Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Quatro perguntas para Gil Cutrim…

O blog publica abaixo as quatro perguntas que considerou básicas para o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), feitas pelo jornal Gazeta da Ilha. O prefeito fala do desafio de substituir Luís Fernando Silva (DEM), da disputa pela presidência da Famem, da relação com  o governo Roseana – e com os anteriores a ela – e sobre a região Metropolinata de São Luís.

Leia aqui a íntegra da entrevista do Gazeta e abaixo a versão do blog:

1 – O senhor assumiu o comando de um município, cuja administração do ex-prefeito Luis Fernando, foi considerada referência em todo o Maranhão. De que forma o senhor pretende dar continuidade a este trabalho?
Com total dedicação, transparência e, principalmente, com muita vontade de trabalhar pelos ribamarenses. A administração do ex-prefeito Luis Fernando, que está agora no comando da Casa Civil do governo do Estado, mudou para melhor a realidade do povo. Foram centenas de obras e ações que melhoraram todos os indicadores do município.
E eu, como vice-prefeito e prefeito em exercício, dei a minha contribuição neste processo. Minha administração está pautada na continuidade, e não no continuísmo, de todas estas ações, executando, em um curto espaço de tempo, novas obras que a nossa cidade e nosso povo tanto precisam.

2 – O senhor vem sendo apontado como componente de peso da chapa encabeçada pelo prefeito Júnior Marreca (Itapecuru) e que disputará a presidência da Famem. O senhor acredita na possibilidade de consenso entre os candidatos? E o governo do Estado, como o senhor avalia que ele irá se comportar?
Apoio o prefeito Júnior Marreca e ele me convidou para compor sua chapa, sendo que o cargo ainda não está definido. Mas acredito que haverá consenso entre os candidatos, que fazem parte do mesmo grupo político comandado pela governadora Roseana Sarney.
Quanto ao posicionamento do governo, o próprio chefe da Casa Civil, o ex-prefeito Luis Fernando, já falou diversas vezes que não haverá interferências. Assim como eu, o Luis Fernando acredita no consenso e numa chapa única.

3 – O senhor acredita que, a partir deste ano, a região metropolitana de São Luís, de fato, será implantada e as Prefeituras trabalharão de forma parceira e conjunta?
Sou um defensor da metropolização, da união das Prefeituras em favor das suas populações. Nos últimos anos avançamos nesta discussão. Ribamar e Paço do Lumiar, por exemplo, já aderiram, através de projetos de lei aprovados por suas respectivas Câmaras Municipais, à região metropolitana. Inclusive, as Prefeituras já executam trabalhos parceiros, nos serviços de limpeza e iluminação pública, em bairros localizados nas áreas limítrofes entre os dois municípios.
O Luis Fernando, como chefe da Casa Civil, já deu declarações de que o Estado, já a partir deste mês, irá se empenhar e coordenar a criação da região metropolitana. O prefeito João Castelo também já deu várias sinalizações de que irá se integrar a este processo. Portanto, tenho certeza de que, este ano, os governos [municipais e estadual] irão trabalhar juntos e executar políticas públicas comuns direcionadas para todos os moradores da Grande Ilha.

4 – Durante quase cinco anos, nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago, São José de Ribamar não recebeu nenhum centavo de ajuda do governo do Estado. A situação mudou quando Roseana Sarney reassumiu o governo. A partir deste ano, a parceria entre Estado e Prefeitura vai continuar?
A parceria vai continuar e está mais fortalecida do que nunca. Roseana, neste seu primeiro governo, ajudou o município, através de convênios, que pôde executar obras importantes, como o asfaltamento de várias ruas e avenidas. A governadora e o próprio Luis Fernando já garantiram que, já neste ano, mais parcerias serão formalizadas.
Como você mesmo disse, durante quase cinco anos Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão em população, foi totalmente esquecida pelos governantes que passaram. Com Roseana, esta situação mudou e, hoje, este município sente a presença do governo do Estado, o ente que possui maiores condições financeiras de ajudar nas grandes obras. São por estes motivos que o povo ribamarense apóia totalmente o governo de Roseana.

Sair da versão mobile