15

Deputados querem discutir novamente a criação de municípios

Mapa mostra possíveis municípios no MA

A Assembléia Legislativa deverá começar a discutir a criação de novos municípios no Maranhão logo após o feriado de Carnaval. O assunto já foi tratado na Casa pelos deputados Rigo Teles (PV) e César Pires (DEM), entusiastas da proposta.

Mas é André Fufuca (PSDB) quem encampa de forma mais entusiasmada a bandeira.

Ele é o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia e, como tal, coordenou encontro sobre o tema, anteontem em Vitória do Mearim.

Fufuca quer brigar pela causa

A criação de municípios foi suspensa na Assembléia desde meados da década de 90, quando a Câmara Federal aprovou a Emenda Constitucional 015/96, de autoria do então deputado maranhense César Bandeira (DEM), que estabelecia as regras da criação, emancipação e fusão de municípios.

Como a EC necessitava de uma Lei Complementar, nunca aprovada, para regulamentá-la, o processo de criação ficou suspenso em todo país. As assembléias consideram a atitude uma usurpação das prerrogativas dos deputados estaduais.

Agora, André Fufuca pretende retomar a discussão e, se for o caso, pressionar os deputados federais a editar a lei que regulamenta o processo de criação.

No Maranhão, há 101 povoados com propostas de transformação em municípios…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Caro Deça, como ja disse Renato Sousa em seu programa de rádio, “se isso passar, serão 101 novas hilux vendidas a mais em novembro de 2012 e 101 novos apartamentos na península da ponta d’areia. Só isso mesmo”. Mas a miséria vai ser a mesma, ou aumentar.

  2. Marcos, criar novos munícipios é perfeitamente normal quando se atende os critérios e o interesse público, só que ja vimos essa panacéia antes capitaneada por Manoel Ribeiro. Ora, que se precisa criar munícipios todos sabemos, é que é preciso saber é se essa nova divisão vai atender os interesses do povo e da nação, pois se começarem transformar isso em plataforma eleitoral o procosso já começa falido. eu sei que temos mais ou menos 20 distritos com condições técnicas para se viabilizarem e atenderem as normativas impostas pela lei federal, não mais que isso, o que passar será farra política com o dinheiro do contribuite, será puro casuísmo!

  3. Para que mais municípios? se os que estão aí e criados recentemente demonstar uma gestão pífea, que só serve para malversação do dinheiro público, pois, no Maranhão, o crime compença, em todas as entranças instituicionais.

    Pura Ficção. Aas instituições deixa o gestor bem a vontade para, no estilo, tatu e peba, adquirirem recursos públicos (BNDES, CONVÊNIOS, FPM, FMS, FMAS, FUNDEB, PREVIDÊCIAS, CRAS, SAEE, etc..) e logo após subtrairem ou se apossarem de forma irregular. Depois de descoberto as falcatruas é gestro é notificado apra devolver e nada é devolvido. Sabe o que acontece, não é devolvido e sim rateado entre os ditos responsáveis pelas pela aplicação da LEI (TJ, DEP. instituições fiscais, etc..).
    É muita hostilidade imposta para este povo que só faz sofrer.!!1111

  4. Para que mais municípios? se os que estão aí e criados recentemente demonstar uma gestão pífea, que só serve para malversação do dinheiro público, pois, no Maranhão, o crime compença, em todas as entranças instituicionais.

    Pura Ficção. Aas instituições deixa o gestor bem a vontade para, no estilo, tatu e peba, adquirirem recursos públicos (BNDES, CONVÊNIOS, FPM, FMS, FMAS, FUNDEB, PREVIDÊCIAS, CRAS, SAEE, etc..) e logo após subtrairem ou se apossarem de forma irregular. Depois de descoberto as falcatruas é gestro é notificado apra devolver e nada é devolvido. Sabe o que acontece, não é devolvido e sim rateado entre os ditos responsáveis pelas pela aplicação da LEI (TJ, DEP. instituições fiscais, etc..).
    É muita hostilidade imposta para este povo que só faz sofrer.!!1

  5. Criar novos municípios?Avisem a P.F.para aumentar o numero de celas,carros pessoal etc.,Esse Robrto Carlos de araque tem cada uma..

  6. Criar mais municípios que não tem nenhuma condição de viverem de seus recursos, povoados poeirentos no meio do nada que viveriam da mendicância federal via repasses de recursos como fundo de participação é um absurdo.
    O objetivo destes deputados cretinos é criar mais prefeituras, mais secretarias, mais cargos, somente para empregar parentes e amigos para ROUBAR dinheiro público.
    Isto é uma canalhice, causuísmos somente para criar meios de roubar o meu, seu , o nosso dinheiro.
    P.S: O cabelo de pastinha deste menino acaba com a pouca reputaçao que ele pode ter.

  7. Rapaz diz par este projeto de Dep: (Foi só alguem elogia que as crias dos coroneis mostraram as UNHAS) num estado miseravel deste cria não e problemar agora vira escoamento de corrupções ai e outro assunto.
    Obs: Claro que os mesmo querem uma desta cidade, para ser futuros PREFEITOS
    rsrsrsrsrsrsrs

  8. Rapaz diz par este projeto de Dep: (Foi só alguem elogia que as crias dos coroneis mostraram as UNHAS) num estado miseravel deste cria não e problemar agora vira escoamento de corrupções ai e outro assunto.
    rsrsrsrsrsrsrs

  9. o objetivo é apenas um: criar mais células de desvio de dinheiro, já que a transformação em municipio destes povoadinhos acarretaria receitas proprias. Eu sei muito bem o que estes aí estão reivindicando…
    eu sou favorável é à fusão de todos os municipios que tenham menos de cinquenta mil habitantes e que sejam vizinhos proximos de outros maiores com quem possam ser juntados…

    • Interessante sua proposta de fusão, resta só aos legisladores acharem um bom número (30-50-100 mil,etc).

      P.S.: cabelinho safado, este

  10. Quais seriam os novos municipios maranhenses? nao consigo ver!

    Resp.: Infelizmente o mapa tem resolução muito pequena. Vou providenciar maior.

  11. D’Eça, quem é esse Fufuca? é algum artista da Globo? Está bem maquiado e com essa cabeleira, parece mais Roberto Carlos dos anos 60. Para ter essa idéia de criar municípios novos em um estado miserável como o nosso, só tendo mesmo muita “FUFUCA” na cabeça. E bom carnaval, agora e sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *