14

As idas e vindas do secretariado de Roseana…

Em foto do ano passado, Roseana posa com secretários, muitos, hoje, já fora do governo

Enquanto não é anunciado oficialmente – a nova data prevista é quinta-feira – o secretariado de Roseana Sarney (PMDB) tem idas e vindas dignas da mais profunda indecisão política e adminsitrativa.

São vários nomes que aparecem e desaparcem do noticiário, outros que são dados como certos para uma pasta e, no dia seguinte, já estão em outra.

O vai-e-vem denota também que o governo está pressionado quanto às escolhas. Alguns exemplos:

O ainda deputado Jura Filho (PMDB) já foi dado como certo no Esporte, depois na nova Secretaria de Juventude e, agora, é cotado para a pasta dos Assuntos Estratégicos.

Ricardo Guterres (DEM), tido como futuro secretário de Cidades, agora é apontado como futuro secretário de Esportes, deixando a pasta anterior sem dono.

Um dos casos mais emblemáticos é o do deputado Joaquim Haickel (PMDB). Especulações – iinclusive deste blog – já o puseram nas pastas de Ciência e Tecnologia, Cidades, Esportes e Juventude, e até na Cultura sem que nenhuma tenha sido confirmada. Nem por ele nem pelo governo.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia é o maior exemplo destas idas e vindas. Foi por lá que já passaram o maior nome de “cotados”.Primeiro, deu-se como certa a permanência do atual secretário Lauro Assunção. Depois, surgiu o nome de Joaquim Haickel. Logo em seguida, o próprio governo anunciou a vinda do consultor Michal Gautencraft para o comando da pasta. Agora, o nome cotado é o do também “estrangeiro” João Bernardo de Azevedo.

Agora é esperar o anúncio oficial de Roseana Sarney, marcado para as 14 horas de quinta-feira…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Caro Marcos,

    Como jornalista bem informado, poderia informar se a governadora teria compensado a nao indicacao de algum secretario para ocupar espaco em um cargo federal.

    EResp.: Não vejo relação entre as duas coisas, não.

  2. Ricardo Murad os expussou do Comitê à ponta pés (risos), juventude pilantra, de guerreira não tem nada. Se para assumir a pasta de Esporte e Juventude tivessem que fazer uma prova estariam todos reprovados, por que nenhum têm experiência em gestão de políticas públicas de juventudes, muito menos sabem o significado de um Sistema para a gestão pública.

  3. Que vergonha ter o Moreira Neto, falando dessa falsa juventude guerreira, a maioria deles nem sequer sabem o que são políticas públicas. São picaretas isso sim, esse grupelho de pilantras não são respaldados pela juventude Maranhense, para serem indicados para a Secretaria de Esporte e Juventude.
    Roseana quer fazer o melhor governo da vida dela e não vai ouvidos para acordos feitos por terceiros, a eleição já acabou, ela foi eleita no primeiro turno. E o Vereador Pereirinha foi pago, pra fazer as articulações na Câmara, com a frente de vereadores apoiando Roseana. E os pelegos, pegaram carona, para ele ser o mediador de tal tragédia. Roseana é uma mulher inteligente e não vai dar ouvidos, para incompetentes. Luís Fernando, que coordenou a campanha sabe, que alguns queriam ganhar dinheiro, nas costas de jovens da periferia, que fazia grupos os chamados ” formiguinhas”e olha que muita gente, saiu com bastante grana. Roseana não conhece o verdadeiro movimento de juventude no Maranhão, muitos jovens do PT e de outros partidos da base aliada fizeram a campanha sem estarem atrelados a esses pilantras.
    Haickel é um nome que acaba com a briga política. Roseana precisa manter a Secretaria de Esporte e Juventude fundida, por que o Sistema Nacional de Juventudes foi aprovado e precisa de uma secretaria ordinária, para receber os recursos federais no sistema estadual de juventude, que necessita ser efetivado no Estado.
    Fora pilantras! Nunca foram guerreiros, bando de bandidos. Que o diga Ricardo Murad, que iria receber o golpe por vocês.
    Roseana, conheça de fato as juventudes do Estado, nós não respaldamos esses bandos de bandidos.

  4. Marco, espero que a governadora emplaque no seu governo o CANINDE BARROS no DETRAN o mesmo ajudou na sua campanha assim como o seu partido PSL e demais partidos aliados, espero que não seja só especulação o nome dele, a governadora nos seus discursos tem dito que seu secretariado será tec, por essa razão não esta ouvindo e nem conversando com a classe política ou ate mesmos com os partidos, as decisões são tomadas por ela própria, mais aqui vale lembra que a mesma ja definil alguns nomes pertencentes aos partidos como PMDB, DEM, PV, PTB E PSC, quero saber onde fica os demais partidos que ajudarão na sua eleição será que vão ser descartados espero que não, até por que novas eleições virão e ficaria dificel uma nova aliança política com esse grupo.

  5. eta governo que muitos mandam: jorge , ricardo, Luis fernado e Fernado sarney. Só bom de voto. Toma povão. Te lembras do primeiro governo de Roseana. Era assim.Politicos na chibata.Só Familia. Todos honestos.

  6. Caro marco,
    Em uma rodada de final de ano corria solto comentários, em um restaurante, sobre o futuro do governo Roseana. Atritos a vista… Ricardo e luis Fernando era a expectativa que mais se comentava e um governo comandado pelo primeiro damo. Uma luta de familia e o povo… bom o povo fica como os politicos: só pra ajudar na eleição. Jorge não participou e manda… luis estava em Ribamar e é tudo. Fernando dita normas em tudo eRoseana se esconde de todos. Politico só ano da eleição. E um disse muito afoito- se tivesse segundo turno ela ia ver… e outro um dia tera.

  7. O problema deste governo, ao que parece, somente está na preocupação com os postos que as pessoas irão ocupar, não pode desagradar este, aquele…e a imprensa alimenta isso. O que deve ser pensado mesmo, são as atitudes políticas e administrativas que qualquer um deles deverá fazer em prol do Estado e sua população, coisa que até o momento eu não escutei.
    Para grande parte da imprensa o importante é saber ou adivinhar quem vai ficar com o quê, não existe um cuidado e fiscalização das atividades destes “novos secretários”, o importante é tentar conseguir alguma boquinha nas tetas de alguma destas secretárias e órgãos.
    No mais, será a mesma lenga-lenga de sempre, saída de secretários, corrupção nas licitações (a velha dispensa), todo mundo tirando o seu da reta e governadora fingindo que nada vê ( basta lembrar o caso da Sec. de Educação e o ex-titular, esperto todo!!).

    Daqui a quatro anos veremos se mudou alguma coisa na mentalidade das pessoas….
    O que eu sei, é que tem muita gente dormindo pobre e amanhecendo rico, graças as sinecuras que o estado fornece aos agregados, sempre foi assim e assim será.

    Um cara puto com esta palhaçada.

  8. é que dizer que so a baixada maranhense tem prestigio no mandato de roseana…
    o que o senhor victor mendes entende de meio ambiente? talvez ele nao entende , mais sim a questao de ser filho de amigos da familia sarney … isso prova que vai continuar sempre um grupinho nessa mafia… pq gente corrupta tem muita… sarney filho nao tem nem interesse em partido em nada.. pq se fosse por partido o pv e muito bem representado na secretaria hoje com o atual secretario… imperatriz , grajau , amarante , joao lisboa , tem prova que o senhor WRB nao é nenhum otelino …

  9. Essa situação de tira e troca existe devido a gama de partidos e de alguns movimentos que aderiram a campanha da governadora, agora resta ela não somente escolher os competentes para ocupar a as pastas, bem como, usar da coerencia e não colocar alguém que não atribuiu valor a sua referida campanha. O então Dep. Nagib é um homem competentíssimo, mas cá pra nós, qual a experiencia, o que lhe remete a posição de secretário de Juventude? Acertadíssima a sua posição em se manter neutro. Enfim, neste dia 30 a JUVENTUDE GUERREIRA, estará se reunindo no bairro da cohab para indicar o possível secretário de Juventude, pois, neste grupo existem jovens que além de ter a capacidade possuem experiência em políticas públicas, além de serem os responsáveis pela organização da campanha jovem da governadora por todo o Estado com presidentes de classe estudantis, UMES, UMADE, GRUPO ATITUDE… foram 30 ao total que arregaçaram as mangas e colocaram a juventude nas ruas, o então Sr. Luis Fernando (que articulou o grupo) sabe muito bem do que estamos falando. E nós iremos traçar nossos planos para termos voz, pois, em acordo na época da campanha isso era o mais cobrado.
    Muito boa a mátéria
    Parabéns pelo blog.

  10. Marco,
    Vc sabe dizer quem vai ser o Diretor do DEINT?
    Se o atual continua?
    Sei que vc é bem informado, por isso, nos informe, por favor.

  11. Realmente está muito confuso, vc deu como certo o Vitor Mendes na Sema, mas no jornal de domingo a governadora falou que a secretaria de meio ambiente está no rol das indefinidas.Uma hora é uma coisa, outra hora é outra coisa, vai entender o que se passa na cabeça da governadora? só espero que ela ñ troque o certo pelo o duvidoso em relação a Sema, pq meu amigo combinamos, tirar um que tem conhecimento e compromisso com a causa pra colocar um totalmente leigo é dar um tiro no escuro. Vc ñ concorda?

  12. MAIS INDECISO IMPOSSIVEL, QURM MANDOU BEM FOI NAGIB HAICKEL QUE ELEGANTEMENTE COMO É DE SEU TIPO SAIU DE CENA, ISSO SÓ MOSTAR SUA POSTURA REFINADA, É SISO AI NAGIBÃO, TUA MERECE FAZER PARTE DE M GOVERNO DE FORA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *