14

Castelo alega falta de segurança para desistir do programa “Bom Preço”

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), explicou assim a não implantação do programa “Bom Preço” – uma de suas promessas de campanha – em entrevista ao programa Zé Cirilo, da TV Difusora:

– A única [das promesas de campanha] que não pude viabilizar é o Bom Preço, porque se fizer hoje vai ser tudo assaltado diariamente.

Repetindo, para ficar mais claro: o prefeito João Castelo diz que não vai implantar o Bom Preço por que as lojas serão assaltadas todos os dias.

O blog do jornalista Jorge Aragão repercutiu a declaração do prefeito e deu uma sugestão a ele:

– Se o problema é a segurança prefeito João Castelo, fica uma sugestão: A prefeitura poderia deslocar os guardas municipais para as lojas do Bom Preço, ao invés de deixá-los agredirem pessoas de bem, no Terminal da Integração do São Cristóvão.

A agressão dos guardas – arbitrária e ilegal, já que não têm poder de polícia para prenderem pessoas em camburão – foram veiculadas na TV Mirante. (Reveja aqui)

E lembrou exatamente a greve de 1979, no governo Castelo, quando a polícia espancou estudantes que reivindicavam melhorias no transporte.

Coincidentemente, a mesma reivindicação do São Cristovão…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. TEM MAIS MARCOS LEMBRO-ME QUE NO FINAL DO GOVERNO DELE, ESSES PRODUTOS DESCRITOS ACIMA, ESTAVAM SENDO DESVIADOS E VENDIDOS POR PREÇOS MAIORES EM OUTROS ESTADOS, TU ACREDITAS?

  2. MARCOS,
    OS COLEGAS ACIMA QUE ME DESCULPEM MAS EU ACHO QUE O LUDOVICENSE NÃO ACREDITOU, NÃO PRECISA E NÃO MERECE A REEDIÇÃO DO VELHO “BOM PREÇO”.
    GRAÇAS A DEUS AQUELA ÉPOCA PASSOU, LEMBRO-ME QUE MÃES E PAIS DE FAMÍLIAS E ÀS VEZES FILHOS PASSAVAM O DIA INTEIRO EM FILAS QUILOMÉTRICAS PRA COMPRAR UM LEITE IMPORTADO DO QUINTO DOS INFERNOS, DE GOSTO HORRÍVEL, UM FEIJÃO QUE EU ACHO QUE VINHA DE LÁ TAMBÉM.
    O ÓLEO FEDIA E DAVA UM GOSTO DE AZEITE DE CARRAPATO NA COMIDA, FARINHA E ARROZ QUE PARECIAM PASSADOS DA VALIDADE.
    ENFIM, ERA A SOMA DA MISÉRIA ASSOCIADA COM A HUMILHAÇÃO.
    APESAR DESSE QUADRO DE HORRORES O LUDOVICENSE ERA TÃO PAUPÉRRIMO QUE AS VEZES PRECISAVA DA POLÍCIA PRA ORGANIZAR AS FILAS. MAS HOJE ACREDITO QUE AS COISAS MURARAM E MUITO. TEM MUITA POBREZA AQUI, MAS ESTAMOS EM CONDIÇÕES DE VIVER SEM ESSA MISÉRIA.

  3. Marco, há bem pouco tempo a TV, a Rádio e o Jornal da empre-sa que você trabalha, dizia que não se podia andar pelas ruas e
    avenidas de São Luis, que era asaltado ou roubado, será que os
    ditos cujos foram expulsos da cidade?

    resp.: E você já imaginou se, por causa disso, todos os comércios fechassem? Castelo não tem que deixar de implantar um programa importante apenas por que alega falta de segurança. E a idéia de Jorge Aragão é importantíssima: a Guarda Municipal está aí é pra isso, não pra ficar batendo em estudante e dona de casa.

  4. Caro Marco, há bem pouco tempo a TV mirante, Rádio e jornal
    da sua empresa diziam que não se podia andar em São Luis de-
    vido à quantidade de ladroes e asaltantes existentes nas ruas.
    Será que estes asaltantes foram deportados de São Luis?

  5. Caro D’Eça,
    existe uma frase na administração moderna que diz o seguinte: ” Quem quer fazer encontra um motivo; quem nada quer fazer encontra uma desculpa “.

    O prefeito Castelo mostra que é incompetente até nas suas respostas. Neste tipo de caso é preferível ficar calado; do que responder “abobrinha”.

    Segundo o censo de 2010, temos em nosso país apenas 16 cidades com mais de 1 milhão de habitantes. São Luís é uma delas (1,013 milhão). Cidades desse porte, devem ser muito bem assistidas e, acima de tudo; necessitam de gestores alinhados com o desenvolvimento administrativo, científico e tecnológico.

    E Castelo?… ainda vive na década de 70. Bom Preço, Italuís, etc. Tiveram suas importâncias e marcaram um momento. Fazem parte de uma passado quando São Luís era uma “província”. Estamos vivendo em plena era do conhecimento e da informação e, a gestão pública deve moldar-se a este cenário.

    Ao contrário de Castelo pensar em operação tapa buracos, aumento da frota de transporte público e fazer assistencialismo; que não passam de OBRIGAÇÃO de qualquer administrador público mediano; quero ver Castelo elaborando e executando um plano diretor pensando numa São Luís com foco até 2030. Como seremos em 2030???

    Considerando a proporcionalidade do aumento da população brasileira, em 2030 São Luís terá uma população de aproximadamente 1,42 milhões de habitantes. Ao continuarmos nesse marasmo de incompetências administrativas, nossos filhos e netos trocarão seus carros por “Jegues” ou bicicletas. Ninguém aguenta mais a incompetência na gestão pública; principalmente na questão de infra-estrutura.

    Para completar, ainda temos um vereador do PCdoB que está defendendo a necessidade de fazermos rodízio de veículos em nossa capital. Respondo: Temos que fazer sim, um rodízio de vereadores, colocando na câmara de nossa capital, pessoas capazes transformações voltadas a atender o coletivo.

    Rodízio é para São Paulo, que não tem para onde crescer. A única forma que São Paulo tem de crescer é na vertical e, até agora, não temos tecnologia para construção de vias neste sentido.

    Portanto, ao juntarmos uma meia dúzia ou mais de vereadores com este pensamento e mais o prefeito Castelo, teremos sim, um samba de uma nota só; onde sobra INCOMPETÊNCIA e falta CRIATIVIDADE.

    Grande abraço.

  6. E vem cá… em São Luís só tem ladrão é… para esse “prefeito” afirmar isto?

  7. A Guarda Municipal tem poder de policia sim senhor é bom a Mirante se informar melhor,obrigado.

  8. Nobre jornalista nsou uma pessoa que faço criticas a administração do prefeito jõao engana, mais verdade tem que ser dita, o transporte coletivo de Slz vem precario desde a administração ex prefeito tadeu pálacio e da gestão da SMTT caninde barros que também andava com vários seguranças

  9. OJUARA !!!!!!, Tú ainda estás vivo cara ?
    E ai? Porra cara, tú não crias vergonha na cara?
    Ojuara, oh Ojuara, vê se crias vergonha na cara.

  10. Caro prefeito joão castelo, o Sr. foi infeliz e imbecil em fazer tal declaração . Se essa sua acertiva fosse verdadeira não existiria atividade comercial em são luis.

  11. Mas tu sacou qual é a do JOÃO TRAÍRA não sacou ? Assim como a filha dele na Assembléia , ele tenta responsabilizar a SEGURANÇA que é da Governadora Roseana . O que me invica é que hora a culpa é da Roseana e hora é culpa do Tadeu. Assim mesmo foi com administração Gardênia , todo dia ele dizia que era culpa do sarney. O mais interessante e justiça seja feita , o Jackson Lago que sucedeu a Gardênia não passou 03 anos do seu mandato a reclamar da sua antecessora como agora faz o CAOSTELO .

  12. Só tentando colocar um pouco de bom censo nessa história. As imagens não mostram guardas municipais agredindo ninguém. Mostram sim uma senhora tentando furar o esquema que foi montado para garantir a segurança do Terminal. Ela vai de encontro aos guardas municipais que apenas a empurram sem utilizar de violência, mas sim da força.

    Resp.: Meu amigo, você não dá uma dentro tentando babar a prefeitura (ou seria Gardeninha?). Os guardas arrastam a senhora para tentar botar em um camburão. Imagine só! Onde já se viu guarda municipal de camburão? E onde já se viu guarda municipal prender alguém? A mulher chega a ficar caída ao chão após ser jogada pra lá e pra cá pelos homens da GM. É amigo, cuidado pára não se ridicularizar na defesa insensata.

  13. Marco,
    Os guardas municipais estão preocupados com a aplicação de multas. Os recursos dessas multas ninguêm sabe onde são aplicados.
    O trânsito do retorno do Tirirical está virando uma esculhambação, pois a polícia rodoviária federal não pode atuar ali, então como não temos guardas com essa função de organização o trânsito, ficamos horas e horas parados em engarrafamento. parece que não tem prefeito na cidade e se tem não sabe o que acontece nela.

  14. Grande Castelo,o velho calhorda agora está propondo reserva de mercado, em outras palávras, SÓ ELE, CASTELO pode ROUBAR, os pobres dos bandidozinhos NÃO vão poder roubar as quitandas do Bom Preço e levar o Arroz de quarta categoria ou o feijão bixado que eram a marca registrada do Bom Preço.
    E os 3 KGF de leite que cada aluno da rede municipal iria receber mensalmente? Não serão fornecidos também por medo de assaltos?
    E os uniformes ( dois KITs anuais por aluno) ?
    Ora, estamos entrando nos 3/4 do penultimo ano do governo do velho ladrão, e até agora foram fornecidos apenas 75 000 Kits ( deveriam ter sido 720 000 , dois por aluno em 2009, dois em 2010 e dois no inicio de 2011).
    À proposito, alguem viu onde foi publicado o edital de licitação para a “aquisição” dos 75 000 Kits já entregues?
    Já Já os Sicários do ladrãozão ( com dois tis mesmo) vão aparecer para defende-lo, afinal, bandidos talves sejam a classe mais unida deste nosso miserável Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *