18

Dizes com quem andas…

Na comunidade dos blogs, a lista de links preferidos também serve para definir a personalidade de cada blogueiro – o que ele pensa, com quem se relaciona, que lugares frequenta, como é sua vida pessoal…

É como um cartão de visita – ou um serviço de headhunters – em que o titular está dizendo ao público: “por este eu ponho a mão no fogo”.

Em um estudo mais apurado do tema, é possível, inclusive, pela lista de seus links, traçar um perfil do blogueiro, seus usos e costumes – o que faz, por onde anda, seu nível intelectual, sua visão de mundo, de família e de sociedade.

Neste blog, por exemplo, estão  linkados apenas os blogs nos quais o titular confia.

São blogueiros com alto nível intelectual, que têm a vida correta em todos os seus aspectos – familiar, social e profissional. Jornalistas com cultura suficiente para separar a boa música da porcaria, a relação política da subserviência, a vida social da bagaceira.

Quem questiona, por exemplo, o nível intelectual e a correção jornalística de um Itevaldo Júnior? Há alguma dúvida em relação à capacidade investigativa e a visão de mundo do jovem Gilberto Léda? O que dizer da postura política sempre serena e equilibrada de Robert Lobato?

Além do mais, são pessoas que convivem com o titular do blog extra-profissionalmente – as famílias se conhecem entre si, saem juntas, têm os mesmos gostos, se divertem juntos.

De André Martins, por exemplo, o titular do blog é padrinho da pequena filha Olga. A Geraldo Castro, trata carinhosamente, de vovô; Suas filhas e os de Zeca Soares estudam na mesma escola. Cynara, esposa de Jorge Aragão, é amiga de Lêda D’Eça, assim como Neth, esposa de Caio Hostílio.

Com Ricardo Santos a relação vem dos tempos de rádio Esperança e de faculdade.

É óbvio que há critérios diferentes adotados por outros blogueiros para linkar este ou aquele colega. Alguns não levam em conta sequer o nível intelectual, a vida familiar e social de quem está representando. O que importa são os interesses, sejam eles de que nível for.

Sociologicamente, a lista de links de um blog diz mais sobre o titular que sobre os próprios linkados. Algo parecido com o que as mães diziam na infância:

“Dizes com quem andas e te direi quem és”…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Marco, não que você seja analfabeto ou insista saber escrever sem ter estudado, mas o correto seria “em vez de”, que significa “em lugar de”.

    “Ao invés de” é variante de “inverso” e significa “avesso”, “lado oposto”.

    Abraços!

    resp.: É Yuri, agora vejo que você trilha mesmo um caminho nada adequado a quem pretende ser, pelo menos, razoável. Se deixou levar por alguém que disse que você é inteligente e agora acha que sabe. Ao “invés de” é o mesmo que ao “contrário de”. Não se deixe aprisionar por regras prontas. Elas são im portantes apenas para concurseiros. Na análise do texto, você tem que analisar o contexto. E o contexto do comentário é apropriado à expressão “ao invés de…”

  2. Puro recalqui, quanta hipocrisia, voçê deve ser mal resolvido e está muito incomodado com alguém…

    Resp.: Só me incomodam, minha cara, analfabetos que insistem em querer saber escrever sem ter estudado. Como, por exemplo, “recalqui”, no lugar de recalque; ou “voçê” ao invés de você. Isso de fato, me incomoda muito. Sem hipocrisia…

  3. Valeu Marco,
    tava precisando mesmo trazer a tona a diferença do joio e do trigo.Não é mais suportavel no mundo de hoje,posições tão radicais e preconceituosa de blogueiros que usam da sua “audiência”,pra tirar proveito de todas as maneiras,tô contigo e não abro,e valeu pelo novo visual do blog!!fui!!!

  4. quanta babaquwce, pareci mais uma mesquinha vaidade e puro despeitamento com um ou outro brogueiro desafeto seu, é o cúmulo do EGO INFLADO…

    Resp.; E seu vocabulário mostra que você é do nível destes “brogueiros”, não? Afinal, “despeitamento” e “pareci” são coisas de primário.

  5. Mais uma vez obg amigo, assino em baixo de td q falou e concordo com o seu posicionamento. Precisamos sim, principalmente nos dias de hj mais do q nunca, escolher com quem temos amizades, q é bem difente de colega de profissão. Sinto satisfação e orgulho em termos estreitado nossa amizade, q hj passa a ser fraterna e cada dia mais sincera e forte. Um grande abraço AMIGO;

  6. Mesmo com os braços cruzados mostrando o “muque” acho que agora sim, ficou excelente. Esse negocio de sentar em escrivaninha no computador é coisa de intelectual; você é autentico, simples assim!!!. Voce foi exuberante quanto a seleção de blogs, isto é, de pessoas… você está certissimo meu caro, nós sabemos que tem tem gente sem excrupulos metido a escrever na blogesfera. Se eu ja tinha admiração por você, mesmo sendo vascaino, agora paseei a ser seu FÃ. Parabéns meu amigo, e não se misture com essa gentalha.

  7. Em minha opinião, blog é um espaço pessoal, cuja finalidade é a de seu detentor expressar suas opiniões, aceitar ou não os comentários e linkar quem ele bem entender, visto que página é exclusiva e o dono faz o que bem entender, além de arcar com as responsabilidades. Se Marco D’Eça tem essa opinião formada, que seja respeitada, mesmo que muitos façam o questionamento crítico, coisa que ajuda na consolidação da democracia. Pelo que entendi, D’Eça não está preocupado em ser o blogueiro de maior acesso, mas aquele que expressa seus pensamentos dentro de sua linha ideologica, social, economica e política.

  8. Muito bom. Enquanto leitora, percebo e me causa tristeza a forma como é abordada determinados assuntos…” agora lascou, lascou de vez” e por aí vai. Reflete exatamente o tipo de gente que escreve. Portanto, Parabéns! você está bem longe dessa trupe.

    Resp.; Obrigado, querida. E leitores como você reforçam ainda mais este perfil. Grato pela participação.

  9. Sem discussão, Marco, mas quem aqui comentou sobre acessos? Não fui eu.

    Outra: como assim quem eu linko? Me passa aí, então, o endereço de meu blog, que só você conhece.

    Sobre estudos, vou lhe presentear um de interpretação de texto, pois você, sim, se equivocou totalmente. Leia-me novamente e, provavelmente, entenderá o que eu escrevi.

    O interessante de tua resposta é você dizer que se linka “alguém que não tem vida correta – do ponto de vista profissional ou pessoal, significa que você CONCORDA com este alguém”.

    Com a tua resposta, a seriedade criada pela nova foto do blog, então, foi parar onde?

    Não misture as coisas, Marco. O comentário foi para alertá-lo, e não para começar uma disputa de ego, onde você tem de mostrar que TEUS ANOS DE ESTUDO te faz tão inteligente, e tão sem erros.

    Não era de minha intenção escrever esta resposta assim, mas a tua de “sabe-tudo” me obriga. =)

    Como você é alguém que tanto defende ESTUDOS, tome para si a dica que dei: ESTUDE. Só depois volte a escrever sobre o que ainda não sabe.

    Abraços.

    resp.: PT Saudações…

  10. Marco,

    Este é um tema delicado e é onde praticamente TODOS os blogueiros pecam alguma vez.

    No Maranhão, a parceria na blogosfera é sinônimo de TROCA DE LINKS, como se isto fosse uma divulgação eficiente para o site/blog.

    Em seu blog – e na maioria dos outros, por exemplo, não um há link indicado em seu blogroll que também já não o linka. Mais parece que é uma “indicação combinada”.

    Já sobre a ideia que você tentou criar, Marco, esclareço que a forma de mostrar que um blog/site é relevante de alguma forma para quem indica se dá quando somos citados naturalmente dentro de um post/artigo ou contexto bem definido.

    Se alguém leu um artigo seu e gostou a tal ponto de citar depois, isto mostra que AQUELE conteúdo é relevante para quem o linkou e, consequentemente, para quem acessa o site/blog que cita seu artigo, pois quem ler tal artigo irá clicar na indicação. Isto sim é confiança.

    Esse tipo de parceria não precisa ser anunciada, nem combinada – como acontece aqui e em outros, repito.

    Sinceramente, não sei de onde e como você partiu que dá pra “saber” tudo isso que você cita em seu texto sobre a pessoa que indicamos no BLOGROLL.

    Família? Usos e costumes? Por onde anda? … Vida pessoal?

    Por favor, Marco. Nada a ver.

    E um exemplo clássico total erro em teu texto é o citado Roberto Lobato, que é do PT, mas recebe como assessor político PSDB, como VOCÊ próprio CRITICOU em seu blog antigo, porém, agora, o apresenta como alguém de “postura política sempre serena e equilibrada”. Onde?

    A relação que você fez de links de blogroll com headhunters, então… Melhor não comentar.

    Você escreve muito bem Marco, mas isso no que se refere a textos de análise política e, quase sempre, esporte.

    Tenho acompanhando seus artigos sobre WordPress e ferramentas da Google, como o Analytics, e, com propriedade, deixo a dica: leia mais sobre estes assuntos, estude mais um pouco e, só então, volte aqui e escreva – mesmo sendo este o teu blog.

    Abraços.

    Resp.: Mais uma vez você tenta mostrar expertise no assunto e se mostra absolutamente equivocado. Não estou preocupado em trocar link por motivo de acesso, meu caro. Tenho consciência do alcance político, comercial e social deste blog. Por isso, só dou link às pessaos com as quais eu me relaciono pessoalmente, socialmente e familiarmente. São pessoas que – independente de sua posição ideologica ou política – têm vida pessoal pelo menos razoável do ponto de vista da aceitação. Não são pessoas que vivem de fofocas ou fuxicos. Não são pessoas que vivem em inferninhos. São pessoas que prezam a família e as amizades. Sãos apenas estes o critérios, nenhum outro mais.
    Você precisa estudar bastante ainda para ter visão de mundo. Eu não disse que, por meio dos links, se conhece da pesoa linkada. Disse o contrário: que´os links postos num determinado blog, mostra quem é e como vive o dono do determinado blog. Mas isso, você só apredenrá com m,uitos anos de estudo ainda. Por exemplo: se linko alguém que não tem vida correta do ponto de vista profissional ou pessoal, sginifica que concordo com ele. Portanto, sou igual a ele.´Foi só isso que disse. Basta apenas raciocinar um pouco.
    Você é só um menino, Yuri, que acha entender de tudo de Internet e Teconologia, mas não conhece nada. E o caminho que você escolheu para trilhar – incluindo amizades e links – não é o mais adequado do ponto de vista deste blog. Simples assim.

  11. No blog do Décio tem um link para o seu blog! rs rs rs
    Me diga quem te referencía que te direi quem és!!

    resp.: Olhe a quem eu dou referências e verás quem eu sou.

  12. Parabéns pelo novo blog Marco, adorei tudo. Só uma sugestão quanto a foto, ela está ótima, eu so descruzaria os braços porque dá idéia de mal humor ou que você estivesse zangado. Talvez sentado numa mesa ao computador fosse legal não?!! Um abraço e boa sorte!

    Resp.; Obrigado, Ana. Etamos ainda emfase de testes da foto – postura, cores de camisa, etc…

  13. E os blogueiros Luis Cardoso, John Cutrim, Garrone, Decio Sa, Marcelo Vieira, Cunha Santos tu não vai comentar?

    Resp.: Estou dizendo com quem eu ando. E você dirá quem eu sou.

  14. Parabéns por ter amigos leais . Enquanto isto JC.
    É inimaginável entender o porquê do Sr. João Castelo não tomar nenhuma atitude em relação à Secretária de Urbanismo , deixando-nos ver a todo instante o Patrimônio Público ($$$$$$$$$) ser sucateado por vândalos mercenários da pior espécie,tipo: Valburgue e Domingos. Acordos feitos já discaradamente com construtoras. Gostariamos de entender o porquê de tanta proteção. Foge do totalmente dos princípios de uma boa e zelada administração.

  15. e o dercio…..?

    Resp.: O que tem o Décio??? Ele tem a sua turma…

  16. eu ja havia percebido que você tinha retirado do rol de links ao lado, o do blog do Décio Sá…
    Na minha cabeça, vocês eram amigos… mas desde a eleição na FAMEM voces “se separaram”… o que houve?

    Resp.: Você se equivoca. Nem somos amigos e nem nos separamos. Apenas ele tem a opção de escolher quem quiser para linkar e eu tenho as minhas. Só isso. Não concordo com alguns dos que ele linka. E isso é claro entre nós dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *