36

Roseana praticamente conclui reforma; apenas cinco pastas ainda não foram definidas, mas já têm nomes cotados

Roseana se prepara para anunciar secretariado

(14 h) – A renúncia coletiva dos atuais secretários de estado faz parte do script da governadora Roseana Sarney (PMDB) para o anúncio oficial da sua nova equipe de governo.

Muitos deles estão, inclusive, confirmados no nova etapa da administração.

Roseana quer muito anunciar os novos secretários ainda em dezembro, mas ainda faltam algumas pendências.

Apenas cinco pastas ainda não têm definição de nomes: de Ciência e Tecnologia, de Cidades, de Esportes e de Juventude – além da de Administração Penitenciária, a ser criada pela reforma.

Abaixo, os nomes do primeiro escalão já confirmados e os cotados para as pastas ainda não definidas:

Já definidas:     

Casa Civil – Luís Fernando Silva

Distrito Federal – Chiquinho Escórcio (que poderá assumir vaga na Câmara)

Gabinete Militar – Coronel José Ribamar Vieira

Secretaria de Estado de Assuntos Políticos – Hildo Rocha

Comissão Central Permanente de Licitação – Francisco Batista

Secretaria de Estado de Comunicação Social – Sérgio Macêdo

Minas e Energia – Israel Ferreira

Igualdade Racial – Claudete Ribeiro

Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Fábio Gondin

Secretaria de Estado da Fazenda – Cláudio Trinchão

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Aluísio Mendes 

Secretaria de Estado da Educação – Olga Simão 

Secretaria de Estado da Infraestrutura – Max Barros

Secretaria de Estado da Mulher – Catarina Bacelar

Secretaria de Estado da Saúde – José Márcio Leite

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – Afonso Ribeiro

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário – Conceição Andrade

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social – Chico Gomes

Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – Maurício Macêdo

Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – José Antonio Heluy

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania – Sérgio Tamer

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – Victor Mendes

Secretaria de Estado da Cultura – Luís Bulcão

Secretaria de Estado do Turismo – Tadeu Palácio

Pastas com indefinição:

Ciência e Tecnologia: deve ser um nome de fora

Juventude: Joaquim Haickel

Esportes: Jura Filho

Cidades: Ricardo Guterres

Administração Penitenciária: Ainda sem definição de nomes

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. Coloca gente nova na Secretaria de Estado da Cultura, tem tanta gente boa. Tira esse Bulcão que nunca fez nada pelo maranhão.

  2. Decepcionante a representação do naco do PT na composição do 1º escalão do governo. Foi muito aquém do “esperado” a reciprocidade dedicada ao partido que deu uma contribuição significativa para a conquista do governo. Cabe ao vice-governador eleito e somente ele como principal artífice desse projeto, responder sobre a participação do partido. Com a palavra o vice???

  3. Marco,

    Decepcionante a participacao do naco do PT no governo nao chegou nem perto da importancia e representacao que o partido teve na campanha que levou a vitoria da governadora, fora os aspectos ideologicos que foram jogados na lata do lixo. Sinceramente esperava mais, nem o Dutra quando foi vice do Jackson foi tao desprezado.

  4. É MUITA CARA DE PAU DIZER QUE O SR. NONATO CHOCOLATE CONTRIBUIU COM A CAMPANHA DE ROSEANA. ELE INCLUSIVE ASSSINOU O MANIFESTO DE APOIO A FLÁVIO DINO E CONTRA ROSEANA. TÁ MAL INFORMADO SR. PEDRO

  5. aff… sobrou nadinha pro sul do Maranhao. kd a Sec. do sul Maranhao ? e por isso que a taca pras bandas de ca e cada vez maioooor!

    • VCS NÃO DECIDEM ELEIÇÃO. SÃO SÓ REBELDES SEM CAUSA. ROSEANA GANHOU NO 1° TURNO MESMO COM VOTAÇÃO INFERIOR EM IMPERATRIZ SE COMPARADO COM 2006.
      VCS PODIAM AJUDAR O MARANHÃO RECOLHENDO O ICMS AÍ SERIA JUSTO REIVINDICAR ALGUMA COISA

  6. É lamentável a governadora não reconhecer a importância que teve o PT para sua vitória no Maranhão nas Eleições de 2010. Alem do tempo do PT no programa eleitoral, o peso do Presidente Lula como cabo eleitoral, ela não pode esquecer o papel importante de lideranças locais como Rodrigo Comerciário, Edmilson Carneiro, Françuila de Balsas, Joab, Chocolate e tantos outros que de forma decisiva contribuíram para o sucesso da formação da aliança e vitória no primeiro turno. Se confirmado esse secretariado, pode-se entender como uma sinalização contrária às boas relações que a Presidenta Dilma demonstra com a aliança PT/PMDB nacional. Outro aspecto desse processo é que ela precisa fortalecer seus reais parceiros dentro do PT no Maranhão na busca de governabilidade para o mandato.

  7. NÓS ELEITORES JÁ ESCOLHEMOS A SENHORA COMO GOVERNADORA DO ESTADO E ACREDITAMOS NA ADMINISTRAÇAO DO SEU GOVERNO, AGORA TAMBÉM TEMOS O DIREITO DE OPINARMOS QUANTO A INDICAÇÃO DOS SECRETARIOS.
    QUE CONVERSA FEIA É ESSA DE TIRAR UM SECRETÁRIO COMPROMETIDO COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS PARA COLOCAR UMA OUTRA PESSOA POR FAVORES POLÍTICOS E SERÁ QUE REALMENTE SE COMPROMETEU COM A CAMPANHA.
    FICA AQUI O MEU REPÚDIO CONTRA ESTA INDICAÇÃO VERGONHOSA E IMORAL ESTOU ATENTA PARA ATÉ MANIFESTAR-ME COM PROTESTOS PÚBLICOS AFINAL DE CONTA SOMOS OS VERDADEIROS PATRÕES.

  8. buçao nao aquele cara nao vale nada ele e aquela mala gorda filho dele encontrei ele no ferrer uma vez pensei eu que ele aquele cara sorridente da tv fui cumprimenta lo ele nem ligou tava com uma camisa de boi da lua so para ganhar cargo no governo de rosa

  9. PERGUNTAR NÃO OFENDE, COMO É QUE O PV FAZ UMA ESCOLHA DESSAS, TIPO VAMOS BOTAR O FILHO, CASO NÃO DÊ CERTO ENTRA O PAI E O FILHO VOLTA PARA A ASSEMBLÉIA. GOVERNADORA ISSO NÃO VAI DAR CERTO, NÃO FICA NEM UM MÊS DE FORTES PRESSÕES DE ONGS, CONSULTORES, EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS E OUTROS PROBLEMAS CABELUDOS. QUEM VIVER VERÁ.

  10. A Secretaria de Igualdade Racial precisa de gestor que tenha uma visão estratégica para as questões do negro no Maranhão. É lamentável esse continuísmo de inoperância e negligência.

  11. É triste o PT maranhense – ou parte dele. Quem diria que um partido que se notabilizou pela luta social em favor dos menos favorecidos, se apequene a ponto de chegar a ser um jogral de Roseana. Partido que nasceu genuinamente da luta operária urbana e rural, vê-se agora servindo de arrimo a uma oligarquia carcomida pelos anos de politicagem. E para quê? Vê-se agora que nem cargos em 1º escalão o Partido dos Trabalhadores terá. Alguns apressadinhos dirão: tem o vice. Quem? Quem é ele? Roseana saberá lhe dar o real valor. Desde que se mantenha quietinho e obediente, gozará de uma vida de rainha da Inglaterra. Aparecerá nas colunas sociais. Figurará de papagaio-de-pirata nas inaugurações. Provavelmente será levado a tiracolo para as reuniões em Brasília. Afinal, será de bom-tom (chique, até) mostrar à Corte (leia-se Dilma e entourage) um petista vice-governador. Em casa, contudo, nada de arroubos. A coleira e o chicote já têm dono: Luís Fernando. Dele partirão as migalhas. Quem sabe o PT faça delas um banquete, e ainda arrote…

  12. è Marcos se continuar a atual secretaria de igualdade racial a governadora mostra mais uma vez que não tem e nem quer ter compromisso com a politica de promoção da igualdade racial, bem feito povo negro, indigenas e outros vocês merecem isso mesmo pode contar mais uma decada sem sem qualquer politica social voltada para vocês acho que vocês não merecem isso construiram este Pais e o Maranhão.
    Abraços

  13. Só assim s cidade de Chapadinha volta a ter um representante na AL, depois de décadas de abandono pelos deputados e governadores que ajudamos a eleger.

    Parabéns Dr. Magno Bacelar e parabéns Chapadinha. agora só esperamos que ele realmente possa corresponder. não votei nele, mas espero que faça o melhore po nossa cidade que é uma das que mais crecse no maranhao.

  14. Seria interessante você complementar esta matéria com os nomes da administração indireta.

  15. Não ti vi hoje no comite de imprensa. Vistes o que faremos: greve. E essa olga vai aguentar esse tranco. Dizem ser muito pequena em tudo. Estatara e conhecimento. Aguardemos:::

  16. Marcos, não estou entendendo!
    Esse Joaquim Haickel é o mesmo que dois anos atrás foi convidado pela governadora para ser secretario de esporte e juventude e não aceitou e agora aceitou ser secretario só de juventude? Esse povo ta mesmo desesperado! Todos doidos por uma boquinha. Que coisa feia! Eu tinha esse sujeito até que em boa conta, mas depois dessa…

  17. Nunca vivenciei, como professor, uma secretária em transe como esta que estamos vivendo. Uma triste e apenas convialvél funcionária caçar tudo e a todos. Refiro-me a secretária de educação. Incapaz; olguinha, como dizem-me ser chamada por Roseana mostra dia a dia sua face. Aliás torta. Ai vem a revolução. Vem de jumento. E manco. Ela tem um boing e nem se quer caroça sabe tocar.

  18. Chama atenção o reduzido número de mulhres chefiando secretarias no Governo de Roseana. Não acredito que seja somente por falta de “quadros” como tem sido divulgado, naquela caso da educação em que o PT até agora não se manifestou em indicar um nome.

  19. Ao Marcos,

    Quero dizer que inveja mata! E pelo seu português vc não entende é de nada, só de “invejismo”.
    Lembra do economista José Serra que apesar de não ser da área da saúde fez uma boa gestão à frente do Ministério da Saúde (diz-se até hoje que foi um dos melhores de todos os tempos)???
    E o que dizer do nosso Ministro Edson Lobão que não entendia da área, mas se consolidou como um dos melhores Ministros do Governo Lula????
    Saber de mineral, produção de energia ou de maré-motriz, não quer dizer que o camarada será um bom administrador. Basta ter uma boa equipe e bons técnicos!
    No mais, pelo que conheço do Israel, caso haja maior autonomia para a sua pasta, o Maranhão será uma referência na área. O cara é jovem, competente, empreendedor, inovador, isso sim (Marcos), são características de um bom secretário.
    E cuidado: Inveja Mata!!!!!!

  20. O Deputado Fábio Braga perdeu mesmo a peleja dentro de casa para o tal de Guterres?
    Valeu Roseana, virou as costas para quem pediu voto para você durante a campanha. Política é mesmo um jogo sujo.

  21. As Vezes penso que não estou no Brasil. Que o meu planeta é outro. Olga na seduc é querer dizer toma ignorantes! Eu sou o thor. Quem há de duvidar que posso fazer de tudo. A MOÇA É FRACA ROSEANA

  22. Rículo é saber que Israel Ferreia secretário de Minas eEnergia.Esse rapaz não não sabe nem definir um que é um mineral e quais as formas de produção de energia. Duvido se ele saber dizer em que tipo de estrutura geológica se explora os minerais metálicos. Quais as fontes de energias alternativas ou o que é uma maré-motriz.
    FRAQUINHO ,FRAQUINHO!

    • Caro Marcos,
      é muito engraçado alguém que não sabe nem escrever, querer criticar alguém, supondo que o mesmo não sabe de nada, antes de tecer críticas inverídicas sobre qualquer pessoa, procure primeiro estudar, pois escreve como um analfabeto funcional..
      A inveja é uma merda!!!

      • Concordo com você Carlos, para comentar sobre qualquer assunto é preciso conhecer o conteúdo. Se Israel não sabe nada sobre o que nosso amigo Marcos comenta, imagine então saber se de todos os Secretários que estarão em Secretarias sabem de tudo, eu me lembro que Costa Ferreira que é suplente, quando foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social ele não sabia nem pra onde ficava a SEDES, mas o que foi que ele fez, criou vários Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Projetos Sociais e doações de milhares de cestas básicas, quites de primeiros socorros entre outros para as famílias que foram atingidas pelas enchentes em vários municípios de nosso Estado. Costa Ferreira fez sucesso e agora o seu filho Israel Ferreira também não tem decepcionado a sociedade maranhense. Ele quando assumiu a Secertaria de Minas e Energia, tem se esforçado també para trazer benefícios para o Nosso Estado e mais, Israel tem participado acompanhado e diretamente de tudo que envolve as descobertas do Gás em Nosso estado visando viabiliar recursos com objetivos de no futuro, gerar milhares de emprego para nós maranhense….abraços

  23. Mas gente, não sobrou nada pro PT negaciação bonita essa hem! como acomodar esse povo é dando migalhas, êtá aliça boa só no Maranhão que em uma aliça no nivel do PT e PMDB que o pt não apita em nada, por isso que digo MAS ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO, coooooorrrrre pt pra vê se sobra pelo menos as migalhas, mas cuidado não vão se matar.

  24. Sabe Marco é triste ver uma pessoa como olga na educação. Sem talento, e provida de uma habilidade só pra ser mandada demonstra claramente o comprometimento de roseana com a educação. Jorge quer… assim será. O maranhão que teve presidente da Republica e do Congresso e ministros não traduz tudo isso em beneficio do povo. A causa: essas ignorancias e excesso de mando de roseana.

  25. Quero parabenizar a governadora Roseana Sarney pela excelente iniciativa de efetivar Victor Mendes como secretario e Dr Magno o Nota 10 como Deputado legitimo de Chapadinha. Sucesso deputado.

  26. E NA CONTROLADORIA? A DRª HELENA VAI CONTINUAR? OU SEU “PADRINHO” VAI LEVAR ELA PRA CASA CIVIL?

  27. eita que tem gente com força maior que o bonde ,o cunhado na juventude e pai na casa civil, aí não tem quem tire.

    • Aline voce está sendo injusta!
      Se for de Monica Gobel e Adelino Valente eles são irmãos e são sobrinhos do futuro chefe da casa civil(e não filhos, como você diz) e participam desde cedo da vida pública maranhense, por iniciativa própria e concurso público. São trabalhadores, pais e mães de família. É verdade que Joaquim é cunhado sim, mas isso muda a competência de alguém?
      Ora bolas……

  28. O nome Completo do Chefe do gabinete Militar é José Ribamar Vieira e não Francisco como cosnta.

    resp.; Obrigado, farei a correção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *