8

Só Jackson Lago une a oposição maranhense…

Com jackson doente, a oposição não consegue se encontrar...

A ausência do ex-governador Jackson Lago (PDT) da rotina política do Maranhão mostra que ele é o único elo entre os vários setores da oposição maranhense.

Sem a presença do pedetista, que está em São Paulo para tratamento de saúde, os supostos líderes e partidos oposicionistas batem-cabeça e se acusam mutuamente. A ausência de Jackson mostra também que, muito mais que agregar, o nome do ex-deputado comunista Flávio Dino ainda causa muita antipatia em setores da oposição.

Desde que Jackson seguiu para São Paulo, no início de dezembro, os partidos oposicionistas protagonizaram várias cenas de pugilato verbal que mostram o distanciamento entre eles.

O PDT iniciou um processo de afastamento do PSDB, tanto em São Luís quanto em Imperatriz, que resultou, inclusive, na divisão do bloco na Assembléia Legislativa. O próprio PSDB, por sua vez, iniciou processo de aproximação com o governo Roseana – primeiro com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; depois com a bancada tucana na Assembléia.

Hoje, tanto o PDT quanto o PSDB têm posicionamento distante dos partidos de esquerda. Os tucanos compõem, inclusive, um dos blocos governistas.

O asfacelamento do bloco de oposição irritou as lideranças do PSB, sobretudo o ex-presidente da Assembléia, Marcelo Tavares. Para ele, a adesão do PDT ao governo Roseana Sarney (PMDB) é um constrangimento para a oposição.

O problema é que o próprio PSB vive momento de autofagia que pode levar também a legenda para o governo. O deputado federal Ribamar Alves e a vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe, defendem publicamente o apoio a Roseana Sarney.

Sem a presença física de Jackson Lago, a oposição mostra que está sem rumo.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) não consegue agregar com suas idéias e seu ranço e Flávio Dino resume sua articulação aos guetos esquerdistas do PCdoB e da parte do PT que discute o nada.

E a oposição caminha célere para o esfacelamento…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Que o Dr. Jackson Lago recupere sua saúde e volte para fazer a união que o MA tanto precisa. Todos contra um. É assim que o MA vai se libertar dessa doençarney.

  2. O Povo é Maior, um dia essa meia duzia ainda vai sentir na pele o que é fazer politica para todos, isso sim o Dr. e Governador Legitimo do Maranhão sabe fazer mutio bem da pra saber da seguinte forma o Dr. Jackson manteve todos os seus secretarios do inicios ao fim do seu governo vamos lá, Lourenço foi secretario de Educação do começo ao fim, Edmundo Foi secretario de Saude do começo ao fim, Aderson Lago mesmo fazendo seus desvios continuo ate o fim na casa civil, Zeca Pinheiro mesmo pagando certos jornalistas continuo ate o fim na secretaria de comunicação, a Dra. Euridice mesmo com a imprensa negativa em cima dela ficou ate o fim, o Coronel Francisco Melo ficou ate o Fim, o Sr. João Francisco ficou ate o fim na secretaria de igualdade racial pelo que me lembro o unico orgão que não permaneceu com o mesmo secretario ate o fim foi o Detran por causa do pedido de um certo ex- aliado “Palhaço”

  3. Tá dificil…ele não volta,e,só pensa nele.A oposição levará anoossss pra se recuperar.

  4. é muita pretensão achar que o povo está esperançoso por jackson ou mesmo roseana, com uma politica ultrapassada e decadente de ambos. ainda é muito cedo pra diagnosticar como a oposição vai se comportar, até porque na eleição passada o terror foi flavio dino, essa discussão de plenario pouco importa, o certo é que o detentor do voto mandou um recado das urnas, está cansado do mesmismo, e olha que roseana tinha ao seu lado lula, dilma, sarney, dezenas de prefeituras, dezenas de deputados e de quebra três senadores e resultado na urna foi 0,0008, em outras palavras, pouco adiantou o papel dos atores ou bastidores, isto significa que o povo não está morrendo de amores por essa velharada.

  5. MAIS É CARNAVAL………..
    DE CHICO BUARQUE AO SAMBODROMO DO RIO VAMOS PASSAR PELO MARANHÃO E VER COMO ANDA O MELHOR GOVERNO DA VIDA DE ROSEANA SARNEY, VAMOS DAR AS NOTAS DAS SECRETARIAS DO GRUPO ESPECIAL:
    EDUCAÇÃO………………………………………………………………………..NOOOOOOOOTA ZERO;
    SAÚDE………………………………………………………………………………..NOOOOOOOOTA DOIS;
    DESENVOLVIMENTO SOCIAL…………………………………………NOOOOOOOOTA ZERO;
    INFRA ESTRUTURA…………………………………………………………NOOOOOOOOTA DEZ;
    CULTURA………………………………………………………………………….NOOOOOOOOTA DEZ;
    ESPORTE…………………………………………………………………………..NOOOOOOOOTA SETE;
    JUVENTUDE……………………………………………………………………..NOOOOOOOOTA ZERO;
    CASA CIVIL……………………………………………………………………….NOOOOOOOOTA DEZ;
    SEGURANÇA PÚBLICA…………………………………………………….NOOOOOOOOTA ZERO;
    PLANEJAMENTO……………………………………………………………..NOOOOOOOOTA QUATRO

    ESSAS SÃO AS NOTAS DAS PRINCIPAIS SECRETARIAS, NA VERDADE TODAS DEVERIAM TER A MESMA IMPORTÂNCIA, MAS JA SERIA DEMAIS PEDIR ISSO.
    NUMA PERSPECTIVA FUTURA O ESPORTE DEVE MELHORAR, SAÚDE COM RICARDO DEVE MELHORAR MUITO, EDUCAÇÃO COM OLGA E GRAÇA TAJRA DEVE AFUNDAR DE VEZ, ASSIM COMO A JUVENTUDE COM O ROBERTO COSTA E SEGURANÇA PÚBLICA TAMBÉM DEVEM AFUNDAR DE VEZ, OUTRA DE SUMA IMPORTÂNCIA É A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESSA COM O ATUAL SECRETÁRIO DEVE PRATICAMENTE DEIXAR DE EXISTIR TAMANHA É A INOPERÂNCIA DO ELEMENTO, DEVE INCLUSIVE SE TORNAR APENAS MAIS UM COMODO DO APARTAMENTO DELE, NADA MAIS QUE ISSO.NO PLANEJAMENTO NÃO VAMOS ESPERAR MUITA COISA NÃO, E ISSO PODE COMPLICAR PORQUE SE VOCÊ NÃO TEM UM BOM PLANEJADOR ISSO REFLETE NAS AÇÕES NEGATIVAS OU AUSÊNCIA DE AÇÕES.
    TORÇO PELO ATUAL GOVERNO MAS INFELIZMENTE ROSEANA ESCOLHEU MAL DESDE A ELEIÇÃO QUANDO RESOLVEU ESCOLHER O ATUAL VICE, COMEÇAVA ALÍ O PIOR GOVERNO DA VIDA DELA. E OLHA QUE PODE VIR CHUMBO GROSSO POR MAIS NA FRENTE, O JACKSON LAGO CAIU POR MUITO MENOS DO QUE O VICE ANDA APRONTANDO…
    TE CUIDA ROSEANA, BARBA DE MOLHO NÃO FAZ MAL A NIGUÉM.
    QUE DEUS ILUMINE A GOVERNADORA.

  6. Essa matéria parece o lançamento de um livro Marco.
    Título: ” As mandadas da patroa”.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. É Marco, parece que mais uma vez esta oposição do Maranhão vai desunida para as eleições de 2012. É uma guerra de egos e personalidade. É muita gente importante demais para se rebaixarem um diante do outro e mostrarem humildade e espirito público e acharem um candidato de consenso.
    O Sarney sabe muito bem a força das unidades de oposições unidas em torno de um projeto de poder baseado em proposições e propostas concretas de governo, que tenha como interesse maior o da população. Ou seja é preciso saber interpretar a vontade popular, e não se achar porta-voz dela simplesmente porque está na oposição. Oposição é acima de tudo manifestar o descontentamento da população com o governo que a elegeu.
    Em 1965 o Sarney se elegeu Governador do Maranhão como candidato único das oposições coligadas, enfrentando o candidato do Governo Federal e do Vitorinismo(ou o que restava dele).
    Portanto não enxergo nestas oposições do Maranhão, principalmente pela figura despótica deste Flavio Dino, que faz politica pensando que ainda está dentro do seu tribunal, futro próespero.
    Por enquanto o grupo do senador sarney continua e provavelmente continuará dando lições de como fazer politica.
    Parabens ao grupo do senador sarney, pois, em que pese suas discordâncias sempre vão unidos para a eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *