20

Governo Roseana antenado com o Primeiro Mundo; Nova York também vê planejamento como antídoto para tragédias climáticas

Luís Fernando coordena reunião de comitê anti-tragédias

A criação do Comitê de Crise do Governo do Estado é uma das mais importantes ações de planejamento estratégico de um ente público neste início de ano. Pelo menos é o que mostrou, ontem, matéria do Jornal Hoje, da Rede Globo, sobre ações parecidas, da cidade de Nova Iork, nos Estados Unidos.

Veja aqui a matéria completa sobre o assunto.

Desde o título, a matéria mostra que o Maranhão tomou o caminho certo: “os repórteres da TV Globo em Nova York convesaram com um especialista em alterações bruscas do clima. Para evitar novas tragédias, a solução está em uma palavra: planejamento.”

Sob a coordenação do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, o comitê anti-ações climáticas do Maranhão deve ser instalado nesta sexta-feira, por decreto da governadora Roseana Sarney.

Sua missão é antever as ameaças climáticas e apresentar soluções para amenizar os efeitos e evitar catastrofes e mortes, exatamente como ensina especialista internacional.

De acordo com a matéria da Globo, Nova York tem uma Central de Controle, que monitora o clima e analisa a situação de aeroportos, ruas e estações de metrô.

A gente está aqui para agir e não para esperar a tragédia e só depois reagir – ensina um dos chefes de planejamento estratégico, Kelly Mckenny.

Exatamente como pensa Luís Fernando Silva: “com as ações conjuntas de várias pastas do governo, poderemos antever os riscos do período chuvoso e planejar ações para evitar as consequências”, diz ele.

No Brasil, o Maranhão foi o primeiro estado a pensar em uma comissão como esta. Assolado pelas chuvas deste ano, somente ontem o Rio de Janeiro anunciou a criação de um comitê de prevenção de tragédias.

O Maranhão, portanto, sob novo comando, segue novo rumo de ação…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Comissão ou comitê não resolve absolutamente só vai apenas sobrecarregar Luis Fernando, gerir é dividir, é delegar a quem conhece, o que tem que ser criado é uma pasta especifica de perdas e danos, o maranhão pode ser pioneiro no brasil, vc sabia?
    NovaYork, tem uma gestão bem dividida mais no qu diz respeito a meio ambiente ou saneamento, não é exemplo pra nenhuma cidade ou muito menos um estado, temos que ser muito melhor. O estado tem que ser gerido como uma empresa, é só olhar para petrobras que verá o exemplo, é por ai.

  2. Rapaz fico impressionado como ainda tem gente que torçe contra as coisas boas. Ora, esses ex-balaios, como eu, deveria eram bater palmas porque o governo está se antecipando contra possíveis enchentes. O que a governadora e o Luis Fernando querem é evitar catasfrofes, como as que aconteceram anteriormente.
    Esses ex deveriam era ter vergonha de falar contra este projeto, visto que, o Jackson Cara de Fofão e o Zé Carneiro, quando foram governadores, não tomaram tal iniciativa.

    Sai pra lá uruca, olho de porco…..

  3. esse comitê de crise deve ficar até o final do mandato de roseana, pois esse governo já nasceu em crise.

  4. Raimundo dos Santos Abreu, aparece sexta-feira no Palácio Henrique de La Roque, cara pálida! Tu verás o projeto prontinho, tudo que será feito para previnir maiores danos a população do Maranhão. Vai lá, cara pálida, que tudo verás o que está sendo feito para combater as consequencias do aumento do nível do Rio Mearim. Pára de tentar azarar o que setá sendo feito competentemente pelo governo e procura também se integrar a esse projeto, ao contrário de rogar pragas contra a população do Maranhão!

  5. O Luís Fernando e sua cúpula NAO sabe nem enumar os principais problemas ambientais,causas e consequencias.É mais um pacote de mídia lançado pelo governo do faz de conta que se perpetua a meio seculo no estado mais pobre do pais.
    Quero ver que medidas irao tomar quando o Rio Mearim subir os niveis das agua e submegir as cidades que estao proximas as margens.
    Quais os profissionais que estarão nesse comitê?Aposto que sao todos da panelinha e nao entendem nem o que é um assoreamento.

  6. Parabéns pela iniciativa do Secretario Luis Fernando. Nós acreditamos que isso será apenas o começo de várias medidas que por ele serão tomadas, pois a cada dia demonstra que é um politico que não olha apenas para si, e sim para toda a realidade do seu estado. Só temos que agradecer a governadora pela equipe que foi montado e principalmente pela escolha do Dr.Luis Fernando.

  7. A decisão do secretário Luis Fernando é acertada, ele está de parabéns, afinal é sempre melhor prevenir.Com essa medida podemos minimizar os efeitos de uma nova enchente no Maranhão.

  8. Inegavelmente Luis Fernando Silva está tendo um bom começo no Governo do Maranhão e tenho certeza que ele poderá ajudar muito a nossa governadora a cumprir sua promessa e fazer o melhor governo de sua vida. Só espero que esses atuações do secretário da Casa Civil não possam gerar ciumeiras dentro do governo, pois muitos não trabalham e ainda torcem o nariz para aqueles que desejam trabalha e ver o Maranhão crescer.

  9. Foi uma escolha em cheio o nome de Luís Fernando para a Casa Civil, a visão dele é futurista, já foi assim na prefeitura de Ribamar e começa a ser no Governo do Estado.

  10. E tinha gente que ainda falava que o Luis Fernando não ia dar conta do recado. Em menos de um mês, ele já deu idéias e está coordenando ações importantes que, antes, nehum outro chefe da Casa Civil tinha feito.
    Concordo c om todos os comentários de apoio a esta iniciativa. como diz o dito popular, é melhor prevenir do que remediar.
    Os meus sinceros cumprimentos a governadora e ao Luiz Fernando

  11. Luis Fernando, parabéns pela iniciativa! Continue assim, faça pelo Estado o que fez todos esses anos pela linda São José de Ribamar, que com certeza nossa situação vai melhorar muito! O estado só tem a ganhar com um homem público com tamanha dedicação, modernidade e preocupação com o povo.
    Se as serras do RJ estivessem preparadas, muitas vidas teriam sido salvas de toda esta tragédia que acompanhamos.
    Espero que o Maranhão continue no rumo certo, com um governo dedicado e capaz. Só tenho a parabenizá-los e desejar um bom trabalho

  12. Previsibilidade e prevenção são ações importantes no combate a essas catástrofes. O Maranhão está no rumo certo, Luis Fernando mostra que além de viver o presente, também pensa no futuro, isso é muito bom para o estado!
    Se a região serrana do Rio de Janeiro tivesse feito algo semelhante, talvez não amargasse hoje tantas perdas. Conscientizar a população dos riscos e fazer estudos climáticos e do solo poderiam ter evitado ou minimizado toda essa tragédia.

  13. Fiquei muito satisfeita com essa notícia! O Maranhão vai aprender a prever e a prevenir catástrofes, isso trará um ganho fantástico para o povo.
    Luis Fernando, continue assim, trazendo as melhores ações que puder para ajudar este estado a se desenvolver no presente, mas sem esquecer do futuro e suas consequências naturais e climáticas.
    Parabéns Roseana Sarney, pela equipe de governo que montou. Que o MA possa finalmente se destacar e crescer.

  14. Parabéns pela iniciativa! Não me surpreende nem um pouco saber que o Luis Fernando já traz novidades de primeiro mundo ao Estado. Só quem nunca foi a São José de Ribamar e nao conhece pelo menos um pouco de tudo que ele fez por lá pra se espantar com suas ações modernas e sempre em prol da melhoria de condições de vida da população.
    Isso sim é saber fazer as coisas. O resto é bobagem.
    Saudações!!

    Mévio.

  15. Medida mais do que acertada esta proposta pelo senhor Luiz Fernando Silva. Os anos anteriores serviram para mostrar que sem planejamento, este ano, mais uma vez milhares de maranhenses poderiam sofrer com as enchentes.

    Somente com planejamento, será possível evitar tragédias. Portanto, o Luiz Fernando e a governadora Roseana estão de parabéns.

  16. Parabéns governadora Roseana. A senhora acertou em cheio ao colocar o Luis Fernando na chefia da Casa Civil. Ao propor a instalação deste comitê, a senhora e o Luis Fernando dão exemplo para todo o mundo de como se trabalha de forma organizada em favor dos maranhenses mais desprovidos.

  17. Com certeza Marco, agora, o Maranhão tem alguém antenado. Esse Luis Fernando sempre foi assim. Em São José de Ribamar fez o Liceu Ribamaranese quando as pessoas no Nordeste só falavam da necessidade de uma escola em trempo integral. Ele implantou a escola na cidade e ela funciona como modelo até para lugares onde já existia escola em termpo integral, como foi o caso do Paraná, onde prefeitos vieram olhar de perto como funcionava a escola. E assim fez muitas outras coisas. Com certeza no EStado vai ser assim, teremos repetidamente notícias como estas, capazes de sucitar análise como a que você fez, perfeita, de algúém antenado também com as notícias do mundo. Parabéns, a você e ao Luis Fernando.

  18. CAda um posta a sua opinião ou notícia que não desagrade os patrões…poderia mim dizer cade as informações sobre a prisão de Nenzim prefeito de Barra do Corda e o mandato de prisão de Paulo Marinho de Caxias, como é do lado de sua patroa vc nada cita, a cada dia observamos que suas opiniões se acompanha com o medo de perder o empreguinho no Jornaleco O Estado do MA. Só posta farelo de porcos….é assim, cadê o post sobre as falências das secretarias do Estado…cuidado olha o empreguinho…

  19. Interessante, o Maranhão deveria ter um Comitê de Crise desde antanho, pois o Estado vive em crise há décadas, sendo o pior da Federação em todos os índices econômicos e socias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *