20

Roseana adia novamente anúncio da reforma e do secretariado…

Roseana ainda não decidiu sobre secretariado

Ainda não será nesta semana  que a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciará o seu novo secretariado e as mudanças na estrutura administrativa do estado. Ela resovleu deixar para a semana que vem os anúncios.

A reforma administrativa elaborada pela equipe coordenada pelo futuro chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, está toda pronta, desde a semana passada, mas Roseana quer apresentá-la juntamente com os novos secretários. Este é o problema.

Existe uma guerra intestina pelas indicações. Ora acontece vetos por parte do grupo de Roseana, ora a crise se instala nos próprios grupos que apresentam os indicados.

Várias pastas ainda estão indefinidas, apesar de nomes já terem sido apresentados.

Um Exemplo: Secretaria de Cidades. O ainda deputado federal e suplente de senador indicou o assessor Ricardo Guterres, que foi vetado por Roseana.

Outro exemplo: a pasta da Ciência e Tecnologia, disputada pelo deputado Joaquim Haickel (PMDB) e pelo atual titular da pasta, Lauro Assunção.

Além disso, falta deifinir o que fazer com a Secretaria de Juventude, a ser desmembrada do Esporte. Roseana precisará definir se nomeia o deputado Jura Filho (PMDB) para a nova pasta ou se escolhe outro indicado.

Apesar de isolada com o seu grupo, a governadora tem recebido pressões de alaidos políticos, o que tem dificultado a definição da reforma.

E o início do novo governo está cada vez mais próximo…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Governadora, não esqueça de apreciar a sugestão de indicação do Prof.° Chocolate ( ex- coordenador do COMAFRO) para a Secretaria de Igualdade Racial.

  2. Amigo marco eu achava que a secretaria de agricultura poderia continuar com afonso ribeiro, pois ele ajudou e muito transformar nossa agricultura em pouco tempo a frente da pasta, e pq a governadora não continua com ele novemente nesses 4 anos, sem dizer que o PTB ajudou e muito a governadora Roseana, tanto o secretário como os deputados Manoel Ribeiro e Pedro Fernandes, sem falar que sempre foram fiéis ao grupo da nossa governadora.

  3. Decio a Governadora deveria chamar para comanda o DETRAN o Ex-Secretario da SMTT CANINDE BARROS um homem serio e competente que conhece bem a área de transito nada mais justo que ele para ocupar essa pasta já que a governadora esta buscando para sua equipe só técnicos o mesmo se enquadra nessa área vale lembra que o DETRAN precisa de mudanças por que o diretor que la esta não tem nada haver com transito o mesmo é Advogado e não entende de transito.

  4. Meu caro amigo Marco, e o Detran vc sabe quem vai pra la?
    Desde ja te agradeço.

  5. Marco,
    Quero me reportar ao comentário da ¨cientista ¨DALVA LORETO. A mesma se intitula de pesquisadora, de integrar a sociedade acadêmica universitária, e escreve a palavra ¨fracaço¨¨? Essa intelectual de araque so pode estar de brincadeira.

  6. O Dep. Lima é Doutor em Egenharia de Materiais, com experiência na academia na área de convênios, foi diretor do IFMA, entre outras ações. portanto é nome credenciado para a pasta que ñ pode continuar com esse atual Lau…lau…ro…ro..

    resp.: Faltou um dado na folha corrida dele: foi expulso do Cefet a bem do serviço público e está incluído na lsita dos ficha-suja do Tribunal de Contas da União.

  7. Liviomar Macatrão seria o melhor nome da pasta de turismo. É um técnico atualizado do setor, tem bom relacionamento com o trade turístico, tem bons projeto apesar da falta de recursos…Tenho certeza que faria muito pelo turismo ludovicese e maranhense como um todo. Pena que divisões políticas impeçam esta parceria.

  8. Já que vc se diz um aliado da governadora, pede pra ela refletir sobre estas informações sobre a educação do Maranhão. Afinal, sempre que ela se elege ela promete melhorias e nada acontece. Por que será que este assunto não foi tocado por vcs da mídia miranteana, hein?

    “Dez Estados brasileiros alcançaram resultados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) melhores que a média nacional. Todos eles estão nas regiões Sul e Sudeste, com exceção do primeiro lugar: o Distrito Federal, que já foi campeão do Pisa 2006 e agora obteve 439 pontos na média das três áreas avaliadas.

    No último lugar do ranking, aparece Alagoas, com 354 pontos, seis a menos que sua última média. O Estado perdeu pontos em ciências e leitura e melhorou um pouco em matemática.

    Outras seis Unidades da Federação – Amapá, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima – pioraram em ciências. Distrito Federal, Sergipe e Santa Catarina caíram em matemática, e apenas Alagoas baixou a média em leitura.

    A maioria dos Estados, no entanto, teve resultado significativamente melhor que os de 2006. O Maranhão, último colocado naquele ano, conseguiu aumentar em 43 pontos sua média em leitura – ainda assim, mantém-se como penúltimo no ranking brasileiro. Pontuação do Maranhão em Leitura: 363 (último colocado); Matemática: 341 (último colocado) e Ciências: 363 (penúltimo).

    As melhores pontuações foram obtidas pelo estado de Santa Catarina. Leitura: 438; Matemática: 412 e Ciências: 435.

    São Paulo, que em 2006 ficou em 11º lugar, atrás de Estados mais pobres, como Paraíba e Sergipe, melhorou sua posição: agora aparece em 7º. Nas médias gerais, ainda está abaixo de todos os Estados do Sul, de Minas Gerais e do Espírito Santo.”

    fonte . Estado de São Paulo

  9. Marco votei em Roseana. Quero, como muitos, seu sucesso, mas preocupa-me muito sua conduta na condução do processo de escolha do seu secretáriado. JOAQUIM HAICKEL na sectec é agredir, e muito, a inteligencia de nós pesquisadores. Triste. Sem nenhuma história na academia, o vejo muito mais como um mercador. Vem cumprir o papel ridiculo de receber bonus pela covardia de não disputar a eleição. Seu fracaço é recebido pela sociedade academica universitária como uma negação do povo ao seu pifío e preguiçoso desempenho como politico. Aproveite-o é uma pasta onde o ócio possa fazer parte “serviço”.

    • CALMA AÊ, DALVA!
      JOAQUIM É UM DOS PARLAMENTARES MAIS ASSÍDUOS, PROCURE SE INFORMAR MELHOR.
      ALÉM DISSO NÃO DISPUTOU MANDATO ELETIVO PORQUE NÃO QUIS. SERIA ELEITO, NÃO COM A VOTAÇÃO DE RICARDO MURAD OU DE CUTRIM, MAS SERIA ELEITO, SIM! HÁ MOMENOS NA VIDA DE UM HOMEM, INCLUSIVE POLÍTICO, QUE SE QUEIRA DAR OUTROS SALTOS!!
      E OUTRA: FERNANDO HENRIQUE FORA UM BOM MINISTRO DA FAZENDA DE ITAMAR FRANCO SEM SER ECONOMISTA, LEMBRA??
      VAI COM CALMA DALVA E SE INFORME MELHOR!!

  10. Concordo com o comentário da Tania Cristina, estava no Palácio Henrique de La Roque, no encontro com os prefeitos sobre os recursos do BNDS, o DR. Márcio da Saúde deu um espetáculo de conhecimento e administração e o Washington Rio Branco do Meio Ambiente, festejou o governo com elegância, fala altamente comprometida com o desenvolvimento do Maranhão, encantou a todos e terminou sendo aplaudido fortemente. Eis o resultado da brilhante fala que se espera de um gestor público, que saiu no jornal O IMPARCIAL:
    Na avaliação do secretário Washington Rio Branco essa postura (parceria com os municípios) será a tônica do Governo Roseana Sarney que se inicia em janeiro de 2011. “Precisamos descentralizar para que as nossas ações sejam mais ágeis, mais céleres. Vamos trabalhar com as regionais que serão implementadas e em parceria com as administrações municipais para levar os nossos programas e ações em todos os rincões do Maranhão”, afirmou.

  11. Gostaria muito de entender porque essa indefinição. As áreas mais prioritárias precisam de definição:educação, saúde e meio ambiente. Essas duas últimas já tem dois excelentes técnicos à frente. O Secretário de Meio Ambiente, além de ser técnico é servidor do quadro da SEMA, já demonstrou alta capacidade de gestão. O Dr. Márcio da SES é um técnico indo e voltando, tem que ficar.O melhor governo da vida tem que ter critério técnico (temos pessoas capazes no MA), pois os eleitores que votaram no 15 esperam por isso. Chega de tentar importar secretários….

  12. Marco, e as gerências, será que Roseana definirá antes ou depois da posse ?

  13. Marco,
    Será que a governadora vai trocar a diretoria da caema. Se fizer isso será um retrocesso, tiarar uam diretoria tecnica e colocar uma politica. para ela mostrar o governo que vai fazer tem que começar admitindo as diretorias tecnicas, vc não acha?

  14. Essa infeliz vai ser é cassada. Ela pensa que todo mundo dormindo. Ela vai provar do veneno dela. Espera.

  15. Marco,
    Roseana está demorando muito, isso não está fazendo bem aos funcionários públicos. Precisa ser mais rápida. Veja como Dilma está fazendo, quase todos sendo anunciados. Está na hora de abrir essa caixa preta e ser célere, como deve ser o seu próprio novo governo.

  16. tambem tem uma alianca com varias grupos politicos dos quais 99% deles sao corruptos
    todos querem uma boquinha

  17. CARLOS ANDRE Pra que não mi conhece sou Ex-Candidato Dep. Estadual de uma dessas siglas.

    Marco tudo seria resolvido se a Governadora reunisse os partidos aliados, que ajudaram a ganhar o Governos ate agora ROSEANA prega que vai governar com técnicos mais estamos vendo ai é muitos amigos indicados como secretários será que os partidos não tem também seus técnicos, como sugestão a Governadora gostaria que ela pedisse aos partidos que apresentasse uma lista de três ou dois nomes disponíveis acompanhada de currículos para não cometer nenhuma injustiça como nenhum partido o que se percebe é que os partidos não tem direito nem de discutir sua participação o que tudo indica que somente foram reconhecidos no período da eleições mais eu ainda acredito que a Governadora não deixara os partidos de fora mais também não queria que a mesma só desse a sobra do Governos hoje os partidos que estão no governo com secretaria é PMDB, DEM, PV, PSC, PP, PT, PR os demais ficam como boiando na praia será que só esses partidos citados ajudaram a decidir a eleição e os demais fica onde Governadora.

  18. Guerra intestina. Pelo cheiro, essas conversas devem ocorrer perto do intestino. Isso, sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *