10

O silêncio arrogante da Vale…

A mineradora Vale tentou, mais uma vez, ludibriar opinião pública, imprensa, empresários e autoridades maranhenses com uma “nota blábláblá” sobre a crise provocada nas empreiteiras maranhenses por opressão de seus diretores.

Mas não esperava a revelação dos bastidores das ações de seus representantes no Maranhão e Pará.

Covardes, mentirosos e insensiveis, estes diretores revelaram uma outra face da Vale – a Vale promíscua, ainda com resquícios dos tempos de empresa pública, acostumada a jogos de poder e corrupção aberta.

Diante dos fatos – revelados com maestria no blog de Décio Sá – a empresa calou-se.

Um silêncio arrogante, de quem se acha acima do bem e do mal.

Mas a Vale tem que falar. É preciso dar respostas ao povo maranhense, ao governo maranhense, às autoridades maranhenses.

Precisa, no mínimo, vir a público falar sobre a postura de seus diretores, que usam de estratégias vis para condenar a morte empresas maranhenses –  pelo simples fato de, pelo que se depreende dos documentos mostrados em Décio Sá, não se submeterem as suas chantagens.

O silêncio, neste momento, apenas mostrará mais arrogância…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Prezado Marco.
    A Vale quer andar de BMW e pagar um Fusca para seus empreiteiros, o pior disso não é a quebradeira geral que certamente é danosa, mais a pior situação que a vale proporciona aos seus empreiteiros são as mortes e acidentes graves ocasionadas pela falta de segurança no trabalho, nesse aspecto a Vale se faz de desentendida e diz que faz muito pelos trabalhadores, mas é só verificar junto aos órgãos competente a verdade nefasta sobre os acidentes.
    Outra situação tenebrosa é o que fazem com o meio ambiente ao longo da Estrada de Ferro e Oficinas, a Vale usa uma certificação que foi dada a uma parte do Porto para justificar que é ambientalmente correta, mas é só verificar como tratam o meio ambiente nas outras áreas, ainda lembro de um foto publicada na impressa onde mostra o respeito de minério de ferro sendo jogado direto no Mar é uma total falta de respeito ao maranhão.

  2. Este “Escândalo WO” provocado pela ganância de meia dúzia de pilantras gestores de contratos como o tal PAOLO COELHO, RODRIGO COZI, VICENTE, NETO, CASTELO e outros sádicos e fascínoras merece chegar as altas instâncias do poder, ministério público, OAB, imprensa e a população em geral, tem que ser manchete do “Estado Maranhão” da FOLHA, do ESTADAO, do GLOBO, da VEJA.
    Esta pratica de chantagem na VALE é antiga e não adianta reclamar da privatização da empresa como alguns românticos do estado se manifestam e propor a volta da CVRD pois isso só pioraria as coisas.
    Me enoja saber que estes pilantras fazem isso causado a desgraça de empresários sérios e milhares de pais de familia e nada acontece. Todos sabem, todos comentam a anos as histórias de achaques, chantagens e corrupção e foi preciso uma empresa grande como a WO quebrar para isso vir a tona.
    A VALE tem que demitir do diretor até o encarregado de segurança envolvidos nisso e os empresários lesados tem que contratar os mais caros advogados para reaver o que perderam com a desonestidade de poucos e poderosos dentro da VALE.

  3. A governadora bem que podia Intervir nnome do povo e dos empresários, mas como sempre viveu de favores da VALA, que por anos patrocinou o nimba-boi fora de época, não tem apelo pra isso. O melhor governo de Roseana bai ficar devendo mais essa.

  4. qual o motivo de você e o Decio Sá estarem tanto futucando a mesma ferida? Sera que estão com consideração ao senador ou ate mesmo do ministro pai que também tem um dedo de cada um da familia.

  5. Como proprietário de uma pequena empresa de terraplenagem quero denunciar O Governo de Estado pela emissão de mais de mil convênios sem fundo feito para o período eleitoral e que estão empurrando as empresas que executarão as obras para o buraco, deixando hospitais interditados, escolas paralisadas, povoados isolados, o que que ela diz disso?

  6. D´Éça, essa vale e seus diretores são mesmo intocaveis? niguem diz nada dá o silêncio como resposta, eles que aguardem tem muita gente entalada com um nó na garganta. a verdade vem a tona!

  7. Pelo fato da poderosa VALE ter sido responsável por 12% das exportações do País em 2010, por ser essa a segunda maior mineradora do mundo, por atuar em todos os continentes, por gastar aos tubos com propagandas que tentam nos convencer da responsabilidade social da empresa, por ter como presidente o brilhante executivo Roger Agnelli, por necessitar de nosso Estado para escoar sua produção entre tantos outros argumentos é que cobramos imediatamente um posicionamento acertivo dessa Cia. Afinal, se começar a cauzar prejuízos ao Estado do Maranhão, este tem forças políticas com poder suficiente para cobrar a fatura. Senhor diretor, se pronuncie, ou cabeças do alto escalão poderão rolar.

  8. Os documentos e comentários mostrados no blog do Décio são verdadeiros e aquí no Maranhão tambem ocorre isso e, o pior é que todo mundo sabe e ninguém teve ainda a coragem de denunciar. Para se ter uma idéia, para quem quer trabalhar com transporte pesado e/ou máquinas alugadas para a Vale, tem que se submeter a dois tipos de indivíduos, o chamado “gato” (aquele que tem acesso ao gestor) e ao próprio gestor de transporte, que cobram propinas a títulos de comissões, chegando o montante que tem direito a receber o transportador, a ser dividido com os dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *