Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Só Jackson Lago une a oposição maranhense…

Com jackson doente, a oposição não consegue se encontrar...

A ausência do ex-governador Jackson Lago (PDT) da rotina política do Maranhão mostra que ele é o único elo entre os vários setores da oposição maranhense.

Sem a presença do pedetista, que está em São Paulo para tratamento de saúde, os supostos líderes e partidos oposicionistas batem-cabeça e se acusam mutuamente. A ausência de Jackson mostra também que, muito mais que agregar, o nome do ex-deputado comunista Flávio Dino ainda causa muita antipatia em setores da oposição.

Desde que Jackson seguiu para São Paulo, no início de dezembro, os partidos oposicionistas protagonizaram várias cenas de pugilato verbal que mostram o distanciamento entre eles.

O PDT iniciou um processo de afastamento do PSDB, tanto em São Luís quanto em Imperatriz, que resultou, inclusive, na divisão do bloco na Assembléia Legislativa. O próprio PSDB, por sua vez, iniciou processo de aproximação com o governo Roseana – primeiro com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; depois com a bancada tucana na Assembléia.

Hoje, tanto o PDT quanto o PSDB têm posicionamento distante dos partidos de esquerda. Os tucanos compõem, inclusive, um dos blocos governistas.

O asfacelamento do bloco de oposição irritou as lideranças do PSB, sobretudo o ex-presidente da Assembléia, Marcelo Tavares. Para ele, a adesão do PDT ao governo Roseana Sarney (PMDB) é um constrangimento para a oposição.

O problema é que o próprio PSB vive momento de autofagia que pode levar também a legenda para o governo. O deputado federal Ribamar Alves e a vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe, defendem publicamente o apoio a Roseana Sarney.

Sem a presença física de Jackson Lago, a oposição mostra que está sem rumo.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) não consegue agregar com suas idéias e seu ranço e Flávio Dino resume sua articulação aos guetos esquerdistas do PCdoB e da parte do PT que discute o nada.

E a oposição caminha célere para o esfacelamento…

Sair da versão mobile