11

Uma guerra que chegou cedo demais…

O grupo Sarney tem nas próximas eleições estaduais um dos melhores cenários da história política maranhense. Pela primeira vez, não se desenha uma perspectiva de confronto com adversário externo capaz de fazer frente.

Após a derrota de 2010, a oposição esfacelou-se a ponto de ter que se virar para juntar os cacos – tarefa hercúlea, em se tratando da oposição no estado.

Mas o grupo Sarney – ou pelo menos seus satélites – comete um erro grave.

É imatura, inconsequente, perigosa e autofágica a torcida de jornalistas, blogueiros e assessores alinhados aos líderes do grupo pela viabilização de cada um deles.

A artificial disputa entre o secretário  Luís Fernando Silva e o senador Edson Lobão – ora com o deputado Ricardo Murad no meio – é uma tolice de quem torce por eles. E um desrespeito ao governo Roseana Sarney, que acabou de começar.

Primeiro, por que a disputa só existe nos setores da imprensa alinhados a cada um. Segundo, por que é cedo até demais para qualquer pretensão quatro anos antes do pleito.

Lobão não é candidato a governador, mas pode vir a ser. Luís Fernando Silva não é candidato a governador, mas também pode vir a ser.

E isso deveria ser o bastante, por hora…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Marco,
    O novo governo ainda não começou. O povo ainda não viu o reflexo dessa nova administração, portanto, seria impossível pensar neste momento em sucessão.
    Outro expecto importante que tem que se analisar, é o fato da governadora ter sua reeleição confirmado por pouco mais de 50% do eleitorado maranhense(o que não quer dizer que vai governar para a metade da popupalação), dando a entender que a outra metade não está muito confiante no governo, o que gera o obrigação de se correr atrás de novas conquistas. Partindo desse raciocínio, é perseptível que a oposição tem força e a organização desse grupo pode acontecer dependendo do desempenho do novo governo.

  2. Meu caro MARCO, não iremos enuvear um debate que estará na vida cotidiana política deste estado nos próximos 4 anos..A política, vc sabe, é como jogador de futebol ,terá que estar sempre em evidencia, tem que estar atuando nas 4 linhas, e de preferência marcando gols, caso contrário, entra para o banco de reservas, quiçá nunca mais ser lembrado pelo treinador, aí nesse caso, é trocar de profissão e esquecer tudo.É nesse contexto que discordo de vc, tantas vez antes concordando, foste inocente neste post! agora de uma coisa todos os maranhense estão convictos. A querer o Lobão ser o próximo governador deste estado, não há quem, senão Deus, possa demovê-lo desta afirmativa! Pois adversários na mesma proporcionalidade tanto da oposição e dentro da ala governista,não seriam páreo ao Ministro Senador,e Roseana, inteligente e articuladora em política de bastidores, a esticar demais a corda, e vier contrariar a vontade popular hoje , amanhã e sempre, neste quesito ,com claro favoritismo do Senador Ministro, a oposição com certeza, comprará esta briga, pois não reunirá condições de disputa frente aos Sarneys, certamente marchará em apoio irrestrito ao Senado Lobão, por este ter transito livre nesta ala política, e definitivamente desconectar os Sarneys dos Leões em definitivo! O próprio filho Lobinho, em conversas entre amigos, está intransigente e decidido ao confronto, por achar que seu Pai Senador, de fato e direito seja merecedor da vaga em 2014! por duas oportunidades com reais chances de vitória, as votações falam por se , teria cedido este direito , por lealdade passional ao grupo Sarney , e agora será a sua vez,palavra do Lobinho, é o que se houve nos bastidores .Essa história de idade, e outros factóides blogueanos contra a promissora candidatura do Ministro Senador ao Governo do Estado, buscando cada qual seus interesses individualista, nada tem haver com a vontade da maioria absoluta do povo Maranhense, que vem aguardando ansiosamente, o término da carreira política deste ilustre Maranhense , de Mirador , um dos maiores político da era moderna deste estado, venha encerrar sua carreira política com um governo pós Roseana, de continuidade sem continuismo! Roseana reconhece que o Lobão, hoje já caminha com suas próprias pernas lá em Brasília e sobretudo aqui neste torão! e jamais dará sorte pro azar! é só aguardar e conferir!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Colega Marco,
    Tua análise sobre o cenário político atual é sóbria, criteriosa e retrata a realidade do jogo político do momento. Ou seja, querer provocar uma disputa entre possíveis, e talvez prováveis candidatos, para ver quem tem mais cacife, é no momento uma atitude insana. Afinal, como bem o disseste, o governo Roseana mal começou. E essas disputas intestinas só prejudicam o bom exercício do governo, que precisa de unidade para que a governadora faça o seu tão sonhado melhor governo de todos os tempos.

    Não entendo por que alguns internautas descem o malho em Luís Fernando, até alegando que ele caiu de paraquedas no governo… Minha nossa!, não tenho a menor pretensão de defender o ex-prefeito de Ribamar, ao citar que ele foi um dos prefeitos mais atuantes do país, com reconhecimento nacional. O cara foi convidado a dar palestras em muitas cidades Brasil afora, justamente para falar de como conseguiu instalar na Prefeitura de Ribamar uma administração moderna, voltada para resultados.

    Quem conheceu o Município de Ribamar, antes das duas administrações do Luís Fernando, deve ver o que é S.J.de Ribamar hoje, o que ele construiu, os programas que implantou, e que funcionam! Só para citar um exemplo, levei um susto, agora em dezembro, quando fui à Praia de Panaquatira. A localidade, que parecia um minipovoado, se transformou numa cidade. Levei mais de 15 minutos para atravessar a feira, de tão movimentada que estava. Creio que Panaquatira, hoje, tem uma população maior do que muitos municípios maranhenses. A estrada que leva à praia, antes toda esburacada, hoje tem asfalto de qualidade, com canteiro central, e acaba onde começa a areia da praia.

    A popularidade do Luís Fernando em Ribamar, Panaquatira, como em todo o município, é de impressionar. Pessoas com quem conversei se limitaram a dizer apenas 5 palavras para definir Luís Fernando: “isso é que é prefeito!”

    Ademais, é pra se tirar o chapé diante da capacidade administrativa desse homem, que conseguiu transformar a cara de um município, de tal forma, que se duvida mesmo… Mas está tudo lá pra se ver… não tem fantasia, nem houve milagre, apenas a vontade de fazer. Por isso, ele é um candidato natural, com perfil de administrador público extraordinário. Ninguém duvide disso. E, antes de atirar pedra no telhado do homem, faça-se uma verificação do Município de Ribamar. Como você costuma dizer, Marco, “é simples assim”.
    SDS
    JRCAMPOS, jornalista

  4. Quem será o próximo governador ou governadora do Maranhão eu não sei, agora que o próximo prefeito de Codó será Ricardo Archer eu e a maioria dos Codoenses já temos essa certeza.

  5. Excelente seu comentário,
    vamos esperar e aguardar,
    o futuro depende da Administração atual.

  6. ainda é cedo para dizer quem vai ser o candidato do grupo sarney em 2014. o certo é que ricardo murad perdeu para luis fernando a coordenação do governo e lobão é uma alternativa, se a oposição nao tiver um candidato forte. muita água ainda vai rolar. acredito que, em 2014, ricardo murad não possa ser candidato porque é cunhado da governadora, porém, é uma dorrota para ele nao coordenar o governo, pois, em termos claros, esse luis fernando caiu de paraquedas e tomou de assalto o seu lugar. ricardo não desiste o lugar é seu!

  7. LOBÃO NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE QUERER SER GOVERNADOR DESTE ESTADO,POIS ELE VAI MUITO BEM NO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA.
    TAMBÉM ROSEANA NÃO VAI CAIR NA BESTEIRA DE LANÇAR ESSE FRACO LUIS FERNANDO SILVA,VISTO QUE TEM GENTE DE MAIOR CACIFE PARA VENCÊ-LO E ESSE OUTRO FRACOTE, QUE APANHA DE MULHER CHAMADO FLÁVIO CHORÃO DINO, QUE NÃO EMPLACOU NEM NA CGU, E É POSSÍVEL QUE NEM PASSE EM CONCURSO PARA JUÍZ CONCILIADOR.
    MARCO D’EÇA O MARANHÃO DEVE BUSCAR UM CANDIDATO AO GOVERNO EQUILIBRADO, NÃO SEJA ARROGANTE,NÃO ESTJA ACIMA DOS 70 ANOS.POIS SE FOR PARA BOTAR UM CANDIDATO IDOSO, É SÓ LANÇAR O POLÍTICO VELHO GUERREIRO,ESCRITOR, ADVOGADO,EX PRESIDENTE JOSÉ SARNEY.COM ESSE QUERO VER APARECER AO MENOS ALGUEM DA OPOSIÇÃO PARA CONCORRER.

  8. Marco, tenho certeza que nosso canditado em 2014 será Edson Lobão, caso o candidato da oposiçao seja joao castelo. caso seja flavio dino, vai o luis fernando mesmo pq seria covardia de ROSEANA colocar lobao contra dino.
    EIS MEUS PROGNOSTICOS:

    Lobão vs Castelo = vitoria de lobao no 1 turno.

    Luis Fernando vs Flavio “2 colocado” dino = vitoria de luis fernando no 2 turno.

  9. Marcos, você está coberto de razões, o governo tem sérios problemas para no curto prazo serem solucionados( hospitais, convênios não pagos, obras inacabadas em todo interior do Estado) e tem ainda as ações impetradas contra a diplomção da governadora. E nesse momento alguns tentam tirar proveito marcando territórios bajulando Luís Fernando, Lobão, Ricardo e outros não menos importantes, ocorre que estão esquecendo o mais importatante a Governadora Roseana, ela e só ela; está autorizada pela constituição a nomear, destituir de cargos de confiança e mais importante ela que foi eleita pra governar. Então na adianta quererem acelerar o processo para desestabilizar esse ou aquele possivel candidato. fora tudo isso ainda falta combinar com as lideranças e com quem realmente decide, O POVO!

  10. É imatura, inconsequente, perigosa e autofágica a afirmação de não haverá uma frente contra o pervesso sistema da OLIGARQUIA SARNEY………

    Reps.: Por que autofágica? O que tem a ver a organização das oposições com as entranhas do grupo Sarney?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *