24

Castelo e Roseana: parceria por São Luís…

Castelo e Roseana podem unir forças por SL

Político experiente e aberto ao diálogo, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), respondeu de forma positiva à proposta de parceria da governadora Roseana Sarney (PMDB).

– Aceito a parceria com qualquer governo, desde que seja respeitada a autonomia das administrações – disse Castelo.

Na semana passada, em conversa com o titular deste blog e jornalistas do jornal “O Estado do Maranhão”, a governadora Roseana Sarney manifestou desejo de procurar Castelo para trabalhar pelos 400 anos de São Luís, a serem completados em 2012.

– Nossa relação está estacionada, mas vou procurá-lo. Afinal, vamos fazer 400 anos – declarou a governadora.

O próprio Castelo disse que irá procurar Roseana.

– Vou conversar com a governadora Roseana. O importante é o bem de todos – afirmou ele.

Castelo já tem até uma proposta: quer o comando do Estádio Castelão. E revelou que já foram publicados os editais de licitação do prolongamento da Avenida Litorânea e de três viadutos na capital.

Estas obras se somarão a outras já anunciadas por Roseana Sarney – Ponte do 4º Centenário (ligando a Ponta do Bonfim ao Centro Histórico); a Avenida Metropolitana (que liga a Zona Rural ao litoral); e a Via Expressa, que vai melhorar o fluxo entre as avenidas Carlos Cunha (Jaracaty), Daniel de La Touche (Ipase) e Jerônimo de Albuquerque (Vinhais).

E São Luís agradece…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Acreditar em parcerias eu sempre acreditei, tinha dificuldades de ver era os parceiros, os que se aliaram fazerem acontecer os planos e os projetos entre eles, para o povo.
    Eu 2008 apoiei Raimundo Cutrim no 1º Turno e Flávio Dino no 2º…Eu não acreditava que Castelo faria tudo o que tem feito até agora…

    Se Castelo com toda essa garra fez algumas Obras notória a nossas vistas em pouco tempo, imagine então se viésse trabalhando de fato desde o início do mandato…

    Em 2006 Apoiei Jackson, em 2010 Roseana porque vi que seria melhor para o Maranhão. Agora com essas alianças entre eles, podemos acreditar na parceria e que esses projetos sairão do papel…

    Vamos esperar e ver o que vai dá..abraços…

  2. SE É PARA O BEM DA NOSSA SAO LUIS TA VALENDO, MAS NADA ALEM DISSO, PQ CASTELO É BANDIDO, NAO SE PODE CONFIAR, ALEM DO QUE ROSEANA TA DE BEM COM O POVO DA CAPITAL AO CONTRARIO DO Sr. PREFEITO !!!

  3. SINCERAMENTE !!! pra a sra governadora, nao seria bom ela se alinhar ao sr prefeito …basta vermos que ele nao fez,sequer, uma unica obra na cidade…. gostaria, entretanto, de relatar algumas ideias pra sra governadora para obras da regiao metropolitana, ate pq o dr. luis fernando conhece bem as regioes…. UMA OBRA/AVENIDA, INTERLIGANDO AV. 01 DO MAIOBAO, SAINDO ATE O COHATRAC,PASSANDO PELA ESTRADA DA MAIOBA DA MA…..E JA FAZEND O EIXAO , POR TRAS DA RESERVA DO ITAPIRACÓ,COM SAIDAS PARA O TURU, NA SAO LUIS REI DE FRANÇA;;;; A OUTRA OPÇAO EH SIMPLESMENTE A GOV ;FAZER A TERCEIRA VIA, NA JERONIMO DE ALBUQUERQUE, DA FORQUILHA ATE COHAFUMA… IGUALMENTE ELA FIZERA NA GUAJAJARAS,,E DUPLICAR A CONTINUAÇAO DA HOLANDESES,SO ARAÇAGY AO COND..ALPHAVILE… FAÇA ISSO GOVERNADORA. O DR LUIS FERNANDO SABE QUE ESSAS OBRAS SERAO IMPORTANTISSIMAS PARA A ELEIÇAO DELE E 2014… ABRAÇOS.

  4. Cada passo do Castelo é um motivo para eu rir do meu amigo Eduardo Balaio , sim pq se ri de amigo tambem . Esse post “mediador” dá o rumo de tudo o que tens escrito de outubro para cá , fica óbvio que não apenas toma posição , mas presta um serviço interessado . É assim mesmo que as coisas funcionam , simples assim .

  5. SE A PARCERIA É INSTITUCIONAL OU NÃO, ISSO POUCO IMPORTA PARA O CIDADÃO “COMUM”. O QUE IMPORTA PARA ELE SÃO AS REALIZAÇÕES QUE VIRÃO COM ESSA PARCERIA!!
    ÓTIMA NOTÍCIA, PELO MENOS PARA MIM QUE SOU LUDOVISCENSE E MORO AQUI!!!

  6. PLANEJAMENTO URBANO – Breve retrospectiva…

    -Pré−História: apenas aldeias nômades
    – Nascimento das cidades: civilizações recentes, 6.000 anos atrás
    -Cidade de Ombos, Egito: considerada por muitos estudiosos a mais antiga do mundo.

    Cidade Grega

    -Civilização micênica (1450 a.C.): cidades muradas, labirintos de becos, sem drenagem e
    nem esgoto canalizado. Rua com abaulamento invertido, servindo de canal de esgoto.
    -Cidades cretenses: ruas em curva de nível, estreitas e pavimentadas, dotadas de rede de água e esgoto.

    Atenas
    – Ágora (praça do mercado → espaço político)
    – Acrópole (castelo do rei e nobreza)
    – Areópago (montanha onde se reunia o
    concílio).

    Urbanismo – Cidade de Le Corbusier
    – Cidade de três milhões de habitantes − 1922
    – Vinte e quatro arranha−céus centrais de 60 andares dedicados aos negócios (trabalho)
    – Trabalhadores vivendo em cidades jardins rodeando o centro
    – Indústria: periferia
    ƒ Cidade separada em funções: morar, trabalhar, circular e descansar
    FONTE: http://www.etg.ufmg.br/tim1/planejamentourbano.pdf

    Pergunto “simples assim”:
    Onde está a semelhança com nossa ilha que está próxima de completrar 400 anos? tendo como marco de avalição a civilização Micêica (1.450 A.C.).

    Resp.: São Luís surgiu exatamente como a maioria das cidades lusitanas, com seus becos estreitos e claçamento irregular, por que não pensada para o século XXI. O centro histórico é o exemplo disso.
    Mas São Luís poderia ter-se desenvolvido de forma mais planejada na área chamada “cidade nova”. O problema é a corrupção dos governantes, dos construtores e dos fiscais de obras, que submetem os planos diretores e os gabaritos de construção a todo tipo de negociação. Qualquer umj pode construir qualquer coisa e burlar a fiscalização facilmente, diante dos fiscais corrupotos de CREA e prefeitura. Um exemplo recente: está correto o gabarito da nova Cabana do Sol, com seu estacionamento restrito? Está correto o aterro realizado na península da Ponta d’Areia para construção de edifícios?
    Some-se a isso entidades de defesa do meio ambiente, ganhando milhões para proteger capim; entidades ligadas aos diureitos humanos, ganhando milhões para manter o cidadão vendendo bacuir em beira de esxtrada; some-se a isso as entidades de deresa de índios e quilombolas, ganhanbdo milhões para manter os índios aprisionados em aldeias e negros em guetos, e teremos os micênicos do Seculo XXI. Como você mesmo diz, simples assim,

  7. O acordo já foi selado na eleição, Marcos Deça. Você, tão bem informado, não deveria nos privar, seus fiéis leitores, da informação de que Castelo liberou sua base de apoio na Câmara Municipal e vários aliados para apoiar Roseana Sarney, numa articulação feita por Fernando Sarney, de um lado, e Castelo/Pereirinha, de outro. Castelo não moveu uma palha para ajudar Jackson Lago, que fez de tudo para elegê-lo em 2008 na disputa acirrada contra o brilhante e bom de voto “senhor” Flávio Dino. Além de Castelo, o acordo envolve Roberto Rocha, que foi tomar vinho no Chile com Fernando Sarney, e Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz. Tô sabendo das coisas, Deça? Diga-me a verdade…

    Resp.: A verdade? Jackson Lago foi incompetente para manter o poder nas mãos da oposição, se perdeu no comando do estado e decepcionou a população de São Luís, que lhe virou as costas; Castelo não teve forças para barrar a popularidade de Roseana Sarney – aumentada exatamente pela rejeição a Jackson Lago e pelo trabalho de formiguinha dos vereadores de São Luís; o “senhor” Flávio Dino decepcionou o povo de São Luís entre as eleições de 2008 e 2010 ao mostrar carreirismo quando decidiu concorrer ao governo – tanto que perdeu mais de 200 mil votos entre uma e outra eleição. Esta é a verdade.

  8. Marcos, todos sabem que oss problemas detectados no bairro da FORQUILHA são de várias ordens que vão desde das transformações ambientais, urbanísticas e sociais, principalmente nas últimas 03 (três) décadas. Dentre eles, destaco: a ameaça da integridade moral da comunidade; infra-estrutura de saneamento, respeitando a fragilidade ambientalç da a´rea ; sistema viário precária; violência no trânsito, forte especulação imobiliária relacionada com o Programa Minha Casa Minha Vida, proporcionando a permanência da população de menor poder aquisitivo residente nas MA’s 201 e 202 (Maioba e Maiobão); problemas sociais (prostituição e atividades turísticas desordenadas); AUSÊNCIA DE UM TRABALHO VOLTADO A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE URBANIZAÇÃO ORDENADA E/OU A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, NO SENTIDO DE ORDENAR OS LOTES, ONDE POSSA PROPORCIONAR O DESMEMBRAMENTO DE LOTE, CONSEQUENTEMENTE DO IPTU e não deixar que estes moradores sejam acionados por meio de jurídico, ou seja, encaminhá-los ao DÍVIDAS ATIVA, e, finalmente, a descaracterização física (da horizontal para vertical e social – prostituição a céu aberto). Na VERDADE É DIRECIONAR UM INSTRUMENTO UTILIZADO EM OUTROS ESTADOS E CAPITAIS QUE É A IMPLANTAÇÃO DO PLANO SETORIAL EXCLUSIVO PARA O BAIRRO DA FORQUILHA.
    O QUE VOCÊ ACHA MARCOS, EDIS, LEITORES FORMADORES DE OPNIÕES E SECRETÁRIOS?

  9. Isso é muito bom para ambos os lados, o importante é somar para o bem de São Luís.

  10. Luis Fernando e roseana vão se arrepender em ajudar castelo na reeleição, pois ele não cumpre acordo algum. O acordo é para que castelo marche junto com roseana daqui a 4 anos. Agora quer ver uma taça grande! É juntar Flávio Dino, Edivaldo Holanda junior e bira do pindaré. Pode juntar castelo e roseana que a taça é grande

  11. Não sei se a aproximação de ambos, prefeito e governadora, tem fins políticos. Não sei se beneficiará um ou outro. Na verdade, isso não tem importância alguma. O fato, longe das ideologias mesquinhas, deve ser enaltecido e, muito mais, incentivado. A disputa política, creio, deve existir. As posições de cada partido devem ser consideradas. Isso tudo é bom que exista, sempre deve haver pensamentos distintos, principalmente em política. Agora, quando os políticos estão incubidos de administrar, o que se espera é que juntem forças para proporcionar o melhor para a população. O cidadão sem esgoto não quer saber das briguinhas entre Roseana e Castelo, ele quer que o saneamento chegue à sua casa. Os motoristas dão de ombros às querelas entre PSDB e PT, eles querem solução para trânsito caótico de São Luís. Em países civilizados assim se faz. Infelizmente no Brasil ainda prevalece a torpe máxima de que não se deve ajudar um adversário político (que ideia mais chinfrim), ainda que se beneficie o povo. Portanto, tem e terá meu apoio toda e qualquer iniciativa que tenha como objetivo a união de forças entre os governos estadual e municipal. Só espero que essa união não seja, como disse o poeta, só veleidades.

  12. Ate que enfim.. Tomare q dê certo.. Independente de partido ou posição politica, pra São Luís o melhor é a união do Prefeito com a Governadora. Assim tanto estado como municipio priorizam obras na capital e no final esses mesmos idiotas que preferem ve Estado e Municipio em guerra agradecerão com as obras.

    Boa Sorte Prefeito João Castelo e Governadora Roseana Sarney, que juntos transformem São Luís em um canteiro de Obras.

  13. Castelo aberto ao diálogo? Cabôco, Castelo é homem de monólogo , Castelo é ele e ele, e se se aproxima de Roseana, é única e exclusivamente visando sua, dele Castelo reeleição.
    Roseana por outro lado só ouve os membros da clâ Sarney ( incluindo os irmãos Muralhas( mistura de Murad com Metralhas) e, ao “associar -se” a Castelo , o faz ( muito acertadamente diga-se de passagem) para ferrar de vez com o Flávio LaDino.

  14. É isso que nós maranhenses esperamos dos nossos gestores. Já chega dessa palhaçada de cada um querer empurrar a carroça sozinho. Eles têm que entender que foram eleitos para governar em prol da sociedade e não em prol dos seus próprios interesses.
    Não nos interessa quem Roseana apoio em 2008 para prefeito e quem Castelo apoio para governador nas eleições desse ano. No meu ver Castelo cumpriu o seu dever em ter apoiado Jackson Lago nestas eleições, já que Castelo devia o favor de ter recebido o apoio do ex-governador nas eleições de 2008.
    Agora que esse favor foi pago, só lhes restam esquecer esses apoios partidários e trabalhar realmente em prol do Maranhão e de São Luís. Haja vista, que foi pra isso que vocês foram eleitos.

  15. Sera que essa ponte vai ser igual a estrada Paulo Ramos e os 72 hopitais que ficou so no papel e na conta da atual governadora Roseana Sarney Murad.

    • NÃO, PAULO, VAI SER IGUAL AOS VIADUTOS, AO TÚNEL DA COHAB, AOS VIVAS DENTRO DOS BAIRROS, IGUAL À AVENIDA EDUARDO MAGALHÃES, Á REFORMA DA PONTE BANDEIRA TRIBUZZI QUE À ÉPOCA ESTAVA ACABADA E ETC., ETC….
      VAI SER IGUAL A ISSO TUDO QUE ELA FEZ!!!!

  16. Este é o primeiro passo para a efetivação do processo de metropolização da grande São Luis.

    Fechado o acordo entre Roseana e Castelo, as coisas acontecerão com mais facilidade entre LUis Fernando ( ex-Prefeito de São José de Ribamar ) e chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Gil Cutrim ( Prefeito de São José de Ribamar ) e demais prefeitos..

    O futuro de São LUis começa a se desenhar agora.

    Quem infrenta todos os dias Ribamar – São Luis, já sente as dores desse impasse politico.

    Avança Maranhão!

    Fala Mulatinho – http://falamulatinho.blogspot.com

  17. O prefeito João Castelo ou a governadora Roseana Sarney, devem dar uma olhada para a construção de uma pequena ponte que pode ser uma alternanativa para desafogar o transito na região.
    Ligar o Renascença I com a Ferreira Gular no Jaracatí enfrente o sistema de esgotamento da CAEMA. Fácil, fácil.

    • Concordo, é só fazer a continuação ali da Av. Grande Oriente. Realmente é facil e é uma área pequena de mangue e que não afeta o meio ambiente.
      Outra coisa Marco D’eça, quais são os viadutos que o prefeito pretende fazer ??

      resp.; conheço um, o da Forquilha. Os outros dois não me recordo. mas lembro de uma pequena ponte, uma espécie de elevado, naquele cruzamento do São Marcos, na entrada da avenida Litorânea, que já causou vários acidentes.

      • Os outros eu podemos imiaginar em locais como:
        1 – Podemos até pensar em um Elevado na Areinha, naquele encruzamento próximo a Av. dos Africanos que também liga o Areinha Centro, Areinha aos Africanos, que mesmo sinalizado, ainda não resolve a situação de congestionamentos.
        2 – E outro no Retorno da Madre Deus, que dá Acesso a Área Itaqui-Bacanga, minha área, minha Cidade que possui mais de 250.000 habitantes em 57 bairros e que é tão Rica e que ao mesmo tempo possui um povo inteligente, simples, humilde, mas corajoso, firme, sincero, e Valente…abraços…

  18. Aliança institucional? Sei…
    Toma Jackson Lago! Bem feito…
    Usou a máquina pra eleger esse filhote da ditadura e agora tá vendo o resultado… ô velhinho que não aprende!!!

  19. Começou a cooptação, se bem que em se tratando de Castelo. Ta mais é para compra e venda não se no atacado ou no varejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *