4

Os imensos desafios de Clodomir Paz…

O ex-deputado Clodomir Paz (PDT) toma posse hoje na Secretaria de Trânsito e Transporte diante de imensos desafios – e gigantescas cobranças populares.

O sistema de trânsito de São Luís tranformou-se num caos nos últimos anos. O de transportes sempre foi um caos, ancorado em uma espécie de cartel mineiro.

Nem a passagem do agora secretário pelo Detran dá a certeza do sucesso, embora a sua disposição sempre tenha sido a de acertar.

Em dois anos na pasta, Ribamar Oliveira não conseguiu dar respostas satisfatórias para o trânsito. Suas intervenções se resumiram a colocações de cones em alguns trechos.

Os agentes de trânsito despareceram da cidade e só aparecem nas noites da Litorãnea, para guinchar carros estacionados irregularmente; ou, na mesma Litorânea, aos domingos, para garantir espaço de lazer aos banhistas – embora a praia disponha de uma imensa área de areia para isso.

Clodomir Paz encara novo desafio...

É neste cenário que assume Clodomir Paz, após ser cotado desde o início para integrar o governo Castelo – em vários setores.

E as respostas terão que ser rápidas….

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marcos,
    Eu ia me manifestar, mais fiz a leitura do comentário do Tavares Jr e já não tenho mais muita coisa a dizer. Concordo pelnamente com o que foi dito pelo leitor Tavares Jr.
    O poder público municipal precisa assumir o seu papel de gestor e disciplinador dos espaços públicos, coisa que não ocorre em nosso meio, pois a Cidade cresce de forma desordenada sem que haja um política que discipline e oriente a construção de prédios, condomínios, conjuntos e casas. Cada um faz da sua maneira sem assumir a responsabilidade, basta ver o que ocorre hoje em algumas áreas onde são construidos condomínios como aqueles da rua do aririzal que liga Cohama ao Turu, alí o crescimento foi tamanho que já não há mais como suportar aquelas vias o grande fluxo de pessoas que por ali trasitam, como a Cidade não tem planejamento e não existem política que oriente a ocupação de tais áreas a população fica no prejuizo, pois não dispõe de vias para nem mesmo andar a pé, poi o que existe, quando existe é só para atender a quem anda de automóvel ou algo que o valha. As ruas e avenidas não dispõe de espaços para pedestres, para ciclistas coisa que já ajudaria muito pois muitas pessoas que hoje usam o automóvel poderiam, se houvesse espaços adequados utilizar esse meio de transporte que mesmo sem as condições, uma grande quantidades de pessoas ainda a utilizam no seu dia-a-dia, e tenho certeza de que se houvesse espaços apropriados o número seria ainda maior.
    A Cidade que hoje tem mais de um milhão de habitante é a mesma de quarenta anos com as mesmas veredas, vielas e ruas que estão aí até hoje e nunca foram feitos os investimentos necessários para acompanhar esse crescimento populacional vertiginoso. Não duvido muito se o Secretário logo-logo não lançar mão do tão propalado “rodízio” que para muitos incautos será a solução para os problemas do trânsito caótico e da falta de visão dos gestores que comandam essa Cidade há décadas e não foram capazes de fazer algo para que isto que ocorre agora fosse ao menos minimizado. Uma outra possibilidade é a proibição da circulação dos carros vendidos pela empresa daquele empresário que o Secretário quando então diretor daquele Órgão de emplacamento suspendeu a liberação dos carros vendidos pela empresa e até se negou a cumprir órdens judiciais.
    Transporte público de massa e de boa qualidade, construção e alargamentos das vias, sinalização adequada, construção de vias alternativas, construção de túneis, elevados, passarelas e passeio, construção de ciclovias nos grandes corredores e nas grandes avenidas e tantas outras intervenções certamente haverão de humanizar esse montro que tantos prejuizos tem nos causado que é esse trânsito caótico de São Luís.
    Como disse o Tavares Jr isso não é coisa para um só homem, mais alguém tem que tomar a iniciativa e comerçar a fazer algo antes que o caos se estabeleça.
    Rezo para que o novo Secretário de o pontapé incial colaborando para que tenhamos no futuro algo de melhor em nosso já caótico trânsito.

  2. Alguém se mostrar realmente que é bom quando sabe administrar em crise.
    Se souber resolver a problemática atual do trânsito estará mais do que provado que é bom administrador.

  3. Caro jornalista,Clodomir nao tem medo de desafios,desde a época do governo cafeteira quando foi secretário de meio ambiente e prendeu ate “bacana” que se achava intocável infringindo as leis de defesa ao meio ambiente no famoso caso GRILO CHIQUE .Quando a anos ninguém tinha coragem de combater o grandioso esquema de fraudes contra o consumidor e o estado( ESCANDALO EUROMAR) por parte do empresário Alessandro Martins e com a coninvencia de parte do poder judiciário,Clodomir mais uma vez provou sua competencia,coragem e idoniedade ao rejeitar varias e volumosas propinas,denunciando e punindo a todos que participavam da fraude,levando inclusive o empresário ALESSANDRO MARTINS pra cadeia,coroando assim sua rápida e eficiente passagem pelo DETRAN-MA. Parabéns Dr. Clodomir, muita sorte e um ótimo trabalho na SMTT.

  4. ~Caro Marco,
    Não é um homem que irá resolver os problemas detransporte da nossa querida ilha de upaon açu.
    Passará por várias outras gestões.
    O PDT para mim é o principal culpado hoje do nosso trânsito estar esta calamidade. Ficaram no poder vários mandatos , e a única coisa que fizeram foi encher a cidade de sinais de trânsito e reduzir a velocidade média de São Luis para 30 Km/h com as suas barreiras eletrônicas, igualando-se a velocidade média das grandes cidades em 1930.
    Para mim será um retrocesso o Prefeito Castelo retornar esta turma do PDT de Pádua Nazareno e seus Asseclas para a SMTT.
    A resolução do problema de São Luis passa por um sistema de trnsporte público de massa , que não são os ônibus. Os ônibus ao contrário do que muita gente pensa serve de acessório para o transporte de massa como os trens e o metrô.
    Sei que um investimento em Metrô é muito caro e demora muitos anos para se implementar, no minimo uns dois mandatos de Prefeito , mas se o PDT tivesse pensado nisso nos seus 16 anos ou mais que se manteve no poder, já teriamos um transporte de massa digno dos ludovicenses.
    Cidades como Buenos Aires tem metrô desde 1913, isto só para citar uma cidade aqui de um país perto do nosso.
    Portanto não acredito que este senhor irá resolver o problema de trânsito de São Luis, ainda mais sabendo como é a pressão dos empresários de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *