36

Eliane Cantanhede e as marcas do preconceito…

A jornalista Eliane Cantanhede deu hoje, em sua coluna na Folha de S. Paulo, mais um exemplo do preconceito e do ódio da mídia-paulista-quatrocentona-serrista-falida-e-antinordestina contra os líderes políticos do Maranhão.

Ao tentar atingir o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-SP) –  destilando ódio por causa do poder do peemedebista – Cantanhede acaba também atingindo o Maranhão e os maranhenses.

Mais grave: a jornalista seria descendente de maranhenses, o que torna mais odiento o seu preconceito – proque revela uma espécie de apostasia contra a própria origem.

– O governador Sérgio Cabral, que é do Rio, Estado chave inclusive eleitoralmente, peleja para fazer Sérgio Côrtes ministro da Saúde, sem sucesso. Sarney, do Maranhão, não precisou muito para reconduzir o afilhado Edison Lobão para o rico Ministério de Minas e Energia – revolta-se a jornalista.

Em seu discurso preconceituoso, Eliane Cantanhede cria um tal PJS (Partido do José Sarney). Tudo por que saíram do Maranhão os ministros de Minas e Eneriga ( senador Eidson Lobã0) e do Turismo (deputado federal Pedro Novais).

Desesperada, humilhada, irritada e revoltada por ver o Nordeste mais uma vez como protagonista da cena política brasileira – não só com Sarney, mas com outras lideranças da região – Eliane Cantanhede chega a questionar o que tem Sarney para Lula dar tanto poder a ele.

A resposta é simples, cara jornalista:

Sarney é simplesmente o maior político vivo do Brasl…

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. Marco, o preconceito é contra SARNEY e nao contra nordestino. Vc peca pela parcialidade e isso é atributo primordial para um jornalista…Reveja seus conceitos…

  2. Sarney e o melhor e o maior, mas do que isso adianta? o maranhao continua ocupando os primeiros lugares quando o assunto e miseria,analfabetismo entre outras mazelas.nao mudou o maranhao nem mesmo qndo foi presidente do pais,quem dira como presidente do senado,sei que ele nao e eleito pelo maranhao, mas se fosse tambem, no iria fazer muita diferenca pq ele com prestigio ou nao o maranhao nao sai do lugar,Vergonhoso,nao consigo sentir orgulho de ter uma senhor tao prestigiado no poder.

  3. …o que tem Sarney para Lula dar tanto poder a ele???
    O que será em caro jornalista??? Tantos favores que melhor nem enumerar

  4. Simplesmente Sarney é o cara. Ponto e basta.
    Aplaudido pelos seus e reconhecido pelos inimigos.
    Quem não gosta tem de admite o grande pontecial desse maranhense n

  5. Caro você não sabe o que fala!!!!! Quem te deu autoridades para nos defender?? Mesmo porque tudo que ela falou é verdade, apenas aceite!!!! Agora você dizer que o Sarney é o maior politico vivo no nosso País é DEMAIS!!! Por isso que a nossa politíca ta do jeito que ta, olha os exemplos que temos!!!!!! Nosso Brasil merece coisa melhor.

  6. Por que Sarney então não responde a esses comentários com dados da realidade do Amapá, mostrando como sua atuação parlamentar melhorou a vida do povo daquele estado?

    Por que os ditos discriminados não mostram suas realizações nos seus estados?

    Roseana governou o MA por quase oito anos, antecedida por Lobão e Cafeteira, todos de seu grupo político. Há quase dois anos Roseana voltou ao comando do MA. Mas NENHUM DELES ou mesmo Jackson respondem por que o MA tem o SEGUNDO PIOR desempenho na educação entre as unidades da federação?

  7. BOA MARCO… AINDA TEM GENTE NO MARANHAO QUE CHUPA O SACO DO SERRA!!!!! VALEU SARNEY…..EI PAULISTADA,VAI TOMAR….

  8. Déça, em parte o Felipe Santos tem razão. Você tem bons posts e muitos bons comentários quando não exagera em suas defesas. Que a jornalista notoriamente tem raiva (ou inveja) de Sarney, isto está claro no seu texto. Mas que ela não atacou diretamente os nordestinos, pois somente citou o poder de Sarney, e não do Collor ou de outro aliado nordestino do mesmo. Creio que sua defesa se esvaiu numa direção vazia.
    Por favor, mantenha seu bom jornalismo acima de tentar criar factóides irreais. Se ela tem raiva de nordestinos (e não estou escrevendo para defendê-la), neste artigo ela não demonstrou. Mas que você infelizmente demonstrou a capacidade de distorcer notícias a seu interesse pessoal, creio que esta matéria contribuiu para formar opinião… você é muito melhor do que este texto, por favor!

  9. Deça, Sarney tem pacto com Diabo? Da época dele não tem mais ninguém vivo!Mandaram pra academia pra ver se davam jeito nele. Mas o bicho é duro na queda! Continua vivinho da silva. E olha que la só tem imortais de paletó de madeira! hahaha

  10. O Maranhão tem 2 ministros, apoio do presidente Lula, é a terra de Sarney…

    Sarney já foi presidente, é novamente presidente do senado, tem influência e o Maranhão continua sendo um dos últimos estados do país em termos de educação, saúde, dignidade humana, infra-estrutura, saneamento e tudo mais…

    O que adianta para o povo ter Sarney como homem forte?

  11. Sinceramente, não percebi qualquer fiapo de preconceito no trabalho da jornalista. A sua crítica (dela) foi ao Sarney e ao PMDB pela forma de fazer política, e não aos nordestinos. Compreenda-se que o PMDB é acusado por parte de seus próprios filiados (p. ex., P Simon) de “fazer política” em troca de cargos. Lotearam o PMDB e o apoio a todos os presidentes em troca de cargos/ministérios/superintendências etc. Perdeu-se a identidade de um partido (quem foi o MDB???). Quem te viu, quem te vê.
    E quanto a ser o maior político vivo do Brasil, não sei se é um título a se comemorar, considerando que a marca maior do nosso país é a corrupção. Seria melhor se fosse reconhecido como escritor… Se fosse o melhor…

  12. Marco,
    não é de hoje que os políticos nordestinos tem muito prestígio nacional, porém nosso povo ainda viove em estado de misséria. Dá para explicar? Ciro Gomes, Sarney, Jeressate, Eduardo etc…

  13. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Eu sabia, cabloclo que essa mídia-paulista-quatrocentona-serrista-falida-e-antinordestina ia dstilar seu ódio contra ó nosso eterno presidente José Sarney e, por consequencia, contra todos os norestinos, em especial os maranhenses. Mas eles vão ficar apenas latindo. De nada vai adiantar. Sarney é o maior político vivo de toda a história politica brasileira. Eles vão destilar ódio maior quando Sarney for reeleito presidente do Senado. Eles não vão aguentar tato ódio. Se Lula tem todo esse carinho por Sarney é porque ele bem sabe que Sarney foi seu aliador de primeira hora nos momentos mais difíceis que ela passou. Lula sempre que precisou de Sarney pode contar com ele, ao contrário de muitos, que quando viram a situação difícil fizeram corpo mole. Sarney foi o politico que pernaneceu ao lado de Lula nos momentos mais dificeis de seu governo. Lula é inteligente, se ele respeita Sarney é porque sabe o que faz. Ela deveria perguntar para o Lula e deixar desse preconceito odiento. Sarney é o maior orgulho do Maranhão! Estou muito feliz com a nomeação de dois maranhenses para ministros. O Maranhão só tem a agradecer. Chegou a vez do Maranhão! O Maranhão vive seu melhor momento! Dilma, Sarney, Lobão, Pedro Novais e Roseana. Dessa vez o Maranhão vai!!!
    Aos do contra, iclusive os idiotas que se dizem maranhense e torcem contra seu próprio estado, só lhes restam continuarem na torcida dos contras, pois nós que realmente amamos esse estado, sabemos que o bem sempre vence o mal…chorem idiotas…o Maranhão não precisa de vcs!

  14. Também concordo com você, Sarney é simplesmente o maior político vivo do Brasil e ponto final. Agora essa turminha da oposição que fala mal dele é porque não tem vez com ele pois de gente corvade ele está é longe. Valeu Sarney, Presidente Dutra tem orgulho de ter voc~e como filho do MARANHÃO

  15. A midia paulista é falida e tu vive publicando reportagens da folha de São Paulo.Cria vergonha na cara MARGINAL DO COROADO.

  16. O namoro do Sarney com o PT do Maranhão vai acabar já já.
    Deixa a Educação não ser do PT pra voçê ver a moral que o Washington Luis vai ter com os filiados

  17. Gosto mais dela do que vc, e daí? Além de ser uma bela coroa…

    resp.; Também gosto dela.

  18. JOSÉ SARNEY É O MAIOR POLITICO DO BRASIL. MERECE RESPEITO. NOSSO CONTERRANEO, MARANHENSE E NORDESTINO…. É O MÁXIMO…

  19. Muito obrigado pela preocupação de defender os nordestinos, mas nós não precisamos deste tipo de defesa. Sarney é sem dúvida o maior político vivo da história deste país, depois do Lula, mas e os meios que ele utilizou para chegar a tal posto? Também não gosto de algumas atitudes da imprensa paulista-sulista, mas neste assunto sou fiel leitor, ajudo como posso, entro no blog do Augusto Nunes e o ajudo a falar mal da maior quadrilha do Brasil. Ele é Serrista sim, mas e daí? Votei na Dilma por exclusão. O fato de o Sarney estar do lado dela quase me fez deixar de votar, mas sabia que se o Serra ganhasse ele estaria lá no dia seguinte reivindicando os mesmos poderes. Sarney é sim a maior praga deste país, espero que o tempo se encarregue de tirá-lo logo de nós…
    E você nunca vai deixar de ser esse babãozinho de merda não hein? Mesmo que Sarney fosse tudo isso que tu dizes ser, mesmo que ele fosse o mais probo e honesto político deste país ainda assim seria ridícula tua perfomance, otário, vive de migalhas e quer falar do trabalho de jornalistas de grande porte, procura teu lugar.

    resp.; Quem lhe deu autoridade para falar em nome do povo nordestino? Fale apenas por você, meu caro. Posso te garantir quen não vivo de migalhas.

    • quem te autorizou a falar em nome dos maranheses marco deça?!
      é claro que comentarios desse tipo atingem os maranheses, é vergonhoso termos uma história escrita relacionada a pessoas do tipo do teu patrão.
      um homem que vivi de galho em galho atras de cargos publicos pros seus bajuladores, so pode ser conhecido nacionalmente.
      como pode ser conhecida uma pessoa que foi a favor da ditadura militar e vivi levantando a bandeira de todos os partidos que chegaram ao poder?!
      muito esperta, com certeza. mas esperteza não quer dizer que ela seja de uma boa indole. o que podemos dizer dos espertos que vivem do crime? são de boa indole?
      essa é a questão, o seu patrão escreveu sua historia a partir de um povo mizeravel que vivi a espera do milagre, da salvação. a cada eleição novas promessas de crescimento economico. entretanto, vivemos com um dos piores indicios de desenvolvimento social, e não é culpa da midia sei lá o que de são paulo. voce ate que é bom pra criar apelidos, podia se candidatar a deputado federal como fez tiririca (nordestino que ganhou em são paulo).

    • falo pelos nordestinos sim, porque se o nordeste ainda é hoje um dos grandes guardadores de pobreza e mizéria é por causa da ação de coronéis retrógrados como este seu patrão aí. Mais de oitenta por cento dos nordestinos sabem da necesidade de nos livrarmos destas pragas representadas por Sarney, Collor, Magalhães e outros. O Piauí já deu o que Heráclito e Mão Santa mereciam, Alagoas deu as costas para Collor e o Maranhão? Falo sim pelos Nordestinos, não todos, mas aqueles que sabem da importancia e do poder da mídia sulista na nossa guerra contra as quadrilhas infiltradas na esfera de poder público. Se essa imprensa de merda do Maranhão pode ser sacana para beneficiar a quadrilha porque a do sul não pode ser para falar a verdade?

    • e vc, quem te da esse direito de defender,os nordestinos…..

      Resp.: O simples fato de ser nordestino também.

  20. Marco,
    Seria surpreendente se a presidente eleita nomeasse um jornalista da Folha de São Paulo para ser ministro.
    Os maranhenses não estão preocupados com a insatisfação dos jornalistas da Folha. O candidato deles era José Serra. Já que o jornal não é imparcial, então poderia ficar calado e esperar que no futuro um candidato ligado a eles venha a ganhar uma eleição, aí sim, teriam o dereito de dar pitaco.

  21. É isso ai Marco, dos 5 ministros da cota do PMDB, 2 são Maranhenses o que significa 40% do total que cabia ao partido.
    Prestigio de Sarney, para desespero de muita gente do sul do país e, principalmente para uma súcia de beócios daqui do Maranhão.
    Sarney é indiscutivelmente o mais influente político vivo do Brasil ( há outros “ícones” como Jakson Lago, Castelo, Zé Ruéla, Dino, etc..), e , completando tua frase, podemos acrescentar que, além de ser o mais influente político vivo do país, Sarney é seguramento o mais vivo de todos.

    • Grande merda, dois politicos ultrapaçados,lobao ladrao,pedro nao vai,so fazem,o os outros mandam.rsssssssssss

  22. Ou mais esperto. Como diria Maquiavel: Tem que ser raposa e leão.
    Pena que ele é senador pelo Amapá agora e não pode fazer muita coisa pelo nosso Amado Maranhão.

    |Resp.; Até para ser mais esperto, também tem que ser bom. A esperteza também demonstra superioridade em relação a outrem. Portanto, por qualquer aspecto que se leia, Sarney é o maior político vivom do país.

    • A unica coisa q esse cidadao faz, para o maranhao,e´barrar as verbas q sao de interrese do povo…………………………..

  23. Marco, chega a ser patético esse seu post…Está claro sua parcialidade, seu puxasaquismo, falta de bom senso. Quando vc trata de comentar política, pura e simplesmente, é muito bom, mas qdo recai em posts deste tipo, é medíocre.

    resp.; Quer dizer que eu sou imparcial quando comento o comentário dela, ams ela não é quando ataca um nordestino por despeito sulista? Então, tá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *