9

As implicações da vitória de Chiquinho Escórcio no STF…

Escórcio assumirá mandato já agora

A vitória do suplente de deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) no Supremo Tribunal Federal, vai mudar o cenário da composição da Câmara e das Assembléias Legislativas com a posse dos novos deputados, a partir da próxima terça-feira.

Com a decisão, proferida pelo presidente da Corte, ministro Cézar Peluzzo, como revelou, em primeira mão, o blog de Gilberto Léda, Escórcio assumirá a vaga de Costa Ferreira (PSC), que estava no mandato desde o dia 1º. Para o Supremo, a vaga pertence aos partidos e não às coligações.

A decisão terá efeito bombástico, por exemplo, na Asembléia Legislativa.

Holanda: sem chances de assumirn na Assembléia

Caso a deputada Graça Paz (PDT) confirme sua posse na Secretaria de Articulaçao Política da Prefeitura de São Luís, o suplente a ser chamado é Pavão Filho (PDT) e não mais Edivaldo Holanda (PTC).

Aliás, Holanda nem terá condições de assumir mandato nesta legislatura, uma vez que seu partido não elegeu nenhum deputado.

Na mesma Câmara para onde vai Chiquinho Escórcio, a vaga de Pedro Fernandes (PTB) – atual secretário de Cidades – terá que ser dada ao suplente do PTB, Nonato Costa, e não mais ao suplente da coligação, Davi Alves Filho, do PR.

Davizinho também ficará sem mandato

O mesmo Chiquinho Escórcio, por sua vez, assumirá a vaga do ministro Pedro Novais (PMDB), como suplente do PMDB.

A decisão do STF não atinge a coligação da governadora Roseana Sarney (PMDB) na Assembléia. Três deputados da próxima legislatura comporão o governo – Max Barros (DEM), Victor Mendes (PV) e Roberto Costa (PMDB).

Por coincidência, os três primeiros suplentes da coligação são exatamente do DEM (Carlos Alberto Milhomem), do PV (Magno Bacelar) e do PMDB (Fábio Braga).

Todos, portanto, dentro das novas regras do STF…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

    • Pérsio,
      Chiquinho Escórcio é um insitente apenas nos objetivos dele.
      E com essa insistência indo ao Supremo, ele vai modificar muitas bancadas legislativas, verticamente.
      Ainda vamos ler muita coisa que o Marco D´Erca, Décio, Luis Cardoso e outros vão nos repassar ainda sobre esse assunto. Muitos que gastaram rios de dinheiro por um mandato no segundo biênio, poderão nunca mais ver a luz que se apaga a cada decisão do STF.

  1. ô bichinho ruim de voto esse tal de Chiquinho, o pessoal tenta empurrar de tudo que é jeito pra ele ser alguma coisa e não consegue.

  2. Noticia boa companheiro Marco. Eu votei na Graça Paz prá ser minha Deputada e cuidar dos municipios que lhe deram o mandato. Não foi pra ser Secretária de Prefeitura nenhuma. Como Deputada sei que ela vai lutar pelo povo do Maranhão, não somente por um municipio. Portanto tô é muito feliz.

  3. Isso é um absurdo!! justiça seja feita!! isso não pode acontecer!! não tem sentido isso!

  4. Se Edvaldo Holanda Junior se eleger Prefeito de São Luís, BARRA DO CORDA ganha um deputado Federal, JOANÍCIO AMORIM.

    Seria a lição para as multidões?
    O tostão por um milhão?
    A agonia antes, ora a esperança?…
    – Seria a afirmação do SIM: NÓS PODEMOS?
    – Sim, SIM, Podemos!
    Joanicio Amorim acreditou, concorreu e hoje pode comemorar com seus poucos eleitores que a partir desta hora representa os seis milhoes de maranhenses como 1º Suplente do PTC. Suplente de Deputado Federal do Maranhão.

    Parabéns JOANICIO AMORIM, você acreditou em você mesmo!

    Diriam que você era candidato de si mesmo. Falam, agora: 1º Suplente do PTC…

    Jogue Flores aos verbos e tenha espírito grande a quem te jogou pedras ou te fez descaso e nem te recebeu: Repita sempre que você aprendeu do Mundico e da Cidália, seu Pai e sua Mãe ‘A benção Pai, a Bencão Mamãe’ – “Deus te abençoe, meu filho” – Filho de Barra do Corda.

    Francisco Pereira
    Secretário do DEM
    Barra do Corda MA

    Assim,

  5. Marco, a decisão NAO tem efeito erga omnes… Quer dizer, tudo continua como está… Quem quiser a vaga como supente do partido, deve recorrer ao STF… as cameras e assembléias não estão obrigadas a seguir a decisão do STF…
    abraços cordiais!

    Resp.: Verdade, mas qualquer um que requerer a vaga com base neste entendimento, assumirá o mandato. Tolice dos legislattivos insistirem nesta idéia de não empossar diretamente.

  6. O que é mais cômico é que será o Nonato Costa um dos pouquíssimos candidatos a assumir a câmara federal com menos de 3mil votos.
    Justiça seja feita! kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *