30

A habilidade política de Roseana na montagem do secretariado

Roseana e o vice, Washington Oliveira

A governadora Roseana Sarney (PMDB) deixou claro, desde o início, que o perfil do seu secretariado seria técnico. Mas teve que trabalhar politicamente para garantir o corpo de auxiliares sem entrar em choque com a classe política. E conseguiu.

A engenharia que resultou nos 37 nomes foi um sucesso. Todas as alas políticas do grupo foram contempladas, de uma forma ou de outra.

A ida do deputado Victor Mendes para o Meio Ambiente resolveu, de uma só vez, quatro pendências com o Partido Verde: 1- manteve a pasta sob controle do PV; 2- garantiu a ida do suplente Magno Bacelar para a Assembléia; 3 – garantiu a presença do PV em uma das secretarias da Assembléia, e 4 – contemplou o deputado federal Sarney Filho (PV), com a Sema e com a vaga de “Nota 10” na AL.

Roseana foi hábil também em levar para a Secretaria de Cidades o deputado federal Pedro Fernandes (PTB). Com isso, agradou a ala liderada por ele e pelo irmão, deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB); e ainda resolveu a crise entre os suplentes Chiquinho Escórcio(PMDB) e Davi Alves Silva (PR) – agora ambos assumirão vaga na Câmara.

O grupo do senador Mauro Fecury (PMDB) foi contemplado em duas frentes. Para a Secretaria de Minas e Energia foi confirmado Ricardo Guterres (DEM), o que agradou ao deputado Clóvis Fecury (DEM). Mauro, por sua vez, terá o genro Fábio Braga (PMDB) na Assembléia, com a ida de Roberto Costa (PMDB) para a Secretaria de Juventude.

O senador João Alberto de Souza (PMDB) foi contemplado com os postos de Roberto e do deputado Jura Filho (PMDB), que será secretário de Programas Especiais. E ainda teve confirmado Flávio Trindade no Detran.

O Partido dos Trabalhadores, do vice-governador Washington Oliveira, continuou com a  Secretaria de trabalho (José Antonio Heluy) e vai ocupar a nova pasta da Articulação Institucional, com Rodrigo Comerciário. Sem falar na possibilidade de continuar no comando da Educação – até mesmo com a filiação de Olga Simão ao partido.

Como se vê, Roseana foi ágil para confirmar nomes adequados a cada pasta e, ao mesmo tempo, contemplar os subgrupos políticos que compõem o grupo Sarney.

Em mais uma aula de habilidade política…

Marco Aurélio D'Eça

30 Comments

  1. MARCO, quero aqui deixar a minha indignação e o meu ponto de vista para a governadora ROSEANA SARNEY, dizer a mesma que no meu entendimento ela usou a maioria dos partidos para se eleger e depois descartou, preste atenção na relação de secretariado do governo, veja aqui os partidos que vestiram a camisa e não foram contemplados com secretaria PHS, PSL, PT DO B, PMN, PRP, PRTB, PSDC, PRB E PP, e veja quais foram contemplados , PMDB, DEM, PV, PSC, PR, PTB E PT, ambos juntos não teriam a força que os 09 ( nove ) partidos que ficarão de fora, teriam para eleger a ROSEANA SARNEY ai eu pergunto, não é muita cara de pau a governadora dizer nos veículos de comunicação que seu secretariado foi acertado com todos os partido, ela faltou com a verdade por que os 09 ( nove ) partidos não contemplados não participarão de nenhuma discussão do qual a governadora se refere em que os mesmo concordaram com esse secretariado, será que com essa decisão ela acha que vai consegui busca o apoio deste partidos numa fura eleição, acho que terá dificuldades se não rever suas decisões, vale lembra a nossa governadora que esses partidos foram decisivos na sua eleição não deixando a mesma e para o segundo turno, todo mundo sabe que a diferencia para não ter segundo turno foi apenas de 4000 ( quatro mil ) votos por tanto governadora procure contempla muito bem esses partidos, se não a senhora terá problemas no futuros.

  2. boa sorte roseana eu tô com vc…!!!
    feliz ano novo marco d´eça tudo de bom.

  3. Marcos,
    Em resposta ao comentarista Claudio Santos Lima(provavelmente fictício) informo que o Coletivo “Sempre PT” é um movimento interno que visa o diálogo com todas as correntes, para amenizar o clima tenso no estado, e, com isso, sinalizar para o planalto que queremos ajudar o governo federal aqui no estado. Isso passa pelos CARGOS FEDERAIS, que o PT perdeu mais pela disputa interna do qualquer outro motivo.
    Prove que pedimos emprego para a governadora…

  4. Marco vc falar que o secretariado da Roseana é 80% técnico é pura enganação, por favor, cita alguma formação ou pelo menos alguma coisa básica na área de meio ambiente, Minas Energia e educação que ambos sabem Vitor Mendes, Olga Simão e Ricado Guterres. Se eles ñ tiverem uma boa equipe técnica nas secretarias, serão engolidos pelos os problemas, esses que vão comandar as pastas ñ sabe de nadar da área. A ñ ser que esse 3 seja incluídos nos 20% da politicagem e amigos.

  5. Meu amigo Marcos, eu gostaria de fazer TRÊS perguntas..
    A 1ª – Eu quero saber qual é o Poder da Secretaria de Assuntos Extratégico no Governo do Maranhãoe . A 2ª – Se o Israel que não é Costa e sim Nogueira Ferreira tem competência de assumir a mesma depois de ter sido o Secretário de Minas e Enérgia? A 3ª – Tendo também a forte ligação do Pai que é Costa Ferreira com o grupo Sarney, você acha justo a indicação de Israel Ferreira para a Secretaria Extra-órdinaria? ..Abraços..

    • Amigo, marcos não responde esse tipo de pergunta porque ele é babão da Roseana e vive do dinheiro público que ela repassa pra ele.

  6. E o movimento “sempre PT” não foi atendido nos seus pedidos de emprego ????

  7. O PT já foi usado, agora pra que serve um vice como Macaxeira? Empregar um monte de adjuntos e assessores que ele sempre leva. Conheço uma turma de professores que não vai pisar mais em sala de aula!!
    Eu quero ver é a mudança de mentalidade, menos roubo…

    Resp.: Você pode ter certeza, meu caro, que os petistas que estiveram na campanha – e aquerles que decidiram apoiar o governo mais tarde – estão satisfeitíssimos com o desenho do secretariado. os revoltados petiostas sem voto e os intelectualóides que fazem a cabeça do s sem voto é que tentam criar um clima de insatisfação. Não vão conseguir.

  8. PT, tu te abaixaste ao extremo, tal qual uma vadia. Quando vejo esse Rodrigo Comerciário nos noticiários, dá vontade de chorar. Figura inexpressiva, um arrivista de carteirinha. O PT teve o que mereceu: migalhas. Por favor, essa alegação de que o PT tem a vice-governadoria e por isso só já seria algo maravilhoso é uma falácia. Vide o exemplo municipal. Alguém sabe o que faz a sra. Helena Duailibe, além de ser, obviamente, vice-prefeita, faz? Qual a sua relevância política? Com o Washington será a mesma coisa: uma rainha da Inglaterra. Embora risível, a filiação da sra. Olga Simões ao PT é coerente e tem sua lógica. Quem mudou não foi a Olga, ela continua servil a quem lhe manda, nem incorporou a economista marxista Rosa Luxemburgo, e tampouco leu o manifesto comunista. Sua leitura de cabeceira deve se restringir a Caras. Quem a merece é o PT. Fará carreira no Partido dos Trabalhadores. Se não me engano, li 26 nomes, portanto 26 pastas. Ainda virão as gerências regionais. Mas não seria a estrutura enxuta?

    • Nunca eu tinha visto um partido ser tão importante para uma vitória política e ser tão desprezado depois das eleições como foi o PT!!!!

      Será que os vendilhões, ops, os dirigentes desse partido não tem vergonha ??? Será que eles não observam que todo o povo do MA, os trabalhadores, estão vendo como estão sendo tratatdos ???

      Mas tudo isso é muito bem feito !!!! Esse é o castigo quer a história reserva para figuras dessa natureza.

  9. Contemplou todo mundo. Menos o povo do Maranhão. Cadê o secretariado técnico? Gente semi-analfabeta, muitos papagaios de piratas. Roseana devia compreender que os tempos são outros. Que precisamos de no mínimo técnicos para grandes secretarias. Uma secretária particular não é a mesma coisa de uma secretária de estado. É por isso que o Maranhão sempre anda pra trás nos governos dela.

    Resp.: Meu caro, 80% do secretariado tem perfil técnico. Você cobra mais o quê?

    • Você poderia fazer um gráfico e me dizer quem vc considera técnico e quem é político? Pq vejo a maioria político, amigos e amigos de amigos.

      resp.; Porque você mnão bota a relação do que considera políticos aqui? Não é amis simples.

    • Marcos pirou de vez! tecnicos? onde? tu es louco mesmo, cadê os hospitais? um posto de saúde louco?

  10. eta PTzinho, não adiante ficou sem nada todos sabem que Zé antonio é cota pessoal de helena, portanto também de rozeana,assim como Conceição Andrade Claudet e outros, portanto não entra na cota pt que ficou mesmo com o lerdo rodrigo em uma secretaria para nada, numais se depender desse secretariado jamais teremos o melhor governo, bom conforme a governadora que corrupção vai passar longe vamos nos preparar para reforma administrativa em março.

  11. Secretário que praticar corrupção vai ser demitido???eu preciso estar vivo para ver esse ato assinado pela governadora.Só se for para o baixo clero.

  12. A macaxeira ainda tá fritando e não é com olguinha (que de técnico não tem nada) a Governadora que promete o melhor governo de sua vida vai amenizar a ala de Macaxeira das criticas que surgirão no DE, ou seja, a mesma critica que se fazia a ala de Dutra e companhia no Governo Jackson, vai se repetir com o grupo de macaxeira. Ou seja, já usou o partido mesmo para se eleger, agora e jogar o bagaço fora.

  13. HABILIDADE OU PRESSÃO??? SE ROBERTO SÓ DECIDIU HOJE ENTÃO ELE NÃO QUERIA CERTO ??? QUAIS AS FUNÇÕES ATRIBUIDAS A PASTA QUE O AINDA DEPUTADO JURA VAI OCULPAR ??

    Resp.; A pata de Jura, de Rodrigo, de Israel Ferreira não têm atribuições conhecidas, meu caro. pelo menos por enquanto.

  14. BEM FEITO PRO PT FORAM SE VENDER ATÉ PARECE QUE CONHECEM O SARNEY MAIS ESSE JURA FILHO TAMBEM AXEI FOI DAR UMA SECRETARIAZINHA MIXURUCA PRA ELE , ELE ESPALHOU EM BACABAL QUE IA SER SEC DE ESPORTES BEM FEITO SE DEU MAL !!! UMA PERGUNTA QUANDO SAI OS NOMES DOS GERENTES REGIONAIS???

  15. no governo de jackon o pt tinha tres secretaria titular, e nove adjuntos

    resp.; Secretaria e Merda, você quer dizer.

  16. o maior derrotado neste governo é, sem dúvida, o PT! foi humilhado pelo Presidente Lula a se coligar com os sarneys na campanha eleitoral. garantiu a vitória da governadora e o que ganharam: duas inexpressivas secretarias, que não vão adicionar nada politicamente ao partido. Santo é que vive de promessa! dizer que a Secretaria de Educação é do PT, porque a atual vai se filiar ao partido é o mesmo que duvidar da inteligência do Ser Humano! Aliás, a alá do PT que se alinhou aos sarneys talvez seja tratada como pessoas que não tenham inteligência sufuciente para exigir a sua fatia de poder enquanto partido que garantiu a vitória da governadora.

    resp.; Só muito rancor e ódio para ter um pensmento destes. O PT tem nada menos que o vice-governador do estado, com todo o staff do cargo. Tem ainda duas secretarias – Trabalho e Assuntos Institucionais – também com o staff completo das pastas. Deve permanecer com a Educação e tem ainda diversos cargos em órgãos, adjuntos e postos de segundo escalão. Em que época da história o P`T maranhnse conseguiu chegar a este patamar? Nunca, meu caro, nunca.

    • concordo com vc meu caro marcos, porém, é importante destacar que o PT é o partido que comanda o país e garantiu a vitória de Rosena no primeiro turno. Sem o PT Roseana poderia dizer a Deus a política, principalmente em São Luis onde ela superou as espectativas. Para o PT do maranhão não ficar nos sulbalternos do governo Roseana ela terá que ceder a principal Secretaria, a Educação, sem isso, meu caro, compromisso não será cumprido e as portas para Dutra estarão abertas! Aguarde e verás!!!

    • Marcos,

      Explica melhor esse staff do vice, isso passa tambem pela prerrogativa de indicar gerentes de regionais??

      Abs,

      resp.; É provável que sim.

  17. é ver com sao as coisas o PSL que teve a segunda maior votação em são luis, foi deixado pra tras junto com outros partido coligados apoiarao a governadora,… isso é pra ver com funciona as coisas em nosso estado…… e os vereadores como ficam ????

    resp.; Você queria o quê, uma secretaria para o PSL??? Uma diretoria do Detran não está bom,não, meu caro? Sinceramente…

    • Para mim tanto faz, so queria como militante do partido e o trabalho que o presidente o vereador Chico Carvalho faz na campanha da governadora esperamos ao menos que ela cumpra o que prometeu no comicio realizado na estiva. caro amigo

  18. Eh Marco, o Bulcão entrou na cota de que partido? terá sido no PBJ , Partido dos Babões de Jorge?
    Nauro

    • Errou! foi pelo PBFF Partido dos Bajuladores de Fim de Festa. E`aquele cara (compositor) que anima o fim da festa, quando fica só aqueles que não tem nada pra fazer no canto da sala.

  19. Tirar Pedro Fernandes da Camara onde era um parlamentar atuante e colocar Chiquinho Escorcio é uma prova de irresponsabilidade política. A Sec. das Cidades está esvaziada. Qual a vaga do PV na Mesa da Assembleia se ainda não teve eleição? Comtemplou Sarney Filho? E o Washington Rio Branco era Secretario na cota de quem? João Alberto perdeu a Sec. de Esportes, as da Juventude e de Programas Especiais são só para receber o dindin no final do mes. Não represantam nadica de nada. Junte-se a elas a Sec. de Minas e Energia. O PT continuou com a mediocridade do Heluy no Trabalho onde nunca fez nada e o Rodrigo Comerciário que nem sabe o que é Relações Institucionais. Se essa foi a grande aula o que será do governo. Pobre Maranhão.

  20. O PT se LLASCOU nesse GOVERNO. Foi quem mais perdeu. Nao pegou nenhuma secretaria importante. Acho que a roseana devia ter prestigiado mais o PT. Cuidado com o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *