36

Pedro Fernandes quer a emancipação da Área Itaqui-Bacanga…

Pedro Fernandes: novo município no Itaqui-Bacanga

O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, defende a emancipação política da área Itaqui-Bacanga.

Para ele, o aglomerado urbano tem todas as condições de se tornar município. E a falta de políticas públicas para a área justificam este projeto.

São cerca de 60 bairros, economia consolidada e população urbana significativa, que fortalecem o desejo de separação de São Luís.

O projeto é antigo e já chegou a tramitar na Assembléia Legisaltiva. mas nunca teve manifestação pública de gente com força para viabilizá-lo.

A declaração de Pedro Fernandes dá força por se tratar da opinião de um membro do Executivo.

Visão de uma das muitas manifestações por melhorias nos bairros da área Itaqui-Bacanga

Aquela área tem uma grande arrecadação já que existem grandes empresas instaladas e tem o porto. O problema é que não há retorno a população. Ou emancipa a área ou a prefeitura deveria resolver os problemas do Itaqui-Bacanga. Por enquanto acredito que deveríamos iniciar essa discussão – afirmou Fernandes.

As declarações do secretário podem desencadear novo debate sobre o tema.

Anjo da Guarda e cia agradecem…

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. Essa é a mais plena verdade, o Pedro Fernandes faz toda a diferença na politica maranhese.
    Infelizmente poucos são os que se interessam e verdadeiramente buscam informações do que acontece na política de nosso Estado. Pedro Fernandes é um político como poucos: trabalhador, cheio de boas idéias, conhecedor profundo dos problemas de nosso Estado, além de ser um grande técnico. Os comentários aqui foram feitos para tão somente afetar a imagem dele e não foram feitos pelas pessoas do povo e que votam no Pedro Fernandes. A população do Itaqui-Bacanga já deixou bem claro que é isso que eles querem… Se vai haver a emancipação ou não,isso é outra história. Pedro Fernandes está ecoando uma vontade que já existe, apenas isso! O povo agradece por estar sendo ouvido e,claro isso incomoda os grandes…

  2. Caro Marco,

    Infelizmente poucos são os que se interessam e verdadeiramente buscam informações do que acontece na política de nosso Estado. Pedro Fernandes é um político como poucos: trabalhador, cheio de boas idéias, conhecedor profundo dos problemas de nosso Estado, além de ser um grande técnico. Os comentários aqui foram feitos para tão somente afetar a imagem dele e não foram feitos pelas pessoas do povo e que votam no Pedro Fernandes. A população do Itaqui-Bacanga já deixou bem claro que é isso que eles querem… Se vai haver a emancipação ou não,isso é outra história. Pedro Fernandes está ecoando uma vontade que já existe, apenas isso! O povo agradece por estar sendo ouvido e,claro isso incomoda os grandes…

    Gardênia Maciel

  3. Diante de tantos comentários, permitam-me colocar mais um: perguntado se sou a favor da emancipação política de alguns aglomerados urbanos, afirmei que sou e essa minha posição difere da que eu tinha alguns anos atras, e porque: 
    – todos os povoados que foram emancipados do Maranhão melhoraram, e melhoraram muito;
    – o Piauí que tem a metade do território do Maranhão tem mais municípios. Minas Gerais tem 875 municípios;
    – quando visitei Santiago do Chile descobri que ali tem uns 20 municípios, e olha que a qualidade de vida nem se compara.
    Continuando a responder a pergunta, coloquei que alguns aglomerados Itaqui-Bacanga; Varig em Bom Jardim; Ferro Velho, Faisa, Vila do Incra em Santa Luzia do Tide, precisavam discutir a sua emancipação no que pese a necessidade  da Câmara Federal aprovar Lei Complementar que autorize a criação de municípios. Lutei muito, mas não consegui pautar para submeter a votação.
    A área Itaqui-Bacanga que é um polo de desenvolvimento tem recebido a devida atenção? 
    Existe áreas em São Luis que a coleta de lixo é feita diariamente e não se cobra taxa de lixo, cuja despesas vem de obras que deixam de ser feitas na periferia. Esta é a discussão.
    No mais não precisa na discussão desqualificar o autor da proposta. Continuarei sim, propondo melhoria no transporte público, melhor nível de alimentação, melhor nível de renda, dentre outros. E lembrando que na Suíça ninguém precisa de planos privados de saúde, não tem educação privada, a internet é sim de graça, o desempregado recebe do governo um salário digno e a carga tributária é idêntica a do Brasil.
    Um abraço.
    O meu domicilio eleitoral continuará o mesmo. 
    Pedro Fernandes

  4. Não querendo ser contrário a alguns senhores que falaram contra o Sec. Pedro Fernandes, posso Afirmar uma coisa: “A questão da metropolização já foi muito abordada com relação a São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, São Luís e Alcântara” e nunca se resolveu nada. Não É verdade? – Sim.
    Agora, se repartirmos a grande São Luís em dois municípios as conesquencias serão imensas o que impulsionarão em caráter urgente a metropolização e viabilizará o crescimento e desenvolvimento de toda a área metropolitana. Isso será um fato. Acordem! E sejam no mínimo coerentes e menos oposicionistas!
    Parabéns Sec. Pedro Fernandes!
    Eu partiria a São Luís em quatro partes: Leste, oeste, norte e sul. Aí eu queria ver se a questão da metropolização não seria resolvida? kk
    Sucessoooo

  5. Pedro Fernandes é brincalhão. Ele deve tá com gozação. Conheço ele! Semana que vem ele vem com outra brincadeira para desmembrar o Renascença, Olho D´Água, Araçagy… Figuraça!!!!!

  6. Se houver o plesbicito, eu sou contra.
    Mas como aqui no Maranhão é uma Capitania Hereditária, comandado pela Dinastia Sarney.
    Tudo é possível, principalmente em tratando de emancipar os principais bairros/povoados/região do estado para agradar os seus aliados em troca de apoio político permanente.
    Incluindo a região do Itaqui-Bacanga.

  7. Colocar essa questão em debate é de grande relevância! Parabéns secretário!
    Promove no minimo um olhar mais critico para a área Itaqui bacanga.

  8. PENSEI QUE ESSE CARA FOSSE MAIS INTELIGENTE! NÃO HÁ NADA PRA PENSAR MELHOR?
    DEVEMOS PENSAR EM SÃO LUÍS METROPOLITANA, COM DISTRITOS COMANDADOS POR UM SO NUCLEO CENTRAL E NÃO DIVIDIR AINDA MAIS DO QUE JÁ ESTÁ EM PEQUENAS FATIAS PARA SEREM ENTREGUES A OPORTUNISTAS E AVENTUREIROS COMO ESSE QUE JÁ TENTOU A PREFEITURA DE SÃO LUIS, ÑADA CONSEGUINDO, ESPERO QUE SEJA O PREFEITO DO PORTO DO ITAQUI, SE PUDER.
    ISSO É MUITA PIADA DESSE SENHOR PEDRO FERNANDO. DEVE É PENSAR SE APOSENTAR ENQUANTO PODE. VAMOS VER O QUE FAZ EM SUA PASTA ATUAL. AGUARDEMOS SEUS PROJETOS MENOS IDIOTAS….

  9. Qualquer Prefeito que estiver na direção da Cidade de São Luis, se for dá assistência que a Área Itaqui Bacanga merece, o povo do resto de São Luis vai sentir falta mais ainda de um Prefeito. Por isso, nascendo a Cidade do Itaqui Bacanga, com certeza o resto de São Luis verá mais benefícios, menos dificuldades, porque ao no Itaqui Bacanga haverá um Prefeito e vereadores para resolver as dificuldades socieconômicas e estruturais da Região.

  10. A Ára Itaqui Bacanga possui de fato todas as condições de se tornar em uma Grande Cidade, Possui cerca de mais de 245.000 mil habitantes distribuídas em 60 bairros, ou seja, possui a Maior Região Populacional da ilha de São Luis. A mesma também é a maior Área Verde da Cidade.

    Na Região do Itaqui Bacanga, possui as grande empresas responsáveis pelo maior PIB do Estado do Maranhão como a Vale, Porto do Itaqui, Alumar e sem contar com as empresas impreteiras instaladas como a Odebrecht, Camargo Correa, Sital, Fundesp e outras, possui também, Universidade como a UFMA, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Colun – UFMA, Hospitais como a UPA, Hospital da Mulher e Unidade Mista, Tropigás, Empresa de Transporte Coletivo – Taguatur que é a maior do Estado, possui também postos de combustíveis como Posto Bacanga, temos praia conhecida como a Praia do Amor, Banco do Brasil, Caixa e Bradesco, Igrejas Evangélicas, Católicas e outras…

    Com tudo isso ainda não se tornou cidade a muito tempo porque?
    Porque simplesmente não tinhamos Políticos que enxergasse isso….

    Mas Agora temos…

    Pedro Fernandes é o Cara..
    Será o Futuro Prefeito da Futara e Grade Metróple do Estado do maranhão que será Itaqui Bacanga.

  11. Caro jornalista,
    Há muito se sabe que no Brasil, e no Maranhão, se encontram muitos municípios que se formaram apoiados em vida econômica e urbana imaginária. Ou seja, trata-se de municípios criados somente para responder a interesses político-eleitoreiros. O município de Raposa, localizado na Ilha de São Luís, é uma expressão cabal dessa determinação. Nesses termos, pensar na emancipação da área Itaqui-Bacanga é deveras preocupante. Tal tema ser proposto por um Secretário de governo recentemente empossado e, a meu ver, de modo precipitado, pois com fundamentos erráticos e insuficientes, é mais preocupante ainda. Calma, Secretário!
    Atenciosamente.

    • Exatamente isso que acontecerá…O Itaqui Bacanga será uma Grande Metrópole….

      Sabe porquê São Paulo não é Idependente?
      Resp: Porque se ela se tornar um País, o resto do Brasil ficará fraco…

      É a semelhança do que está prestes a acontecer…
      Itaqui-Bacanga se tornando um Poderoso Município e o Resto do São Luis ficando mais lento..

      • EMANCIPA SÓ O PORTO, FAZ O PORTO VIRAR CIDADE SÓ LA TEM ARRECARDAÇÃO, O RESTO TEM MUITO É MARGINAL SÓ ARRECARDA COM TRÁFICO.

  12. O Dep.agora Secretário Pedro Fernandes,já tentou ser Prefeito de São Luís por várias vezes,tendo tido uma votação irrelevante por suas promessas absurdas(internet gratuita para todos,nem na Suiça tem..pão gratuito para baixa renda,etc.,)e, agora quer ser Pai de um desmebramento,onde fica os maiores investimentos da capital.Lógico;para tentar ser Prefeito,o pai da criança.Governadora,mande de volta ese Dep.”pontual”mas sem nenhum projeto aprovado,para à Camara dos Deputados.Ele já quiz a CAEMA,DETRAN etc.,está mostrando ser um desagregador,em benefício proprio.Agora quer ser Prefeito de um suposto/futuro município do Bacanga.O defeito do esperto,é achar que todo mundo é bobo.

    • Com certeza meu amigo…”O Segro de um esperto é achar que todo mundo é bobo”..

      Minhas condolências para esse seu texto…

      Esse texto que você diz..”agora quer ser Pai de um desmebramento,onde fica os maiores investimentos da capital”, Onde está esse investimento? Com certeza não está no Itaqui Bacanga…O Investimento está fora dela…depois da Barragem, principalmente depois da Ponte do São Francisco pra frente…

      Quero te dizer uma Coisa…A Ilha de São Luis está dividida assim:
      Área de Exploração de Riquezas = Itaqui-Bacanga
      Área de Desenvolvimento = Todos os Lugares de São Luis, MENOS Itaqui-Bacanga.

      E Tem mais…Não sei o que você diz que é Criança…Se falas da Região do Itaqui Bacanga…você sabe que ela que é o Pai…O resto de São Luis sim, a região filho que despresou o Pai a muito tempo…Mas essa história vai mudar…O Filho Voltará aos Pés do Pai…

      Vai Voltar Respeitar a Maior Região Populacional Concentrada de São Luis..

      Itaqui Bacanga – Rumo a Emancipação, Rumo aos Desenvolvimento e Crecimento Sustentável, Economico, Cultural e Esportivo…

      • Na área Itaqui-Bacanga ,encontra-se instalada a 2ª maior mineradora do planeta(Vale),vc sabia?o segundo maior porto do Brasil,também sabais?e isso não é investimento bilionário?Agora:abandono pela administração pública muncipal,qual é o baiiro que não está?só os condomínios fechados.Nem por isso vamos dividir a cidade,só pra responder os caprichos de um político que foi rejeitado(p/prefeito)em toda São Luís.Sabes qual o carteado preferido do João Castelo?Buraco.Abs véio.

    • “Sr.Mackson do Bacanga”,isso o Dep.Pedro Fernandes tem muito bem treinada:assessoria.Seu pseudomio,tem alguma coisa haver com Dr.JaCKSON,do qual o Dep.foi presidente da COLISEU;e é dos responsáveis pela quebra da companhia,pois TODOS que passaram por lá deixaram um rombo.

  13. Marcos essa “valéria” tem inveja e sabe que Pedro é competente o suficiente para administrar tanto a cidade de São Luis, bem como qualquer outra cidade aqui no Maranhão.
    Para a “valéria” frustrada, vai as minhas condolências pela sua incompetencia, porque sei quem tu és…

    • srsrs É isso ai Luciano…veja lá o pau que dei nela…srsrs…Ela nem sabe o que é política e diz que Pedro Fernandes não tem competência..brincadeira dela…O Pedro é um dos poucos políticos que temos no Estado que mais tem feito pela sociedade…Com certeza ele conseguindo fazer esse Grande Projeto da Emancipação do Itaqui-Bacanga sair do papel, toda a população do Região ficará honrado e agradecido..e Se ele desejar ser Prefeito do Itaqui Bacanga, com certeza será porque o Povo reconhecerá o seu esforço e o Honrará com a Prefeitura da Futara e Magnífica Cidade do Itaqui Bacanga..

    • Se você for conciente votará no crescimento e no desenvolvimento da maior Região Populacional concentrada de São Luis…Se não for…Vote mesmo contra..

      Eu votarei a Fovor para o surgimento de uma Grande Cidade que já existe por si só, mais que infelizmente ainda não é reconhecida…

  14. Apoiado!
    Somente assim, o poder executivo municipal começa a trabalhar, pois, quando se trata de diminuir a arrecadação os prefeitos começam a se incomodar.
    Por isso, apoio a emancipação.
    Abraçossss

    • É isso ai MOREIRA NETO, Concordo com você, se os prefeitos não possuem competência para trabalhar na Grande Ilha é melhor mesmo que compartilhe as atividades….Eu só quero que o Itaqui Bacanga se torne em município, porque se tornará uma grande potência política e econômica do nosso Estado…Tenho certeza que lá os empregos surgirão para que vive na região, as comunidades ficarão mais desenvolvidas, pois haverá um(a) Prefeito(a) e vários vereadores da Região que estarão lutando para fazer avançar o desenvolvimento do Itaqui Bacanga…

  15. Pedro Fernandes, grande técnico, mas já está se envolvendo em coisa que não tem nada haver.

    • Tem sim meu amigo..talvez você que não tem assunto pra falar sobre esse magnífico projeto que beneficiará também toda cidade de São Luis..POis nascendo a Cidade do Itaqui-Bacanga, nascerá também a maior potência do Estado do Maranhão..por isso quém não mora no Itaqui Bacanga não sabe as suas potecialidades…

      • Meu caro “Mackson do Bacanga”…. quem olha vc defendendo a ideia do secretario desse jeito, vai pensar que a ideia é dele.
        Pelo contrario ele ta preocupado é em ganhar a simpatia do povo da Area Itaqui Bacanga para ganhar mais votos nas elecoes do ano que vem. Quer enganar quem Secr??????

        Com esse papo de emencipar. essa ideia é nossa de dentro da area e nao sua… Alemao!2

  16. Este Pedro Fernandes é uma verdadeira piada!!!! Isso tudo é para ver se consegue ser prefeito de parte de São Luís, já que nunca teve competência para ser de uma São Luís por inteiro!

    • E ai Valéria..me parece que você não sabe nada de Política…Pedro Fernandes tem sido o 4º Dep. Federal mais ativo da Câmara Federal e único Nordestino entre os 5º primeiros… Se ele quer ser prefeito, tudo bem, pra mim ele têm competência sim pra administrar a Cidade e melhor mais de 1.000 vezes do que esse prefeitinho ai Castelinho….rsrs

      Só sei de uma coisa, O Itaqui – Bacanga é a Maior Região Populacional de São Luis, com mais de 25.000 mil habitantes, não existe em São Luis uma região como por exemplo, Cidade Operária, Cohab-Cohatrac, São Franciso – Renascença entre outros com potencial de ser Cidade como o Itaqui – Bacanga…Por isso defendo o Projeto de Pedro Fernandes na Emancipação da Região, pois isso acontecendo, verás uma despresa Área se tornando em uma das mais invejáveis cidades do Maranhão com toda Riqueza e Beleza.

  17. Caro Deca:
    Falando em condições, que tal desmembrar a Cohab, o Cohatrac, o Turu, o São Cristóvão.
    Quer reinventar a roda, Deputado Pedro Fernandes!

    • Rapaz, ja pensou se emanciparem cada grande bairro em São Paulo! Existem formas mais inteligentes para dar maior atenção para essas áreas. Depende mesmo é da competência do prefeito de São Luis !

    • Ei José Júlio não te mete onde você não sabe de nada…Descriminando a Região de maior Área Verde de São Luis e de Maior Potência Financeira do Estado meu caro…Cadê você?….Cohab, Cohatrac e Turu juntos não chegam aos pés do Itaqui Bacanga….Nunca emanciparam por medo de quebrar o resto de São Luis, não sabias disso?….Mas não se Preoculpe…A Cidade Metrópolina do Itaqui Bacanga vai nascer…

  18. GOSTARIA DE DEIXAR UMA DENÚNCIA NO SEU BLOG, MUITO GRAVE.

    PROPINAS E ALGUNS BENEFICIAMENTOS PARA DONOS DE EMPRESAS DE ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS ESTÃO ACONTECENDO CONSTANTEMENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO NO NEPE.
    O COORDENADOR DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO NO MARANHÃO, O SRº MIZAEL LEITE, JUNTO COM SEU COMPARSA; O ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOÃO CARVALHO ESTÃO MANIPULANDO AS QUESTÕES DE PAGAMENTOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E A ELABORAÇÃO DE VIAGENS PARA O INTERIOR COM UM NÚMERO ABSURDO DE DIÁRIAS, CHEGA A SER 20 DIÁRIAS TODO MÊS, PRA VIAJAR UMA SEMANA.
    ENQUANTO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA, ESTÁ UMA ESPÉCIE DE LEILÃO QUEM DAR MAIS SERÁ PAGO DIREITINHO, O ENTÃO ATUAL COORDENADOR DE CRÉDITO FUNDIÁRIO FOI INDICADO AO CARGO PELO ENTÃO SUPERITENDENTE DO NEPE, QUE É SEU “MUI AMIGO” E O PROTEGE LÁ DENTRO. MUITOS FUNCIONÁRIOS ESTÃO INDIGNADOS, CHEGANDO ALGUNS A TOMAREM DECISÕES EXTREMAS DE PEDIR PRA SAIR DO ÓRGÃO, POIS O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROGRAMA COM O “MIZAEL E O JOÃO” NUNCA TINHA ACONTECIDO NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO NO MARANHÃO, NEM NÁ ÉPOCA QUE O DRº JACKSON ERA GOVERNADOR. E OLHA QUE OS “2” BONITÕES SÃO BALAIOS ASSUMIDOS…… QUE ABSURDO DRª CONCEIÇÃO E DRª ROSEANA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *