9

Gastão Vieira é homenageado por Lula em cerimônia sobre expansão do ensino técnico e superior

Gastão, con representantes da Ufma e do Ifma, com Lula e Fernando Haddad

Uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, marcou a conquista da meta prevista pelo Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).
 
Com empenhada participação na luta pela expansão da Rede Federal, assim como do Reuni, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) participou da cerimônia, na qual o Presidente Lula e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, oficializaram 30 escolas federais de educação profissional e 25 campi ligados a 15 universidades federais.
 
Durante a cerimônia, Gastão Vieira foi homenageado por ter a iniciativa de levar o campus da Universidade Federal do Maranhão para a cidade de Chapadinha, além dos IFETS para Açailândia e Alcântara, ambos já entregues pelo presidente. O deputado foi homenageado ainda por ter sido o relator do projeto que criou o IFET de São Raimundo das Mangabeiras, de iniciativa do então diretor geral do Senado, Raimundo Carreiro, hoje ministro do Tribunal de Contas da União.
 
De acordo com o MEC, de 2005 até hoje, foram criadas 214 novas escolas. E com o Reuni, foram criados 126 novos campi e unidades universitárias, passando dos 148 existentes até 2002 para 274, já em funcionamento em 2010. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 26 unidades da federação e no Distrito Federal.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Marcos,
    Concordo em gênero, número e grau com o Antônio Lima, pois como a demanda por cursos técnicos profissionalizantes está muito grande, favorece o aparecimento de muitos cursos picaretas só pra ganhar o dinheiro do pobre coitado do trabalhador que quer se qualificar e já que o IFMA não consegue atender a demanda(vide a concorrência nos seus concursos) o Estado ja devia começar o ano letivo de 2011 com os cursos técnicos profissionalizantes para atender esta demanda( a refinaria premium, a susano celulose e outras grandes empresas agradeceriam). Até agora só vi isto nos discursos de campanha, na prática nadica de nada.

  2. Décio, trabalhei com o deputado Gastão Vieira, na Seeduc, tenho nome, endereço e não me escondo atrás de pseudonimos como o Teixeira, Carlos Augusto e Carlos Júnior. Esquerdistas de ocasião, criticos da familia Sarney, com ódio da vitória da Roseana, são babcas do Zé Reinaldo e suas mentiras e corrupções na área de Educação. Devem ter aplaudido a corrupção da compra de livros no período. Ficaram em extase sexual quando Jackson falou em importar o metodo cubano de alfabetização ou o venezuelano. Ficaram calados com a corrupção do PT na SEEDUC. Com a derrota dos “pseudos” progressistas na UEMA e aplaudiram até gozar a concessão do título de Doutor Honoris Causa para o grande intelectual maranhense Manoel da Conceição que recebe o título antes das maiores figuras das letras e das artes maranhenses. Pobre gente, que nada sabe de nada e se esconde na agressão para não mostrar sua verdadeira inveja dos que fazem sucesso.

  3. Não concordo que o Deputado Gastão tenha sido o pior secrertário de educação. Com certeza você não conviveu nas escolas nesse período, onde me orgulho de dizer que recebi várias vezes a visita do nobre deputado para saber como andavam as escolas. Gastão esteve sempre presente e com propostas que sempre ajudaram nossa educação.

    • Gastão não foi o pior, ele foi o segundo pior. O primeiro foi Cesar Pires…

    • Gastão ajudou tanto a educação que o Maranhão é o estado com os melhores índices na educação.

  4. Marcos,
    Quero parabenizar o Deputado Gastão Vieira pela sua conhecida posição em defesa da educação, que agora recebe o reconhecimeto de um Presidente que como nenhum outro trabalha para melhorar a nossa educação.
    E por falar em ensino técnico você saberia dizer em que pé estar a oferta desse ensino na rede público do nosso Estado?
    Faço esse questionamento por não ter conhecimento de uma escola do Estado sequer que ofereça algum curso profissionalizante aos milhares de estudantes da rede estadual, que ao terminarem o ensino médio ficam sem ter o que fazer pois, muitos não conseguem vagas nas universidades e ficam sem condições de ingressarem no mercado de trabalho, por não terem qualificação, coisa que o mercado é altamente exigente. Tenho visto uma verdadeira proliferação desses cursos em todo canto do Estado, em São Luís então a coisa corre solta, o que é muito bom, só que o estudante oriundo de família pobre fica de fora, pois não pode pagar por uma curso que mesmo onde deveria ser grautuito é pago como é o caso do “Sistema S”: Sesi, Senai, Sesc onde qualquer curso oferecido é pago e na sua maioria são muito caros para uma família de baixa renda.
    Como tem se falado meuito em educação, espcialmente da dificuldade que a Governadora vem enfrentando com essa pasta é bom alvitre que alguém leve essa problemática ao conhecimento da Governadora, pois é um compo onde o Estado deixa um lacuna muito grande e que precisa ser urgentimente preenchida. O Estado precisa urgentimente voltar a oferecer cursos profissionalizantes para a população, pois não se adminte que só os que podem pagar sejam preparados para concorrer no mercado de trabalho. Os humildes que não conseguem vagas no IFMA ficam sem poder fazer um curso profissionalizante, pois não podem arcar com os custos e o estado não oferece para aqueles que querem melhorar de vida pelo seus próprios máritos, e que para isto preciso de uma profissão.
    Não tenho certeza absoluta, mais acredito que o Estado comete essa falha com a sua juventude, e por acreditar que esse problema aindo não foi levado ao conhecimento da Governadora é que faço esse apelo a você para que leve essa problemática até o conecimento da Governadora, pois acredito que tão logo ela seja informada tomará as providências para sanar esse grande problema da nossa educação que deixa melhares de jovens sem ter nem mesmo as condições para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho quando terminam o ensino médio.
    Ha! E mais uma vêz parabén ao nosso Deputado Gastão Vieira que tão bem represento os interesses do povo do Maranhão na Câmara Federal.

    • Gastão e Roseana são farinha do mesmo saco. É só marketing. Qdo foi Sec. de Educação só construiu tres escolas. Se é taõ competente, porque o Rainha não o chama para a Seduc. Acho que nem ela acreditada mais nele. Chega de enganação!!!!!!!!!!!

    • Gastão é bastante conhecido na Sec de Educação, foi o pior Secretario dos ultimos 30 anos e o Ministro da Educação tem tudo Haver com Ele, pois são 2 incompetentes ENEM neles.

  5. 1. TÊM QUE MANDAR FAZER UM LIMPA NO “NEPE”, ÓRGÃO DE MAIOR CORRUPÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO.
    EM ESPECIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO COM O COORDENADOR DO PROGRAMA O VIA…… MIZAEL LEITE E SEUS COMPARSAS O ENGENHEIRO JOÃO DA GRAÇA CARVALHO E ROGERIO “BARATA MORTA BABÃO” E FAZ TUDO DO VIA…..
    GOVERNADORA, A CORRUPÇÃO É GRANDE: FARRA DE DIÁRIAS, 20 TODO MÊS, SALÁRIOS ATRASADOS PELO INAGRO E ARMAÇÃO DE ESQUEMAS DO COORDENADOR E ENGENHEIROS COM DONOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
    ABRA O OLHO, POIS A BANDIDAGEM É GRANDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *