6

Os rumos da oposição…

Castelo e Jackson podem se entender de novo, mas sem Tavares

Aos poucos, com avaliações de lado e de outro, vai-se montando o provável futuro da oposição no Maranhão após a derrota para o grupo Sarney nas eleições de outubro.

Os ex-governadores Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo Tavares (PSB) praticamente se despediram da vida pública nestas eleições. Nenhum dos dois tem condições de liderar os oposicionistas.

O PDT jackista já fala até em refundação, com rejuvenescimento da legenda e com Jackson apenas como referência e não como opção única de poder.

O PSB, inclusive, deve se alinhar à base de Lula, o que inclui também uma aproximação da aliança PT/PMDB no Maranhão.

Mais fácil é a aproximação entre Castelo e Roseana

O PSDB dá demonstrações públicas de busca de entendimentos com a governadora Roseana Sarney (PMDB), como já declararam o presidente da legenda, Roberto Rocha, e os prefeitos João Castelo (São Luís) e Sebastião Madeira (Imperatriz).

Nem o mais insensato analista admite a possibilidade de os tucanos estarem com o PCdoB, por exemplo, nas eleições de 2012 e de 2014 – única opção de força capaz de criar uma disputa.

A aliança de Roseana com o PT isolou o PCdoB, que não se alinha à direita

O que sobra deste quadro é exatamente o PCdoB. Nanico, isolado, inexpressivo, sem quadros e sem espaço de poder, rumará sozinho.

Apenas para marcar posição…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. primeiro, desejo a vc marco um feliz natal e um próspero ano novo extensivo aos seus familiares, repleto de realizações. quanto a analise sobre os rumos da oposição, vc tem razão, quando diz da junção de vários grupos se juntando ao governo roseana, na verdade são as mesmas pessoas que estão em convivio com o grupo sarney há vários anos, ora oposição ora situação se não vejamos, roberto rocha teve seu pai governador com apoio do grupo sarney, jõao castelo sempre foi sarney o problema é que as vezes é birrento nada que um brinquedinho não o acomode, madeira idem, e tem um detalhe impressionante todos orbitaram em volta do clã, agora quanto a oposição de verdade, reside no PC do B, são politicos novos ou renovados que se recusam a aceitar a forma como são conduzidos o rumo do estado, não tem problema nenhum ser minoria, esse comportamento é democrático, é preferivel ser menor com comportamento ético do que ser maioria no vale tudo, o importante é que no maranhão há uma grande parcela da população (49,9) que está sem poder mais que acredita que dias melhores virão, esperamos que a maioria que está no poder, faça alguma coisa. não somos radicais e esperamos que o governo roseana consiga se sair bem a frente do estado afim de que a população seja beneficiada.

    Resp.; Mas há um dado novo, meu caro: O PT e o PDT nunca trabalharam com o grupo Sarney. O PT agora é parte do governo, com o vice e secretarias. o PDT já discute a possibildiade de novos rumos – sobretudo porque não sinaliza com a hipótese de fortalecer o PCdoB. E o PSDB, com partido, também nunca esteve com Roseana, mas já sinaliza para isso. O fato marcante é que, ao que tudo indica, o PCdoB ficará isolado em 2012 e 2014.

  2. Depois de tudo que esse prefeito de Imperatriz fez contra a nossa governadora agora ele vem todo bonzinho querendo ajuda. Me compre um bode Madeira cheia de cupim

  3. Quer dizer Sarará que tua patroa vai ficar sem nenhuma oposição nas eleições de 2012 e 2014 por conta dessa tua medíocre análise política (pela visão do puxa saquismo claro!)… Ha!ha!ha! Te conforma ovelha, essa foi a última eleição “ganha” pela oligarquia no Maranhão… E se tiver justiça nesse país (que eu acredito veementemente), a branca vai ter o diploma cassado, pois os abusos de poder econômico e político foram evidentes e a compra de voto foi comprovada…

    Resp.; ôh, imbeci!?l Se você quer saber, vários líderes da oposição já me ligaram para confirmar exatamente esta análise. Gente do PDT, do PSB e até do PDT concordaram com análise, de quem conhece a política do Maranhão. Mas é claro que imbecis como você não conseguem alcançar a profundidade do texto. Mas não lamento não, gente assim, tem mesmo é que viver nos guetos.

  4. O problema marcos, é que CASTELO quebrou a prefeitura, sua administraçao nao existe. Salarios de professores e de funcionarios atrasados. P vc ter ideia o mes de dezembro será pago em janeiro. O homem é teimoso, na0 ouve ninguem, vai peitar todo mundo e tentar construir um hospital em uma area impropria. Se ele pensa que construir um viaduto e da inicio ao prolongamento da litoranea dará a vitoria p ele. Ele esta redondamente enganado. Se isso acontecer, flavio dino toma a prefeitura. E com certeza o grupo SARNEY irá preferir ficar neutro do que entrar p perder com CASTELO. A nao ser que surja o perceira via para o grupo apoiar. Guarde meu comentario e se lembre dele daqui a um ano. Valeu

    • Vou ser justo,quem quebrou a Prefeitura foi Tadeu Palácio.Falam em 300 milhões.Não sei porque o prefeito não abre o jogo…coisas da política.Na camboa abriu MAIS um posto de gasolina;levou o nome :Luiza V(quatro);coincidencia é o nome de uma neta de um irmão de Tadeu Palácio.será mesmo coincidencia???

  5. Política tem certas nuances que definem os resultados eleitorais. Não é uma ciência exata.
    Os Sarneys apesar de todo o seu ostensivo poderio, nunca tiveram vida fácil na terrinha e não será diferente em 2012 ou 2014…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *