5

Como ocorrem as operações da Polícia Federal…

Em suas investigações contra a corrupção Brasil a fora, a Polícia Federal tem várias dinâmicas de operação, que já resultaram na prisão de muitos criminosos.

Uma das mais simples é a escuta telefônica autorizada pela Justiça.

Neste caso, a PF passa a monitorar 24 horas as conversas e mensagens dos suspeitos, mapeando todo seu dia-dia. As conversas são analisadas e apenas as que interessam ao curso das investigações são mantidas.

Mas as conversas telefônicas de suspeitos muitas vezes acabam gerando novos suspeitos.

No monitoramento, todos os contatos telefônicos feitos pelos investigados são analisados pelos policiais. E os telefones dos interlocutores também passam a ser grampeados.

Muitas investigações também surgiram assim.

Um exemplo é a Operação Navalha, que levou para a cadeia o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), vários secretários e parentes do ex-governador Jackson Lago (PDT), e quase arrasta o próprio Jackson para atrás das grades.

A Operação Navalha surgiu de outra investigação.

Em dado momento, um dos suspeitos passou a falar sobre o dono da Construtora Gautama, Zuleido Veras, e despertou o interesse da Polícia Federal. Com autorização da Justiça, a PF passou a monitorar também o próprio Veras, descobrindo uma fraude milionária que envolvia nove estados.

Qualquer investigado pela Polícia Federal pode ser grampeado.

E, eventualmente, atrai para si e para outrem novas investigações, que podem resultar em novos suspeitos.

Num ciclo sem trégua de perseguição ao crime…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. É TANTA TECNOLOGIA E POR QUE ESSA POLICIA FEDERAL NÃO SE MUNICIA DE MAIS PROVAS PARA MANTER ESSES SUPOSTOS BANDIDOS DEFINITIVAMENTE ATRAS DAS GRADES. POIS DO JEITO QUE ELES ESTÃO FAZENDO, TODO MUNDO SAI RAPIDINHO DA CADEIA E AINDA FICAM GOZANDO ESSES DELEGADOS DE 1ª VIAGEM DA PF. ISSO É O QUE OCORREU NO CASO DESSE PREFEITO PILANTRÃO NENZIN, DE BARRA DO CORDA, QUE PROMETE UM GRANDE CARNAVAL, PARA COMEMORAR ESSA GAFE DA PF.

  2. Espero que eles estejam monitorando o prefeito mala de pirapemas,elizeu mala,já que ele foi cassado pela câmara de vereadores,e a propria CGU constatou diversas irregularidades.

  3. meu caro acredito no seu teor intelectual mais nos assuntos de inteligencia policial o senhor estar errado e quem repasse qualquer outra informação pois grampo e ilegal por isso o nome certo e escuta telefonica e o q o senhor relata e o minimo do q realmente acontece e si ñ tem nenhum preso ñ e culpa da policia q faz o seu trabalho arduamente e pouco e reconhecido e sim culpa do judiciario q protege quem ñ presta..

    Res.: Pontue seu texto antes de postar. Não deu pra entender nada.

  4. CARO MARCO D’ EÇA,
    QUANTOS DESTES ESTÃO ATRÁS DAS GRADES ?
    ISSO MESMO, NENHUM

  5. Esqueceu de dizer da Operação Barrica (FAKTOR), de seu patrão que por onde anda, esta com um habeas corpus debaixo do braço…isso eu acho é o que não tem mais o que falar sobre Zé Reinaldo,…, e o do Nenzim de Barra do Corda…isso é o que dar…a noticia que for que vc posta, atinge seus patrões de qualquer noticia…quanta asneira sua. E vc é tão babão, que não sabe realmente o porque Roseana esta doente, o negocio é sério…não tente esconder, tem pernas curtas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *