13

Obras de escolas paralisadas no Maranhão…

O Maranhão tem cerca de 50 escolas de ensino básico cujas obras, iniciadas no início do atual mandato da governadora Roseana Sarney (PMDB), estão paralisadas ou concluídas sem definição de funcionamento.

São mais de 20 escolas de convênios entre o estado e os municípios e outras 25 construídas por meio de convênios com o Governo Federal – muitas já terminadas, mas sem a infra-estrutura para funcionamento. Outras abandonadas pelo governo.

Pior: não há movimantação alguma na Secretaria de Educação com vistas a retomar estas obras ou instalação de equipamentos.

Só aqui em São Luís são cinco escolas, todas inacabadas. Algumas abandonadas pelos empreiteiros, começam a se deteriorar.

No caso das escolas federais, a conclusão é obrigatória – o dinheiro já está disponível – para que sejam liberados recursos para construção de outras 22. O que se vê nos municípios, no entanto, são obras inacabadas e algumas deterioradas e até depredadas.

Todas as obras foram licitadas e iniciadas a partir de abril de 2009.

O tempo passou e não se vê iniciativa da Seduc também para continuidade dos Centros de Formação de Professores de Açailândia, Codó e Imperatriz, projetos que deveriam garantir a melhoria do ensino. Não há sequer movimentação para dotar estes centros com a estrutura necessária para atingir seus objetivos.

É bom lembrar que o atual governo sempre enfrentou na falta de inciativa no setor da Educação uma de suas maiores críticas…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. EMPREGADA DOMESTICA NA SEDUC… HE HE HE HE !!!!!!!! COMO SECRETÁRIA MARANHÃO BOM

  2. Uma coisa que eu esqueci de colocar no comentário anterior amigão.
    Só uma perguntinha. Tu tá com febre?

  3. Marco espero que você poste uma matéria também sobre os hospitais. Os de Zé Doca, Araguanã e Newton Belo estão praticamente abandonados. Parou tudo, pude ver isso em uma viagem recente à região do Alto Turi!!!
    Se vossa senhoria visitasse o interior do Maranhão com certeza postaria mais ainda a realidade do nosso estado.
    Feliz ano novo!!!!

  4. tudo isso é ao contrario do governador e Dr. Jackson Lago todas as escolas que ele construiu foram inauguradas e estão em pleno estado de funcionamento e por cima botou ensino médio nos 217 municipios do estado do Maranhão.

  5. Marco D’eça

    Não sei porque, mas enfim, dissestes uma verdade……………
    Um perguntinha básica!
    Quem trata a educação “d’eça” forma, será que ciuda das pessoas????????
    Isso sem falar, da saúde, segurança, infra-estrutura etc…etc…etc…etc…etc…etc…etc…etc…etc…………………………….UFA……………..

  6. Marco só agora pela manha vi tua materia. Umas amigas me falaram e olhei. É verdade Marco, aqui em Açailandia as obras estão paradas, inclusive esta do Centro de Formação. A de Imperatriz também. Triste, muito triste. Mais uma vez fomos enganados por Roseana. Fazer revolução com secretária particular dela é brincadeira. Ontem quando as colegas comentavcam a matéria surgiram muitas fofocas que nem quero falar tenho medo mas que a educação ta um caos, tá. Me diz é verdade que essa Olga era empregada de cozinha de Roseana. Se for estamos frito.

  7. Maranhão pesado! Quando te vejo grande. Não com esses povo. Querem melhorar a educação e deixam Eric Marinho na Seduc. Ai tem coisa. Corrupto e propineiro. Graça Tajra emprega maridão na Emecap. Escolas abandonadas e não conclusas. Olguinha, olha o nome pode prestar.. nunca. Perdidinha toda. Dizem ser proxima da Governadora mas o que se sabe tambem é que leva muita esculhambação. Empregada e só vive disso, ai meu amigo tem que aguentar tudo. Aguentar meu maranhão, minha paixão… que paixão.

  8. Pensa num homem mala!!!??? Pensaram? Também concordo Joaquim Haickel! Ave maria! É um chato de galocha! Eu quero é vê-lo na secretaria de Esporte com esse jeito chato de ser. O esporte precisa de pessoas dinâmica e não um chorão.

  9. É Marco Deça, enquanto as jurássicas Graça Tajra e Carmem Cassas estiverem no comando da SEDUC, as coisas não vão mudar por lá. A primeira anda pesseguindo todos os funcionários em nome do Governo. A segunda anda comandando as obras e os empreiteiros. Vai mudar alguma coisa assim?

  10. Esse governo pensa que pode tudo. Primeiro caixa de banco é secretário de educação. Viu no que deu: neca de construção de escola e pior desempenho. Agora capacho e anotador de agenda da governadora como secretária: escolas abandonadas. Traz tecnico de fora pra SECTEC com isso deduz-se :pesquisadores do maranhão são despreparados. Assim foi com a FAPEMA.

  11. Isso é o reflexo da corrupção instalada na SEDUC ao longos dos ultimos anos. Tem gente que está milhonario e a educação sucateada. Os contratos foram feito no apagar das luzes a ainda tem gente lá fazendo a festa. A Governadora tem que fazer uma varredura naquela secretaria e mudar toda sua estrutura.

  12. Seu Marco a coisa é feia. Aqui no coroadinho a construção fideliza o que vc falou. Visite e veja melhor. Tinhamos esperança que iniciariamos as aulas nesse novo predio acabariamos com os arranjos que deixamos, por necessidade, nossos filhos estudarem. Bom, o que chega pra nós é uma bomba dessa: O DESCASO É GERAL. Vc que tem familia aqui nos de a devida atenção. Critique. Dizem que a nova secretária não atende ninguém. É bruta… em tudo. Não sabe nada.

  13. Marco interessante voce tocar num assunto desse.

    Desmontaram esse projeto agora por capricho e burrice. Estava todo redondinho, foi acelerado e agora todo desmantelado pelas atuais mandatárias adjuntas e por essa OLGA que foi enganada por elas e nem se deu ao trabalho de se informar sobre isso. Não teve tempo de ouvir e nem tem tempo na agenda para atender empreiteiro.

    Vão sofrer p organizar isso, mas as adjuntas deveriam dizer porque o governo do Estado não dá a contra-partida que deve ao governo federal e paga também os empreiteiros em seus aditivos combinados desde a licitação?

    So quem perde é a educação e os maranhenses. Era a única pasta organizada, que prestava da SEDUC e agora taí desfeita e desmantelada, sem pai e sem mãe. Pergunte aos prefeitos, secretarios municipais de educação e aos empreiteiros da Seduc.

    Sou testemunha. Os bons não querem ficar, que pena, por que será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *