14

A inutilidade do Procon…

O Serviço de Proteção ao Consumidor, popularmente conhecido por Procon, nunca serviu pra muita coisa. Não há qualquer histórico de problemas nas relações comerciais resolvido por este órgão.

No máximo, dá orientações de como resolver – sem se envolver em nada. Espécie de livro de registro da raiva. E só.

Sempre foi um cabide de emprego público, nada mais.

Agora, no entanto, está pior do que nunca. Sucateado, abandonado, o Procon vive seus piores dias.

A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, tem tentado alertar as autoridades do governo sobre a falência do órgão.

Para voltar ao que era, no entanto, é melhor deixar do jeito que está.

Com as portas fechadas…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Aproveitando a Dra. Litia Cavalcanti e o Dr. Técio.O Procon queria saber como os 02 orgãos (Promotoria e Procon) pode me ajudar em algum tipo de representação contra a Caema,Há mais de 02 meses que não dá água na Rua São Sebastião no bairro Madre Deus,já reclamado no 0800 desta referida Empresa ,já reclamado na ouvidoria também desta referida Empresa,já denuciado na imprensa e nada resolvido pela Caema.Os meus direitos de consumidor estou cumprindo não deixei de pagar a conta d´água no qual é pela área da casa e não pelo consumo.Por favor como vocês podem me ajudar quando esta situação agravante desta Empresa que não valoriza seu consumidor?

  2. Dr. Técio,

    As críticas que faço a respeito do PROCON/MA são fundadas em fatos e estatísticas. de acordo com o DPDC, o PROCON/MA é o menos procurado e o que possui o menor índice de resolutividade do Brasil. Efetivamente esse é o verdadeiro retrato do PROCON/MA, um órgão que só existe, mas sem qualquer atuação. Convivo diariamente com as demandas individuais e coletivas do consumidor e lhe asseguro, o MARANHÃO está muito atrasado em termos de proteção e defesa do consumidor.Sou muito clara e sincera sempre e não vou defender o indefensável. o Problema existe, é fato, resta agora resolver. Não me interessa quem está a frente do PROCON, me interessa é ver as questões resolvidas. Se o PROCON/MA é vinculado ao governo, este deve indicar alguém que realmente se importe e tenha condições técnicas de liderá-lo. O que é um absurdo é ter, todos os dias, no MP,cuja estrutura é mínima, pessoas retornando do PROCN, pagando passagens de ônibus, para resolver demandas individuais, desvirtuando-se, a promotoria, de sua função precípua. Chega do cidadão mendigar para as autoridades executarem suas obrigações. Não se pode mais conviver com esta realidade. O maranhense tem que ter mais amor-próprio. Essa é a questão. enfim, não estou de forma alguma detonando o PROCON mas reclamando, em nome de todos os consumidores, uma superintendência de maior responsabilidade. Somente.

    • Caro Marco,
      A Dra. Lítia tem toda razão baseada em sua fundamentação. Diria mais: se ela se aprofundar ainda mais em suas argumentações chegará à conclusão histórica que o Procon realmente funcionou efetivamente à época do plano cruzado – Gov. Sarney – quando estava à frente da então Diretoria de Fiscalização do órgão o hoje professor universitário Alderico Santos, que soube agir com pulso firme e coragem o que muitos até então não ousaram fazer, pois acompanhava pelo noticiário local todas as suas ações e soluçõesÉ só consultar os jornais da época e todos constatarão os comentários unânimes da imprensa elogiando o Procon daquela época e, precisamente, o professor Alderico Santos.

  3. o procon não funciona há tempos, na verdade, acho que nunca funcionou.

    uma vez fui lá numa tentativa de resolver problemas com a TIM e o setor jurídico do Procon era todo amiguinho do preposto da operadora (chegava a ser escandaloso o grau de “amizade” e “companheirismo” entre eles. Resultado, ainda tentaram me convencer de que eu estava errada na defesa do meu direito, claramente desrespeitado pela TIM, mas negado pelo órgaão que deveria reconhecer meus direitos como consumidora.

    Foi ridículo, havia uma funcionária no tal Procon que disse ser advogada de lá. Mas certamente não sabia NADA de direito do consumidor. Mas era muito amiguinha de infância da pessoa que apareceu lá representando a TIM. Senti-me desprotegida e sem saída. Se no próprio Procon era assim, a quem recorrer???? Nota ZERO para o Procon do MA.

  4. caro marco, o diabo enterrou a cabeça de seu cavalo aqui no maranhão, em todos os outros estados o procon funciona e bem!

  5. Quem o sucateou? Quem o abandonou? Por quê? É assim que as coisas devem funcionar? Ninguém é responsabilizado? É por isso que as coisas não avançam.

  6. Os governos não fincionam direito, por que o PROCON iria funcionar??
    Ah! Ia esquecendo, o governo do Maranhão é o único que funciona.

    • quem é “GASPARZINHAAAAA”?

      resp.; É a filha do Gasparinho, diretora do Procon.

    • hehehehehe
      se nem o o PROCON físico funciona, imagine o on-line.
      hahahahaha

  7. Concordo com você!
    Tive vários problemas, a última foi com a operadora “Claro”, onde fui várias vezes no PROCON e simplismente o atendente de lá fazia o que eu sempre fiz, ligar pra operadora pra tentar resolver! Um absurdo.
    Então em minhas pesquisas pela net, encontrei um verdadeiro “PROCON” virtual que resolve tudo bem rápido.
    o nome é http://www.reclameaqui.com.br basta fazer o cadastro e relatar sua reclamação que eles mesmos resolvem tudo.
    Obrigado.

  8. VOCÊS ESTÃO É DIVAGANDO NO TEMA. QUE ABSURDO ESSE POST E A DRª LÍTIA DEVE É REVER SUA POSIÇÃO EM REFERENCIA AOPROCON, POIS NÃO É BEM ASSIM COMO ÉLA QUER QUE SEJA. O PROCON TEM SEUS DEFEITOS, COMO TAMBÉM AS PROMOTORIAS DO CONSUMIDOR., MAIS QUERER DETONAR O PROCON É UM ABSURDO.
    SE TÚ QUERES TIRAR DÚVIDAS É SÓ PASSAR NOS SHOPPINGS DO CIDADÃO E VERÁ O NÚMERO DE PESSOAS QUE PROCURAM O ÓRGÃO E ESSE ÀS VEZES RESOLVEM DE IMEDIATO, COM UM SIMPLES TELEFONEMA.
    DR. LÍTIA É MUITO COMPETENTE NO TEMA DE DEFESA DO CONSUMIDOR,MAS ESSE PROCOM SÓ AJUDA NÓS PROBRES MORTAIS CONSUMIDORES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *