27

O futebol maranhense ainda vive…

Independente do resultados dos dois jogos, as partidas Sampaio CorrêaXSport Recife e IapeXAtlético Mineiro calaram minha boca.

O espetáculo apresentado pela torcida maranhense – que lotou o Nhozinho Santos – e o nível técnico apresentado em campo, mostraram que o futebol maranhense ainda tem muita força pra mostrar ao futebol brasileiro.

Foram 15 mil torcedores para o jogo do Iape e muito mais que isso para acompanhar o do Sampaio – mesmo com a chuva da noite – uma festa digna do melhor futebol.

Viu-se que, com um pouco mais de organização e vontade política dos dirigentes, os times maranhenses podem fazer bonito nas disputas nacionais.

Com chances, inclusive, de chegar à elite do futebol brasileiro.

Eu também já acredito nisso!!!

Marco Aurélio D'Eça

27 Comments

  1. Siceramente, não sei como você mudou de opinião tão bruscamente…
    To tentando entender mas até agora não achei nenhum argumento plausível… a não ser o fato do novo secretário de esportes ser tão amigo seu… so vejo isso, simples assim!

    Resp.: Você errou duas vezes.
    Primeiro, que a mudança não foi tão brusca assim. Pesquisei, acompanhei jogos, vi o desempenho da torcida e considerei que estava sendo injusto – sobretudo com a própria torcida, apaixonada, que acompanha o futebol, bastando que haja interesse dos dirigentes.
    Segundo, que “o novo secretário de Esportes” não é tão meu amigo assim, como você imagina…

    • como não “tão seu amigo”? voce mesmo disse em posts anteriores que o chama de “pai”… ai ai

      resp.: Pai???? Nunca disse isso, meu caro. Isso é uma canalhice sua! Prove e ponha aqui textos em que eu chamo Joaquim de pai?!? No máximo, poderia me ser um irmão, mas nem isso… Irmãos não usam os outros para seus próprios interesses. Não adianta, meu caro: busco sempre a minha independência, seja de Joaquim, dos Sarney, do governo, da oposição. Esta liberdade de dizer o que penso é o que eu jamais negociarei. O que me dá nojo de vocês é essa mania de dizer que nós dissemos o que nunca dissemos! Porque não falam a verdade, apenas? Ela não basta aos seus interesses??? Esta postura de vocês é nojenta!!!

      • Muita calma nessa hora, caro Deça…
        Primeiro, não se trata da “postura de vocês”…
        Todos os comentarios que faço são fragmentos do meu pensamento, Luiz Henrique. Não tenho blog e não sou envolvido com política, não sou oposição tampouco situação…
        De fato, me enganei quando disse que você tratava o EX-Dep Joaquim Haickel por “pai”… Fui atrás dos posts mais antigos e encontrei o do dia 31/12/2010, no qual você agradece a presenças de alguns “ilustres” na tua vida, como o ex-dep Joaquim, o qual você chama, no post, de “amigo-irmão”…
        Assim, peço desculpas pelo equívoco…
        Então, você o chama de amigo-irmão e agora não se diz “tão amigo” dele…
        Foi um post oportunista o anterior, não?
        (viu como se faz um comentário sem insultar as pessoas de canalhas e demais xingamentos…?!?)

        resp.; Peço desculpas pela reação, também. Mais um esclarecimento: eu me considero amigo dele. Ele é que não é amigo de ninguém. Essa é a diferença.

  2. Meu caro Deça, o futebol é encantador e hipnotiza todos em qualquer lugar do mundo, isso se da não só pela magia do esporte, mas, também pela massificação das mídias brasileiras. Até ai nada demais, o problema mesmo está no mercantilismo do futebol brasileiro da forma como é conduzido, todos os cartolas colocam com prioridade seus rendimentos e interesses de poder e status. Assim vai se construindo Albertos, Teixeiras e etc… Figuras oportunistas envolvidas nos mais ridículos escandalos dos futebol. A meu ver o que tem de ser feito é a luta para que mude a representação do futebol e a forma como é fiscalizado e administrado nas mãos de poucos. Fora Ricardo Teixeira, fora Alberto Ferreira para o bem do futebol brasileiro e maranhense. Os maranhenses tem mesmo que se organizar para tirar este ditador dopoder. Vamos à luta pelo futebol, não adianta ir só ao Estádio, temos que protestar politizando e esclarecendo os torcedores. A partida entre Sampaio e Sport foi triste de se ver, muito ruim. A sorte do Sampaio é que o time do Esporte é uma merda.

  3. Comentei seu post passado sobre,” Para que servia o castelão”. Se você frequentasse os jogos de futebol ,talvez saberia a resposta.

  4. Evocê sempre perguntando pra que serve o Castelão. Olha a prova aí Marco!!!!
    Se o Iape pegasse teu Vasco aí que você se arrependeria mais.
    Quem sabe nas oitavas hein?

  5. a sobrevivência do futebol maranhense está ligado diretamente a saida de alberto ferreira.
    No dia que isso acontecer, será um dos melhores presentes que receberei na minha vida

  6. Pois é, caro Marco, o futebol maranhense calou a sua boca mesmo. Sou um grande leitor e admirador do seu blog e me lembro do post em que você diz que é contra a reforma do Castelão.

    Pois saiba que o nosso acanhado e acabado Nhozinho Santos colocou, nos dois dias, mais de quinze mil pessoas no estádio, estando assim (acredito) , entre os maiores públicos dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil. E isso porque os ingressos estavam caros. Cadeira custar R$ 50,00 não dá! Mas eles fazem isso porque não tem uma praça esportiva de grande alcance e grande porte que possa reparar os enormes prejuízos de renda aos clubes causados pela falta de eventos no Castelão.

    Se o Castelão tivesse o mínimo de condições, o público seria de mais de 40, 50 mil fácil, fácil. E o estádio nem precisa estar 100%, pois eu fui quarta-feira à Teresina ver o jogo do meu Palmeiras e senti na pele as péssimas condições em que o estádio Albertão se encontra, como cadeiras quebradas, assentos totalmente desconfortáveis e sujos, campo que estava só areia e várias outras coisas. E mesmo assim a CBF liberou o estádio para a partida. Aqui o gramado do Castelão tá perfeito, bem cuidado. É só reformar os vestiários, colocar as cadeiras, reformar as cabines de imprensa e o estacionamento que teremos grandes eventos aqui. É só saber fazer e ter vontade de fazer.

    E os torcedores maranhenses deram a grande prova nesses dois dias que, com a força deles, podemos ser sim uma potência no futebol.

  7. A torcida maranhense cansou, não só da desorganização, mas também de ver Santa Quitéria, Chapadinha, São José, etc…

    Os dois jogos mostraram que juntando um pouco de organização com um pouco de qualidade técnica dos times, dá para motivar o torcedor, mesmo com o ingresso mais caro!!!

  8. O esporte, especialmente o futebol é capaz de fazer tanta coisa importante.

  9. Todo mundo sabe que o maranhense é louco por futebol e o público destes dois jogos isso nao é supresa nenhuma. Vc gosta de polemizar para receber mais posts, pois sempre soube q o futebol maranhense é forte, não no âmbito de comando, mas sim pelos seus torcedores. A torcida maranhense está de parabéns e se tivéssemos um pouquinho mais de vontade das pessoas que dirigem o esporte maranhense figuraríamos entre os grandes pelo menos no NO-NE.

  10. Olá meu estimado Amigo Marco D´Eça…, estou feliz por saber que voce, mesmo com o passar dos dias, ainda continua o mesmo, com o mesmo caráter, sabe reconhecer quando algo que vc comentou anteriormente, e agora faz justiça em registrar os claros sinais de mudança, sabendo visualizar melhoras, que venha a “ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO”….como torcedor fico feliz por nossos ATLETAS e também por todos envolvidos na realização dos jogos , parabéns…”Viva o Futebol Maranhense”….

    resp.; Meu grande amigo, Rivaldo. Obrigado por mais uma vez estar por aqui. E hoje é dia de Adventure Beach bar. Como sempre, estarei lá, com minha esposa, no meu “camarote”, aguardando os amigos. E mais uma vez lhe faço o convite: será uma honra tê-lo conosco. Apareça por lá!

  11. Deça eu vou te dar um presente uma camisa nova do Sampaio

    resp.: Ficaria feliz, amigo! Sabe que me apaixonei pelo Sampaio? mas Zeca Soares quer me convencer a ser rubro-negro. É meio complicado…

    • MARCO DÉÇA EU VOU TE MANDAR UMA CAMISA DO BODE GREGÓRIO, O MACÃO DA ILHA, PRA TE VER O QUE É UMA CAMISA BONITA, E ESSE MAC AINDA VAI NOS TRAZER ALEGRIA. DEIXE AS VERBAS ENTRAR QUE O MAC VAI RENASCER E AINDA SER O MAIOR TIME DA CAPITAL, PRA CHIFRAR ESSE FILHOTE DE TUBARÃO.

      resp.; Eu qeuro essa camisa. Sei que é linda, mesmo!!

  12. Geralmente tu és polêmico em relação a esse assunto. Mas, gostei do “Decinha Paz e Amor”. Você como formador de opinião tem um papel importante nesse processo de levantamento da estima do esporte maranhense. Juntos podemos mais. Valeu.

  13. Realmente a grande afluência do publico nos jogos nada tem com o fato de eu ser secretario de esporte Marco. Concordo nesse aspecto com você, mas dizer que nós da SEDEL não estamos fazendo nada, que o que temos feito é só “ôba-ôba”, é querer desconhecer o que tem sido feito. Colocar a mão na massa é a coisa que mais se tem feito. Estamos tentando mudar uma coisa muito arraigada, culturalmente impregnada na gestão pública. Se em menos de 60 dias frente à Secretaria de Esportes e Lazer não fizemos mais é porque não podemos atropelar a lei de licitações, o orçamento do Estado, a forma de pensar e de agir de algumas pessoas. No mais, pode ter certeza que temos feito tudo que está ao nosso alcance.
    Estou tranqüilo quanto ao papel que desenvolvo frente à SEDEL. A governadora Roseana Sarney me confiou uma missão, e todos sabem, principalmente você que eu não queria aceitar tal missão, mas já que resolvi aceitar, vou fazer o que melhor puder para cumpri-la a contento.

    resp.; E saiba que eu sou um dos que acreditam firmemente nesta sua vontade, meu caro. Aliás, muito antes de você assumir, já sabia do seu potencial… mas como você sabe, sou exigente.

    • Concordo com o dep. Joaquim. O governo de Roseana está ai a menos de dois meses. as coisas para andarem no Estado tem que passar por uma série de entraves. O poder público é assim D’Eça. Tenho certeza que com a experiência de Joaquim ele vai conseguir reeguer o desporto maranhense. Deixa para cobrar e dizer que é obaoba daqui uns seis meses. Aí sim poderemos falar alguma coisa. Para os convenios sair D’Eça ele tem que reunir com ministros e outras autoridades e as fotos são uma consequencia. Ainda bem que tem as fotos. Agora teve um cometário de um leitor seu que falou da Lagoa que está cheia de mato. A parceiria foi noticiada com a Infra Estrutura que tomaria conta da parte de manuntenção e a Sedel com a parte de Lazer. Cobrem da Infra Estrutura que é obrigação dela.

  14. Nesse ponto, D’Eça, Recife poderia servir de modelo pro futebol maranhense: lá sim os times locais são valorizados (inclusive pelo empresariado) e os estádios sempre lotados. Assistir a um clássico Sport x Náutico,nos Aflitos, por exemplo foi uma das coisas mais emocionantes e vibrantes com as quais me deparei.
    Nós maranhenses gostamos tanto de futebol quanto os pernambucanos, mas lamentavelmente somos castrados dessa alegria ímpar de ir a um estádio de futebol assistir a um bom espetáculo. Lamentavelmente…

  15. O dia que tirarem Alberto Ferreira da Federação Maranhense, com certeza o futebol vai melhorar mesmo.
    Olha parece que o Joaquim é mesmo só zoada. A lagoa da Jansem que ele falou que iria fazer parceria não sei com quem, está um matagal só, está ficando dificil até para as caminhadas devido o matagal.

  16. CARO MARCO D’EÇA ISSO JÁ É FRUTO DA ACEITAÇÃO DO NOVO SECRETÁRIO JOAQUIZÃO QUE QUER MELHORIAS URGENTES E JÁ ESTÁ ARTICULANDO COM O MINISTRO DOS ESPORTES, RECURSOS PARA CRIAÇÃO DE CNTRO ESPORTIVO A ALTURA DOS MARANHENSES. PARABENS TAMBÉM AOS DIRIGENTES DESPORTISTAS DO MARANHÃO QUE JÁ QUEREM MOSTRAR TRABALHO E DAR SUA CONTRIBUIÇÃO. TAMBÉM AO POVO QUE GOSTA DO ESPORTE QUE COMEÇA A ACREDITAR NAS NOSSAS AGREMIAÇÕES, E ESTÃO INDO AOS ESTÁDIOS NA MAIOR TRANQUILIDAE E EVITANDO ARRUAÇAS. PARABENS AOS NOSSOS COMANDANTES DESPORTIVOS E A IMPRENSA QUE COBRE O ESPORTE NO MARANHÃO.

    Resp.: Isso nada tem a ver com Joaquim Haickel, meu caro. Até agora, Joaquim foi só ôba-ôba. Mão na massa mesmo ele não botou. Já jogou basquete nos escombros do Costa Rodrigues, participou de “ruas felizes” jogando Volei, posou para fotos com uma penca de ministros, deputados e outras autoridades… e nada. A vida prática da sedel ele ainda não viveu. Isso é resultado da vontade do torcedor, que gosta de futebol – ao contrário do que muita gente diz, e vai a campo quando o jogo tem importância. Só isso.

    • MARCO ,EU QUERIA ERA VER TÚ ADMINISTRAR UMA SECRETARIA DE ESPORTES SEM RECURSOS NECESSARIOS PARA TAL. OBSERVE QUE JOAQUIM JÁ ESTÁ USANDO DE SUA EXPERIENCIA PARA TRAZER VERBAS PARA O ESPORTE FRAC DO MARANHÃO E TÚ AINDA QUER CRITICAR, ENTÃO VAI BALAIAR COM FLÁVIO CHORÃO E CIA.

  17. Caro Marco,

    Também fui ao jogo do IAPE X CAM, levei meus filhos e esposa e ficamos todos maravilhados. Por incrível que pareça, se tornou um excelente programa de família. Realmente falta mais vontade política e organização dos dirigentes, pois talento nós temos. Dá para acreditar, sim!!! Um abraço a todos.

    • D´eça
      O futebol Maranhense sempre esteve vivo , a questão é que a mídia foca apenas o futebol do eixo Rio/S,P e coloca nas nossas cabeças que futebol Brasileiro existe apenas por lá , ha pouco espaço e desconhecimento do que ocorre por aqui.

      É notório que ha um esquema pra valorizar os clubes do Sul, é só reparar o que ocorre na repartição da grana das Cotas de TV , Exemplo : Hum atletico (GO) ou Havai (SC) recebem 10% das cotas de TV que Corinthians e Flamengo recebem,mesmo jogando na mesma serie (A) ….. Esta divisão IRREGULAR da grana proporciona uma grande capacidade financeira dos clubes filiados ao C dos 13 em detrimento dos demais participantes ….O resultado é que qdo hum clube (Ñ filiado ao C dos 13 ) sobe pra serie A ja esta condenado a cair no ano seguinte , pois quem tem grana forma o elenco com os grandes jogadores [ Os Ronaldinhos, Ronaldo (Fenômeno),Rober Carlos,Rivaldo, revelações, etc.], o poderio economico impera no resultado em campo.

      Além de que os clubes do C dos 13, por serem + vistos na TV ,usam esta vitrine e conseguem os melhores patrocínios,vendem camisas, além de formar milhares de NOVOS torcedores pelo Pais .

      E isso só ocorre pq este esquema está montado para que nós (nordestinos/Nortista,)lhes dêem audiência ,consequentemente Renda,pois as cotas de TV é definido pela audiencia televisiva . Enquanto que os clubes da nossa região fica sem espaço pra ser incluido neste processo (Que é viciado em prol do c dos 13) .

      É por isso que temos que valorizar os clubes da nossa região .

      Valeu D´eça, Parabens pelo Reconhecimento.

      .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *