13

Peemedebistas reagem à força do bloquinho na Mesa da Assembléia

Rezende briga pela 1ª vice-presidência...

Formado basicamente por novos deputados – são 14 no total – o bloquinho mostrou força na Assembléia Legislativa, mesmo antes do início dos trabalhos. E deve emplacar três cargos na Mesa Diretora, entre eles a 1ª vice-presidência.

Mas há reações a esta força. O PMDB, que terá o presidente Ricardo Murad, tem reagido à hegemonia do bloquinho e quer rediscutir a fomração da Mesa Diretora, garantindo também a 1ª vice ou a 1ª secretaria – esta assegurada ao PV.

Os deputados Stênio Rezende, Arnaldo Melo e Afonso Manoel são os mais insatisfeitos.

...Mesmo posto almejado por Arnaldo Melo

Mas o poder do bloquinho está na homogeneidade. Os 14 parlamentares que o compõem se uniram desde o resultado das eleições e decidiram permanecer coesos para ter maior poder de barganha. Afinal, são apenas jovens deputados, que iriam se confrontar com raposas da política maranhense.

A união fez a força e garantiu os postos importantes ao grupo.

E, ao que tudo indica, de nada adiantará a chiadeira dos peemedebistas…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Anderson super politico da internet, tu é um crânio, to surpreso como vc e um experte na politica. Antes de ofender as pessoas te manca, eu não trabalho na assembleia, e se a oposição se juntar com o PMDB, DEM, PV. Tudo pode acontecer, experte, super comentarista. ai o bloquinho faz milagre?
    Eu acho que o bloquinho se for pro voto a voto perde. Tenho certeza, manda eles pagarem pra ver.

  2. Marcos,
    O dep. Stenio Rezende sabe muito bem como articular uma maior participação
    Do pmdb na mesa da assembléia ,portanto , não tenha duvida que na hora certa
    Ele e todos os demais deputados do partido vão caminhar juntos e assim fortalecidos
    Para emplacar mais um membro na mesa da Assembléia Legislativa.

  3. GOVERNO ROSEANA DÁ ABRIGO A ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALOS NACIONAIS
    http://www.jornalpequeno.com.br/2009/5/19/Pagina108689.htm

    ALUÍSIO GUIMARÃES MENDES FILHO APARECE NOS INQUÉRITOS DA POLÍCIA FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, QUE RELATARAM O MODUS OPERANDI DA “ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA (ORCRIM) CHEFIADA POR FERNANDO SARNEY”, COMO O HOMEM A QUEM FERNANDO RECORREU QUANDO UM DE SEUS COLABORADORES – MARCO ANTONIO BOGÉA – FOI ACUADO POR AGENTES FEDERAIS LIGADOS À “OPERAÇÃO BOI BARRICA” NO APARTAMENTO DO SUPERINTENDENTE DO SISTEMA MIRANTE, EM SÃO PAULO, NA MANHÃ DE 19 DE JULHO DE 2008, UM SÁBADO.
    BOGÉA FORA ENCARREGADO POR FERNANDO SARNEY DE ENTREGAR NA CAPITAL PAULISTA UMA MALA, COM CONTEÚDO SUSPEITO, PEGA EM BRASÍLIA DAS MÃOS DE ASTROGILDO FRAGUGLIA QUENTAL, DIRETOR FINANCEIRO E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES DA ELETROBRÁS, INDICADO PARA O CARGO POR JOSÉ SARNEY.
    DESESPERADO COM A POSSIBILIDADE DE SER PRESO, BOGÉA LIGOU PARA FERNANDO, QUE IMEDIATAMENTE ACIONOU ALUÍSIO GUIMARÃES. VEJA TRECHOS DOS DIÁLOGOS INICIAIS (CERCA DE 9H30) ENTRE FERNANDO E O POLICIAL FEDERAL, AOS QUAIS O JORNAL PEQUENO TEVE ACESSO:
    FERNANDO SARNEY: SE VOCÊ TEM ALGUM COLEGA TEU LÁ [EM SÃO PAULO], ELE PODIA IR VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
    ALUÍSIO: É ISSO QUE EU ESTOU VENDO, EU ESTOU LIGANDO PARA UM COLEGA MEU AGORA, ESTÁ NA CAIXA POSTAL, TEM UM DELEGADO AMIGO MEU DE LÁ, MAS EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO, EU DEIXEI DOIS RECADOS AGORA NA CAIXA POSTAL DELE (…). EU JÁ BOTEI ALGUÉM EM SÃO PAULO PRA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO (…)
    UM POUCO MAIS TARDE, ALUÍSIO INFORMA A FERNANDO:
    ALUÍSIO: ALÔ?
    FERNANDO: A PLACA, TU NÃO TEM AINDA?
    ALUÍSIO: BATEU, JÁ BATEU. É SIM. JÁ BATEU, JÁ CONFIRMOU. O CARRO É NOSSO [DA PF] MESMO.
    FERNANDO: E VOCÊ JÁ ENTROU EM CONTATO COM ALGUÉM?
    ALUÍSIO: EU JÁ FIZ, ESTOU TENTANDO COM AQUELE MEU AMIGO, QUE É A PESSOA DE CONFIANÇA QUE A GENTE TEM PRA FALAR LÁ, MAS ME DÁ MAIS UMA MEIA HORA QUE ELE ME ATENDE LÁ.
    ÀS 11H04, MENOS DE DUAS HORAS DEPOIS DO PEDIDO DE SOS DE FERNANDO SARNEY, ALUÍSIO GUIMARÃES DEU AO EMPRESÁRIO O “SERVIÇO” TODO DA “OPERAÇÃO BOI BARRICA”:
    ALUÍSIO: OI, DEIXA EU FALAR, FALEI COM NOSSO AMIGO LÁ EM SÃO PAULO. É… NÃO EXISTE NENHUM PROCEDIMENTO EM SÃO PAULO RELATIVO A ISSO, MAS EXISTE UM PEDIDO DE BRASÍLIA PARA QUE FOSSE ACOMPANHADA ESSA PESSOA [MARCO ANTÔNIO BOGÉA] LÁ EM SÃO PAULO. MAS É ACOMPANHAMENTO E LOCALIZAÇÃO, NÃO TEM NENHUM PEDIDO DE BUSCA, APREENSÃO, PRISÃO, NADA, TÁ? (…).
    FERNANDO SARNEY: NÃO SABE TAMBÉM O PORQUÊ, NÉ?
    ALUÍSIO: FOI UM PEDIDO, SOLICITAÇÃO DE BRASÍLIA. ENTÃO, EM SÃO PAULO NÃO EXISTE NENHUM PROCEDIMENTO EM ANDAMENTO SOBRE ISSO. FOI UMA SOLICITAÇÃO DE BRASÍLIA, PARA QUE FOSSE PASSADO INCLUSIVE O NÚMERO DE VÔO QUE ELE [MARCO BOGÉA] FOI, VIU? ENTÃO, JÁ ESTÃO ACOMPANHANDO, MAS NÃO TEM NENHUM PROCEDIMENTO CONTRA ELE (…)
    FERNANDO: TÁ BOM, TÁ…
    ALUÍSIO: ELE [O CONTATO DE ALUÍSIO NA PF DE SÃO PAULO] VAI VER EXATAMENTE O QUE É QUE É, E AÍ VAI ME PASSAR AS INFORMAÇÕES COM MAIOR CLAREZA, TÁ? MAS EM PRINCÍPIO EU FALEI: ‘OLHA, O RAPAZ [MARCO BOGÉA] TÁ DOENTE, PÕE ALGUÉM LÁ (…) PARA QUE NÃO LEVEM ELE DE MANEIRA OFICIOSA, NÉ? (…)
    FERNANDO – SIM, MAS A GENTE PODE VER…
    ALUÍSIO: ISSO AÍ, FERNANDO, A GENTE SÓ PODE VER PESSOALMENTE, EU PRECISO CHEGAR LÁ, NÃO DÁ PRA VER ISSO AGORA.
    FERNANDO: TÁ BOM, JÁ ENTENDI.
    ALUÍSIO: TÁ CERTO (…), INCLUSIVE ELE [O CONTATO DE ALUÍSIO NA PF DE SÃO PAULO] VAI FICAR LÁ AGUARDANDO E SE TIVER ALGUM PROBLEMA A GENTE PODE ACIONÁ-LO, TÁ BOM?
    FERNANDO: OK.
    ALUÍSIO: NO CASO DE UM ABUSO DE AUTORIDADE, UMA FORÇADA DE BARRA, ALGUMA COISA, AÍ ELE PODE INTERFERIR, MAS POR ENQUANTO ELE VAI FICAR COLHENDO INFORMAÇÕES PRA GENTE…
    FERNANDO: TÁ BOM.
    A PF E O MPF PEDIRAM A PRISÃO PREVENTIVA DE ALUÍSIO GUIMARÃES – QUE JÁ FOI COMANDANTE DO GRUPO TÁTICO AÉREO (GTA) NO GOVERNO ANTERIOR DE ROSEANA SARNEY. ARGUMENTOU O MPF: “ENQUANTO A AUTORIDADE POLICIAL ATUA NO SENTIDO DE OBTER PROVAS, O INVESTIGADO ALUÍSIO TENTA, E EFETIVAMENTE CONSEGUE, COM O VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS E PRIVILEGIADAS, ATRAPALHAR O CURSO E FRUSTRAR O RESULTADO DAS DILIGÊNCIAS INVESTIGATIVAS”.

  4. ROSEANA TERÁ COMO PILARES SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.

    INFELIZMENTE, PELOS GESTORES QUE COMANDAM AS PASTAS, O RESULTADO NÃO SERÁ NADA POSITIVO.

    1 – EDUCAÇÃO: QUAL A FORMAÇÃO DA HUMILDE SENHORA OLGA SIMÃO?
    QUAIS SUAS EXPERIÊNCIAS COMO GESTORA? COM A PALAVRA OS SUBORDINADOS “PROFESSORES”.

    2 – SAÚDE: NADA CONTRA A PESSOA DO SENHOR MARCIO LEITE. MAS SER PAU MANDADO DE RICARDO MURAD NÃO FARÁ UMA BOA GESTÃO. O MESMO LHE FALTA À FORÇA DE PULSO.

    3 – SEGURANÇA: O RETROCESSO DO GOVERNO.
    APÓS ALUISIO TER ASSUMIDO O COMANDO DA SEGURANÇA DO MARANHÃO, TEMOS A IMPRESSÃO QUE ESTAMOS VIVENDO O FINAL DA DÉCADA DE 90 ONDE O MARANHÃO ERA TERRA SEM LEI. E QUEM NÃO SE LEMBRA DA IMAGEM DE ROSEANA SARNEY NA TV DIZENDO A SEGUINTE FRASE: “NO MARANHÃO NÃO TEM LUGAR PRA BANDIDO”. ONDE ESTÁ O ERRO?

  5. Marco você sabe mais do que eu, que esses três deputados do PMDB tem mais força que os 14 dos bloquinhos. O edilazio junior esta a frente do bloquinho e o seu partido PV esta sendo contemplado, o fufuquinha e do PSDB e esta sendo contemplado na cota da oposição, e ainda se fala em bloquinho. e os outros 28 aonde estão, que eu saiba já estão fechado com o PMDB. vamos ver quem tem coragem de concorrer contra um dos 3 deputados do PMDB, que tem um bom relacionamento com os demais.
    Pra finalizar, junta os 14 do bloquinhos, que ainda tem que se reelegerem 5 vezes para ter o respeito e moral de um Arnaldo Melo dentro da Assembleia.

  6. Marcos,

    Se a oposicão fosse inteligente aqui no maranhão se uniria ao bloquinho que faria ate a mesa toda, cuidado o tiro pode sair pela culatra;

  7. Marcos, fale alguma coisa sobre a possibilidade de mudança da tabela de pagamento do funcionalismo público estadual.

  8. Bloquinho ou blocão so tem um interessezão, quer mesmo na mesa um cargão, para almentar o seu rendão sor para ensinar o povão que vendeu o seu votão.

  9. dessa,
    na arte de fazer politica tem hora que não se olha para o retrovisor…
    o dep. ric murad ha pouco tempo era contra roseana…..agora é um
    aliado inquestionavel……..então esse idiota chamado aderson creusa
    que até o nome é falso não sabe e nem entende de politica……….
    acho que o pmdb estar certo em lutar por mais uma vaga na mesa…
    pois dep ric murad é um candidato de todos,,,,…..nasceu da vontade e
    do respeito e admiracão de todos os seus colegagas deputados….
    e no pmdb quem tem densidade politica e são deputados experientes ..com varios mandatos
    estão fazendo o dever de casa …articulando para emplacar mais um na
    mesa, e eu sei que dep. stenio rezende, arnaldo melo e afonso manoel
    não vão ficar calados vendo tudo passar na suas portas….
    É CLARO QUE ELES VÃO EMPLACAR MAIS NA MESA………;;;;;;//////

    • E pq que esses deputados tão experientes nunca chegaram em uma Presidência, sabe pq CONFIANÇA IDIOTA, Ricardo já brigou mais é cunhado da Governadora, Vejo dois idiotas falando do meu tópico, Fábio vc acha que não entendo de política, então o que vc acha do bloquinho se juntar com oposição, dai vc vai vê o que é bom, sabe o que penso pela minha experiência, vc e esse Carlos deve ser mais um desses assessores que ganham dinheiro sem trabalhar, existe uma coisa na política chamado decência, e esses 3 deputados nunca tiveram respeito pelo eleitor e sim pelo Governo Estadual. todos estiveram com Jackson e Zé Reinaldo. hahahahaa

  10. Esse anderson é um cara que nao sabe a realidade e só falou abrobinhas. Vamos ver quem vai levar essa vaga. Marco se for possivel coloque o nome dos 14 deputados, porque pelo que me consta estão usando o nome de alguns que os partidos já foram contemplados. E historicamente prevalece o acorda da proporcionalidade, bloquinho ou não, tem que respeitar a proporcionalidade dos partidos. E quando você fala em Jota Pinto ele é o unico no partido dele, então dificilmente ele será 1 vice presidente.

  11. O problema é que esses 3 deputados chateados são apenas uns vira folhas, isso é o que dá ficar de governo para governo, por isso que suas opiniões não são escutadas, pois não passam de mercenários ambulantes. quem dá mais…. quem dá mais por estes deputados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *