35

Roseana recebe primeiro diagnóstico sobre a sucessão em São Luís…

Especialistas em análises de pesquisas apresentaram à governadora Roseana Sarney (PMDB), na última quinta-feira, o primeiro diagnóstico sobre a corrida sucessória em São Luís, elaborado pelo Instituto Escutec.

Formada por cientistas sociais, estatísticos e marqueteiros, a equipe passou 3 horas e meia destrinchando cada ponto do levantamento – realizado ao longo dos últimos dois meses, com grupos de 10 a 12 pessoas, estratificados quanto à faixa etária, escolaridade e nível de renda.

Segundo apurou o blog, o relatório se baseou nas seguintes premissas:

1 – Qual o grau do desgaste do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) diante de duas derrotas majoritárias consecutivas?

2 – O desgaste da administração João Castelo (PCdoB) tem recuperação? O que fazer?

3 – O quarto centenário de São Luís terá influência no pleito de 2012?

4 – A governadora Roseana Sarney deve entrar no debate da sucessão de São Luís?

Roseana vai aguardar novos diagnósticos sobre São Luís

Neste primeiro momento, os especialistas chegaram a algumas percepções – que podem ou não se manter até as eleições.

São elas:

1ª – a eleição deve ser polarizada entre o prefeito João Castelo e o ex-deputado federal Flávio Dino;

2ª – a avaliação do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, é uma das mais altas do governo – e a população ainda não tem noção de que ele não pode ser candidato em 2012;

3ª – no grupo de Roseana Sarney há, até agora, dois nomes viáveis para a disputa em São Luís: o senador João Alberto de Souza e o ex-prefeito Tadeu Palácio (ambos do PMDB).

Os diagnósticos continuarão sendo apresentados periodicamente – sempre com a presença dos  especialistas.

E servirão de base para a tomada de decisão da governadora Roseana Sarney quanto às premissas e primeiras impressões apresentadas acima.

O que deve ocorrer no início do ano que vem…

Marco Aurélio D'Eça

35 Comments

  1. Rapaz, o Flavio Dino tira o sono de muita gente! A Roseana tá pagando bem aos seus bajuladores para detonar o Dino. Essa governadora deveria é cuidar do estado que tá uma porcaria.

  2. rapaz esse Alexandre Garcia é um barato… rapaz o sarney foi armado pra reuniao doPDS.antiga Arena irmã proxima do militarismo…admiro poucas pessoas nesse mundo todo ,e uma delas é esse grande jornalista

  3. ELE VOLTARÁ É SO AGUARDAR. VIVA SÃO LUIS, VIVA TADEU PALACIO, PREFEITO TRABALHADOR

  4. Flávio Dino vc tá sem mandato ; não tem nada a perder em ser candidato , pois dará ao povo de São Luís a oportunidade de saber mais a seu respeito . Nas caminhadas e palestras , nos diversos bairros . Agora em 2012 , diferentemente de 2008 , quando chegar o mês de julho ( qdo em 2008 tinha só 5%) , o anúncio da sua presença em um bairro para uma reunião atrairá muito mais pessoas para vê-lo . Em 2012 , será diferente ; como disse um comentarista acima , O Flávio Dino enfrentou em 2010 dois gigantes da política maranhense e especialmente fortes em São Luís . Ainda assim , teve em 1º turno 38% . Teria no mínimo mais a metade dos votos da Roseana se ela não fosse candidata , ou seja 21,5 % , o que totalizaria 59,5 % . Pense nisso ! .

  5. Esta pesquisa é uma vergonha, pois tenta desviar a atenção do povo de um GOVERNO ESTADUAL QUE NÃO ESTÁ FAZENDO NADA! CADÊ O MELHOR GOVERNO DE SUA VIDA! ERA MELHOR SE PREOCUPAR EM RESOLVER OS PROBLEMAS DO MARANHÃO: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA TUDO FALIDO e a senhora governadora só está passeando e fazendo pesquisas!

  6. Esse Orlando pensou que poderia criar uma denuncia para esse blogueiro investigar, ou seja, ele nunca ouviu de blogueiro nenhum tal notícia e tentou plantar essa idéia. Ele é um idiota.

  7. Seus porta voz de Flávio Dino, apenas fiz uma pergunta sobre uma notícia de um blog que me disseram que tinha comentado isso. Agora não me venha com esse argumento tentando colocar Flávio Dino como um santo, quase candidato a papa que não cola não. Com certeza ele está sendo patrocinado por alguém como sempre foi desde que entrou na política (Zé Reinaldo – Gautama,Tema, Humberto Coutinho…) Não creio que ele esteja tirando das suas economias para fazer politica pelo interior do estado. Aliás ele esteve em Caxiasrecentemente e quem patrocinou sua vinda e estadia pra cá, adivinhem? Realmente o salário de professor não daria pra fazer isso tudo.

  8. Castelo tá demais , ninguém aguenta ! Marco , manda ver ali na Av. Avicênia ( do antigo Hotel 4 Rodas ) estão trocando os postes de concreto desnecessariamente por postes de ferro . pois bastava trocar as luminárias . É uma área de vento salitrado e aqueles postes que estão colocando não vão durar nada . Alguém tá se dando bem com isso , pois essa administração faz intervenção onde não precisa e deixa a cidade abandonada . Depois eles saem por aí dizendo que não estão fazendo nada pq não tem apoio , mas gastam o nosso dinheiro assim de forma questionável.

  9. Chegou sua vez de voar Castelo. São Luis tentou tudo, colocando sua Esposa na prefeitura, vc várias vezes na câmara e por último na Prefeitura. Já deu thhaaauuu.

  10. Para Orlando.
    Quer dizer que ele passou 4 anos como Dep. Federal e não fez investimento nenhum dos 15 mil que ele recebia todo mês?

  11. Orlando, posso responder sua pergunta: Flávio Dino é advogado, foi juíz federal, deputado federal e é professor concursado da UFMA. Será que ele, com todo esse tempo de trabalho muito bem remunerado, não acumulou algum capital? As pessoas do Maranhão estão tão habituadas a ver gente ganhando favores de origem duvidosa que não conseguem ver o outro lado. Só quem ganha seu dinheiro trabalhando honestamente percebe esse tipo de coisa???

  12. Caro ORLANDO você está julgando o Flávio Dino pelos parãmetros da vida que leva e , provavelmente de quem o sustenta . Conheço o Flávio Dino desde os tempos de advogado e desde lá, foi bem sucedido , tem do que viver . Peça a quebra do seu sigilo por ” padrão de vida incompatível com o seu rendimento ” se é que seja capaz de estimar quanto ganha um excelente advogado , como o Flávio Dino. É bom saber que desde quando deixou a magistratura federal , Flávio Dino advoga regularmente , coisa de que não era impedido durante o mandato de deputado federal , é só se informar. Sobre o debate aí colocado , quero dizer que não vejo a hora de minha amada São Luis ser administrada finalmente , a partir de janeiro de 2013 , pois nesse momento está totalmente às moscas . Por isso venha pra disputa meu amigo Flávio Dino.

  13. A VERDADE É ESSA: SE FLAVIO DINO FOR CANDIDATO, SO RESTA ROSEANA APOIAR CASTELO PARA QUE DINO NAO TENHA CRESCIMENTO NA CAPITAL PARA AS ELEICOES DE 2014. ASSIM, EM 2014, O CANDIDATO DE ROSEANA TERÁ O APOIO DO PSDB NOS 2 MAIORES COLEGIOS ELEITORAIS DO MARANHAO. SIMPLES ASSIM…AVANTE GUERREIRA!!!

  14. Marcos, teve um blogueiro que fez um questionamento interessante. Me disseram isso lá na praça João Lisboa, mas não consegui descobrir quem foi. O certo é que me disseram que ele questionou de onde Flávio Dino está tirando dinheiro para viver voando de avião pelo Brasil inteiro e só ganha dois mil e quinhetos reais como professor. Ele estaria sendo patrocinado por forças ocultas para essa pré-campanha de prefeito?

  15. Esse Castelo tá fora. A população de São Luís aguarda anciosamente as eleições de 2012 para extermina-lo. Aguardem!

  16. 99% das pesoas que vejo manifestar preocupação com eventual derrota de Flávio Dino não votaram nele nem em 2008 e nem em 2010 , por isso vejo essa ” preococupação” como mera retórica de quem o quer na geladeira , de preferência morto e ausente da disputa política . Se esse blá-blá-blá tivesse razão neste cenário da política maranhense ( onde faltam bons nomes , como opção ) , os que não amam Flávio Dino não iriam se preocupar com eventual terceira , quarta , quinta derrota , pois como dizia minha vó : Ninguém chuta cachorro morto .Como disse o Joel do comentário acima , o Flávio mal entrou na política e já é um dos principais nomes e só crescerá se colocar o seu nome na disputa. Quem tá na chuva … é pra se molhar .

  17. Quadro real : a) Roseana é disparada a maior força eleitoral do Maranhão , incluindo São Luís , comprovado pelos 43% , em 2010 . Foi governadora e costuma realizar carnaval e são joão que o povo da capital gosta. gostemos ou não, ela é um “monstro da política no MA”.
    b) Jackson Lago foi 04 vezes candidato a prefeito , tendo vencido em 03. Candidato a governador pela 4ª vez , tendo vencido em 2006 e derrubado por razões que derrubariam todos os governadores já eleitos no estado . Carismático , mítico . Um ” monstro na política do MA ”
    C) Flávio Dino , mais destacado deputado federal dos últimos tempos . Disputou o Governo do MA em 2010 contra os dois maiores ” monstros da politica do MA ” e alcançou o segundo lugar com quase 30% dos votos. Em São Luís ele só cresceu pois no 1º turno de 2008 teve 34% dos votos e em 2010 teve 38% dos votos . Isso é o resulatado do fato que ele se torna mais conhecido , é a verdade prevalecendo sobre as mentiras criminosas . Eu no lugar do Flávio Dino não ficaria 04 anos fora do debate , pois quanto mais debate sobre seu nome mais chance das pessoas de bem saberem melhor a seu respeito.

  18. Esse texto mostra que a governadora não está nem um pouco preocupada em apoiar quem tenha projetos para São Luis e sim alguém que tenha apoio popular e seja seu alidado. Eita Maranhão sem sorte.

  19. Sou entusiasta com relação ao Luis Fernando e ao governo de Roseana. Creio que costumo deixar claro isso nos meus comentários. Agora tem uma coisa que as pessoas precisam saber: o motivo desse meu otimismo. É simples. Acompanhei em São José de Ribamar a administração de Luis Fernando. Nos dois primeiros anos parecia ser um desastre maior do que todas as gestões de Julinho e Câmara juntos. Mas o resultado foi o contrário. Foi uma gestão que serve de modelo não só para prefeitos maranhenses, mas gestores do Brasil inteiro – inclusive com reconhecimento internacional. Claro, no governo estadual ele não é o governador. Mas tem a confiança da governadora e está fazendo a mesma coisa que fez em Ribamar nos dois primeiros anos: criando políticas públicas de geração de emprego e organizando as finanças dos estado. Esses deputados e comentaristas de blogs que aproveitem mesmo esse momento para descer a chibatar porque com menos de dois anos o Maranhão começar a viver uma revolução jamais vista. E o Flávio Dino se quiser alguma coisa, que aproveite essa chance de ser prefeito de São Luis porque governador, com o governo que será feito pela governadora Roseana Sarney, só se ele fizer no mínimo seis anos de mandato de prefeito e comprove pelo menos a metade da capacidade de gestão de Luis Fernando. Blogueiros, políticos e demais interassados, guardem esse comentário porque não vai demorar para esse prognóstico começar a tornar-se realidade.

  20. Flávio Dino, mesmo sem madato incomoda essa gente que vive de enganar o Povo com promessas que nunca são cumpridas.
    Como fazer um “diagnóstico” colocando alguém que não estar à frente de nenhum órgão executivo ou qualquer outra coisa que o valha?
    A falta de respostas aos graves problemas que assolam a vida das pessoas nessa Cidade e nesse Estado não incomoda aqueles que estão no poder há décadas e nada fazem para tirar o Maranhão da miséria e do atraso em que se encontra. Preocupa esse estado de coisas, que é a grande preocupação com alguém, que de alguma forma possa significar uma ligeira mudança de rumo na vida da gente sofrida dessa Terra.
    O povo já cansado de tantas promessas saberá diagnosticar quem realmente tem compromisso com esse Estado, e esse momento não vai demorar muito, disso eu tenho absoluta certeza.
    Chega, basta de tantas promessas não cumpridas e de tantos descasos com os interesses coletivos e com os destinos desse gente sofrida dessa Terra.

  21. Flavio Dino é candidato a governo e com clareza agora resta saber quem vai vir para disputar com ele, se Luis Fernando ou Lobão. Se for Castelo x João Alberto acho que Castelo ainda ganha dele. E se junta com Flavio Dino em 2014 para tentar ganhar o grupo Sarney. Como todos sabem castelo vai começar mostrar trabalho agora apartir de julho desde ano assim como jackson fazia.

  22. É a hora de Flávio que tem sim que disputar a eleição!
    Se ficar com melindre, com medo, vai demonstrar fragilidade, coisa que seu potencial eleitor poderá futuramente não vir a perdoar.

  23. O GOVERNO ROSEANA ESTÁ CAMINHANDO A PASSOS LARGOS PARA UM DESGASTE INRRECUPERÁVEL SE NÃO HOUVER UMA GUINADA DE 90 GRAUS URGENTE.

  24. A leitura que se pode fazer é a de que o aparecimento do nome de Luis Fernando, se dá por conta do seu trabalho à frente da prafeitura de São José de Ribamar. O que por si só já o diferencia do Flávio Dino. O modelo de gestão implantada por ele e as ações desenvolvidas na cidade balneária mostra que ele seria realmente um grande prefeito também para São Luís. Infelizmente isso talvez não possa acontcer no momento. Talvez, porque tem uma reforma política aí em andamento onde tudo pode acontecer. Mas se não com certeza será um nome a altura para suceder a governadora Roseana Sarney.

  25. desculpe pelo post . mas preciso denunciar , algo que esta acontecendo no solar do outono na cohab. o beneficio dos idosos esta sendo usado para compra de tudo no asilo, comida, agua mineral, manunteção, produtos de limpeza, os idosos estão sendo proibidos de sair e usar do direito de ir e vir , todos os cartoes e beneficil ficam em posse do diretor , semdo que os mesmos nao tem acesso ao seu beneficil. isto esta acontecendo com consenso da promotoria e defensoria publica.

  26. DONA ROSEANA VAMOS FAZER DIAGNÓSTICO DOS GRANDES PROBLEMAS DO MARANHÃO, VAMOS COMEÇAR A ADMINISTRAR ESTE ESTADO, VAMOS SAIR DESSA PARALISIA ADMINISTRATIVA E MOSTRAR PARA O POVO, QUANDO DE FATO VAI COMEÇAR O MELHOR GOVERNO DE SUA VIDA.

  27. Estou muito feliz com essa pesquisa : Primeiro pq soube que o Flávio Dino está disparado na frente e segundo pq ele é hoje a primeira preocupação do grupo dominante . Digo isso por uma questão óbvia que foi a primeira das perguntas . Mas sou defensor ardoroso de que ele seja candidato a prefeito de São Luís e esqueça 2014 . Esquecer pq uma oposição que trai um líder a quem deve como Jackson , outro que é candidato ao que não será eleito com troca de figurinhas com o campo adversário … É ou não é uma oposição de fazer rir ? ( ou chorar ! ).

  28. E por que ela não se preocupa em governar? Por essas e por outras é que o Maranhao está a beira de um colapso, ninguém está definindo prioridades e pensando no progresso do Estado.

  29. Luis Fernando realmente é o cara se não dá para ser candidato a prefeito de São luis é uma pena, mas tudo bem com certeza é o melhor nome para governador 2014 e vai ganhar pela vontade de deus e para bem do povo desta terra.

  30. Poxa! Castelo X Flavio de novo? Será que São Luis não vai mudar nunca? Castelo mais uma vez está demonstrando que o tempo dele já passou e Flavio já provou que de política não entende nada é só gogó muita arrogância e falta de experiência. Gostaria de saber se Edvaldo Holanda Junior foi pesquisado e qual o resultado.

    Resp.; Aparece como referência de candidatura, mas distante da polarização.

  31. Já agora, nas eleições de 2012, gostaria de ver o embate entre Luis Fernando e Flávio Dino. Seria um debate de alta qualidade, avalio eu. Não vou muito com a cara de Dino. O acho muito arrogante, dono da verdade. Aliado a isso, tem o fato, de conhecimento de todos, que ele se elegeu deputado as custas de dinheiro público e nunca administrou sequer um boteco.
    Ah, mas Lula quando se elegeu presidente também nunca tinha administrado nada! Peraí, Lula é Lula. Flávio Dino é Flávio Dino. A diferença é grande, sendo que o segundo é cria das oligarquias, em especial da mantida em Caxias pelo coronel Humberto Coutinho.
    Luis Fernando tem laços com a família Sarney? Claro que sim! A diferença é que Luis Fernando tem vários serviços prestados ao Estado do Maranhão. Fora isso, e muito importante, já mostrou que é um excelente administrador público. A prova do que estou falando é que ele aparece muito bem na preferência do eleitorado de São Luís

  32. Sem dúvida nenhuma o Luis Fernando é o candidato mais preparado. Infelizmente, não pode ser candidato. Em São José de Ribamar, ele mostrou o que é se administrar uma cidade com compromisso e aplicando bem os recursos. E olha que na sua primeira administração ele e o povo ribamarense foram discriminados pelos ex-governos de José Reinaldo e Jackson Lago.
    Flávio Dino é um arrogante, que não tem “inspiriência” nenhuma. Castelo, esse todo mundo já conhece o modos operandi.
    Como disse, infelizmente não poderei dar o meu voto em 2012 para o Luis Fernando. Mas em 2014…..

  33. a pesquisa era para saber o pontencial dos candidatos do grupo sarney ou para avaliar flavio dino sem mandato? a pergunta está sendo feita, porque é 1ª vez que vejo relato de pesquisa sem numeros, ainda que seja qualitativa. o que se pode deduzir é que o grupo sarney cansou o eleitor maranhense, e colocar joão alberto e luiz fernando como solução para enfretar flavio dino e castelo é chover no molhado. e há explicação é clara, joão alberto tem pecha de arrogante e ultrapassado além de trazer como rotulo o nome sarney impresso em suas digitais, luis fernando é salto alto, tanto é, que nas inaugurações em ribamar o povo só corria para cumprimentar o gil cutrim que é simples e alegre, sem aquela cara de luiz fernando, que pra ele tudo que se pede ou pergunta a resposta é sempre a mesma ,” o governo está analizando”, em suma nem com reza brava luiz fernado se levanta e vc sabe disso como já comentou em post anteriores, entrou velho na politica e é ultrapassado, pode aguadar é mudança na certa na capital e com certeza não vai ser com o grupo sarney.

    Resp.: Não foi pesquisa, meu caro, foi diagnóstico, o que é diferente. Os pesquisadores perguntaram a grupos de eleitores o que eles achavam sobre determinados assuntos. os técnicos, a partir ddisso, definiram os quadros do momento em relação a São Luís. Este quadro servirá de parâmetro para tomada de decisões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *