35

Tribunal de Justiça garante candidatura de José Augusto a reitor da Uema

O reitor José Augusto, em solenidade na Uema

(14h10) – A desembargadora Nelma Sarney cassou agora hoje a Liminar da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Luiza Madeiro Neponucena, que impedia a candidatura do reitor José Augusto Oliveira na disputa pela direção da Universidade Estadual do Maranhão.

Com a decisão, o reitor está apto a disputar novo mandato, agora com o respaldo também da Justiça maranhense.

A candidatura de José Augusto Oliveira foi questionada pelo também candidato Henrique Mariano Amaral, que temia a presença do reitor na lista tríplice a ser escolhida pela comunidade uemiana.

Em sua decisão, Nelma Sarney entendeu que a candidatura do reitor estava plenamente amparada no Estatudo da Uema e respaldada pelo Conselho Universitário.

José Augusto assumiu a reitoria da Uema em 2006, em substituição ao então reitor, Waldir Maranhão. Com a saída de Maranhão, para concorrer à Câmara Federal, Oliveira ficou nove meses respondendo pela universidade, até nova eleição para reitor, no final do mesmo ano.

Eleito para o cargo de reitor, o professor tomou posse para o primeiro mandato em 2007. Nestas eleições, ele se preparava para concorrer a novo mandato – há previsão de reeleição no Estatuto da Uema – quando teve a candidatura questionada.

Ao avaliar o caso, o Consun entendeu que os primeiros nove meses não poderiam ser contados como mandato e aprovou a nova candidatura do reitor.

Inconformado, Henrique Mariano procurou a Justiça e obteve ontem a Liminar em 1º Grau, agora derrubada por membro do Tribunal de Justiça.

A eleição da Uema acontece nesta quarta-feira…

Marco Aurélio D'Eça

35 Comments

  1. Olha, como que vocês consideram esse Zé augusto muito bom???????????????

    Olha só o que ele faz:

    Atraso nas obras do campus Paulo VI e nos campi do interior do Estado;
    Atraso no pagamento das bolsas dos estudantes;
    Atraso no pagamento dos professores contratados e servidores terceirizados;
    Falta de concursos público para servidores e técnicos da Universidade;
    Ausência de transparência nas contas da UEMA;
    Precarização e o sucateamento arquitetado dos três pilares da UEMA: ensino, pesquisa e extensão.

    Pô, ninguém é besta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    publica D’Eça, mostra o teu profissionalismo

  2. Olha, como que vocês consideram esse Zé augusto muito bom???????????????

    Olha só o que ele faz:

    Atraso nas obras do campus Paulo VI e nos campi do interior do Estado;
    Atraso no pagamento das bolsas dos estudantes;
    Atraso no pagamento dos professores contratados e servidores terceirizados;
    Falta de concursos público para servidores e técnicos da Universidade;
    Ausência de transparência nas contas da UEMA;
    Precarização e o sucateamento arquitetado dos três pilares da UEMA: ensino, pesquisa e extensão.

    Pô, ninguém é besta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    publica D’Eça, mostra o teu profissionalismo

  3. Mariano é um homem sério e competente. Vocês têm é medo de perder o osso. Ele vai revolucionar a UEMA. aguardem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    resp.; Mariano sempre foi ligado a Jackson Lago. Porque agora quer as bençãos de Roseana?

  4. Como que esse zé augusto tem ética?????????????????

    O seu vice, Gustavo, fraudou….. etc…. a FAPEAD. Mais de 23 milhões, o gato comeu!!!!!!!!!!!

    Isso é qualidade??????????????????????

    • Ei carlos, sabia que tu és um louco tb. Acho que não vou querer mais ser tua vice. Melhor vc se unir ao prof. Hamiltom Vinagreira mesmo.

  5. A eleição da uema parece uma fábula. O raposãao e o bigodãao de olho no pote. Será que a candidata iva vai soltar a rodilha? Cuidado, waldir quer voltar a pegar o pote da uema com iva, sua fiel candidata.

  6. Alerta geral: nao somente o raposãao está de olho na reitoria, mas o bigodão está com iva, candidata do pqd falido. Mudança fez o atual reitor, moralizou a uema, respeitou a comunidade. Esse sim tem postura e etica. Vamos áas urnas vamos eleger quem merece.

  7. Marco,

    Participei do ato ontem em frente ao Palácio dos Leões. Estávamos lá sem qualquer representação de filiação partidária ou a serviço de candidatura a reitor da Universidade.
    O que nos motivou para organizar o ato, que teve a coordenação de um grupo de estudantes dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Biologia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Agronomia entre outros, foi a reivindicação pela AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA UEMA, a nossa insatisfação pelo corte orçamentário imposto à UEMA pela governadora Roseana Sarney de R$ 47 milhões, atraso nas obras do campus Paulo VI e nos campi do interior do Estado (que vivem em situação carente de investimentos urgentes), o atraso no pagamento das bolsas dos estudantes, o atraso no pagamento dos professores contratados e servidores terceirizados, a imediata abertura de concursos público para servidores e técnicos da Universidade, a ausência de transparência nas contas da UEMA, e a extrema precarização e o sucateamento arquitetado dos três pilares da UEMA: ensino, pesquisa e extensão.
    O nosso Estado e a sociedade maranhense não pode mais aceitar que a Universidade esteja nessa situação e se calar. É inadmissível tanto descaso. Vamos continuar lutando para que o povo do Maranhão possa ter uma instituição de ensino superior que responda aos grandes desafios que nos são apresentados e que apresente soluções viáveis e concretas para o desenvolvimento de todos.
    O movimento estudantil da UEMA vai continuar apresentando propostas de melhorias para que tenhamos uma Universidade sem os graves problemas que hoje enfrenta, provocados pelos administradores descompromissados que passaram pela sua administração superior.

  8. A comunidade uemiana não merece um reitor louco do tipo do Hamiltom Vinagreira ou prepotente como um Henreque Mariano. Ambos completamente incompetes para o cargo. O Mariano, seria uma verdadeia marinete sob o comando de Ancelmo Raposo, que só pensa em se da bem mais uma venaUEMA. quem sabe retornar a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para comandar outros programas, claro que tenham bastante recursos financeiros.

  9. Finalmente a justiça foi feita.A qualidade irá melhorar e ser aperfeiçoada com o intuito de proporcionar melhor rendimento das atividades acadêmicas e de infraestrutura. Boa notícia!!!!!

  10. Esta Nelma nao tem jeito, ja fez tanto mau ao povo de Lago Verde, agora se envolve com mais um ato de arbritariedade.Deus esta de olho em voce.

    • Quando vc ingressou na faculdade. Se foi nos ultimos 04 anos, deve isso ao Prof. José Augusto.

  11. A Justiça dos homens mais uma vez será consagrada com a de Deus, amanhã se Deus e os eleitores da UEMA decidirem é José Augusto na cabeça, no coração e na urna . O Professor José Augusto é íntegro, não se vê nele maldades, nem hipocrisia. A UEMA só tem a ganhar como instituição, todos que estão aptos a votar: tenham consciência e muito cuidado com aqueles impostores… vote em Professor José Augusto, ele merece o seu voto de confiança. Que Deus proteja o nosso reitor e os eleitores. Não sou eleitora, mais indiretamente, como mãe de alunos da UEMA e pelo que tenho acompanhado nas publicações e atividades nesta gestão de José Augusto, é algo incomparável, com os antecessores….

  12. Dos candidatos da UEMA , temos também o Prf. Salgado que um candidato honesto,correto, preparado e de grande sabedoria.Torcemos por vc professor.

  13. O Prof. José Augusto é um reitor competente, sério e honesto, sua trajetória à frente da reitoria tem como referência a qualidade, a transparência e a consciência do dever cumprido e de que o melhor ainda está por vir à UEMA, sua meta é transformá-la numa instituição superior de qualidade, referência para o Brasil, e orgulho para o Maranhão. Basta fazer uma análise das gestões anteriores e analogicamente compará-la ao momento atual. À propósito, a UEMA está um canteiro de obras, algo nunca visto antes nesta IES. Tal manifestação representa um movimento político impetrado pelos adversários em face da proximidade das eleições para reitor.

  14. Parabéns pela vitória Prf. José Augusto.Passo a admirar a Dra. Nelma Sarney por ter tomado esta posição.Enfim fez-se justiça.

  15. Graças a Deus a justiça dos homnes se concretizou , por meio da Desembargadora Nelma Sarney … Como eu sempre lhe digo vc é o MEU REITOR…COMPETENTE,AMIGO,HONESTO E MUITO HUMANO. VC FAZ A DIFERENÇA… NÓS ESTAMOS FELIZES PELA DECISÃO JURÍDICA …, hj estamos aqui no departamento numa reunião , passando a nossa primeira vitória , amanhã concretizaremos uma vitória total… sabemos das dificuldsades , sofremos juntos com vc estes dias e vamos saborear a vitória ,pois vc é um marco diferencial na reitoria , razão esta tanta incomodação…. os incompetentes agora estão satisfeitossss DEUS FEZ JUSTIÇA USANDO COMO INSTRUMENTO a Dra . NELMA SARNEY , DESEMBARGADORA DEUS CUIDE DE VC.

  16. O Professor José Augusto será o mais votado pela comunidade universitária pelo simples fato de ser dentre todos os que estão concorrendo o mais honesto e capacitado. Mostrou isso na sua gestão.

    O Sr. Mariano apoiado pelo Ex-secretário Exonerado por Corrupção queria ganhar no tapetão. Vai ser o menos votado e terá junto com seu companheiro raposão de voltar a trabalhar como professor e receber apenas o salário que lhe é devido, sem as falcatruas e armações que realizavam quando tinham algum cargo.

    O Mariano quando era assessor do Raposão na SEDUC fazia propostas ilícitas para os professores que também estavam lotados na SEDUC para obriga-los a apoiar as suas intenções de controlar a UEMA para as suas falcatruas. Nenhum professor aceitou.

  17. Caro Marco, você sabe em que a desembargadora fundamentou sua decisão, p. ex. se considerou que o Magn. Reitor José Augusto estava no primeiro mandato? Caso seja possível, poste mais dados deste caso. Grato pelas informações.

  18. D’Eça,
    A manifestação ontem em frente ao Palácio dos Leões não teve por objetivo fazer campanha contra a candidatura do Professor José Augusto, mas protestar contra o descaso do governo do Estado em relação à UEMA. Pelo menos foi com esse propósito que participei de tal ato.
    Obs: não sou militante de nenhum partido político, nem tampouco simpatizante dos partidos e candidatos por voçê aqui citados.

    Resp.: Mas você estava sozinho? Você pode ter estado com este objetivo, outros não. Simples assim…

  19. Parabéns Magnífico Reitor José Augusto!
    O bom senso da justiça prevaleceu, amanhã estaremos juntos para se Deus quiser proclamarmos a sua vitória. “A vida é combate”….Continue trabalhando por nossa Instituição.

  20. O que esse Henrique Mariano deveria fazer era assumir que tentou, na maior cara de pau, comprar voto de vários professores, querendo negociar com eles uma disposição pela seduc, se dizia apoiado pelo sr. raposão/então sr.seduc. Fala sério, será que alguém vai votar num camarada desse? Nem postura de professor ele tem, não respeita seus próprios colegas, constrange e subestima.
    Pra isso também tem justiça. Espero que a comunidade não vote nesse tal de mariano, nem nos olhos azuis da sua vice.

    • Deixem o Professor Raposo fora disso, vocês até o caluniaram dizendo que a vice do Professor Mariano era a esposa do Professor Anselmo, mostrando que vocês são caluniadores e despreparados.

    • Você não tem moral para fazer crítica a ninguém. Primeiro, é covarde, não assume o que diz; segundo, jamais terá consistência, não prova nada disso. Identifique-se e vamos a fundo nesta questão!!!!!!!!!!

  21. Marco,

    Picaretagem houve foi lá no Forum. Suspeita a decisão da juíza… Podem ir fundo. Parece que um colega togado soprou para ela tirar o reitor da jogada porque é amigo do advogado Pedro Duailibe.
    A decisão da Dra Nelma é correta e sem macula. Fez justica! Restabeleceu uma candidatura que a maioria da UEMA quer!
    Mariano, cria de Anselmo Raposo e Iva, filhote de Waldir, terao que ganhar no voto!!! E isso ta difícil….

    • Anselmo Raposo caiu pra cima, se é que você vai entender o recado. Se não? AGUARDE.

      • Se ele começar a falar que é amigo de rosena de novo vai cair é encima da tua cama para dormir. Pois vai ficar até teto!!!!

  22. CARO MARCO D’EÇA ME ESTRANHA A DRª NELMA SARNEY NÃO TER PEDIDO SUSPEIÇÃO NESSE PROCESSO,POIS FOI OU É PROFESSORA DA UEMA DUARANTE VARIOS ANOS E DEVERIA TER PEDIDO PAR FICAR DE FORA DESSE JULGAMENTO. SERÁ QUE ELA AINDA RECEBE SALÁRIOS DA UEMA? ISSO ESTÁ ME CHEIRANDO PICARETAGEM. ESPERO ESTÁ ENGANADO, POIS ELA É UMA EXCELENTE PROFESSORA E NÃO IRIA CORROBORAR COM TAL ILEGALIDADE NA UEMA.

  23. Agora sim, marco, posso dizer EXISTE JUSTIÇA NO MARANHÃO.
    Parabéns ao reitor JOSE AUGUSTO, capaz, honesto e trabalhador.
    Parabéns à Desembargadora Nelma pela decisão sábia e coerente.]
    Parabéns a UEMA que terá pela segunda vez um REITOR DECENTE, JOSE AUGUSTO.

  24. Marcos,
    Assistir num desses programas que não me lembro uma matéria que falava de uma manifestação dos estudantes da UEMA na porta do Palácio do Leões.
    Sabes de alguma coisa desse movimento e quais as suas reivindicações?

    resp.; Foi um movim ento montado pelos opositores do atual reitor. estavam prsetnes apenas a candidata a vice, Célia Pires, aliados do professor Henrique Mariano e alguns estudantes que apoiam as chapas, jnuntamente com militantes do PT e do PSOl, da qul Célia faz parte. A notícia está em Décio Sá. Leia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *