19

Luciano Moreira pode voltar ao governo Roseana…

Moreira pode reqassumir posto no governo Roseana

(16h) – Uma intensa movimentação política de bastidores pode trazer de volta ao governo Roseana Sarney (PMDB) o atual deputado federal Luciano Moreira (PMDB). Ele assumiria a pasta da Educação, abrindo vaga na Câmara Federal para os suplentes Costa Ferreira (PSC) ou Ricardo Archer (PMDB), dependendo da inepretação a ser dada.

Isso se ficar confirmada o retorno de Pedro Fernandes (PTB) à Secretaria de Cidades, que ainda depende de alguns acertos.

O chamado núcleo duro do governo nega a possibilidade do retorno de Moreira, mas foi desejo de Roseana Sarney, desde o início do governo, ainda em 2009, tê-lo no comando da Educação. Ele só não assumiu à época por causa da pressão política. Depois, o posto foi entregue ao PT, por conta da articulação que resultou na aliança PT/PMDB.

Atualmente a Seduc é comandada por Olga Simão, nome de confiança de Roseana. Mas a própria governadora já anunciou – como este blog revelou ainda no ano passado – que a secretária “ficaria até depois do carnaval”.

A volta de Luciano Moreira consolida a pasta da Educação no formato pretendeido pela governadora e garante mandato a um aliado importante – seja Costa Ferreira, seja Ricardo Archer.

E tudo se consolidará com as água de março…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. GOSTEI DA SUGESTÃO DO SECRETÁRIO HILDO ROCHA PARA A PASTA DA EDUCAÇÃO.
    TAÍ UM HOMEM SÉRIO, COMPETENTE, FINO E EDUCADO.
    TEM TODA A BAGAGEM NECESSÁRIA PARA O POSTO. E POR ESTAR DESDE O MANDATO ANTERIOR COMO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA
    ,CONHECE E RESPEITA OS ALIADOS.
    CONTRÁRIO DESSES ÚLTIMOS QUEM NEM SABIAM QUEM É OU NÃO BALAIO.

  2. Ótima escolha. Se Luciano Moreira tiver liberdade para trabalhar, a educação do Maranhao finalmente, pode dar um salto de qualidade.

  3. PICARETAS DEIXEM AS VERDADEIRAS EMPRESAS DO RAMO DE INFORMÁTICA TRABALHAR SEM FURTO DO DINHEIRO PÚBLICO. VAI VIR JÁ JÁ MUITA COISA À TONA, É SÓ AGUARDAR.

  4. LUCIANO MOREIRA VEM AI E O BICHO VAI PEGAR, VAMOS LÁ FABIO TITO SOARES, NAO ESQUECE QUE TÚ NÃO PODE FICAR COM TUDO, NEM TIRAR TODOS DE LÁ COMO JÁ ESTÁ PLANEJANDO EM REUNIÃO COM O STAFF QUE VAI PARA LÁ COM VCS NÃO ACREDITO QUE ESSE VAI SER ADJUNTO DE TECNOLOGIA. OOOOHHH MS INFORMÁTICA BACANA. NÃO DÁ ESPAÇO PARA OUTRA EMPRESA DO RAMO, DESSE JEITO É FACIL.

  5. ERA SO O QUE FALTAVA, ESSE LUCIANO MOREIRA É O DEPUTADO MAIS SABIDO DO MUNDO, VAI LEVAR O GENRO FABIO TITO SOARES PARA SER ADJUNTO DE INFORMÁTICA E TECNOLOGIA, ELE JÁ TA QUERENDO DIZITALIZAR OS CROTRATOS DA SEDUC E DIGITALIZAR MUITOS DOCUMENTOS, HAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!! ESSE LUCIANO É UMA GRAÇA DEIXEM O FABIO TITO ASSUMIR ISSO COM O LUCIANO QUE VOCES VERAM QUE O NOSSO AMIGO ANSELMO RAPOSO ERA PEIXE PEQUENO. PEGA-PEGA.

  6. administrador por administrador, prefiro Olga que é uma mulher séria, e não tem os defeitos políticos(rabo preso com acordos pré-eleição) do Luciano.

  7. Sei não, mas esse amor de Olga com Luis Fernando e a faxina que vem sendo feita na Educação me parece coisa armada para entregar de bandeja a Seduc a “algum” escolhido. Tá ba cara que a indicação passa por Luis Fernando e o ” escolhido” se faz de morto e se prepara para pegar a pasta.

    O Secretário de Educação é Ptista desde criancinha não é menino “corajoso”? É muito bom ser parente nesse Maranhão. Não sei p que toda essa cena se aqui temos pessoas como Graça Tajra com toda capacidade para assumir a Seduc. Sou contra trazer de Brasília gente que mal conhece a Seduc e só porque é parente acha que se credencia para ser Secretário de Educação.

  8. Excelente nome, pelo menos tem no historico experiência na area!
    Tomara que dê certo!

  9. Tudo doido, meu. Este papo de tirar Olga da Educação é pura invenção do Chiquinho Escórcio.

  10. Marco, me diz uma coisa: essa secretaria de Educação não é da cota do PT??? Ou Roseana vai botar mais uma vez os companheiros no bolso ou no bolso dos companheiros?? Ou vão filiar o Lucinao Moreira no PT??
    Rosa

  11. O PERFIL DOS SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA POR ESTADO.

    RONDÔNIA
    Secretário: Marcelo Nascimento Bessa
    Site: http://www.sesp.rr.gov.br

    Maranhense de 35 anos, formado em direito. É Delegado da Polícia Federal, foi tenente da Policia Militar de Rondônia. Atuou como professor de faculdades de direito na Paraíba. Foi oficial do exército servindo em fortaleza/CE.

    PIAUÍ
    Secretário: Robert Rios Magalhães
    Site: http://www.pc.pi.gov.br

    É delegado de Polícia Federal desde 1984, deputado estadual do Piauí.Secretário de segurança pela segunda vez. Formado em Licenciatura Plena em História – UFPI/1980 e Bacharel em Direito pela UFPI/1983

    RIO GRANDE DO NORTE
    Secretário: Aldair da Rocha
    Site: http://www.defesasocial.rn.gov.br
    Foi oficial da Polícia Militar (PM) de São Paulo durante 19 anos. Ingressou na Polícia Federal em 1996, em São Paulo, como Delegado de Repressão e Entorpecentes. Ex-Superintendente da PF nos Estados do Amapá e Mato Grosso. Ex-coordenador do Grupo de Elite (Grupo de Operações Táticas) de Brasília. Superintendente da Polícia Federal do Ceará, nos últimos três anos. Assumiu a Secretaria de Segurança Pública em janeiro de 2011.

    RIO DE JANEIRO
    Secretário: José Mariano Beltrame
    Site: http://www.seguranca.rj.gov.br
    Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Fez curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial, Sistema Guardião.Ingressou no Departamento de Polícia Federal no ano de 1981 como agente, principalmente, na área de repressão a entorpecentes. Exerceu funções no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários Estados brasileiros. Ministrou aulas e palestras no Curso de Pós-graduação em Inteligência e Segurança Pública da Universidade Federal do Mato Grosso. Na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, como delegado de Polícia Federal, foi coordenador da Missão Suporte, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol.

    PARANÁ
    SECRETARIO: Reinaldo de Almeida César
    Site: http://www.seguranca.pr.gov.br/

    É delegado de Polícia Federal, bacharel em Direito, pós-graduado em segurança Pública. Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi chefe da divisão de cooperação internacional da PF e responsável pelo escritório central da Interpol no Brasil. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi advogado e professor de Direito Penal na UFPR, chefe de Gabinete do Governador do Paraná e Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tem 45 anos.

    MATO GROSSO DO SUL
    Secretário: Wantuir Jacini
    Site: http://www.sejusp.ms.gov.br/
    Ingressou na carreira policial em 1976, como agente de Polícia Federal. Em 1977 formou-se em Direito pelas Faculdades Católicas de Mato Grosso, e em 1980, mediante novo concurso público, passou ao cargo de delegado de Polícia Federal.É pós-graduado em Curso Superior de Guerra Política, realizado no Colégio Fu Hsing Kang – República da China (1990), e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nacional de Brasília – UNB (2000). Participou de estudos sobre a constituição de Forças Tarefa, em Washington/DC; Conferência Internacional Unidos Contra as Drogas em Miami/USA (1977) e Conferência Internacional sobre Tráfico de Cocaína Madri/Espanha (1999). Proferiu palestras sobre Combate a Entorpecentes, Tráfico de Cocaína no Brasil, Crime Organizado, Crimes Fazendários, Lavagem de Dinheiro, Planejamento Operacional, Segurança de Dignitários, Terrorismo.

    MATO GROSSO
    Secretário: Diógenes Curado Filho
    Site: http://www.seguranca.mt.gov.br
    Diógenes Gomes Curado Filho é natural de Andradina, São Paulo, mas foi criado em Uberaba, Minas Gerais. Está há mais de 24 anos em Cuiabá. É casado e tem três filhos. Histórico Profissional: É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso; Possui o Curso de Aperfeiçoamento em Ciências Jurídicas pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso; Participou pela Academia Nacional de Polícia de Curso de Formação de Agente de Polícia Federal, em 1985, Curso Especial de Polícia em 1998 e Curso de Formação de Delegado de Polícia Federal em 2003; Possui o Curso de Promotor de Polícia Comunitária; Possui formação táticas anti-sequestro pela United States Police Instructor Team. Foi durante 10 anos Agente da Polícia Federal, como Delegado exerceu as seguintes funções: Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecente, Chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado. Nomeado Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em março de 2008.

    ACRE
    Secretário: Ildor Graebner
    Site: http://www.ac.gov.br/sejusp/
    Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou pós-graduação em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Brasília. Também fez MBA em Administração Global pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Independente de Lisboa. Foi superintendente Regional da Polícia Federal no Acre e é membro fundador do Instituto de Integração Tecnológica do Poder Judiciário de Santa Catarina. Recentemente estava exercendo advocacia em Florianópolis.

    AMAZONAS
    Secretário: Geraldo André Scarpellini Vieira
    Site: http://www.ssp.am.gov.br/
    Delegado da Polícia Federal (PF). Ele foi corregedor da Polícia Federal (PF) e delegado executivo da instituição, além de exercer outras funções de chefia na PF.

    DISTRITO FEDERAL
    Secretário: Daniel Lorenz de Azevedo
    Site: http://www.ssp.df.gov.br/
    Delegado da Polícia Federal especializado em combate ao narcotráfico atuava como adido da corporação em Bogotá, Colômbia. Foi superintendente da PF em Mato Grosso e coordenou a “Operação Sanguessuga”, que desvendou a Máfia das Ambulâncias. Atuou, também, como Coordenador de Inteligência, da Diretoria de Inteligência Policial, Departamento de Polícia Federal.

    PERNANBUCO
    Secretário: WILSON SALLES DAMÁZIO
    Site: http://www.sds.pe.gov.br/
    Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Está há 33 anos na PF. Começou como agente da Polícia Civil de Pernambuco, sendo concursado posteriormente a agente e delegado federal.Entre 2002 e 2004, assumiu a superintendência da PR em Pernambuco. Atualmente, ocupa a coordenadoria geral de Defesa Institucional do órgão, em Brasília. No seu currículo, Damázio realizou diversas operações de combate ao plantio e ao tráfico de maconha no Sertão, a Operação Bisturi (que desarticulou quadrilha internacional de tráfico de órgãos), resolução do caso de falsificação de leite em pó, e na prisão dos membros da Máfia do INSS.

    MARANHÃO TEM SECRETÁRIO ‘CALÇA CURTA”
    Secretário: Aluisio Guimarães Mendes Filho
    Site: http://www.ma.gov.br/
    Aluisio Formado em Direito, Agente de Polícia Federal nomeado em 1989, Assessor Especial da Presidência da República (1990 a 1996), Coordenador da Operação Impacto no Maranhão (1996); chefe de Gabinete da Presidência do STJ (1997) e Assessor Especial da Presidência da República (2004). Foi nomeado a Secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (2009), em abril de 2009, e Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Maranhão em abril de 2010.
    Não é por nada não, mais o diploma como formado em Direito é do CEUMA?
    Quais foram os impactos da “Operação Impacto”?
    Essa informação de que Aluísio Mendes foi chefe de Gabinete do SJT é nova?
    Quem Presidia o Superior Tribunal de Justiça em 1997?
    Não era Vidigal? Vou perguntar ao Ministro se são verdadeiras estas informações?
    Fica claro que Aluísio Mendes além de “calça curta” é produto engomado de Gabinete.

    BAHIA
    Secretário: Antonio Cesar Fernandes Nunes
    Site: http://www.ssp.ba.gov.br

    Há 31 anos na Polícia Federal. Foi superintendente regional da PF no Estado da Bahia, cargo que

    PARÁ
    Secretário: LUIZ FERNANDES ROCHA
    Site: http://www.segup.pa.gov.br/
    Delegado de Polícia Civil desde 1991, Luiz Fernandes é formado em Direito pela UFPA e doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Natural de Vitória da Conquista (BA), Luiz Fernandes exerceu o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil no período de 2003 a 2006, no governo de Simão Jatene. Dentro da Polícia Civil, Fernandes foi diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais, de Polícia Operacional e da Delegacia de Furto de Veículos. Foi ainda superintendente da Regional do Salgado.

    CEARÁ
    Secretário: Francisco José Bezerra Rodrigues
    Site: http://www.sspds.ce.gov.br/
    Coronel da Polícia Militar do Ceará. Foi Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará (2007/2010). Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Policia Militar do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar de Brasília; Curso Superior de Polícia, pela Academia de Polícia Militar do Ceará. Possui vasta formação na área policial, com vários cursos realizados tanto no exterior quanto no Brasil, principalmente no trato de situações de alta complexidade. Atuou em diversas situações como instrutor policial nas mais diversas áreas, principalmente na área de gerenciamento de crises e abordagem policial.

    SÃO PAULO
    Secretário: Antônio Ferreira Pinto
    Site: http://www.ssp.sp.gov.br/
    Ocupa o cargo de secretário da pasta desde março do ano passado. Em 1964, ingressou no serviço público como policial militar, permanecendo na corporação por 11 anos. Em 1979, tornou-se Promotor de Justiça na área criminal, no Ministério Público. Foi assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público, entre 1989 e 1992.
    Entre 1993 e 1995, exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária. Em 1998, foi promovido a Procurador de Justiça. No Ministério Público, foi eleito para compor o órgão especial do Colégio de Procuradores, no biênio 2002-2003; e o Conselho Superior do Ministério Público, entre 2004 e 2005. Foi secretário da Administração Penitenciária entre junho de 2006 e março de 2009.

    SANTA CATARINA
    Secretário: César Augusto Grubba
    Site: http://www.ssp.sc.gov.br/
    Promotor Ministério Público Estadual há 25 anos do Ministério Público Estadual. Foi coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal, em Florianópolis. Também foi promotor por cinco anos em Joinville, entre o final dos anos 1990 e o início de 2000.

    • Bem…Aluisio foi exemplar aluno de direito e não foi Ceuma não. Foi na universidade considerada a melhor de Brasília, será que vc consegue descobrir heim curioso? Aliás, seu pensamente é do tipo “se eu não consegui nada na vida, claro que ninguém mais pode conseguir” Bem…continuando…Aluisio foi exemplar chefe de gabinete. Exemplar fundador e comandante GTA. Exemplar secretário de inteligência. E está exemplar secretario de segurança sim. É a opinião de todos que já tiveram o prazer de trabalhar com ele. Seu esforço, seu trabalho,seu carater de grande valor, não tem preço. Diferente de vc e de seu grupinho. A única coisa que vcs sabem fazer é com que se sinta vergonha de ser maranhense. Cobre apoio da sua governadora pois ele tem feito tudo que pode dentro que lhe é disponibilizado

  12. Meu ilustre M.A.Deça, gostaria de falar que o Dep. Luciano Moreira é um ótimo nome para compor a Educação, competente e muito sério!
    Se for confirmada efetivamente essa decisão o Ma vai ganhar muito com seu respectivo retorno.
    Sucessoooooooo

  13. A Governadora já tentou de tudo e nunca logrou êxito na escolha do seu Secretário de Educação.
    Então eu pergunto: Por que não colocar o atual Secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, frente à Secretaria de Educação? Afinal ele é formado em Administração e é um político exemplar. As pessoas competentes devem ser aproveitadas ao extremo. Fica a dica.

  14. SERIA MELHOR COISA QUE PODERIA ACONTECER COM A EDUCAÇÃO DE NOSSO ESTADO. LUCIANO É UM HOMEM SÉRIO E TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VAI COLOCAR ESTA SENHORA PARA BEM LONGE DA SEDUC. GRAÇA TAJRA MANDA E DESMANDA NA SEDUC, FECHOU DIVERSAS TURMAS NO TURNO NOTURNO TAIS COMO CEGEL, CONGALVES DIAS E TANTAS OUTRAS. MARCOS É VERGONHOSO O QUE ESTA SENHORA PERSEGUE PROFESSORES DA REDE. A ÚLTIMA SÃO OS PROFESSORES QUE PARA SE TER UMA VIDA DIGNA E QUE SEMPRE TRABALHARAM OS TRES TURNOS, AGORA COM O FECHAMENTO DAS TURMAS NÃO HÁ MAIS NECESSIDADES À NOITE E O QUE ESTES PROFESSORES VÃO FAZER JÁ QUE TRABALHAM NOS OUTROS TURNOS??? VÃO PERDE O EMPREGO? COITADOS ….ATÉ QDO MARCOS A GOVERNADORA VAI ACEITAR TUDO ISTO??

  15. Fala sério? Pra que essse cabra foi eleito deputado então? Palhaçada, devia era voltar pros quintos do Ceará!!!!!!!
    Deve é procurar trabalhar em Brasília esse palhaço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *