21

Presidente da FMF corrobora pensamento do blog: futebol maranhense não existe; nem para ele…

Alberto Ferreira: futebol maranhense não o tira da frente da TV...

A declaração do presidente da Federação maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, repercutida hoje no imirante.com, apenas confirmou o que este blog diz há anos.

O futebol maranhense não existe. Serve apenas para enriquecer empresários falidos e dar votos a políticos inescrupulosos.

Eu mesmo, quando o Flamengo joga, não vou ao estádio, porque eu torço pelo Flamengo – revelou Ferreira, de forma até entusiasmada.

Mas ele tem razão!

Nem ele, nem a maioria dos maranhenses – mesmos os amantes de futebol – trocaria um clássico carioca por Moto e Sampaio ou coisa que o valha.

O futebol maranhense é só para torcedores românticos, meia-dúzia de gatos pingados que insistem em ir ao estádio, e alguns “ingênuos” profissionais de imprensa, que ainda acreditam que tudo vai dar certo.

Não vai.

O futebol maranhense não existe há anos e nunca vai existir. Não tem estrutura, não tem craques, não tem torcida.

Vai depender eternamente dos incentivos do poder público para atrair gente aos estádios –  e, neste caso,  ninguém estará preocupado com o jogo em si, mas com os prêmios do “Nota na Mão”.

Pela primeira vez vez em anos no comando do futebol, Alberto Ferreira fala a verdade:  Nem Moto, nem Sampaio, nem MAC e muito menos os times pequenos do Maranhão têm força para tirar o torcedor de casa e fazê-lo ver besteira em campo.

E o chefão do futebol maranhense é o maior exemplo disto…

Leia aqui “Futebol no Brasil é só Vasco e Flamengo; o resto não tem a menor importância” e aqui ‘Futebol de canalhices…”

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. Marcos,

    Em resposta a um comentário, vc disse: “Inv estimento público??? Meu caro, o governo – em todos os seus nív eis – desperdiça dinheiro público quando investe neste tipo de coisa. O futebol, e não só o futebol, ams a cultura, as artres, devem se manter por si só. E se não consegir, é porque não presta.”

    Eu concordo plenamente com vc, o governo não deve investir dinheiro diretamente nos futebol. Porém, o futebol no Brasil só funciona nos estados mais desenvolvidos, como os das regiões Sudeste, Sul e alguns do Nordeste (Ex:CE, BA e PE). Em outras palavras: O futebol, como outros esportes, só se desenvolveu nos estados brasileiros desenvolvidos economicamente. Por essa razão, os governos que até hj não conseguiram impulsionar o progresso de seus estados são tb culpados pela crise tanto no futebol como em outros esportes. Pode-se observar, que semelhante ao futebol do Maranhão, na mesma crise estão a maioria dos estados do Nordeste e principalmente na região Norte (excluindo-se o Pará, poi já teve muitos momentos bons).

    TALVEZ A PARTIR DE AGORA, tendo mais uma chance, A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, que vai fazer o melhor governo da vida dela (eu acredito nisso, apesar dos “cupins” do seu governo, dos quais excluo apenas Joaquim Haickel), POSSA INICIAR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL MARANHENSE E NOS DEMAIS ESPORTES, sem repassar nenhum tostão para clubes, APENAS IMPLEMENTANDO POLÍTICAS PÚBLICAS ADEQUADAS PARA QUE O MARANHÃO DEFINITIVAMENTE SEJA UM ESTADO DESENVOLVIDO ECONOMICAMENTE.

    Talvez daqui a uns 20 vinte anos vc poderá ter uma visão diferente do nosso futebel e escreva: ” O FUTEBOL MARANHENSE EXISTE”

    ATT.

    Antenor

  2. Por mim pode acabar o futebol maranhense que não faz falta nenhuma, ops, ele ainda existe???
    Ja morreu….

  3. ESSE JÁ TEM CARA DE BÊBADO, JEITO DE BÊBADO E DUVIDO QUE NÃO TENHA UM BAFO DE BÊBADO… JAMAIS PODERIA DAR CERTO ONDE ESTÁ!!

  4. QUERIDO JORNALISTA E LEITORES DESTE BLOG,PELO VISTO A IDÉIA DE QUE O MARANHENSE SÓ SE IMPORTA COM O FUTEBOL DE OUTRAS REGIÕES É BALELA,VIDE OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS EM DEFESA DO NOSSO FUTEBOL. ACREDITO QUE SE HOUVER MAIOR ORGANIZAÇÃO NOS EVENTOS ESPORTIVOS,ONDE A RENDA NÃO SEJA DESVIADA,OS DIRIGENTES SEJAM MAIS PROFISSIONAIS E RESPEITEM A CONTRIBUIÇÃO DOS TORCEDORES QUE PAGAM SEUS INGRESSOS,ONDE AS PRAÇAS ESPORTIVAS OFEREÇAM CONFORTO AOS TORCEDORES(BANHEIROS LIMPOS,PROTEÇÃO CONTRA SOL E CHUVA,SISTEMA DE ALTO-FALANTES PARA INFORMAÇÕES ETC.),OU SEJA,QUE OS EVENTOS ATRAIAM VERDADEIRAMENTE A POPULAÇÃO EM BUSCA DE LAZER E QUE O FUTEBOL PROFISSIONAL SEJA VERDADEIRAMENTE UM PRODUTO DA ECONOMIA LOCAL,SERVINDO DE ALTERNATIVA PARA O TRABALHO DE INÚMERAS PESSOAS QUE CONTRIBUIRÃO PRA O SUCESSO DO ESPORTE MARANHENSE,EXTRAINDO DESSES EVENTOS SEU LUCRO DIGNO QUE O TRABALHO TRAZ. DEIXEMOS DE PENSAR EM FUTEBOL “RICO” OU “POBRE”,DANDO O VERDADEIRO VALOR ÀS PESSOAS QUE ATRAVÉS DO FUTEBOL SE INSEREM NA ECONOMIA GLOCAL (GLOBAL E LOCAL). QTO ÀS INSTITUIÇÕES FOMENTADORAS DO BEM-ESTAR DA SOCIEDADE,DESEJO MELHORES PLANOS E QUE ALCANCEM SEUS OBJETIVOS INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE (FMF,POLICIA,PREFEITURA,RADIOS AM,CLUBES,PATROCINADORES,ACLEM,SINDICATOS…)

  5. Falou o “carioca” frustrado!!!! Bicho vai pro Rio tu só gosta das coisas de lá, o que você faz aqui? O futebol maranhense já foi bom, já lotou estádios e já ganhou títulos nacionais, claro que economicamente nunca vai se comparar com o eixo Rio-São paulo, mas isso não quer dizer que não preste. O futebol maranhense poderia muito bem ser do mesmo nível do futebol cearense, paraense, baiano e pernambucano o que seria o ideal para um estado do nordeste. O que falta é apoio e dirgentes compromissados e não esses parasitas como esse Alberto Ferreira, cancer do futebol.

  6. Está faltando ser criado pelo menos DOIS times, onde um é o Time do ” Itaqui-Bacanga Esporte Club e o outro chamado “JAMAICA BRASILEIRA”, pelo menos dois clubes com objetivos de descobrir mais craques e talentos sem precisar buscar jogadores de fora…Porque além de as vezes ser a boa vontade dos técnicos dos nossos clubes em trazer os melhores jogadores para os nossos times maranhense, mais parece ser maldição para nosso estado….Principalmente quando esses jogadores são do Sudeste e do Sul…Pois nenhum consegue honrar com seus compromissos com os torcedores maranhenses, somente com suas contas bancárias….E Criando esses dois times, pelo menos no futuro próximo poderemos ter novos clássicos como Itaqui-Bacanga X Jamaica Brasileira, jogos dos novos talentos do Futebol Maranhense…

    E Esse dirigente Alberto dizendo tudo isso, sinceramente entristece a todos nós que amamos o nosso futebol…Eu quero fazer um convite aos torcedores dos Times do Maranhão Atlético, Moto Club, IAPE e Sampaio Correa para que em jogos importantes, não permitir a entrada desse destruidor do Futebol Maranhense…Ele é o resposável por isso porque não tem projetos e nem tão pouco visão administrativa para fazer o nosso futebol aparecer e se destacar novamente no cenário Nacional…

  7. Nada mais é de que uma confirmação que os assassinos do futebol nordestino, exceto Pernambuco, Bahia e Ceará, são os próprios dirigentes e torcedores nordestinos que embora achincalhados pelos sulistas, inclusive jogadores (vide Edmundo), teimam em torcer por times do Rio e de São Paulo, triste isso, afundando os times de seus Estados, virando torcedor de TV, enchendo os bolsos da GLOBO com compra de pacotes, e destes clubes de dinheiro.

    Caro Presidente, o problema não é o FLAGLOBO ser do Rio é o senhor que não é CARIOCA.

    NORDESTINO DE CORAÇÃO TORCE PRA TIME DA SUA REGIÃO.

  8. A SOLUCÃO: ALBERTO FERREIRA E GEOGRAFIA NA CADEIA.
    SIMPLES ASSIM

  9. Meu caro. Penso que há uma só saída para o pífio “futebol do Maranhão”. Nosso Secretário terá que fazer uma forte intervenção governamental nesta área. Aponto como saída o fim de todos os “CLUBES” do estado e a criação de uma só equipe bem estruturada, a princípio contratando jogadores de fora e investindo nas categorias de base com “peneiras” dentro do MA. Far-se-ia um pool de empresas locais pra patrocinar a equipe e a inscreveria na 4a. divisão com um projeto audacioso de levá-la à 1a. divisão em 4 anos, podendo ainda participar da Copa do Brasil. Para que o time funcionasse fora do período das competições nacionais, seria organizado um calendário anual de amistosos com clubes importantes. Com o tempo teríamos o MARANHÃO FUTEBOL CLUBE dando alegrias para o torcedor. Isto poria fim a esta nefasta federação com gente com o perfil deste senhor que se diz seu presidente. Este perfil de clube forte por região é o que sustenta as equipes na Europa. Faça-me a gentileza de estudar a idéia e repassá-la ao Sr. Joaquim Haickel. Disponho-me a colaborar com riqueza de detalhas. Este pensamento já alimento há algum tempo. Pelo e-mail você conseguirá me localizar. Ajudemos a trazer enfim o futebol pro Maranhão. Com essa atitude – política pública esportiva – a Governadora dará um salto de qualidade ousado na área do futebol. Qual o seu contra-argumento ou posição?

    Resp.: Inv estimento público??? Meu caro, o governo – em todos os seus nív eis – desperdiça dinheiro público quando investe neste tipo de coisa. O futebol, e não só o futebol, ams a cultura, as artres, devem se manter por si só. E se não consegir, é porque não presta.

    • Mas nesse caso, pra que servem as secretarias de esportes, artes, cultura, etc?

  10. Voce nao entende de futebol mesmo. Nao tem torcida??E os 66 mil torcedores no jogo Moto 3 x 0 Sampaio, vespera do recorde Sampaio x Santos?? Outro dia o Sampaio, colocou 20 mil, na quarta divisao, contra o Guarany-C.Tem time de primeira que nao coloca mil torcedores no estadio.Aqui,quando a competição é seria a torcida aparece.Nao queremos ver voce no estadio seu babaca.

    Nao tem craque?E Jackson, Kleber Pereira, Misael, no teu vasquinho…. Rapaz, va pra teu coroadinho pegar rato de esgoto e fritar pra tu assistir teu vasco na tv, seu fela da puta.

    • É impressionante como o povo maranhense se conforma com tão pouco.

      Fala de um jogo com 20 MIL PESSOAS do Sampaio na SÉRIE D… Para um time que já foi à semi-final da Copa Conmenbol.

      Esses jogadores que você falou são uma amostra do valor que o futebol maranhense tem. E o Moto deu o Misael DE GRAÇA pro Ceará. E assim com tantos outros, como o Jheimy… Alguns com raras exceções, como o Kléber Pereira.

      O futebol maranhense tem craques sim, mas poderiam ser muito mais se tivesse no comando gente séria e honesta.

      O Marco falou no sentido que não existe porque tem pessoas incompetentes no comando. Pelo menos foi isso que eu entendi.

  11. Se eu não me engano o Fernando Sarney é vice presidente da CBF e nunca olhou para o nosso futebol.
    Como sua irmã e seu pai nunca olharam para o Maranhão.

    Resp. E…???

    • Para eles, a culpa é sempre dos Sarney.

      O Alberto Ferreira inclusive é irmão de Roseana sabe… Ah, tenha dó!

      Esse Alberto ferreira sempre foi arrogante quando perguntam à ele a situação do futebol maranhense e se ele não enriquece às custas da FMF, se perpetuando no poder há séculos. Mas pelo menos ele disse a verdade…

      Ele poderia até não ver jogos dos times maranhenses, que fosse lá ver o Flamengo dele, mas que pelo menos deixasse o futebol maranhense organizado, limpo, honesto e com visibilidade nacional.

      Hoje, o futebol maranhense é visto como chacota lá fora, não porque somos nordestinos não. É porque temos um comando totalmente incompetente e despreparado. Um grande exemplo é o futebol cearense, que era alinhado ao futebol maranhense antigamente, mas eliminou a podridão dos dirigentes que comandavam e colocou gente honesta, preparada e com visão de futuro. O resultado está aí, com o Ceará na 1ª divisão.

      Acho que a primeira coisa a ser feita para alavancar o futebol maranhense é fazer uma limpeza desses pseudo-dirigentes que pensam que são deuses e que mandam em tudo. Com eles aí, não há Nota na Mão ou Viva Nota que dê jeito.

      E aí se o Viva Nota fracassar, a culpa vai ser da Roseana, não vai ser dos dirigentes que estão no comando… A desculpa já está prontinha.

  12. Brasileiro è apaixonado por futebol, se aqui tivesse futebol de expressão, os maranhenses não precisariam torcer para times carioca!
    Um Abraço!

  13. Entã porque esse pulha não larga o osso?
    Eu respondo: Porque é um ladrão que conta com a complacência do Ministério Público e da CBF.

  14. Esse cara de bêbado deita e rola com o MINISTÉRIO PÚBLICO e os presidentes de Clubes.
    Será que Alberto e Geografia, tem no bolso, Sérgio Frota, João Vicente, Pereirinha, Junior Moraes e outros presidentes de Clubes do Maranhão ? Porque esses mandatários da Federação ainda existem, por causa desses senhores presidentes de Clubes.
    O que esse Alberto e Geografia estão esperando, é o enfurecimento da torcida maranhense invadir a sede da FMF e quebrar tudo e eles sairem pulando janela.

  15. Marco, foi este cafajeste que afundou o futebol do Maranhão!!!
    Uma pessoa que dirige a maior entidade do futebol maranhense dizer que não acompanha os jogos daqui pra assistir os de lá, é brincadeira!?!
    Olha a cabeça de um cara desse… É, no mínimo, sacagem!!! Isso é um deboche para quem gosta e acompanha o futebol maranhense…
    A FMF ficou nas mãos de pessoas sem escrúpulos por muito tempo… Agora, talvez, seja tarde para recuperá-la!
    Alberto Ferreira tem que ser preso!!!

  16. Caro marco, gostaria de saber se o orçamento 2011 já se deu aberto, e como anda os precatórios em exercício 2010 se tem data para pagamento dos mesmos, obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *