17

Diretores da Vale vão conversar com Gastão Vieira e Pinto da Itamaraty

Gastão Vieira reúnbe documentos contra a Vale

Diretores da minaradora Vale vão participar amanhã, em São Luís de reunião com os deputados federais Gastão Vieira (PMDB) e Pinto Itamaraty (PSDB). Na pauta, a crise envolvendo os contratos da multinacional com empreiteiras maranhenses.

Gastão e Pinto foram os deputados maranhenses que deram visibilidade nacional às denúncias dos empreiteiros contra a Vale.

Pinto também entrou no debate

O próprio presidente da mineradora, Roger Agnelli, deve participar da reunião em São Luís.

A crise envolvendo a Vale prejudicou a imagem da mineradora no mercado internacional e pode resultar na demissão de vários diretores.

Os deputados vão cobrar um entendimento entre as empresas…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Eu fico vendo na Procuradoria Geral de Justiça, a divergência entre os dois grupos, o da Procuradora Geral atual e o do ex-Procurador Geral Raimundo Nonato, que agora pousa de santo, não parando de perseguir a Dra Fátima e seus aliados. Interessante notar que a dupla de Procuradores que mais atua nessa perseguição já atuava junto desde a administração do Dr. Nonato, E agora agem como se nada de errado tivesse acontecido naquela época.
    Não é preciso grande esforço para concluir que essa dupla é formada pelo Dr. Nonato e pela Procuradora de Justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho, que tem emprestado seu nome para “assumir” as acusações contra Dra. Fátima e seus aliados, algumas dessas “denúncias” distribuídas“coincidentemente” para o Dr. Nonato ser o relator.
    Pois bem, a Dra Themis foi nomeada pelo Dr. Nonato sua assessora, através do cargo em comissão de Assessora Especial da Procuradoria Geral, quando ainda não era Procuradora. O Dr. Nonato á nomeou para esse cargo através do Ato 2961, de 17/06/2002, cópia em anexa, e 09/07/2003 passou a ter direito a uma gratificação adicional, por serviços extraordinários de 37% sobre seus já polpudos vencimentos, conforme Portaria nº 1421, assinada pelo o Dr. Nonato, cópia anexa. Apesar de a função de Promotor de Justiça, e também de Assessor Especial ser daquelas que exigem dedicação exclusiva, houve pagamento á mais por supostos “serviços extraordinários”.
    Mais o pior não é isso. Em 20/01/2004 a Dra Themis pediu e foi autorizada a se afastar, por dois longos anos, tanto da função de Promotora de Justiça como da de Assessora Especial da Procuradoria Geral de Justiça, para cursar, na Espanha, um curso de estudos avançados em criminologia, curso esse concluído em 08/03/2005, conforme cópia anexa. Ou seja, o curso levou pouco mais de um ano, fevereiro/2004 á março/2005, mas a Dra Themis acabou gozando afastamento por dois longos anos um deles para passear, pois ninguém é de ferro…
    E não é tudo, mesmo afastada e passeando na Europa á Dra Themis, graças a seu parceiro de perseguição, ex-Procurador Geral Dr. Nonato, teve direito não só a seus vencimentos de Promotora e Assessora, mas também á gratificação adicional “por serviços extraordinários” que teriam sido prestados, assim, do outro lado do Oceano Atlântico, na Espanha e, sabe se que outros países da Europa, isso com a gorda remuneração, salário de promotor + o de assessor especial + 37% de adicional por serviços extraordinários.
    De fato, somente em 14/08/2006, mais de um ano depois do término do curso na Europa, é que foi baixada a Portaria 2131, cópia anexa, fazendo cessar o adicional de “serviços extraordinários” da Dra Themis.
    Gostaria de saber o que a dupla que persegue seus colegas têm a dizer, ou dirão, desses documentos e dessas provas…

  2. PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: SE O DEPUTADO GASTÃO TÁ TÃO PREOCUPADO COM A SAÚDE FINANCEIRA DAS EMPRESAS MARANHENSES, POR QUE DEIXOU A SEPLAN SEM DINHEIRO QUANDO SAIU E TODOS OS EMPREITEIROS DA SEDUC ESTÃO SEM RECEBER A TEMPO?

  3. CAROS AMIGOS D’ITALYANO E SATURNINO. O RESUMO DA ÓPERA “PILANTRAGENS” DESSA VALE QUE SÓ QUERM TIRAR O SUPRA SUMO DA TERRA E DOS TRABALHADORES. É A VOLTA DO CAPITALISMO SELVAGEM COMANDADO E DIRIGIDO PELO EX FEITOR DO BRADESCO, PETROBRAS,CIA PAULISTA DE ENERGIA CHAMADO ROGER AGNELLI E SEUS ASSECLAS, QUE POSSUEM PÓS DOUTORADO NA ARTE DE ENGANAR SEUS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS.

  4. É necessário aproveitar este momento para discutir o irrisório retorno que a VALE, ALUMAR, TERMOELETRICA dão a São Luis e ao Maranhão. Nos sabemos que o acesso a estes bilionários negócios BARRAGEM DO BACANGA está estrangulado, caotico ha muitos anos sem que governo ou prefeitura exijam retorno destas cias. O minério que passa no trilho não deixa desenvolvimento sustentável em nenhuma das cidades porque passa. Poderiam pelo menos trabalhar em projetos de Reciclagem de lixo em grande escala. Marco li outro dia num artigo seu que a CAMARA DE VEREADORES não tem discutido nada, porque não começar??

  5. Ao Professor Carlos Saturnino.
    A VALE, a ALUMAR, a BOEING, a NESTLÉ ou a mercadinho da mãe Joana, sim regem-se pelo lucro, ele é o motor do capitalismo professor. Sem ele o padeiro não acordaria as 3 da manhã para fazer o pão. Ou o pecador não passaria toda a noite a pescar em alto mar. O que move a ambos e a busca do lucro.
    O caso destes pilantras como PAULO COELHO, RODRIGO COZI e outros é um escândalo mas não reflete a filosofia da mineradora ou de qualquer empresa séria.
    Seu comentário reflete o tipo de cabeça dos professores que estão destruíndo com o curso de economia da UFMA, cheio de lunáticos comunistas, marxistas, trotskista, imbecis altamente estudados com pós doutorado na frança que ensinam tudo errado a alunos recem saidos da adolescência.
    Merece uma reportagem jornalista Marco Deça, como um grupo de comunistas como Flávio Faria, Romildo o próprio Saturnino e outros, transformaram o curso de economia num lugar onde se ensina a odiar o capitalismo como se o comunismo tivesse dado certo em algum lugar.
    O fracasso da ideologia comunista foi acachapante e total em todos as dezenas de países onde foi tentando, no final termina sempre em pobreza e muito sangue.
    Prof.Saturnino nada tenho contra o senhor ou contra os citados, mas vocês destruiram o curso de ciências econômicas da UFMA ao tentar impor sua paixão esquerdista infantil a força.
    Uma vez a famosa autora inglesa Doris Lessing disse uma frase muito interessante, ” Soube que no Brasil ainda existem comunistas, que surpresa, como se nada tivesse acontecido !”
    O Capitalismo é cheio de problemas, mas como a democracia é o único que funciona.

    • JONH DOE, TÚ NÃO VAI DIZER AGORA QUE O PROF. SATURNINO TAMBÉM É RESPONSAVEL POR ESSES ALUNOS DA UFMA SÓ QUEREREM SABER DE SE CHAPAREM NO BAMBÚ ,BAR LA NO SÁ VIANA. LARGA DE SER IMBECIL. EU FUI ALUNO DE SATURNINO E ELE FOI UM DOS MAIS QUERIDOS E COMPETENTES PROFESSORES DE ECONOMIA DA UEMA. EU ME EMPOLGUEI BASTANTE AO PONTO DE HOJE SER LICENCIADO ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E DIREITO E ATUAR NO MAGISTÉRIO SUPERIOR E PROFISSIONALIZANTE , E NEM POR ISSO SOU COMUNISTA. SE TODOS COMUNISTAS MARANHENSES TIVESSEM O CONHECIMENTO APURADO COMO O PROFESSOR SATURNINO, VOCÊS NÃO OLHARIAM ESSES PSEUDOS COMUNISTAS COMO FLÁVIO DINO PEGAR TACA ATÉ DE ROSEANA, QUE TAMBÉM É UMA PSEUDO DEMOCRATA.

  6. Senhor jornalista:
    Discussão mais do que oportuna. Mas acontecimentos desse tipo não surpreendem. Empresas do tipo da Vale ou Alcoa/Alumar, que funcionam sob a lógica daquilo que os estudantes do primeiroa ano de economia conhecem como enclaves econômicos, não mantêm qualquer ligação mais profunda com o território onde, predatoriamente, instalam-se. Sem vínculos a montante ou a jusante de sua cadeia produtiva, ligam-se diretamente com os mercados receptores de seus pprodutos. Com nada contribuem para a economia local. Novo tipo de economia colonial agrário-exportadora, com ares(falsos) de modernidade, pouco lhes importa o meio ambiente local, a situação social das populações ou mesmo com a o estrago fiscal que causam. Pelo contrário: beneficiárias de isenções fiscais ou subsídios (vide a tarifa de energia elétrica da Alcoa/Alumar), reconstroem a crônica pobreza local em novas bases, agora mais cruel:
    a riqueza escoa para o exterior e , literalmente, ficamos a ver o trem passar. Nosso ex-governador Pedro Neiva de Santana tinha a esperanaça de ser o último governador de um Maranhão pobre. Acreditou nesses chamados grandes projetos. Pois bem: passados mais de 25 anso, o resultado é tr´gico, para dizer o menos. Os novos feitores e capitães do mato fazem-se acompanhar desse séquito de corrupção, violência , degradação de que nã escapam nem os pequenos pescadores de São Luís. Mas isso não é o pior. novos grandes projetos “ameaçam” chegar ao nosso Estado, presididos pela mesma lógica: a dos enclaves. Como os gregos ensinaram, mesmas causas, idênticos efeitos. Espanta perceber a euforia com que são celebrados esse negócios que, na verdade, só estão preocupados com eles mesmos. A hora é de alerta e de discussão.
    Saturnino
    PS – A Vale anuncia lucro recorde de 30,1 bilhão. Também nada surpreendente

  7. Professora Maria da Glória,
    A principal função de um parlamentar (deputado federal, estadual, vereador ou senador) é a de LEGISLAR, ou seja elaborar e aprovar leis de interesse do país, dos Estados e dos municípios) e não de “fazer obras”. Você, como professora, deveria pelo menos se informar, pesquisar, antes de escrever sobre o que você desconhece.
    Para ajudar-lhe, sugiro que dê uma olhada no site da Câmara Federal e veja as destinações de emenda do Deputado Gastão Vieira que já possibilitaram a construção de quadras, creches, escolas, IFET’s (como você não deve saber o que significa, eu explico, Instituto Federal de Educação – os antigos CEFET’s), implantação de cursos universitários em diversos municípios do Maranhão tais como Vargem Grande, Zé Doca, São Bernardo, dentre outros.

  8. Vale teve lucro recorde de R$ 30 bi em 2010
    Resultado foi três vezes maior que o de 2009 e, segundo a empresa, o mais alto da história no setor de mineração Comente(70) Fonte: site O Globo.
    Lucro com o suor dos outros é fácil né… Vamos apurar essa quebradeira!!! um abraço

  9. CARO DÉCIO SÁ , NA VALE SEU BLOG ESTÁ BOMBANDO ENTRE TODOS OS EMPREGADOS, DIRETORIA PARCEIROS ENFIM ESSAS MATERIAS DAS PILANTRAGENS DESSES DIRETORES COMANDADOS PELO CHEFE MAIOR AGNELLI . AGOAR TAMBÉM NA ALUMAR E NAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS É SÓ O QUE SE FALA. TAMBÉM ENTRE GERENTES DE BANCOS E PESSOAL LIGADO A ECONOMIA MARANHENSE, CLASSE EMPRESARIAL DO MARANHÃO, PIAUI E PARÁ O TEMA DAS TRAMAS DA VALE JÁ GANHOU ENORME REPERCUSSÃO, EFIM A COISA TÁ É FEIA NA VALE, NINGUEM CONSEGUE FALAR COM OS CHEFÕES. ACHO QUE MUITAS CABEÇAS VÃO ROLAR NESSA MINERADORA EXPLORADORA DE EMPREGADOS E PARCEIROS FORNECEDORES DE SERVIÇOS.POIS DEMONSTRA QUE NÃO TEM NEHUMA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

  10. Marco vejo a Assembléia timida em relação a criticar a atual secretária de educação OLGA SIMÂO que apesar de ser muito fraca e não preparada pro cargo só nós da educação temos esta visão dela: despreparada e bruta. Dizem ser amiga da Governadora mas só atrapalha o desempenho do governo. Assim nunca será feito o “MELHOR GOVERNO DE MINHA VIDA”

  11. Caro Jornalista Marco Aurélio,
    Aproveito esse conceituado Espaço para externar a minha indignação com a forma desrespeitosa com a UFMA, através do COLUN trata os candidatos que concorreram uma vaga naquela conceituada Escola.
    Como é de praxe o COLUN realiza um processo seletivo para o preenchimento das vagas oferecidas para o ensino fundamental e médio como profissionalizante. A prova é bastante concorrida pelos estudantes que almejam uma vaga para os diversos cursos que ali são oferecidos por aquela conceituada Instituição de ensino, que tanto já contribuiu com a nossa sociedade. Num verdadeiro atentado ao direito e às leis o COLUM publica uma relação de candidatos “REPROVADOS” causando com isto um verdadeiro atentado contra o sigilo e a imagem dos milhares de crianças e adolescentes que se submeteram ao tal processo seletivo, onde muito mesmo passando, dadas as normas de eliminação foram colocados na lista dos “REPROVADOS” pela Instituição.
    Faço um apelo a promotoria da criança e do adolescente, Promotor da Educação que tome providências para que este fato lastimável seja corrigido e que as medidas reparadoras contra esse abuso sejam tomadas o mais breve possível.
    http://glassfish.ufma.br:8080/site/geral/index.jsf,
    http://glassfish.ufma.br:8080/site/geral/index.jsf;jsessionid=a6dce8e1d4fedd6df9381ab11e97
    Agradeço pela oportunidade e reitero o meu apelo ao Magnífico Reitor Natalino Salgado que tome medidas para sanar tal infâmia perpetrada por uma instituição que deveria dar bom exemplo e zelar pelas leis deste País.
    Obrigado!
    Antonio Lima

  12. ESSES DEPUTADOS MARANHENSE NÃO DEVEM DAR REFRESCOS PARA ESSES PILANTRÕES DA VALE, ONDE UM DIRETOR GANHA EM MILHÕES DE DÓLARES ANUAIS ENQUANTO OS ENGENHEIROS MARANHENSES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO MARANHÃO E PARA, BEM COMO O PESSOAL OPERACIONAL SÃO EXPLORADOS EM SEU LABOR.
    EU VOU FICAR ASSISTINDO ESSA VALE SER DESMORALIZADA PERANTE OS PÚBLICOS MARANHENSE E PARAENSE. E ESSES DIRETORES VÃO APRENDES QUE DEVEM RESPEITAR OS TRABALHADORE E OS PARCEIROS TERCEIRIZADOS.

  13. Esse Gastão ainda não se aposentou, D”eça. Não faz nada. É tudo e nada ao mesmo tempo. Tá velho sem uma obra que na aposentadoria venhamos a nos lembrar dele.

    • Onde vc mora? em Marte?? Vc realmente é professora? Não conhece a vida pública de quem trabalha pelas escolas, pela boa educação, professores e estudantes? Vai ver q nunca ouviu falar em Phillipe Perrenoud, Edgar Morim, Paulo Freire. Vc deveria desenvolver o hábito de ler mais, inclusive jornais.

  14. Marco Aurélio, será que o Roger Agnelli vem mesmo, duvido muito que isso aconteça, ele não desce fácil do pedestal dele, mas e ver para crer. As coisas precisam ser esclarecidas o mais rápido possível pois estão ganhando grandes dimensões. Só não podemos ser injustos com as pessoas que hipoteticamente estão envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *