17

Blog amplia em quase 50% a média diária de acessos em 2011…

A isenção, responsabilidade e seriedade com que este blog trata os mais diversos assuntos do ambiente político, aumentam sua credibilidade, observada, sobretudo, nos índices de acessos diários.

Tanto que, entre janeiro e fevereiro de 2011, este blog registrou aumento de quase 50% em seus acessos diários, atingindo uma média diária de mais de 10 mil acessos únicos.

Antes da eleição da Assembléia, o blog mantinha média diária de 6,5 mil acessos únicos. Na véspera da eleição da Casa, no auge da polêmica da desistência de Ricardo Murad (PMDB), subiu para exatos 12.276 acessos únicos. No dia seguinte, na confirmação do nome de Arnaldo Melo (PMDB) como presidente, este número subiu para 13.275, como provam os gráficos exibidos nesta página.

Passada a euforia da eleição – quando muita gente acessa por curiosidade – os números voltaram ao patamar mais realista e se mantiveram na casa dos 9 mil. Ontem, por exemplo, foram 9,420 acessos – a média diária nos primeiros dias de fevereiro é de 10.429.

São leitores que não acessavam o blog, vieram por causa da polêmica e permaneceram por aqui, exatamente por causa da credibilidade, seriedade e isenção com que se tratou o assunto.  

Mas porque a ênfase no termo “acesso único”?

Acessos únicos são os registrados apenas uma vez durante o dia, ainda que o mesmo IP volte a acessar o blog. Ou seja, revela o número real de quem está interessado no blog. No caso deste, algo em torno de 10 mil cidadãos diariamente. 

Muitos blogs comemoram acessos considerando a exibição de páginas – quando cada abertura de página é registrada como um acesso. Se levasse isto em conta, o acesso diário deste blog beiraria os 20 mil. Mas nem se considera como estatística por se tratar de audiência artificial.

No caso da eleição da AL, por exemplo, pelo Googles Analytics – usado equivocadamente por blogueiros como referência de acessos – este blog chegou a 40 mil visitações de páginas num único dia. Mas isso não conta.

Além da busca por acessos reais, este blog prioriza também a audiência vindo dos ambientes de poder. Não tem o menor interesse em estar sendo lido em casas de prostituição, mesas de bares ou por playboyzinhos e patricinhas interessados no último fuxico sobre o colega ou desafeto.

Este blog fala do ambiente de poder. Não faz fofoca nem alimenta fuxicos. Relata e analisa fatos políticos, prioritariamente. Também sabe separar vida pública de vida pessoal, ainda que entenda ser tênue o limite entre as duas situações.

Este blog vai continuar com sua linha de isenção e seriedade no tratamento das notícias – e sobretudo com respeito aos personagens da notícia.

É assim que se alcança a credibilidade, refletida também no número de acessos…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. “Este blog vai continuar com sua linha de isenção e seriedade no tratamento das notícias'”

    Isenção? tú tá de palhaçada?

  2. “A isenção, responsabilidade e seriedade.”
    palavras que não condizem em nada com sua prática.
    a grande maioria dos comentarios para os seu post’s são criticas a voce e a sua “escrita imparcial”.
    aliasm não foi voce que em varios momentos criticou pessas como o professor francisco gonçalves dizendo que isenção e imparcialidade são devaneios de calouros que se deixam levar nos primeiros periodos do curso de comunicação da ufma, ao assistirem as aulas do citado professor? que isso não existiria?!
    é engraçado como seu discurso fajuto muda sem o menor descaramento.
    a grande maioria dos acessos a seu blog são de pessoas que ficam abismadas com tamanha cara de pau.
    analises as mais diversas sobre inumeros temas, que paracem um balio de gato. completamente sem pé nem cabeça.
    voce vai de um extremo ao outro sem o menor respauda para tal: do futebol a uma pseudo analise politica alimentada por apelidos os mais esdrúxulos. acho que esse seria afinal o seu talento.
    voce é sim muito conhecido na cidade!
    mas como um eximio bajulador. nada mais que isso.

    Resp.; Porque você botou “escrita imparcial” no comentário, como se tivesse sido dita por mim? Nunca me pretendi imparcial, aliás, considero isso uma bobagem retórica. Não sou, não quero ser e nunca fui imparcial. Obviamente que haverá textos críticos aqui, exatamente porque este blog tyem posição. A diferença é que as posições são defendidas com respeito ao outros e abrindo sempre para o contraditório. Prova disso é que você mesmo reconhece que há “a maioria” de comentários críticos aqui – Eu poderia simplesmente apagá-los, como muitos, mas não os amntenho como respeito aos meus leitores. Nunca critiquei o professor Chico Gonçalves por defender a isenção, exatamente por entender que isenção nada tem a ver com imparcialidade. Isento é o jornalista que, mesmo tendo uma posição em relação a um fato, uma pessoa, uma situação, divulga isto ou comenta de forma respeitosa. Um exemplo: a cobertura da eleição da Assembléia. Este blog apoiou a candidatura de Ricardo Murad e entendeu que houve um erro do bloquinho em deixá-lo na última hora. Mesmo assim, aqui se leu – e se lê – ampla cobertura a respeito do fato, sem ataques pessoais, sem deboches ou invenções. Isto é isenção. Imparcialidade é uma pretensão até covarde: ninguém é capaz de se abstrair de si mesmo, abrindo mão de seus valores e suas idiossincrasias para contar um fato como mero estafeta, relatador de informações. Haverá sempre a carga subjetiva e a influência de valores na narração, razão pela qual a imparcialidade pretendida se perde neste ínterim. E reafirmo que continua existindo apenas no primeiro período da faculdade. Com relação a “apelidos”, acho que você confundiu os blogs. Aliás, a partir daí, começa a se confundir interior, com termos como bajulador e outros, uma clara confusão de endereços. Até porque, mesmo aqueles que mais me detestam sempre reconhecerão que a bajulação jamais compôs o meu perfil.
    No essencial, é isso. O restante do seu comentário é recheado apenas de agressões gratuitas, mágoas e ressentimentos, que lamento, mas deixo-o à vontade para julgar sua consciência por si só.
    Sinceramente grato pela participação.

  3. FAla grande Ovelha,

    Será que nosso Vasco melhora com esse técnico burocrático e arrogante Ricardo Gomes???

    Espero que sim, cansei de sofrer esse ano!
    Fora Dinamite

  4. marco eu leio diariamente seu blog pelo menos duas vezes por dia, para mim è o melhor blog. parabens e conte com seu amigo que lhe conheceu a pouco mais aprendeu a lhe respeitar e lhe conciderar. um grande abraço.

    Resp.; Obrigado, Dominici. Também nutro muito respeito por você. Que possamos estar juntos mais vezes, em momentos de descontração. E boa sorte na sau trajetória política.

  5. Marco,

    Mesmo sendo balaia , gostaria de parabenizar pelo seu trabalho a frente desse blog que hoje é sem a menor dúvida o mais sério dentre aqueles estão alinhados ao atual governo . Você trata os assuntos de forma tranquila e pontual o que a meu ver é o trabalho do jornalista que busca a notícia e não aquele que quer aparecer mais que ela.

    Att.

    Maria Candida

    Resp.: Obrigado, querida. E é exatamente isto que almejo, a leitura de pessoas com todas as tendências, e de todos os níveis culturais, sociais ou intelectuais, com o devido respeito. Sei que cometo erros e grossserias, mas isso ocorre devido ao processo de aperfeiçoamento, que nos leva a melhorar dia após dia.

  6. Isso é que ser Profissional
    Infelizmente tem Blogs que parecem ser do apresentador da Rede TV o NELSON RUBENS.
    Continue com essa linha de trabalho sério e o seu Blog vai D’Eça para MELHOR.
    Um abraço e que DEUS te abençoe.

  7. É impressão minha ou as frases destacadas em negrito não seriam uma espécie de indireta ao colega blogueiro Décio Sá??

    De qualquer forma, concordando ou discordando de ti, gosto do jeito com o que vc põe as notícias no ar, sempre checando a veracidade das informações e sem que haja qualquer tipo de pré-julgamento anterior!!!

    resp.: Obrigado, amigo. E não são indiretas a qualquer outro blog. São frases diretas do que pensa, como age, e o que diz este blog. Simples assim.

  8. (…)
    Continue dessa forma e terás sempre leitores cativos.
    Como vc mesmo sempre diz, “SIMPLES ASSIM…”

    resp.: obrigado, querida. A críticaé exatamente esta apontada por você. E sei que você compreende perfeitamente o motivo da modreração. Continue conosco.

  9. Parabéns pelo sucesso! porém um comentário, acho q está havendo uma disputa entre os blogs sobre qual tem mais acessos, uma busca desenfreiada pela informação que acaba gerando, as vzs, desrespeito com as pessoas, vejo muito isso no blog do décio, o qual sempre anda publicando e fazendo comparativos de seus acessos com outros sites. Enfim, os blogs são uma nova ferramenta de informação, porém o super ego de alguns já começa a ser chato para os leitores.

    resp.; Não, meu caro. Este blog não disputa audiência. As matérias sobre os avanços são institucionias, como em quaqluer mídia. O que se faz aqui, se mostra com dados estatísticos de fontes reconehcidas. Este blog mostra os seus acesso diários a qulquer interessado. E exige que os demais também mostrem, usando fontes confiáveis. E, se eventualmente, houver outro com mais acessos, este blog será o primeiro a relatar, como já o fez. Mas é preciso ser honesto consigo mesmo e com os outros. Só isso, para que as coisas fiquem no seu devido lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *