22

O que é clero na definição política…

Por Hostílio Caio Pereira???

Congresso Nacional Brasileiro

A definição de alto e baixo clero varia de casa para casa. No Senado, em tese, não deveria existir tal classificação. Afinal são apenas 81 parlamentares, da nata da política no Brasil, porque já foram governadores, prefeitos e ate Presidentes. Mas não é bem assim.

Existem senadores que sua visibilidade, participação e nas decisões da Casa, os colocam no alto clero, enquanto que os do baixo clero se restringem somente ao seu estado e se coloca a disposições dos lideres. (sic)

Já na Câmara Federal, com seus 513 deputados, existe mais baixo que alto clero. Os de primeiro mandato vão direto para o baixo clero. A situação tende a melhorar a partir do segundo ou terceiro mandato, caso façam a fazer parte do grupo que comanda as ações da Casa.

Para entrar no médio clero, em primeiro mandato, os parlamentares devem ter pedigree político (parentes de ex-caciques políticos), ou ainda que tenham tido significativa votação, dependendo da sua atuação. 

Existem senadores e deputados federais que extrapolam a classificação de alto clero; chegam a ser classificados como ícones ou estrelas de primeira grandeza na política nacional. Por isso, a imprensa sempre está em seus encalços para entrevistá-los e, assim, saber quais são as verdades dos bastidores políticos.

Veja os senadores tidos como ícones:
José Sarney (PMDB-AP) – Pres. do Senado, ex-Pres. da República

Arthur Virgilio (PSDB-AM) – líder do partido na Casa

Agripino Maia (DEM-RN) – líder do partido na Casa

Fernando Collor (PTB)-AL) – ex-Presidente da República

Marcos Maciel (DEM-PE) – ex-vice Presidente da República

Renan Calheiros (PMDB-AL) – ex-presidente do Senado, líder do partido.

Romero Jucar (PMDB-RO) – líder do governo na Casa

Senadores do alto clero
Marconi Pirillo (PSDB-GO)

Aloisio Mercadante (PT-SP)

Eduardo Suplicy (PT-SP)

Edison Lobão (PMDB-Ma)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Pedro Simon (PMDB-RS)

Osmar Dias (PSDB-PR)

Heráclito Fortes (DEM-PI)

Mão Santa (PSC-PI)

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)

Marina Silva (PV-AC)

Garibaldi Alves (PMDB-RN)

Deputados Federais do Alto Clero
Michel Temer (PMDB-SP) – Presidente da Casa e vice-presidente eleito

Inocêncio Oliveira (PR-PE)

Antonio Carlos Magalhães Neto ( ) Neto de ACM

Rodrigo Maia (DEM-RJ), filho de César Maia ex-prefeito do Rio de Janeiro

Ciro Gomes(PSB-CE), ex-governador do Ceará

Gabeira (PV-RJ)

Luiza Erundina (PSB-SP) – Ex-prefeita de São Paulo

Miro Texeira (PDT-RJ)

Ronaldo Caiado (DEM-GO)

Sandro Mabel (PR-GO)

Simão Sessim (PP-RJ)

Vicentinho (PT-SP) sindicalista

Jaime Martins (PR) Ops, ia esquecendo, ele é presidente de uma das mais importantes comissões, “Viação e Transportes”

Pedro Novaes (PMDB-MA)

Gastão Vieira (PMDB-MA)

Vaccarezza (PT-SP) – líder do governo na Casa

José Carlos Aleluia (PSDB-BA)

Como se vê, a maioria esmagadora dos ícones e do alto clero no Congresso Nacional é formada por nordestinos e nortistas, coisa que deixa os paulistanos, principalmente os jornalões, revoltados e preconceituosos.

Veja o que disse Lula em Estreito (MA), que deixou os paulistanos ainda mais revoltados com o Nordeste: “… Nós não queremos tirar nada do Sudeste, nós queremos que São Paulo continue crescendo, que o Rio de Janeiro continue crescendo, que o Sul continue crescendo, mas nós achamos que o século XXI é a vez do Nordeste e do Norte deste país começar a crescer”.

Diante desse depoimento do presidente Lula, observa-se a importância desses ícones e dos de alto clero nordestinos e nortistas para que as regiões fossem vistas pelo governo federal.

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Tu insiste na bobagem de que o cara influencia jornalistas , a maioria do Sul do País , isso é um disparate ! O João Carlos aí em cima foi muito claro qdo disse que há uma campanha na internet, mas isto É NA SEGUNDA ETAPA , SEGUNDA ETAPA ! ENTENDEU , ELA É QUE SE REALIZA NA INTERNET. Na primeira etapa é somente entre quase duzentos jornalistas. Mas há uma votação entre os parlamentares e nesta o Dino é sempre bem avaliado por seu desempenho. Eu poderia catar na net artigos do Correio Brasiliense elogiosos ao nosso mais brilhante deputado , mas não adianta , tu vai dizer que foi combinado , aí vou te dizer : será que quando o Dino foi 1º lugar geral na UFMA em JUL/1985 , JAN/1986 e JUL/1986 , portanto em três vestibulares eguidos , foi combinado ? Aprovado em 1º lugar nacional pra juiz federal , foi combinado ? obra de Márcio Jerry ? Aliás , ele o elegeu pte da AJUFE ? enquanto o Dino foi destaque em tudo que fez , tu aí … lambendo botas .

    resp.; Aos poucos vocês vão admitindo que a eleição não é espontãnea. Aos poucos, vão molstrando que, de fato, existe um trabalho de internet. Aos poucos, vão mostrando que Márcio Jerry tem papel fundamental na “pressão” pelo voto no “senhor” Flávio Dino. Aos poucos, vão mostrando que sou em quem tem razão. Como sempre.

  2. deça vc devia ser mais honesto, pois todos os anos dessa legislatura o dino teve sempre entre os dez.quem acompanha a tv camara sabe muito bem o respeito que dino tem e que foi conquistado por sua inteligencia e atuaçao.vc é mesmo adversario do grande dino.

    Resp.; Ele teve entre os dez onde? Entre os jornalistas: É exatamente isto que estou falando. Quando se fala em alto clero, se fala de gente que senta ente os líderes, decide pauta de votação, decide como funcionará as votações e comissões e decide o espaço dos partidos. E o “senhor” Flávio Dino não articipa disto. Votação de jornalista – ainda mais com Márcio Jerry pentelhando dia e nite no twitter e nos e-mails – não conta para definir alto, baixo ou médio clero.

  3. Marco, faça um da assembleia legislativa, da que ta saindo e sua previsao da que vai entrar. Ta esse comentario la na faculdade.

  4. CARO DEÇA O IMPORTANTE É QUE OS NORDESTINOS E NORTISTAS ESTÃO DOMINANDO NO CONGRESSO, O QUE É BOM PARA O POVO DESSAS REGIÕES.
    COMO EU JÁ MOREI NO PARANÁ, SANTA CATARINA, GOIAIS,BRASILIA, RIO DE JANEIRO, SEI QUE LÁ O DESENVOLVIMENTO É MUITO SUPERIOR AO NORTE E NORDESTE, E COMO LULA DISSE ,AGORA É NOSSA VEZ DE CRESCER E DESENVOLVER.

  5. seu destino e esse marco, ser um bajulador? Acorda carapalida!!!! imagino como deve ser pra vc nao dormir com a conciencia limpa, tranquila, sabendo que poderiar ser outro tipo de profissional. Sinceramente, um pena! nao vai passar de um “jornalista”do grupo mirante.

    Resp.; Pois você pode ter certeza que todas s noites durmo muito tranqulio, em paz, ao lado da minha amada mulher. E não tenho nenhum interesse em deixar de ser um “jornalista” da Mirante. É aqui que me realizo, meu caro. é aqui que me faz ser um dos mais importantes e influentes jornalsitas deste estado. E estou muito feliz com isso.

  6. Essa lista de pertencentes ao Alto Clero foi elaborada pelo próprio Caio Hostilio pelo jeito, só na cabeça de uma pessoa deturpada para sair uma coisa assim…

  7. ícones pode se referir a pessoa mal vista, Collor de Melo foi o pior presidente que o pais já teve, o Sarney foi o segundo pior onde a inflação teve a maior alta de todos os tempos.
    Sarney é referencia como o mair bandido da história desse´pais.

  8. marcos faça um levantamento igual a esse sobre os nossos deputados estaduais

  9. A INVEJA é um ativo de alta cotação na bolsa de valores do teu coração .Isso te leva a atribuir aos assessores dos outros a condição de vagabundos, pois dizer que os caras passam 24 horas pedindo apoio e votos é o mesmo que dizer que eles não tem o que fazer. Quanto a mensagens no twiter é para avisar principalmente internaltas na etapa de votação pela internet . Nada mais natural para quem tem a função de divulgação dos êxitos de um mandato. Eu conheço e considero o Gastão um dos nossos melhores deputados, mas sejamos honjetos : Publica as autorias , projetos e emendas , assim como as relatorias de depuitados maranhenses aprovadas nesta legislatura . Mas faça com HONESTIDADE !

    resp.; Meu caro amigo, inveja é um sentimento que um tem de outro, quando o outro faz o que este um queria fazer. Não tenho inveja de um assesssor de deputado por que nunca tive interesse em ser assessor de deputado. Não posso ter inveja nem de um deputado porque nunca quis disputar eleição de deputado, simplesmente porque não tenho interesse em ser político. Amigo, todas as coisas que eu quis fazer ou quis ter na vida, eu tive e tenho. Portanto, essa coisa de dizer que os outros criticam por que têm inveja, é coisa de gente carreirista, que calcula seu valor comparando com os outros. Típico de um certo “senhor” comunista, que passou a vida competindo consigo mesmo achando que, assim, seria melhor que o colega, que o adversário, que o familiar. Pura bobagem.
    Quanto ao fato da votação pela internet, você mesmo confirma agora que o Márcio Jerry passa o tempo todo orientando os colegas jornalsitas – daqui e de fora – paa vvotarem no seu “senhor”. isso é lobby, meu caro. E, portanto, tira a espontaneidade da escolha. Mas isso também é típico de um certo “senhor” comunista, que fazia isto desde os tempos da faculdade, para parecer sempre na lsita dos ‘melhores”. Às vezes, também, custa um certo dinheirinho.

  10. Na verdade são 513 deputados, pois houve um erro de digitação. Quanto ao nome de Alvaro Dias foi confundido com o do seu irmão Osmar Dias (para verificar o erro, basta ver o partido a que ele pertence – está lá PSDB de Álvaro e não PDT de Osmar. Portanto houve uma confusão). Quanto aos demais nomes cobrandos, esses parlamentares não fazem parte das tomadas de decisões das Casas, como bem explicou você numa resposta ao Cassio. Estão confundindo o que é de fato alto clero nas casas políticas. Acham que isso é mensurado pela quantidade de vezes que o parlamentar vai a tribuna ou as vezes que aparece na mídia apenas para falar de algum projeto que ele foi o relator, porém a mídia não os procuram para saber dos fatos que estão acontecendo nos bastidores dos três poderes, pois sabem que eles não as possui. Simplesmente são ignorados.

    resp.: Muito bem, professor. Já havia corrigido o número de deputados. E parabéns por mais este debate interessante que você levantou.

  11. cada vez mais fico mais decepcionado com os “jornalistas”como vc e o caio!!! deveriao todo mes passar pelo menos uma semana no congresso, so assim se atualizariam! obrigado

    resp.; E você acha que nós não fazemos isso? Meu caro, estou periodicamente no Congresso, onde aprendo muito, com deputados, assessores e jornalsitas. Aliás, acho que você deu uma boa idéia. Vou lá antes da posse dos novos deptuados.

  12. Leio constantemente a Folha e Correio Brasiliense e nunca vi inclusão de Gastão e Pedro Novaes nesta lista de destaques , ambos ocupam ou ocuparam presidência de comissões por razões outras que não exatamente o brilho , fosse assim você teria de incluir o Bob Rocha e Pedro Fernandes . Na verdade , percebo que vc resolveu se ocupar do assunto “CONGRESSO ” nós ( eu e vc ) sabemos pq . Mas nitidamente não é a sua praia , a começar pelo dado que atualmente são 513 DEPUTADOS FEDERAIS ( diferentemente dos 523 que escreveste acima ) .

    Resp.; O você a quem você se refere sou eu o Hostílio Caio?

  13. O que você me diz do companheiro Flávio Dino que despontou como altíssimo clero, você o deixou de fora por quê ??????

    resp.: Nunca foi altíssimo clero. É queridinho apenas da imprensa, porque seus cinco assessores de mídia passam o dia ligando para jornalistas ou pedindo votos no twitter para prêmios que outros parlamentares nem ligam. Não participam das reuniões dos cardeias, não discute com os líderes que sentam com o governo e não participa sequer de discussões da Mesa. Não é e nunca foi alto clero. Não tem cacife para isso. Pode vir a ser. mas, agora, é apenas queridinho de jornalistas e de portais que fazem prêmios caça-níqueis.

    • Meu caro D’Éça, Flávio é membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, foi dos principais relatores da reforma política. Na Câmara a opinião de Flávio Dino tem peso para todos os Deputados. É só sondar os próprios congressistas.

      resp.:Todos garantem: ele só é querido entre os jornalsitas, porque mantém uma equipe de assessores de imprensa em contato com profissionais dia e noite. Em breve, publicafrei no blog, a compilação de todos o e-mails e twitts mandados por Márcio Jerry pedindo votos para o “senhor” Flávio Dino sempre que havia votação nestes portais caça-níqueis. pede votos dia e noite. portanto, não é nada espontãneo.

  14. D´eça você não esqueceu do Dep. Flávio Dino, que recentemente foi escolhido entre os 10 melhores parlamentares e diga-se de passagem, não tem pedigree político (parentes de ex-caciques políticos), e é deputado de 1º mandato, não tem padrinho político. Se não me falhe a memória são 513 deputados federais.

    resp.: Leia resposta ao comentarista Cássio, logo acima.

  15. O Presidente da Comissão da CCJ do Senado sempre tem os holofotes voltados para si. Nessa senda, o atual ocupante do posto, Senador Demostenes Torres (DEM-GO) é alto clero.
    Na minha modesta opinião faltou tb os Senadores Álvaro Dias (PSDB-SP) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) na relação…
    Entre os deputados da atual legislatura, acresceria à sua relação Antônio Palocci Filho, assim como o Deputado José Aníbal do PSDB-SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *