15

Presidente do TJ derruba Liminar contra José Augusto

Reitor é confirmado no cargo na Uema

(17h20) – O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, derrubou hoje à tarde a liminar concedida pelo desembargador Raimundo Melo que anulava a eleição para reitor e vice-reitor da UEMA e determinava a anulação das nomeações dos professores José Augusto Oliveira e Gustavo Costa.

O Mandado de Segurança havia sido impetrado pela ex-candidata Iva Souza, 5ª colocada na eleição da UEMA, contra ato da Governadora do Estado.

Gedeon acatou os argumentos dos recursos formulados por José Augusto e pela Procuradoria Geral do Estado e decidiu que “em julho de 2006, quando exercia, como Vice-Reitor, a Reitoria, José Augusto disputou as eleições e figurou na lista tríplice para o cargo de Reitor, sendo nomeado pelo então Chefe do Executivo e empossado no cargo de Reitor para o mandato de 01.01.2007 a 31.12.2010. Esta, portanto, foi a sua primeira condução propriamente dita ao cargo de Reitor, decorrente de eleição, como se depreende do mencionado Parecer. Logo, nas eleições recentes, disciplinadas pelo Edital n. 001/2010, inscreveu-se ele como candidato à reeleição, tendo, assim, disputado a sua segunda eleição e obtido votos suficientes para figurar na lista tríplice, sendo nomeado para o seu segundo mandato”.

Na decisão, o Presidente do TJ-MA confirmou a decisão do desembargador Bayma Araújo, de dezembro de 2010 que já tinha sido favorável a José Augusto.

O Tribunal enfim restabeleceu a verdade e a justiça em torno das eleições da UEMA, reconhecendo sua autonomia e confirmando a vontade da imensa maioria da comunidade acadêmica.

A Egrégia Corte maranhense deu m sinal de que também é magnífica.

É de se esperar agora que os derrotados nas urnas e no Tribunal deixem de servir de instrumento para alguns que ainda teimam em causar mal à UEMA…

Texto alterado às 18h45 para acréscimo de informações

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Sei que o assunto não tem nada haver com o contexto, mas já que não consigo deixar a mensagem no site do governo envio-lhe a mesma talvez ela tome conhecimento.
    É com profundo desconforto, que venho através deste matutino, reportar-me a Sua Excelência a Governadora do Estado, Já que em seu portal “Converse com a Governadora” só vive com falha de não poder enviar, ou não quer ouvir. Vou expor abaixo comentário que fiz nesse portal inoperante.
    Exma. Sra. Governadora, venho através deste perguntar-lhe a respeito do oferecimento de exclusividade ao Banco do Brasil nos empréstimos consignados em folha, por quê o BB Banco que não facilita nada pra ninguém conquistou essa concessão em detrimento de outros e financeiras, onde com certeza haverá corte de funcionários? E o direito a liberdade de escolha? O funcionário público de baixa renda necessita dessas opções, ou até mesmo empresas que já lhe são parceiras a muitos anos.Acredito que vivemos em estado democrático de direito e este decreto fere o princípio básico da democracia, a liberdade e o governo voltado para o povo, pricipalmente àqueles que contribuem para o funionamento da máquina estadual.
    O Sintsep entrou com recurso no TJ-MA que julgou procedente e concedeu liminar, que para mim já não é surpresa foi derrubada em Brasília pelo STJ.
    Em quê Estado nos vivemos? É outro país? Outra Constituição?
    Espero que sua consciência julgue o seu ato, parecido com as imposições feitas nas grandes ditaduras, lembre-se que o que levou a sua vitória em 1º turno foram pouco mais de 2400 votos ou 0,08% dos votos válidos, quem sabe não eram pequeninos servidores públicos iludidos com promessas?

    Que Deus lhe perdoe a mais este ato ditatorial imposto goela abaixo do servidor. Tenha dó!
    Já que a Senhora imita a Dilma, no âmbito Federal do qual faço parte, não é assim.

  2. GRANDE DECISAO!

    A VERDADE SEMPRE APARECE! O TRIBUNAL DE JUSTIÇA FEZ JUSTIÇA!
    A LEI É CLARA, MENOS PARA OS DERROTADOS QUE NAO QUEREM ADMITIR O OBVIO: AAAAAACCCCCCAAAAABBBBBBBOOOOOOUUUUUUUU!
    VAO CHORAR NO ESGOTO QUE É O LUGAR DOS RATOS!

  3. É isso ai governadora… é essa a mulher que queremos no governo, mulher que procura sempre estar do lado correto. E a UEMA lhe dá os parabéns pelo seu compromisso com a verdade. Nós da UEMA escolhemos nas urnas com a maioria de votos de funcionários, professores e alunos JOSÉ AUGUSTO – Reitor.

    JOSÉ AUGUSTO…. nosso Reitor… Agora é seguir em frente.
    Parabéns….

  4. A justiça mais uma vez, foi feita. A universidade e a imagem de seus governantes não pode ser manchada. Temos um homem sério, digno, competente e honesto, eleito com grande diferença de votos, ao cargo de reitor. Este homem é José Augusto! Que as manobras políticas e interesses eleitoreiros sejam para sempre, coisa do passado. Nós, universitários, estamos atentos a essas manobras. Prof. José Augusto, siga tranquilo, sua dignidade e respeito vão à frente. Que o sr. ‘faça uma excelente gestão~!!!!!

  5. Essa é a governadora que colocamos no comando…
    Parabéns Roseana por manter o que foi decidido nas urnas da UEMA… A vontade da maioria dos funcionários, professores e alunos.

    JOSÉ AUGUSTO…. o mais competente para a UEMA.

  6. “É de se esperar agora que os derrotados nas urnas ……” Marco sempre gosto de lê tudo que envolve questões politicas no nosso Estado e fico cada vez mais chocada com o rumo do nosso Maranhão, sera que você realmente acredita que essa decisão nao tem o dedo da Governadora que manda em todas as decisões dos tribunais? Meu Deus !!!!! Visite a UEMA em Imperatriz e veja a situação daquela instituição, sera que a culpa é do Jackson???

  7. Que boa notícia!
    A justiça tarda mas não falha. José Augusto, homem íntegro, competente e honesto já deu provas da sua capacidade no seu primeiro mandato. Conta ainda com o vice Gustavo, uma mente brilhante, de rara inteligencia.
    A Uema está em boas mãos!

  8. A governadora Roseana está mais uma vez de parabens por ter mandado a Procuradoria Geral do Estado entrar com o recurso na Justiça, garantindo a volta do Reitor Zé Augusto. Com esse gesto Roseana prova que é democrata de verdade pois respeita a vontade da comunidade universitária que elegeu Zé Augusto.

  9. Parabéns ao Prof. José Augusto por mais essa brilhante vitória. A qualidade deve continuar!

  10. Tomara que esses dois (reitor e vice) realmente comecem a trabalhar em prol da comunidade estudantil e não em prol das suas contas bancárias. Que o acontecido sirva de alerta para eles saberem que estão na mira da justiça e do povo maranhense.

    • Deixa de ser leviano, “empresario”. Não queira manchar a honra e a imagem de pessoas honestas e decentes. Quem conhece reitor e vice sabe o Estilo de vida que levam, onde moram, como se comportam. Talvez você esteja se confindindo, reitor ladrão é coisa do passado.

  11. Alguém pode me responder a seguinte questão:
    A ação que a professora Iva, que é pau mandada de Waldir Maranhao, teve como alvo a Governadora. Por que o deputado insiste em dizer que não rompeu com Roseana?
    É, bigode, agora tua vaca foi para o brejo..a governadora sabe que você está por trás dessa liminar absurda que Jamil muito acertadamemte derrubou.

  12. Por isso que você Marco, tem a audiência que tem em seu blog : inteligente e sagaz. Parabéns!!!

    resp.: Obrigado, querida!

  13. Deça,

    Até que enfim uma decisão coerente e verdadeira. O Dr. Jamil honra o cargo que ocupa e agiu com isenção e competência. Sua sentença devolve a tranqüilidade a Uema e faz justiça. José Augusto, parabéns!
    Agora, deixem o reitor trabalhar!

  14. PARABÉNS AO DESEMBARGADOR PRESIDENTE, PELA JUSTA SENTENÇA
    AGORA VAMOS DEIXAR O REITOR TRABALHAR E CONTINUAR REALIZAN
    DO A QUALIDADE, ISSO É O QUE IMPORTA PARA A SOCIEDADE DO ESTA
    DO DO MARANHÃO. GRAÇAS A DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *