17

Ricaardo Murad, o aglutinador…

Murad tem sonseguido algutinar oposição e governo na AL

O deputado estadual Ricardo Murad (PMDB) é hoje uma das principais referências políticas do grupo Sarney no Maranhão.

Neste contexto, é ele o aglutinador da classe política.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) montou um núcleo de referência para o comando do estado nos próximos quatro anos – com forte apelo técnico, embora com nuances políticas fundamentais.

Caberá a Ricardo Murad o comando da Assembléia Legislativa. E é nesta condição que ele aglutina toda a classe política em torno de si.

Confiável e cumpridor de acordos, tem até da oposição as garantias de apoio para o papel que exercerá a partir de fevereiro – provavelmnte por quatro anos.

Na hitória recente da Assembléia Legislativa, nenhum dos presidentes conseguiu uma reunião tão grande de apoio e confiança quanto Ricardo Murad demonstra neste período.

Manoel Ribeiro (PTB) passou dez anos à frente da Casa, é verdade, mas sempre enfrentou forte oposição nas disputas; Carlos Alberto Milhomem (DEM) chegou ao comando por consenso, em 2003, mas só depois de uma tensa batalha de bastidores que durou quatro meses.

Até mesmo João Evangelista (PSDB) ícone da nova Assembléia, enfrentou resistências ao seu nome – tanto em 2005, quando teve que aceitar uma mudança casuística da data do pleito, quanto em 2007, numa tensa negociação com a oposição.

O atual presidente, Marcelo Tavares (PSB), chegou ao poder por consenso, mas teve que brigar antes pela indicação com o ex-líder do governo, Edivaldo Holanda (PTC) – e só se viabilizou na undécima hora.

Com Ricardo Murad acontece o contrário. Deputados governistas e oposicionistas vêem nele o único capaz de conduzir a Casa neste momento.

E é nele que depositam suas esperanças políticas…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. AGLUTINADOR?..(risos)..só sendo vossa pessoa para colocar tal matéria. Desde quando Ricardo é aglutinador?..O que acontece é que a Governadora Roseana Sarney quer se ver livre dele, só isso. Só pra fica longe de tal figura.

    resp.; Neste momento Ricardo Murad reúne as condições para aglutinarr a classe política maranhense. Não há como Roseana se ver livre dele na presidência da Assembléia.

  2. socorro marco, pelo amor de deus ja que vc tem proximidade coma governadora e com o ricardo, ajude nos. a secretaria de administração pede socorro, estamos vivendo um caos politico administrativo, peça a tia rose que tire esse secretariozinho de quinta e toda essa comandita dele e mais o resto que se aliaram a eles, os servidores estão sofrendo muito, é um monte de pessoas que não sabe trabalhar, outros só querem mandar, outros s´sabem roubar e assim sucessivamente, ja que governar é cuidar das pessoas, para ela ter um pouco de piedade de nós humildes funcionários, gostariamos que ela fizesse realmente o melhor governo da vida dela somos eleitores que colocamos é15 na peito e na alma, então faça essa miserircórdia tire essa quadrilha da administração. vai do secretario ate os minimos setores. basta que seja encarregados.

  3. Caro Marco Aurelio D´eça, Ricardo representa hoje toda insatisfação que os politicos estão tento pela forma como roseana vem conduzindo esse governo. Alega vitória dela e não de todos. Sem saco pra administrar e fazer politica VEIO A PIQUE, POR ISSO entrega a Jorge, que passou a campanha escondido em uma atitude covarde e sem precedente na história politica do estado o comando do do governo. SE É TÃO BOM PORQUE NÃO SE EXPOE NA CAMPANHA? AGORA SE JULGA UM SEMI-DEUS E DITA AS NORMAS.ESCOLHE. POR TUDO ISSO RICARDO RECEBE O APOIO DE TODOS OS DEPUTADOS. E tenham certeza deixara luis fernado na berlinda. Pessimo de relacionamento e se achando amigo do rei sera peça decorativa. Sera enganado por roseana e Jorge como foi enganado João Abreu. Quando comandou (sic) a campanha deixou mais rastro negativo que positivo. Será lembrando sempre como candidato de Jorge Murad. Ai!!!!!

  4. Não acho que o Ricardo se ache o “todo poderoso”. Acho que ele é muito dinâmico e precisa mostrar resultados, pois é muito cobrado. Para isso precisa cobrar também e isso ele sabe fazer muito bem. Nem todo mundo gosta de ser cobrado, talvez as pessoas que não gostam dele sejam acostumadas a calmaria do serviço publico. Ele fez um trabalho bom na Saúde por isso, por ser atuante e não gostar de moleza. Vai fazer falta nesta secretaria ainda mais agora com aquela equipe da Seplan (os de Brasilia) por aqui querendo se meter em assuntos que não conhecem. Sucesso pra você Ricardo.

  5. marcos,é de suma importancia a eleição de Ricardo,pois só assim Roseana terá total apoio da classe política,pois é sabido que, ao ganhar as eleiçoes em governos passados ela se afastou da classe. e agora o Maranhão vive uma nova realidade,um novo momento. e claro o poder,madura,apodrece e cai. não será diferente aquí,por essas e outras a eleição do dep. Ricardo, vai trazer governabilidade,bons acordos para o Estado,sem desgaste,ou frustações inclusive dos aliados.os Deputados que virem a ser secretários não poderão buscar brasas apenas pra suas próprias sardinhas,serão freados em seus intentos digamos menos repúblicanos, e tem mais,com a criação das gerencias vai ser preciso boa interlocução junto aos prefeitos e lideranças municipais e regionais, e ninguém melhor que o presidente da assembléia, e sendo Ricardo, aí vai ser melhor. por todas as razões acima postas vejo com bons olhos a próxima legislatura da casa e um bom governo.

  6. E a nota de repúdio da Aspem em relação ao ” jornalista” Marcos D’eça???? Tu é só propagar factóides. Toma na rabeta…

    resp.; Nota da Aspem em relação a mim??? Onde foi isso, minha cara???? Você deve estar condundindo os jornalistas! Ou ouviu falar e se precipitou. Até porque, o que fiz eu contra a Aspem? E o que é Aspem??? Voc~e está autorizada a publicar esta nota aqui, fique à vontade.

  7. O POVO QUER SABER, CADÊ AS FOTOS QUE MANDEI PRA VC??? VAI SAIR ALGUMA COISA ESCRITA? FAÇA UM TEXTO, MESMO QUE EM DEFESA MAIS FAÇA, POIS NUM TEM DEFESA QUE MUDE A IMAGEM DAS FOTOS, AGUARDAMOS. E VOU COBRAR VC AQUI, MESMO NUNCA SENDO ATENDIDO VOU COBRAR MUITO.

  8. O POVO QUER SABER, CADÊ AS FOTOS QUE MANDEI PRA VC??? VAI SAIR ALGUMA COISA ESCRITA? FAÇA UM TEXTO, MESMO QUE EM DEFESA MAIS FAÇA, POIS NUM TEM DESEFA QUE MUDE A IMAGEM DAS FOTOS, AGUARDAMOS. E VOU COBRAR VC AQUI, MESMO NUNCA SENDO ATENDIDO VOU COBRAR MUITO.

  9. PARABÉNS E MUITA FESTANÇA NA ASSEMBLÉIA E LAMENTO NA SAÚDE, ELE DEVERIA VOLTAR PRA SAÚDE POIS NO POUCO TEMPO QUE FICOU FOI O MELHOR SECRETÁRIO DE SAÚDE QUE ESSE ESTADO JÁ TEVE…

    • mais tu puxa o saco bem legal mesmo! cadê os hospitais babão! melhor secretário de saude de cachorro, só se for mesmo!

      resp.; Eu quero saber é do GOL. Você mesmo garantiu. E vive diznedo qu é rico e que não depedne de nada. O hosptial será inagurado até o final do mês 27 (dois). vou exigir meu GOL.

  10. Caro Marco,
    só agora pude ver a noticicia da indicação da secretaria da Igualdade Racial, com desculpas mais quero ainda comentar, bom a politica de Igualdade Racial è nova em nosso País embora a população negra, quilombolas< indigenas existam desde que mundo é mundo e esquecida, só no governo Lula pode-se ter politicas voltadas para esses seguimentos que não dar para relatar aqui deixemos para os seminários, a secretaria foi criada no governo Jakson sem estrutura e lá estava o senhor Chocolate, pouco foi feito com todas as dificuldades que sabemos, bom a governadora entrou e colocou a senhora Claudett Ribeiro Renomada tecnico, mais não para essa área, o conhecimento do Chocolate na área chega até o estreito dos mosquitos o de Claudett Ribeiro vai até o retorno do São Cristovão, a tual secretaria tinha tudo para avançar mais se prendeu em coisas muito pequenas tem o aval da governadora e nada´a lei 10639 nada foi feito a questão fundiaria apenas as certificações por causa de um louco que estar lá e sai como doido para atender as comunidades, senão nada seria feito, então acho que o melhor nome hoje para essa secretaria seria do senhor Walter Nunes professor tecnico, politico de bom transito entre todas as classes,carregou a bandeira da governadora como sempre e do deputado Luciano seria injusto colocar alguem que não contribuiu em nada com a campanha muito menos com a politica de promoção da igualdade racial, porque já passou por lá e nada fez.
    abraços
    Amujaci
    estou hoje no Para
    mais acompanho a vida politica do meu Estado, sou do povo indigena,

  11. Caro Marco D’Eça, Enfim, a Governadora Roseana e seu grupo político acertou na escolha de um político que faz política de grupo como poucos. O já ex-candidato á Presidencia, Dep. Manoel Ribeiro, seria a pior opção pois o mesmo, tentaria mais uma vez se perpetuar na Função como se fosse Cargo efetivo, levando todo o seu “grupo”, par não cognominar de outro título, para se locupleter. Graças a Deus em boa hora, se alijaram esse Deputado majado, da propensa candidatura a Presidencia da Assembleia. Que Deus ilumine todos os Deputados do Grupo.

  12. Calma aiiii Marco, não sabemos como é que coisa vai se dá no decorrer do tempo. Eu acho que é muito cedo pra dizer que ele vai comandar os quatro anos. A Alternância de poder é fundamental para a oxigenação da instituição. O Ricardo já se acha o todo poderoso e isso pode não ser muito bom. Tem Deputado no grupo da tia Rose que reune condições pra conduzir a Assembléia também. Vai com calma e fala pro Décio também.

    resp.; Só precisa aprovara emenda da reeleição. É condição primária para sua candidatura. O Ricardo não se acha todo-poderoso. Ele apenas sabe reunir as pessoas em torno de si. E é isso que faz dele uma espécie de recanto da classe política.

  13. E é nele que depositam suas esperanças políticas…
    Por que a reticências?
    Ricardo é o único?
    Montou o governo?
    É confiavel
    É muita bajulação…

    Resp.; O jogo de poder passa pela articulação política. E isso faz de Ricadro uma peça importante. Só isso.

  14. RICARDO MURAD AGLUTINADOR?
    DEIXOU DE SER DESAGREGADOR?
    TÁ DE BRINCADEIRA!

    • FALA SÉRIO!!! ESSA TURMA DO OUTRO LADO DA PONTE É HORRÍVEL, QUANDO ENTORTAM A CARA PARA UM LADO, QUEM TRANFORMAR UM DESAGREGADOR EM AGLUTINADOR, ME COMPREM UM BODE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *