26

Sinais de nepotismo na Assembléia…

Os Diários Oficiais que trazem as nomeações da nova estrutura funcional da Assembléia Legislativa são importantes fontes de informação sobre a atuação parlamentar – e os critérios de nomeação de diretores, assessores e consultores da Casa.

E nas edições já divulgadas há de tudo em termos de nepotismo: direto e indireto, cruzado; de irmão para irmão, pai para filho, marido e mulher, mães-tias e sobrinhos.

O blog está fazendo o levantamento e o cruzamento de informações para divulgar a lista completa.

Que será, sem dúvida, uma delícia de leitura…

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. Marcos, acho que a Ana Lídia está se roendo de inveja da sua esposa.
    Aninha, deixa a moça trabalhar. Inveja mata!

  2. Caro Jornalista Décio,quero que vc divulgue de todos os deputados ai sim séria mais imparcial,assim como divulgou de Ricardo Murad divulgue também de Raimundo Cutrim,pois nesse é que tem coisa……

    Resp.; Pois então peça pro Décio fazer isso. Porque aqui é o blog de Marco Aurélio D’Eça

  3. Marco sera que se vc e muitos nao tivessa cargo na ALEMA os funcionarios efetivos nao terieam um salario melhor??? pq os funcionarios efetivos sao tidos como vagabundo… pq muitas vezes fazem o trabalho de quem ha anos vivem lotados em gabinetes e nem vem aqui…. sera que na ASCOM tem cadeira suficientes pra todos????

    resp.: Em primeiro lugar Olga – ou seria Amélia? – Não tenho cargo na Assembléia. Em segundo lugar, cargo comissionado nada tem a ver com cargo efetivo. E se vocês não têm salário maior, ou é porque não tem capacitação para tanto ou porque não mostram serviço – já que não serão demitidos mesmo!.

  4. A Gracileide, não estava no gabinete do deputado Max Barros???

    resp.: Nunca esteve. Ela sempre trabalhou com César Pires.

  5. Concordo com o 1º comentário da Sra. AMADA AMANTE, alguns jornalistas puxam um saco tão grande dos políticos que só quem esta dentro do poder entende como são criadas as matarias.
    Eu acho nepotismo sim, nomes de seus parentes em diversos órgãos das esferas estaduais, municipais e ate das famosas fundações.
    Jornalista tem que ser imparcial.
    No aniversario de Paço do Lumiar vc fez grandes elogios quanto as obras da Bia, mas paga seu carrinho e vai lá no Paço, da uma volta nas principais avenidas, vê se o salário que vc recebe por lá dá pra pagar uma suspensão do seu automóvel

    resp.; Como eu já disse a outro comentarista, o que você acha não tem importância alguma.

  6. Caro Jornalista,

    Apenas com o intuito de esclarecer a resposta feita por você ao comentário do leitor Ricardo, nepotismo no Brasil não é crime. Tecnicamente falando não! Não haverá nestas circunstâncias incidência do Direito Penal. Assim, ao praticante de nepotismo, será cabível uma Ação Civil Pública em razão do ato de improbidade cometido. Mas que ato de improbidade seria esse? Segundo Maia (2006), o administrador público deve buscar a satisfação do interesse público, e não o que seja melhor às conveniências pessoais.
    Tendo em vista a violação do princípio da moralidade, o nepotismo pode ser qualificado como ato de improbidade administrativa, por ferir o art. 11, da 8.429/92:

    “Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições (…)”.

    O nepotismo fere, assim, o art. 37, da Constituição Federal, e, conseqüentemente, os princípios previstos por esse dispositivo, que se referem à administração pública. Diante de tal prática, é possível o ajuizamento de uma ação civil pública (Lei 7.347/85) pelo Ministério Público ou pelos legitimados concorrentes.

    resp.; Obrigado pelos esclarecimentos, meu caro.

  7. Gostei. Boa iniciativa. Só Espero que você faça uma lista completa e honesta, se for só de alguns deputados da oposição já o te descredencia enquanto bom jiornalista. Acho que muitos estão aguardando para ver o resultado desta lista. Só vale se for completa. Todos nepotistas, doa a quem doer.

  8. Bate mais um pouco Marcos que ai, eles da ALEMA vão ser obrigados a, ou contratar além da tua esposa, teus filhos, teus gatos e teus cachorros, ou talvez aumentar o salário da “Dona Patroa” É assim que funciona, se não bater os cabras não vem chorar no pé.

    Resp.: Por causa de escroques como você é que eles fazem tudo o que querem e as coisas continuam do jeito que estão.

    • Ao contrário, é por causa de vcs jornalistas escroques que recebem empregos na alema É que as coisas são o que são. Porque vcs so falam de quem não compra vcs com emprego

      resp.; Se nós só falamos de quem não nos compra com emprego, e você mesmo diz que temos empregos na Alema, então por que estamos criticando a Alema? Vocês não têm critérios nem para analisar os fatos. Tolos escroques.

  9. Ah tá, quer dizer que a nomeação de sua mulher no gabinete do César Pires é normalíssima, né? Tá certo, quem não pode ser nomeado é o pessoal do PCdoB por que é o partido de Flávio Dino, Márcio Jerry, Rubens Júnior, Rose Sales, ou seja, do pessoal da oposição…Tá bom, tu és mesmo muito coerente…

    Resp.: O salário da minha mulher não é rateado com partido ou deputado. Esta é a diferença.

  10. E a Gracileide Lima dos Santos, você conhece? Está nomeada, conforme se lê no Diário Oficial da Assembléia desta quarta…

    Resp.: Conheço. Minha mulher. Pedagoga. Assessora ligada ao deputado César Pires desde que ele assumiu na Casa, em 2002. Algum problema?

  11. Olá Marco, posso fazer uma sugestão? Então, é do conhecimento de todos que para o Arnaldo Melo ser eleito, o mesmo fechou com o Dep. Marcelo Tavares a manutenção em diversos cargos de pessoas ligadas ao próprio Marcelo Tavares (assessores da presidência e outros). Quem diria hein? A Presidência da Assembléia mudou de mãos (agora com “aliados” de Roseana), mas os auxiliares de Marcelo (que é um super opositor do governo) vão continuar? Ora! Como auxiliares, que são “ex-opositores”, vão ocupar função de confiança de uma Presidência que diz apoiar o Governo? Caso isto se confirme, seria interessante tornar público, dando nome aos “bois”. Abraço e parabéns pela ação contra o nepotismo!

  12. fora os laranjas…Marco, se a lei funcionasse, um “laranja” poderia legalmente ser colocado pra fora do cargo??? e que sanções as pessoas que praticam o nepotismo podem sofrer??

  13. Queria que vcs falassem era da prefeitura de Paço e Ribamar, que a maioria da midia, tem emprego. São muitos blogueiros e jornalistas. Tens coragem de citar ?

    Resp.; Só se você me apontar o crime que há nisso? Nepotismo é crime, por isso estou tratando do tema. Se houver algum crime no fato de alguns jornalistas terem cargos em São José de Ribamar, então eu publicarei, com toda convicção. Mas o crime de empregar irmão, pai, mãe, mulher, tio e primas de deputados e diretores, isso sim é crime.

  14. É impressionante como é fácil manipular os pulhas. Você e os de sua laia que abominam o deputado Ricardo Murad, o maior político do Maranhão, agora estão fazendo o jogo dele e torpediando o novo presidente da ALM. Só agora viram o que perderam!

    Resp.; Não acredito que seja o Fábio Câmara a estar me tratando assim. Será???

  15. Marco,
    eu já identifiquei muitos…mas o que mais me saltou aos olhos foi a nomeação da esposa do Dep. Edilasio.
    Estamos de olho tbm!!
    Abraços e continue fiscalizando.

  16. Olguinha, isso não é outa coisa! É pura extorção. Basta o presidente Arnaldo renomear os parentes dos probos jornalistas que atuam na ALEMA que eles se acalmaram. Funciona assim há milenios…

    resp-.; Se você quer saber, minha cara, todos já foram nomeados.

  17. Em minha opinião nepotismo é aplicado a todo aquele que detenha qualquer forma de poder e possa excercê-lo em proveito próprio…
    Mas tudo bem, se não for nepotismo é uma forma discarada de propina, de suborno…

    Resp.; mas a sua opinião não tem importância alguma. O que importa é a lei. E a lei diz que um deputado não pode nomear um parente para exercer cargo na circunscrição em que ele exerce o mandato.

  18. oi pode ateh nao ser nepotismo mas favores trocados sim ou sera que a imprensa precisa de tamanho papel sera que nao pode fazer seu papel sem esta com o rabo preso,??? mas hj o que vale eh qto pesar??? pra quer ralar da universidade tantos anos pra chegar a esse ponto???? pq nao estudar pra ser alguem sem esta de favores????? preciso ter um cargo ma ALEMA…pra esta na midia o que seria sem a ASCOM….sera quem vem todos aqui trabalhar em nome da politica….. PASAMEMMMMMMMMMMMMMM

    resp.; Bom, você está completamente perdida. Se estivéssemos com rabo preso, não estaríamos denunciando o nepotismo na Assembléia, minha querida. Não teríamos denunciado ás farras da Assembléia já na gestão de Arnaldo Melo. Veja o quato você está sendo incoerente. Quanto a questão de favores trocados, então vot~e tem que aguarar um post dosbre ‘favores trocados” para votlar a comentar, certo?

  19. EITA DESGRACEIRA, POBRE POVO MARANHENSE, É MUITA CORRUPÇÃO MINHA GENTE!

    SÓ VAGABUNDO ROUBANDO DINHEIRO DO POVO!

    ESTADO MAIS LASCADO DO BRASIL POR ISSO AÍ…..

  20. Vê se meu nome tá lá?

    resp.; E qum é você, afinal de contas? parente de algum deputado?

  21. Será que nessa lista tu vais incluir a tua mulher, o teu sobrinho, os parentes de Décio, os de Caedoso, os de Matias, os de Caio, os de Gilberto, os do Aragão, os de Pêta…

    resp.; Nenhum destes caracteriza nepotismo. Nepotismo é a mulher de um deptuado estar nomeada na Casa, a tia de outro, o marido de outro, a irmã ou irmão de um diretor, etc. A mulher, o irmão ou o pai de um jornalista estar na lista não caracteriza nepotismo, a menos que o jornalista seja um dos diretores da Casa, o que não inclui nenhum destes casos.

    • NÃO É NEPOTISMO MAS É FALTA DE INDEPENDENCIA, DE ÉTICA E DE VERGONHA.

  22. nao precisa divulgar se nao quiser: e so para vc observar o nome de Ike Aroso, nao sei se e o certo escrever dessa maneira, o memso namora com a filha de arnaldo melo. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *