Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Nada definido com relação a Sectec…

Por Matias Marinho

O ainda deputado estadual, José Lima (PV), tem se movimentado mais do que “pinto no lixo” para emplacar seu nome na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

Tem como padrinho principal, o irmão da governadora, o deputado federal Sarney Filho (PV).

De acordo com informações palacianas, a governadora Roseana teria dito que não está muito animada para emplacar Lima como chefe da pasta, sobretudo, por conta de seu curriculum nada agradável.

Roseana teria repetido a negativa também a outro irmão, o empresário Fernando Sarney, que tenta emplacar outro deputado na pasta, o bem mais nobre Joaquim Nagib Haickel.

Este último, ao contrário de Lima, tem todo preparo intelectual, moral e político para ocupar o posto.

Porém, esbarra em dois problemas: o primeiro é pelo fato de seu principal padrinho, Fernando Sarney, já ser contemplado com uma das pastas mais fortes do governo, a Secretaria de Comunicação, comandada pelo jornalista e publicitário Sérgio Macedo.

Já o segundo empecilho de Haickel, é o fato da governadora querer utilizar a Sectec para manter alinhado os laços do governo com as academias.

E, para isso, busca alguém que tenha forte penetração nas áreas de conhecimento em extensão universitária.

Neste aspecto, por incrível que pareça, hoje, estaria com mais chance de emplacar na pasta, o atual comandante Lauro Assunção, tanto por ter fortes ligações com mestres e doutores da UFMA e UEMA como por agradar o deputado federal Waldir Maranhão.

Mas, esse é, antagonicamente, o grande dilema de Roseana: agradar Waldir Maranhão e ter que passar o tempo “de olho” nas ações da pasta.

Sair da versão mobile