29

As ameaças do procurador Cláudio Pavão…

A governadora Roseana Sarney (PMDB) está encurralada.

As ameaças do procurador José Cláudio Pavão Santana, reveladas no twitter – e divulgadas em primeira mão por Gilberto Léda – tiram dela a possibilidade de optar pela indiferença na crise com a Procuradoria-Geral do Estado.

Ou Roseana toma uma decisão dura ou ficará refém do órgão.

É exatamente isso que diz Cláudio Pavão, em uma das ameaças mais abertas já feitas no Maranhão.

Ou Roseana a mantém (a procuradora-geral Helena Haickel) ou não governará. escrevam o que eu digo – detona ele, dando a entender, também, ser detentor de um absoluto poder no órgão.

Seria chantagem, recado, bravata ou surto do procurador? Caberá a Roseana dizer o que é.

E só o fará mostrando quem é que manda…

Marco Aurélio D'Eça

29 Comments

  1. Maluco Beleza,
    Analise as proposições abaixo e reflita:

    PGE FORTE E INDEPENDENTE = PGE DE CARREIRA = DRA. HELENA HAIKEL

    PGE DE “RABO PRESO” (RICARDO MURAD + MARCOS LOBO) = PGE POLÍTICA, FRACA, IMORAL!!!

    VC está certo Dr. Cláudio Pavão.

  2. Marco, esse Antônio Lyra se acha. Quem vê pensa que a Governadora está morrendo de medo da Procuradoria. Se ela tivesse medo da Procuradoria não teria colocado o advogado Marcos Lobo para Procurador Geral. Marcos Lobo foi o melhor Procurador Geral dos últimos 10 anos e não era procurador de carreira. Quem deve ter medo da Governadora é a Procuradoria, pois se ela quiser ela acaba rapidinho com essas mamatas. A Procuradoria não tem sustentação da opinião pública e suas mamatas não se sustenta juridicamente. Por isso, deveriam ser mais humildes e mostrar serviço. Já perderam o respeito da opinião pública. Para perder o respeito político é facinho, facinho. Acorda Antônio Lyra. Você é um servidor público como qualquer outro e mamata tem prazo de validade.

  3. Senhores detratores da PGE/MA,

    Tenho certeza que a Governadora é uma pessoa de bom senso. Ela sabe que durante os governos José Reinaldo e Jackson a PGE teve conquistas e a auto-estima dos Procuradores aumentou sensivelmente, o que refletiu na independência e desprendimento na prestação dos seus serviços para o erário público estadual. HOJE os Procuradores estão motivados realmente. A Governadora sabe que os Procuradores não são, como todo o respeito, “peões do serviço público”, através dos quais ela usa como cobaias para arrancar-lhes a fórceps garantias conquistadas, principalmente aquelas que não trazem qualquer impacto ao erário e ao serviço público estadual. A Governadora sabe que, se ela prometeu a todos um governo pautado por critérios técnicos e de corrupção zero, ela precisa SIM de uma Procuradoria forte e motivada. Afinal, os seus secretários com perfil técnico e bem intencionados vão querer respaldar as suas decisões através de uma consultoria jurídica confiável e independente. A Governadora também sabe, senhores, que ela não pode criar uma consultoria jurídica paralela nas secretarias ou através de um outro órgão, pois estará cometendo uma flagrante inconstitucionalidade. A Governadora tem pleno conhecimento que os Procuradores tem canais institucionais dentro e fora do MA para reinvidicar os seus direitos quando molestados injustamente. A nossa mandatária também sabe que os “seus tratores do governo” que tentam arrancar direitos da Procuradoria e querem fazer, ao mesmo que são úteis (até a página 06), podem ser extremamente perigosos e traiçoeiros, pois podem gerar um enorme desgaste. Por fim, senhores, a Governadora sabe QUE OS TEMPOS JÁ SÃO OUTROS.

  4. O Augusto tem razão. De fato, muitos têm inveja dos procuradores do Estado do Maranhão. Veja só. Um juíz trabalha no mínimo duas décadas no interior para talvez chegar a ser Desembargador e assim vai ganhar um pouco mais que vinte mil reais por mês para ter dedicação exclusiva. Mas, um menino de vinte e poucos anos passa no concurso de procurador do Estado do Maranhão e já começa com um salário de vinte mil, mais sucumbência e ainda pode advogar. Além de tudo, não pisa no interior. Quem não teria inveja disso? Quanto a essa história de que o procurador diz o que é certo e o que é errado, creio que o Augusto se equivocou. Se fosse assim, o procurador teria de dizer que é errado pagar sucumbência para procurador, teria de dizer que é errado descontar o FUNBEM dos servidores públicos, teria de dizer que é errado receber sucumbência de acordo feito por delegado de polícia, etc.

  5. Dr. José Claudio é isso ai você é vitalicio e essa moça é so por 04 anos assim que os juizes e procuradores eleitorais deveriam agir.

  6. José Cláudio Pavão é imoral. Recorre das decisões que concede 11,8 % aos servidores, mas não recorreu quando os procuradores ganharam. Isso é uma verdadeira improbidade.

  7. É engraçado essa “conversa” entre José Cláudio e Ricardo Murad pela internet. Mais engraçado ainda são os comentários de muitos, a maioria sem sentido algum. Primeiro, ninguém deu nada aos procuradores. Os procuradores conquistaram seus direitos com muita luta através de sua entidade de classe – ASPEM. Segundo, os procuradores detém sim informação. É o que mais detém. O procurador diz exatamente o que é certo ou errado de acordo com o ordenamento jurídico. E conhece todas as situações que necessitam ser-lhes submetidas. Outra fala estranha é a que diz que a Governadora pode punir. Ora, José Cláudio não pode ser punido por manifestar opinião. Que besteira. E não se está falando de alguém com cargo em comissão. Ele é procurador de carreira. Outra: ninguém põe basta na PGE. Os Procuradores detém — para inveja de muitos — a exclusividadade da representação e da Consultoria do Estado, nos termos do art. 132 da CF. E isso não pode ser tirado ou se pode “dar um basta”. Quanto a concurso para procurador, é o primeiro item em qualquer reunião da ASPEM com o governo. A PGE não mais suporta a demanda. O limite já foi ultrapassado há muito. Por fim, acho que esse debate público nada trará de benefícios ao Estado, que será sempre o perdedor em qualquer disputa PGE/governo. Benefícios diretos só a Ricardo Murad e a José Cláudio, que terão suas páginas das redes sociais turbinadas, pelo menos. Outros benefícios/interesses podem até ser imagináveis, mas dificilmente serão alcançados no estágio atual das coisas. Ou seja, a contenda não é o melhor para o Estado; apenas para os contendores.

  8. DE SABIAMA PARA EDUARDO

    Luis o Eduardo mandou-me te dá zero.
    00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  9. Está na hora de a Governadora colocar um basta na Procuradoria do Estado. Lá eles podem ganhar no teto e ainda podem advogar. É esquisito alguém ganhar no teto e não ter dedicação exclusiva. Além disso, ainda ganham sucumbência que o Ministério Público considera inconstitucional. Lá eles querem receber sucumbência com depósito na conta da associação dos procuradores. Lá eles não pagam os advogados dativos. Lá eles tiveram aumentos substanciosos no apagar das luzes do governo Jackson. Agora vem o Pavão fazendo ameaças… Quanto poder esse pessoal tem. Qual a razão de tanto poder? O que eles sabem que ninguém sabe? O que eles fazem que ninguém faz? O que eles têm de tão especial para ganhar mais do que Desembargador?

  10. Caro Marcos,

    É interessante esse tal de José Cláudio Pavão. Tem “coragem” de cobrar os 72 hospitais e ao mesmo tempo fez-se de mudo, surdo e sei mais lá o que nos desmandos do governo Jackson.
    Cadê a cobrança do Costa Rodrigues e do Castelão. O que disse o PGE nos idos do Gov. Jackson sobre os várias decretos de calamidade para justificar as dispensas de licitação e a farra de contratações sem concurso público.
    Será que tal silêncio deveu-se ao único aumento substancial que Jackson concedeu a uma categoria, equiparando-os a Magistratura e ao Ministério Público. E diga-se de passagem que é o único (talvez por ser o mais rico!!) Estado da Federação que o faz. Paga-se ainda sucumbência e permite-se a advocacia. Como ficam as categorias da Fiscalização, Auditoria, Controlodaria, Corregedoria, Defensoria etc., que desempenham funções tão importantes quanto ao dos nobres Procuradores. Sem citarmos os nossos Professores da rede do Estado.
    O que leva, afinal, um governador encaminhar uma reforma administrativa que no bojo do art. 38 submete as suas ações aos interesses dos procuradores, dando competência ao PGE de referendar os atos do Governador de interesse da Procuradoria ou que nela tenham repercussão. Que segredo é este que guarda José Cláudio Pavão?!?!?!?

    Resp.: Detalhe: o próprio José Cláduio Pavão era o prolcurador-geral na época de Jackson.

  11. A Ameaça foi clara, e se a Governadora não der uma resposta IMEDIÁTA o bicho vai pegar, pois esse beócio travestido de procurador, vai se julgar forte ( na verdade é mais um empregadozinho que vive ao sabor dos ventos das mamatas públicas) e continuar com as ameaças.
    Se Roseana não fizer nada para PUNIR DE FORMA EXEMPLAR este IMBECIL, a vaca vai pro brejo mais cedo.

    • Ei amigo se atualize.O MP é independente,a Governadora só nomeia a Chefia.Nada mais.Se o Sr.José Claudio que ter chegado ao mais “alto”posto de sub-procurador;pode sim ser alcançado pelo Conselho nacional do Ministério Público,e destitui-lo do cargo.Ninguém está acima da lei,sabias?professorzinho de faculdadde de fim de semana.

  12. Sinceramente, alguém andou faltando às aulas de interpretação de texto da escola!! Acredito que o Dr. Claudio Pavão tenha apenas “jogado” um pensamento no twitter, está bem claro que ele nao fez nenhuma ameaça! É como dizer “ou consertam-se os buracos desta cidade ou não se anda mais na rua”. Ou seja, não existe ameaça e sim uma hipótese condicional que possibilite o acesso às ruas. Condicional, obviamente, em razão da situação das ruas: cheias de buracos e se ninguém consertar, ninguém anda;
    Você vai ter recesso de final de ano? Aproveite para estudar Português, caríssimo Deça.

    é muito feio deturpar o que uma pessoa escreveu só para criar polêmica!!!

    Feliz Natal!

    resp.; Ah é, né? Então, tá!!! Mas como você diz, interpretação de texto é a idéia de cada um. E cada um interpreta como entende. Eu entendi havern uma ameaça – e não velada, mas aberta – à governadora.

  13. Esse “Procurador” está precisando AINDA é de um analista,pois foi um dos que ficaram revoltados com a cassação,ou melhor:com a perda do cargo.Que por sinal lhe dava “grandes”vantagens.Sr.José Claudio,porque o sr.quase sempre almoçava num restaurante no Renascença II na companhia do empreiteiro nº1 do PDT(Carlos Alberto Couto)??e o carro da Procuradoria ficava SEMPRE com o ar condicionado ligado enquanto o Sr.”almoçava”??Haja combustível…´Depois volto com mais algumas perguntas.Quem tem telhado de vidro,não joga pedra em telhado alheio.Aqui no Marco,eu falo,no Décio ele não coloca,talvez por causa de um “conselheiro-alagado”

  14. Meu Deus, com td respeito que tenho a Ricardo, se ele quisesse tanto poder e mandar em todo estado, que se candidatasse a governador. Querer mandar mais que a governadora (cunhada) é complicado. Essa ele vai ter que engolir: Dra. Helena vai ficar e ponto final!

    Ps: O que tem a ver se Dr. Zé Cláudio já foi oposição ? Ricardo também já foi e pior ainda; falava coisas impublicáveis da Roseana! Aí sim é falta de respeito!

  15. isto acontece nesse governo porque os procuradores são MARAJÁS do estado. nao precisam da procuradoria. deve a governadora dar um basta nisto e abrir o mais rapidamente concurso público.

  16. Que tipo de ameaça ele fez mesmo?
    Não entendir…jogar palavras soltas e sem conexão não é papel de jornalista profissional.

    Ah! Entendo…é colocar todos os afilhados do grupo Sarney como fez a Bia Venâncio em Paço do Lumiar…

    Aliás, qual é mesmo o papel da Procuradoria-Geral do Estado?

    resp.: Palavras soltas? Por acaso desafiá-la a manter uma pessoa sob pena de que terá problemas no governo é o quê? Brincadeirinha??? Então é bravata. E se é bravata, é pior ainda, porque denota desequilíbrio.

    • E o que significa “Democracia”? Ele apenas esta dizendo que vai fazer a parte dele e se ela não trabalhar….ja sabe né? Não é ele quem vai fazer justiça com suas próprias maos e sim a própria justiça, ou seja, o seu dever de como Procurador Geral do Estado…

  17. Quero parabenizar por + 1 vez o procurador Dr. José Claudio Pavão Santana por ter corage e não ficar se privando por causa de uma oligarquia é muita cara de pau de Ricardo ele pensa que todos são iguais a ele que ja tirou de um porco e botou na Roseana ai depois pulou de novo para o barco dela de novo.

  18. Caro Marcos D’Eça,

    Lá na Procuradoria Geral do Estado está uma zorra total. Fui reintegrado em 2008 ao meu cargo de Técnico da Receita Estadual, e o Juiz mandou a sentença para que implantem em meus vencimentos todas as vantagens desde de 1992 até 2008. A PGE perdeu o prazo, agora e processo “transitou em julgado”, não requer mais recursos. Mesmo assim não implataram minhas vantagens. O Juiz expediu outra sentença para que seja implantado no meu contra-cheque todas as vantagens, mais multa de 1000 mil reais por dia. Mesmo assim a PGE não compriu uma decisão judicial. Cabe agora ao Juiz expedir ordem de prisão por desacato a à autoridade Isso ainda vai dá o que falar. Os procuradores não tão nem aí, deixam os prazos vencerem em prejuizo do próprio Estado, não cumprem decisão judicial. Enfim, tá uma ZORRA toral lá. Os direitos e deveres constituicionais n~çao estão sendo respeitados pela PGE-MA. Alguem tem que fazer alguma coisa.

    • deixa de ser besta, deixa essa multa correr 1 mÊs e você fica milionário. Ou será um blefe seu?

      • Antes fosse blefe meu prezado leitor. O que me interessa é o legítimo direito adquirido ser cumprido e as autoridades sendo respeitadas em seus mandados. Não essa anarquia que se vê onde as leis não são repeitadas. Quanto a ficar milionário, essa multa é muito pequena para que isso ocorra. Sou o mais o certo que o duvidoso.

  19. Marco,
    Não entendo essa ¨bravata ¨do bicho de pena como ameaça à Governadora. Acho que o Pavão quer FOFAR a Procuradora Geral.

  20. MARCODECA,

    ESSE CABRA , OU MELHOR, ESSE PAVÃO, SÓ QUER SER O QUE A FOLHINHA NÃO MARCA !
    À ÉPOCA DO DR. JACKSON ERA ELE QUEM MANDAVA E DESMANDAVA NA PGE. NEM ORDENS DO VELHINHO ELE ACATAVA !
    AGORA, ELE TEM A OUSADIA DE CHANTAGEAR A SRA GOVERNADORA …OU MANTÉM … OU NÃO GOVERNA!

    SABE O QUE EU ACHO : PROCESSO ADMINISTRATIVO NELE E SE POSSIVEL COM UM GRANDE FINAL :FORA DA PGE À BEM DO SERVIÇO PÚBLICO !

    DUVIDO QUE O PROCURADOR OSWALDO COMPACTUE COM ESSE CHANTAGISTA !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *