8

Transparência na prefeitura…

Do blog de Itevaldo Júnior

A Prefeitura de São Luís segue descumprindo a legislação de transparência pública. Um estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revela que o nível de transparência da gestão João Castelo (PSDB) é ruim.

De acordo com a pesquisa do Inesc as 27 prefeituras das capitais brasileiras ainda patinam para apresentar de forma transparente seus orçamentos.  Em vigor desde maio de 2010, a Lei da Transparência obriga a apresentação detalhada das contas públicas em tempo real na internet.

A Prefeitura de São Luís ocupa a 22ª posição entre as capitais brasileiras. A pesquisa utilizou 58 variáveis, quando foi possível construir um índice para classificar o nível de transparência das capitais.

A soma das capitais nas categorias “péssima”, “ruim”, “medíocre” representou 70,4% dos resultados. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. GOVERNADORA,TOME CUIDADO COM O JOAZINHO….ELE JA TRAIU VARIOS…..SE CUIDE!!!!

  2. Marco D’eça meu amigo , alguém tem de tomar uma providência:
    Hoje , depois da entrevista do Marco Aurélio , que é secretário mais não manda ! encontrei uma operação tapa-buraco na saída da ponte bandeira tribuzzi , ali vi inicialmente marcas de asfalto novo em formato quadrado . Achei estranho , pois o chamado ” recorte ” que o secretário disse fazer é algo que demanda tempo e eu tinha passado de manhã e ali não havia obra nenhuma. Eis que ao passar pela equipe vi um buraco de 40 cm de diâmetro , sem qualquer recorte e com pinche já derramado no seu entorno simulando um retângulo de 1,5 m por 2,5 m , só no ponto de receber a massa asfáltica . Pode ter certeza que a firma que ” tapou ” aquele buraco vai receber do povo ludovicense a quantia equivalente a 1,5 X 2,5 de asfalto sem que o piso problemático tenha recebido o tratamento devido. Ou seja , daqui a pouco tempo é buraco de novo , onde nós contribuintes acabamos de pagar pelo serviço. Aí depois ele vai querer dizer que o problema está no asfalto que os outros deixaram , só que o povo é burro , pois os outros prefeitos também encontraram asfalto ruim deixado pelos outros , mas ninguém deixou a Cidade tão esburacada quanto esse aí.

  3. TU TÁ LOUCO, TU ACHA QUE JOÃO CRATERA VAI DAR UM TIRO NO PRÓPRIOP PÉ?

  4. Marcos, essa questão de transparência de contas públicas é mesmo um problema. A legislação obriga os prefeitos a encaminhar para as câmaras de vereadores a prestação de contas do executivo, para ficarem à disposição dos vereadores e interessados. Acontece que na minha cidade, Pindare Mirim, nem isso ocorre porque o prefeito, Henrique Salgado, não envia suas prestações de contas pra câmara como manda a Lei. Imagine colocar “on line” na internet, como você comentou. O pior é que vai ficando assim e ninguém toma nenhuma providência. Um absurdo!Mais muita gente deve imaginar o porquê de não deixar as contas expostas pra análise de todos.

  5. Marco, essa questão de transparência de contas públicas é mesmo um problema. A legislação obriga os prefeitos a encaminhar para as câmaras de vereadores a prestação de contas do executivo, para ficarem à disposição dos vereadores e interessados. Acontece que na minha cidade, Pindare Mirim, nem isso ocorre porque o prefeito, Henrique Salgado, não envia suas prestações de contas pra câmara como manda a Lei. Imagine colocar “on line” na internet, como você comentou. O pior é que vai ficando assim e ninguém toma nenhuma providência. Um absurdo!Mais muita gente deve imaginar o porquê de não deixar as contas expostas pra análise de todos.

  6. O povo de São Luis devia era se reunir e expulsar esse Castelo do Governo, fazer como o povo fizeram com Mubarak no Egito, botar prá correr, ele tá é desdenhando da cara dos cidadãos dessa cidade, é uma lástima ter um Prefeito desse, graças à deus n tenho o peso desse voto na consciência. A cidade tá um caos em todos os sentidos, nojo e vergonha.

  7. É muito facil julgar uma administração q já vem defazada ñ só na gestão do atual Prefeito mas sim em funçao de todos q ai passarão, o q falta é o Secretáriado saber trabalhar com desenvolvimento em sentido da administração que ai esta não em função de candidaturas se não mudarem o sentido das coisas o Prefeito só vai ser uma VIDRAÇA para todos julgarem tudo pode vim mudar basta estes Secretários saber se desenvolverem os seus trabalhos não seje só mas um critico mais diga coisas q tenha fundamento.Deixe Governos seje ele qual for se você só vai viver de passado vc não é um formador de IDEAS.

  8. Tranparência nunca foi algo que tenha a ver com o Sr João Castelo que diga o Sarney que foi traído e mesmo quando era o candidato a vice na chapa do Tancredo Neves viu sua “cria traíra política” se bandear pro lado do Maluf. A Roseana que não se enganhe , pois ontem mesmo a trairinha tentou mais uma vez na Assembléia Legislativa imputar a Roseana a culpa da má administração do seu trairão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *