12

Guerras e rumores de guerras na oposição maranhense

O ano de 2011 começou quente para os partidos de oposição. Todos eles, sem exceção, vivem crises internas que podem resultar em rachas irreversíveis ou mudanças de posição política.

O mais agitado é o PDT. A ausência do ex-governador Jackson Lago – acamado por um tratamento de saúde – tem levado as várias correntes do partido a tentar sobrepor as outras no controle da legenda.

A briga trouxe para o cenário público até um ser político acostumado aos bastidores: Cândido Lima, ex-membro do PSDB, atual secretário-geral pedetista.

Eterno controlador do PDT – à sombra de Jackson – o deputado Julião Amin conspira, tentando atrair personagens controversos com o único objetivo de minar a força do correto e competente secretário de Trânsito, Clodomir Paz, um dos mais fieis representantes pedetistas.

Nesta briga sobra ainda para o ex-secretário Abdelaiz Santos e sua família.

O PSB também anda em clima de racha. O grupo do ex-governador José Reinaldo Tavares quer manter o partido atrelado ao PCdoB, mas o seu tempo no comando está a expirar. O deputado Federal Ribamar Alves já deixou claro que quer repensar a política de alianças – não descartando, inclusive, apoio ao governo Roseana Sarney (PMDB).

No meio deles, a presidente do diretório municipal e vice-preifeta Helena Duailibe, que parece abandonada pelos dois grupos – mas também se articula com o PMDB roseanista.

Até o PSDB do prefeito João Castelo enfrenta cisão. O presidente regional Roberto Rocha tem evitado os holofotes desde a eleição. O desgaste na legenda é também o motivo para Aderson Lago pensar em trocá-lo pelo PDT.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, já se aproximou de Roseana Sarney.  E, na Assembléia, a deputada Gardeninha Castelo não consegue liderar a pequena bancada de três parlamentares.

Como se vê, os principais partidos de oposição caminham desordenadamente neste início de ano.

E a desordem pode resultar em nova ordem política…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. A tendência na política maranhense é acompanhar o que acontece no Brasil como um todo… a briga entre PT (e seus aliados) e PSDB

  2. Quando se percebe essa guerrinha suja do PDT com aliados como Madeira e Castelo, e com companheiros como Clodomir Paz é que se vê o quanto tem gente mesquinha, pequena, invejosa e pobre de espirito.

    • o Sr CLODOMIR que é um grande PDTISTA, nunca nem mandou um bilhetinho sequer para o partido, pelo menos avisando que ocupava a cadeira de secretario e se pondo a disposição do seu AMADO PARTIDO!
      Esse é o fiel PDTISTA CLODOMIR?!

      acho que CLODOMIR PRECISA agradecer muito seus amigos que plantam REALIDADES FALSAS que lhe beneficiam!!!
      CLODOMIR PAZ O “BEM AMADO”. A FIGURA PARECE COM ODORICO PARAGUAÇU.
      A GLOBO TE PERDE!!!

      JORNALISTA, COMPETENTE E CORRETO NOVAMENTE?!
      DIGA GENTE BOA.
      O MADEIRA está se segurando em arvore que faz sombra, essa coisa de pau podre, PDT, quem encosta cai junto, é o caso, madeira esta a procura de sombra, “O SOL NASCE PARA TODOS, MAS A SOMBRA É PARA POUCOS.”

      E o grande RIBAMAR ALVES, O RIBÃO, TEM QUE SE JUNTAR AO PMDB PARA NÃO SE TORNAR RIBINHA.

      E a gardeninha tem que parar de ser fominha e querer comição de tudo que vê, Gardeninha, as comições da prefeitura já não bastam?
      Ai cria crise , ela é terra de semiterio,só come só, todo mundo que faz negocio com ela sai perdendo , ai ninguem quer se juntar a ela.
      GARDENINHA, vc pode realizar seu sonho de sre a mandante de direito de são luis, vc podera se tronar o REI MOMO DE SÃO LUIS NESTE CARNAVAL, ai vc terá de direito e não só de fato a chave da cidade.
      o que vc acha jornalista?
      VAMOS LANÇAR A CAMPANHA, GARDENINHA REI MOMO DE SÃO LUIS, AI ELA TERÁ A CHAVE DE SÃO LUIS DE DIREITO ALEM DE TER A DE FATO.
      ABRAÇOS MARCO E BOM FIM DE SEMANA!

  3. Marcos estou te mandando meu email verdadeiro! Se quiser me manda msg! Abraços!

  4. Abandonada não! A Helena Dualibe tomou sua posição sozinha! Jamais consultou ou conversou com nguém! Então não foi o partido que a abandonou! Ela abandonou o PSB!
    Torço para que ela seja feliz nas suas opções! Gosto dela pessoalmente, mas hoje ela não compartilha mais dos ideais socialistas.
    Abraços de um militante aguerrido da juventude socialista.

  5. Esses que falam mal do Dr. Aziz e da sua familia fazendo denuncias de falcatruas e enrriquecimento ilicito de seus filhos e familia é pura inveja na verdade eles queriam era tá no lugar do Dr. Aziz e filhos para roubarem no lugar deles.
    Matias

  6. “todos os partidos da oposição estão em crise” ??? Qual é mesmo a crise do PCdoB ???

    resp.; PCdoB não é partido…pelo menos não tem porte para ser considerado na análise.

    • Boa jornalista! Ésta agremiação politica resume-se a acordos feitos com força politica de aliados, comprando representatividade partidaria a custa de dinheiro publico!

  7. A oposição maranhense é igual tucano..ops: Japí (passáro da baixada), dorme em um lugar e passa o dia em outro.

  8. CADÊ OS 72 (SETENTA E DOIS) HOSPITAIS QUE IRIAM, EU DISSE IRIAM SER ENTREGUE ATÉ O FINAL DE 2010? É MAIS UMA CRUZETA DA ROSENGANA PARA O POVO DO MARANHÃO?

  9. O PDT no Maranhão acabou por obra e graça dop Sr. AZIZ. Este Sr. matou JAckson Lago, hoje vive curtino nas suas mansões espalhadas por praias e balneários. Como a linda mansão que tem em Barreirinhas em sociedade com Rogerio da Opendoor. AZIZ e filhos tão milionários enquanto Jackson padece numa cama de hospital em São Paulo, e seus filhos tem que se virar trabalhando para garantirem seus sustentos. Enquanto a filharada do Sr. Aziz ainda vivem no lema “drogas e rockrool”, debochando de todos, pois ficaram ricos e impunes!!! Hoje Aziz já nao quem mais saber do velhinho q tá muiot mal de saude, nem esperou mesmo o fim de vida do DR. JACKSON para demosntar tanta deslealdade, hoje já acompanha a Governadora ROSEANA SARNEY pelo interior do estado, como fez recetemente indo com ROSEANA para a cidade de ARARI. Esse é o Aziz falso, dissimulado, debochado que matou o nosso PDT!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *