14

São José de Ribamar já tem a terceira maior população do Maranhão

A bela praça da igreja de São José de Ribamar

Um fato passou despercebido por boa parte da mídia maranhense após a divulgação do Censo 2010 do IBGE: São José de Ribamar superou Caxias e Timon e já é o terceiro maior município em população no Maranhão. Atrás apenas de São Luís e Imperatriz.

Ribamar tinha 139.473 habitantes. Agora, tem 162.925, a terceira maior população do Maranhão.

– Na verdade, o IBGE apenas reconheceu uma situação pela qual brigávamos há alguns anos, inclusive com decisões favoráveis na Justiça- comentou ao blog o prefeito Luís Fernando Silva (DEM).

Uma vista panorâmica da cidade

Ele explica que o município nunca brigou por população, mas apenas para ter reconhecido alguns territórios nas áreas limítrofes. E venceu várias batalhas judiciais com este intento.

Para alcançar o terceiro lugar em população, Ribamar superou Caxias (agora com 155.202 habitantes) e Timon (155.396).

Abaixo, os cinco maiores municípios maranhenses em população:

São Luís: 1.011.943

Imperariz: 247.553

São José de Ribamar: 162.925

Timon: 155.396

Caxias: 155.202

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. São José de Ribamar é a terceira cidade do Estado, mas atualmente conta com apenas 3 juízes. Por baixo… precisaria de 6 ou 7.

    O Presidente Jamil Gedeon(morador da cidade) precisa perceber com urgência que a Comarca cresceu.

    O Juizado, recém instalado, já está sobrecarregado e a comarca não conta com varas criminais específicas.

    Açailândia e Timon têm estrutura judiciária muito maior, isso pra não citar Caxias.

  2. Eta. Já começou a babaquice . Com certeza esse aumento populacional foi pela grande capacidade do almofadinha, Luis Fernando . Cuidado Maranhenses, ele sera o futuro Dilma Ruceff. Nós vamos ter que engoli-lo????? . Já tem quem ache até que ele é filho de Sarneyy???? ra ra ra ra Daremos a resposta nas Urnas Dra. Rose.

  3. Esse prefeito, sim é nota 10 do maranhao;;. apenas para alguns que nao aceitam, a atual população, dar-se -a exclusivamente a zona rural. como constatou o IBGE.cidade olimpica, 30 mil casas, vilas e bairros as margens das rodovias dentro da grande ilha, e o melhor que o prefeito. praticamente URBANIZOU QUASE TODAS….. parabens!!!
    denis… tijupá queimado

  4. Caro Marco,

    Nada contra Ribamar, mas minha Caxias, do ponto de vista de estrutura (hotéis, hospitais, clinicas, laboratórios, empresas, indústrias, rede bancária, comércio) é superior e muito a ‘terceira’ cidade do Maranhão. Na minha última visita a Ribamar, coisa de 30 dias, procurei uma banca de revista para comprar um jornal e qual foi o meu espanto ao ser informado que não existe nenhuma naquela cidade. Essa divisão metropolitana que acabou tirando nacos territoriais de SL em prol de Ribamar é um pouco esquisita, mas esquisitices a parte, espero que o municipio se desenvolva e consiga o status de terceira cidade do estado não por privilégio de uma divisão que lhe beneficiou, mas sim pelo seu crescimento economico, pois minha Caxias, caso vc não conheça é bem maior e melhor que Ribamar em todos os aspectos. Um abraço

    • Voce foi na sede de Ribamar, que mais parece uma pequena cidade de interior. O fato é que Ribamar é a única cidade que faz divisa com a Capital, e logo, muitos bairros imensos que as pessoas imaginam que é da Capital na realidade faz parte de Ribamar como o Parque Vitória, partes do Turú, do Cohatrac, da Cidade Operária e o Araçagy, que é nova fronteira imóbiliária da ilha. Não conheço Caxias, porém acredito que Ribamar passará até mesmo Imperatriz e ficará como a segunda cidade do Maranhão.

  5. A tendência é aumentar mais ainda, pois o programa minha casa minha vida está finalizando a construção d mais de 23 mil unidades habitacionais em vários pontos da cidade e muitas pessoas que moram nos arredores de são luís serão moradores de ribamar nos próximos anos.

  6. Outra coisa que passa despercebida é que São José de Ribamar, apesar de já ser a terceira cidade mais populosa do Maranhão, tem apenas duas varas no Fórum, o que prejudica a população e sobrecarrega os servidores e juízes. O Tribunal tem que melhorar a prestação jurisdicional em Ribamar urgente!

  7. Só a título de informação caro Décio, trago a lista dos 15 maiores municípios (em população) segundo os dados do Censo 2010 do IBGE.

    1 – São Luís
    2 – Imperatriz
    3 – São José de Ribamar
    4 – Timon
    5 – Caxias
    6 – Codó
    7 – Paço do Lumiar
    8 – Açailândia
    9 – Bacabal
    10 – Balsas
    11 – Barra do Corda
    12 – Santa Inês
    13 – Pinheiro
    14 – Chapadinha (minha terra natal)
    15 – Santa Luzia

    Portanto, essas são as 15 maiores cidades do MA. São, também, as 15 cidades que mais recebem R$. A minha cidade (Chapadinha), por exemplo, tá um “caos”. Aonde é que tão colocando o real…

    Resp.: Obrigado pela lista, meu caro. Vou usá-la, inclousive, em futuras matérias no blog e no EMA.

  8. Marco,
    Tenho observado o Prefeito Luis Fernando e algumas coisas me chamam atenção, pois ele parece ser o filho que Sarney precisava, o irmão que Roseana desejava.
    Tem atitudes muito parecidas com José Sarney. Cara iluminado, tem uma sorte também danada. Acaba virando notícia com coisas simples, pois realiza, nos moldes do velho Sarney na década de 60. Nunca quer nada, sempre discreto, leal, homem de grupo e tudo ganha……
    Creio eu que já tenho idade para ser seu pai e que o velho Adelino Valente, português que eu conheci deve ter muito orgulho de Luis Fernando, esteja onde estiver, por colocar a cidade onde passava férias em terceiro lugar em população, Gostaria de saber sobre qualidade de vida como está essa cidade? Você saberia dizer?
    Creio que o visionário Sarney e maior político que o Brasil já teve está mexendo nesse jogo de xadrez para eleger uma sequência política de nova geração com o bastão nas mãos de Luis Fernando. Sei não, vamos ver, o tempo dirá.

    • Caro Valinhas,

      Respondendo a seu questionamento sobre qualidade de vida em São José de Ribamar.

      Sai de Bacabal em 1989, vim para um sitiozinho na Barraca, zona rural de São José de Ribamar, de lá para cá, já vi passar diversos administradores na cidade. Muitos deles exercendo o papel distorcido de administrador, leia, “coronel”, “dono da cidade”, “todo poderoso”.. e etc. sempre associado ao seu nome de familia, para assim, colocá-los no rumo da politica.

      Luis Fernando é um prefeito peculiar.
      Ninguém o chama pelo seu sobre-nome, exporadicamente alguém ouve falar da sua familia, aliás, não conheço ninguém que exerça cargo ou influência no governo municipal.

      Bom, só por isso, acho que ele já merece um destaque de respeito, como homem integro, e discreto.

      Sobre a qualidade de vida em São José de Ribamar, nos últimos 06 anos, vi muita coisa acontecer em todos os segmentos.

      A comunidade “barraca”, cresceu e virou “cidade alta”, por ali, na Avenida Trindade, a pueira do verão e a lama do inverno deu lugar ao asfalto, a ponte de juçareira do batuba deu lugar a ponte de concreto que extreita a distancia entre quem precisa ir até a MA, a escuridão da avenida deu lugar a luz noturna, o terreno abandonado e cheio de mato da quinta deu lugar a um belissimo Viva Quinta que enche de alegria e energia todas as noites a comunidade.

      Daqui de cima dos meus 30 anos, posso dizer, Ribamar tem duas histórias, antes e depois do prefeito Luis Fernando, e agora, estamos na expectativa de ver o maranhão também viver este momento, antes e depois de Luis Fernando.

      Concordo plenamente quando o senhor diz: este homem é iluminado.

      Guilherme Mulato – http://www.ribamais.com.br

  9. Na primeira prévia do Censo 2010 eu já comentava isso no meu trabalho. A cidade cresceu muito por causa de São Luis, hoje conheço dezenas de pessoas que moram no Araçagy e região e que foram recenciadas para Ribamar mesmo “não” votando lá. A prefeitura de Ribamar deveria fazer uma campanha de trasferencia de títulos de eleitor na região do araçagy porque quase todos que conheço lá ainda vitam em São Luis. Imagino que nos próximos 10 anos Ribamar chegue bem perto de Imperatriz, se não fizer antes…………

  10. 1. TÊM QUE MANDAR FAZER UM LIMPA NO “NEPE”, ÓRGÃO DE MAIOR CORRUPÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO.
    EM ESPECIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO COM O COORDENADOR DO PROGRAMA O VIA…… MIZAEL LEITE E SEUS COMPARSAS O ENGENHEIRO JOÃO DA GRAÇA CARVALHO E ROGERIO “BARATA MORTA BABÃO” E FAZ TUDO DO VIA…..
    GOVERNADORA, A CORRUPÇÃO É GRANDE: FARRA DE DIÁRIAS, 20 TODO MÊS, SALÁRIOS ATRASADOS PELO INAGRO E ARMAÇÃO DE ESQUEMAS DO COORDENADOR E ENGENHEIROS COM DONOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
    ABRA O OLHO, POIS A BANDIDAGEM É GRANDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *