e ainda fica falando uma besteira dessa, o Maranhão é que estar sem comando, é assalto para todo lado , nem no shopp vc não pode ir mais que é assaltado, Vc que é amigo da Roseana avise para ela o Maranhão precisa de comando urgente

  9. Vamos ver se eu captei o raciocínio. Quer dizer que a rebelião em Pedrinhas, programada há meses (conforme contado), veio à luz para desestabilizar o Secretário de Segurança? Então seria uma conspiração? E quanto às péssimas condições a que são submetidos os presos? E quanto ao lixo da comida servida? E quanto aos presos que lá continuam, ainda que já tenham cumprido as penas? E quanto ao despreparo dos Agentes Penitenciários, por falta de treinamento? E quanto à direção caótica do diretor do presídio? E quanto à terceirização dos serviços prisionais, colocando pessoas despreparadas e mal pagas para cuidar da prisão? E quanto à falta de recursos para manutenção de Pedrinhas? Obviamente, essa historinha não cola. A não ser que a intenção seja esconder as verdadeiras causas da rebelião, que necessariamente brotam de uma gestão ineficiente de todo o sistema de segurança do Maranhão, cuja responsabilidade maior é da Governadora. Se esse conto da carochinha procedesse, então devem fazer parte da tal conspiração o delegado alvejado por tiros pelos índios, o médico assaltado na Ponta da Áreia, o assalto ao Banco do Brasil de Cururupu, os inúmeros assaltos que ocorrem diariamente em São Luís, etc. Nem Oliver Stone faria igual.

  10. Não quero crer que essa rebelião tenha sido motivada por policiais do sitema penitenciário ou por policiais civis ou por delegados de policias ou ainda por policiais miliutares. A verdade que o governo maranhense não quer crê é que a segurança pública está ficando sem controle pois o governo não está valorizando a mola mestra mais importante neste contexto que é o servidor público, o policial civil, o PM, o delegado, o agente penitênciario, etc. São péssimos os salários percebidos por esse profissionais. Pra se ter uma ideia um policial civil em Sergipe recebe bruto RS8.000,00, um soldado RS6000,00, no Rio Grande do Norte um policial civil em inicio receb r$ 6.000,00,. Enfim, é desmotivador trablhar na area de segurança publica do maranhão ou não é? Sem falar na falta de estrutura. E a ocorrência dos constantes assaltos? Assassinatos? Furtos, Roubos, etc, é pra derrubar o secretário? não é não? Acho que pura desmotivação profissional mesmo. Não adianta o secretário criar equipes de trabalho e motivá-las financeiramente somente em São Luís como ocorre, pois a desmotivação não acabará. O governo tem que motivar a todos indistintamente.

  11. Marco, a Secretaria de Segurança NÃO EXISTE, para tu teres uma idéia, não há tonner para se tirar fotocópias, a maioria das linhas telefônicas foram cortadas por falta de pagamento, os equipamentos de telecomunicação que subsidiam o CIOPS estão sucateados, até o guardião está baleado.
    Nos presidios, falta água até para beber, e quando a água chega através de caminhões pipas , é um deus nos acuda pois a mesma é da pior qualidade, totalmente suja e contaminada.
    Pode até ser que alguem estaja por tras dessa rebelião, mas que a gestão de Aloisio é absolutamente equivocada e incompetente, é. Já disse uma vez que Aluisio é gente bõa, educado e atencioso, mas só está lá porque vazou informações da PF que levariam Fernando Sarney à cadeia.
    Hoje pelo menos 30% do orçamento da Secretaria de Segurança é gasto com uma empresa de informático, a VTI, que “ganhou” uma concorrencia inexistente para um contrato super super faturado, são mais de R$ 4 000 000,00 (quatro milhões de reais) por mes para prestação de serviços de informática.
    E o resto? cadê a Saúde? e a Educação?
    Acorda Roseana

    • Tá na hora da Gov.tomar uma posição.Não se trata de queda de ninguém.Mas alguma coisa precisa ser feito:Assassinatos sem solução,assaltos em plena luz do dia,motins etc.,.Futuro governo?continua sendo o dela,é só a continuiação.O povo não pode pagar por a eleição ter sido caríssima!!!P.S.Eu votei nela e como maranhense peço providencias das autoridades constituídas.

  12. O ESTADO ESTÁ SEM COMANDO VIROU A CASA DA MÃE JOANA OU MELHOR UM CABARÉ!!!!!!!!!! CADÊ A GUERREIRA QUE NÃO VAI LÁ JUNTO COM O JOÃO ALBERTO E CUTRIM PARA NEGOCIAR COM AQUELES BANDIDOS AO QUAL ELES SÃO IGUAIS E ATÉ PIORES?????????? E APROVEITAM TAMBÉM E LEVEM AQUELE LOURO BILL TRAFICANTE COM O QUAL ELES SÃO COMPLACENTES PRA VER SE ELES MATAM LOGO ESSE TRAFICANTE SAFADO.
    JÁ PENSOU SE FOSSE O GOVERNO DE JACKSON COM EURÍDICE VIDIGAL?????? COMO A IMPRESSA MARANHENSE ESTAVA TRATANDO ESSE ASSUNTO?????????? HÁ NÃO SE ESQUEÇAM “DURMAM DE PORTAS ABERTAS O GOVERNO DA MACUMBEIRA GARANTE”.

  13. Marco,
    Corretíssima a sua análise. Essa rebelião foi fabricada pelas forças ocultas do sistema de Segurança do Estado. É o que no dominó, chamamos de pedra cantada.

  14. Meu caro amigo Marco vocêc de fato sabe das coisas, essa Barbárie escandalosa, cinematográfica, respeitando as vida dizimadas ali e seus familiares, está protagonizada por uma equipe de cineastas do ramo altamente profissionais, e todos já sabem o verdadeiro alvo de interesse desta violência, e o público que querem atingi como espectador, extrapolando os limites da tolerância do respeito a vida, há manter um esquema maléfico que existe dentro da Secretaria de Segurança, alimentados por um comando já viciado.Com a contrariedade do Governo em desbancar este esquema,éis que surge esta rebelião exatamente no calor destas decisões, qual seja, escolha do nome do novo Secretário!! Mais a Governadora não irá cair nessa armadilha e retroagi no processo de modernização administrativa da qual está imbuída..O sistema está de fato em alto estado de decomposição, mais o atual Secretário tem toda competência e apóio do Governo, suficientes para dar uma resposta maiúscula aos rapinas do antigo sistema que não querem se acostumar, em sobreviver sem este poderio todo, chamado SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO..Este casuismo, tem nome, cheiro, cor e apelido e Partido, só não entende quem não quizer!!Nada nesta vida, acontece por acaso!!

  15. Primeiro lugar o helicopetero é da gestçao do Dr.Jackson lago em convênio com o Pronasco, segundo Aluisio tem sérios problemas com toda a classe da Polícia Civl seja delegado ou agente, porque ele é agente da PF, alpem do mais ele é acusado de vazar informações pela própria PF , só não foi preso porque ele trabalha para o Sarney. Você esta por fora meu caro

    • Caro Gilson e qualquer outro que queira melhor se informar sobre a situação do Alusio sobre a operação Boi Barrica, basta acessarem o site do TRF 1ª Região (http://www.trf1.jus.br/default.htm) – Menu: JUDICIAL (Inteiro Teor de Acordãos, Despachos e Decisões) – Processo nº 00284434420104010000. Trata da decisão do TRF de arquivamento do referido processo, endossando assim, a proposta apresentada pelo MPF/MA também pelo arquivamente por ficar caracterizada a ausencia de provas contra Aluisio, inocentando o mesmo. Ressalva: no MPF, a decisão foi assinada por 3 (três) (ttrreeessss) procuradores. E agora? Porque o TRF e MPF arquivaram o processo, vcs vão chamar estes respeitáveis órgãos de que?????
      Ah!!! Este helicóptero nunca foi proposta de Jackson, até porque ele nem tinha gente com tamanho conhecimento e interesse para tal.
      Além do mais, fale por vc, não fale pelos outros. Sou da PCivil e discordo completamente com vc. A maioria apoia as decisões do atual secretário em limpar a bagunça que estava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *