18

A fragilidade do governo na greve da Educação…

Olga: fragilidade no comando da Educação

A postura da Secretaria de Educação e do Simproessema chegou ao limite do aceitável na greve dos professores.

Insuflado por políticos de oposição, o sindicato mantém por birra uma greve desarticulada e já considerada ilegal em todas as instâncias da Justiça.

Mas a mantém por que já sabe de um detalhe da Seduc: a secretária Olga Simão é frágil e insegura no comando da pasta.

E esta fragilidade foi demonstrada exatamente quando não exigiu os louros de uma batalha vencida, preferindo abrir a guarda para o adversário já derrotado.

Se o governo prefere negociar, porque entrar na Justiça?

A questão é simplesmente legalista.

Se a Justiça, em todas as suas instâncias, já considerou o movimento ilegal, cabe à Secretaria de Educação tomar as providências para o retorno às aulas – com corte de ponto e até demissões, como é previsto em lei.

Se não o faz, é por que não tem convicções em suas posições – a despeito de todo o apoio que recebe da base na Assembléia; a despeito de todo o apoio que recebe da classe estudantil.

Cabe ao governo agir.

Caso contrário, de nada adianta as inúmeras declarações de ilegalidade dadas pela Justiça.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Marco,você não conhece a realidade da educação:as escolas estão acabadas,principalmente no interior do estado e tudo isso e´graças a essa governadora, que só ela está no quarto mandato,sem contar com os outros nos quais ela mandou.A tirania é próprio dessa família.Custa essa gorvenadora tomar a responsabilidade pra si e dar um basta nisso.A secretária é frágil,mas a governadora também não fica atrás.Aliás eu estou achando é pouco,a maioria dos professores votaram na Roseana,tiro pela escola na qual trabalho agora tá todo mundo fazendo xingamentos…

  2. Concordo com o comentário da professora SEEDUC. Estou hoje no nível 20 e era pra estar no nível 22. Porque a SEEDUC não implanta como na prefeitura de São Luís as progressões automáticas de 3 em 3 anos. Gostaria que você comentasse isso.

  3. MARCO TENHA CORAGEM EM DIZER QUE VOCÊ NÃO GOSTA DA Dra.OLGA , É MAIS ONESTO,MAS TODOS SABEM O QUE ESTÁ POR TRAZ DOS SEUS COMENTARIOS, É FALTA DO FAMIGERADO JABÁ………..ZÃO.

    resp.: Você está enganado. Olga é uamd as masi respeitáveis auxilaires da governadora Roseana Sarney. Sempre tive o melhor tratamento por parte dela – em todos os aspectos. E já defendi sua manutenção aquin neste blog. A crítica é específica a esta questão. Nada tema ver de pessoal.

  4. Não sou a favor desse governo, nunca fui e nunca serei… mas sobre esse caso Marco tem razão… isso ja virou palhaçada… esses professores não pensam em mais nada além dos seus bolsos… (uns poucos, não todos.) como vimos a baderna realizada na porta de escolas por toda cidade, alguns professores honesto quem tentam dar aulas e são impedidos… isso é uma falta de respeito com os estudantes que ja tem que lidar de centenas de outros problemas, como transporte de péssima qualidade, escolas e salas de aulas caindo aos pedaços dentre outros… E essa Olga ?? pfff francamente… não tem nem o que se comentar… despreparada tal qual sua chefe.

  5. Cadê o técnico em educação que iria assimir a secretaria?
    Para vocês do grupo Sarney, além da divisão da oposição, a falta de educação do povo é prioridade para ficarem com o poder.
    Concordo com o comentário de que os pontos que deveriam ser cortados seriam o da tua esposa, que não pisa na AL e o seu, em diversos contratos com prefeituras do interior.

  6. Senhor Marco Deça,

    leio seu blog diariamente, mais fico triste em ver seus posts quando se refere a greve com désdem, pois você é conhecedor que a greve é legitima e chegou até aqui porque a Governadora SÓ colocou gente incompetente para resolver tal questão com o Sindicato, a credito que somente ELA, só ELA tem moral e cacife para liquidar e resolver este movimento, uma vez que 90% destes PROFESSORES são e sempre foram eleitores de Roseana.
    Marco, fale com a Governadora e peça para ela, ELA mesma dá um basta nesta lenga-lenga, tira Olga,tira César Pires da intermediação, e peça para Governadora resolver. Pois foi nela que votamos, e é nela que acreditamos e confiamos.

  7. É realmente triste saber que nossa educação está em mãos tão frágeis e ineficazes.
    Governadora! Já passou da hora de mudar o comando da educação.

  8. MARCO, O QUEREMOS É MITO SIMPLES…..QUEREMOS A IMPLANTAÇÃO DO ESTATUTO QUE HÁ DEZ ALUNOS LUTAMOS POR ISTO……TODA CATEGORIA TEM OS SEUS SALÁRIOS CORRIGIDOS COM BASE NA INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR….2009 NÃO TIVEMOS, 2010 NÃO TIVEMOS E PELO JEITO 2011 NÃO VAMOS TER. O QUE HÁ DE IMORAL EM LUTAR POR ISTO? TENHO MESTRADO E SOU PROFESSOR DA REDE DESDE 2002 E NUNCA RECEBI NENHUM CENTAVO PELA MINHA PÓS ( DEVERIA SER 15% ), ESTOU NO NÍVEL 19 E DEVERIA SER NÍVEL 21 E MAIS UMA VEZ NUNCA RECEBI NENHUM CENTAVO POR ISTO. SOU PROFESSOR, ME OLRGULHO DISTO E PRINCIPALMENTE SOU REFERÊNCIA PARA OS MEUS FILHOS. POR ISTO ESTOU NA GREVE POR MEUS DIREITOS CONTRA UM GOVERNO QUE NUNCA INVESTIU E NUNCA INVESTIRÁ EM EDUCAÇÃO. ESCOLAS FUNCIONANDO EM GARAGENS, GALPÕES E ATÉ CASAS ALUGADAS NO INTERIOR DO ESTADO.

    COM RELAÇÃO A OLGA SIMÃO, É UM DESASTRE. QUEM MANDA MESMO É GRAÇA TAJRA, INCOMPETENTE, E SÓ PENSA EM PERSEGUIR PROFESSOR. ALIÁS DE QUEM FOI A IDÉIA DE CORTAR O PONTO E ATÉ MESMO EXONERAR PROFESSOR?? GRAÇA TAJRA..

    SINTO VERGONHA DOS MEUS COLEGAS DO LICEU MARANHENSE EM VOLTAREM. PROFESSOR ALDEMIR E CIA PENSE NO QUE VC´S ESTÃO FAZENDO. PELEGOS E TRAIDORES DA EDUCAÇÃO.

  9. Só sei que Roseana é hoje inimiga número 1 da educação. Todos os educadores do estado sentem a alma ferida pelas atitudes do governo, que já chegou ao nível da tirania. Achar que é só investir depois em propaganda que tudo se resolve, é substimar demais os professores.
    Na vez anterior em que Roseana foi governadora, os professores era totalmente desvalorizados, mas ninguém falava nada, porque na época o sindicato era cooptado. Pra se ter uma ideia, depois que Roseana saiu do governo, todos os anos havia reposição das perdas salariais para os professores. Isso só deixou de acontecer quando Roseana voltou. Não houve em 2010 e ela quer que continue da mesma forma em 2011 e certamente mais anos.
    Não se iluda aí do seu blog achando que os trabalhadores da educação não estão insatisfeitos. Todos eles estão sentindo na pele a tirania, prepotência e arrogância do governo Rosena. Não pense também que vai escrever qualquer coisa e as pessoas vão aceitar. Os educadores sabem muito bem separar o que tem fundamento e o que não passa de maldade e cinismo.
    Ou Roseana ouve os professores na mesa de negociação, ou ouve nas ruas e nas urnas.

  10. (…)

    Resp.: Com estes termos usados para terceiros você vai ficar sem ter o que dizer.

  11. HAHAH eu ri olga simão sabe apenas de números é incompetente como Roseana.

  12. Não é tão simples assim. Você não está levando em consideração o grande desgaste político que isso acarretaria. Fica nítida a sabedoria da Secretária que já conseguiu com que a greve fosse decretada ilegal e está tentando forçar os grevista a um acordo. Assim ela terá tanto a população quanto os professores e alunos do seu lado.
    É muito melhor do que levar as coisas à mão de ferro.

    Resp.: É um contrasenso. Se a greve foi considerada ilegal, porque fazer acordo? Ela tem as prerrogativas de exigir a volta dos professores para a sala de aula e tem o amparo judicial. os grevistas só continuam agindo, mesmo fora da lei, por que perceberam esta fragilidade.

  13. Você esta coberto de razão. Ninguém aguenta mais esses professores fazendo essa algazarra, sorrindo da cara dessa secretária e da governadora. Simplesmente estão muito pedantes.. e o que todos falam é assim: QUEM VAI NOS TIRAR DAQUI?? NINGUEM, POIS SOMOS CONCURSADOS E PODEMOS TUDO… ESSA GOVERNADORA NÃO VAI NOS TIRAR DO NOSSO EMPREGO, POIS ELA NÃO TEM CORAGEM DE FAZER ISSO, POIS NÃO VAI TER CORAGEM DE UMA DEMISSÃO EM MASSA.
    É isso que todos eles falam com a maior arrogância no rosto.. um bando de professor politiqueiro que devia servir de exemplo para a classe!! serem exonerados por estarem há mais de 30 dias fora da sala de aula. a Lei garante isso principalmente a nosa população que esta sofrendo, os alunos todos os anos passam por isso… quem paga esses professores somos nós e NÓS QUEREMOS TIRA-LOS DAS SALAS DE AULA… JÁ OUVI DIZER QUE TEM GENTE SE REUNINDO PARA COLOCAR ORDEM NESSA BAGUNÇA… E MANDAR ESSES PROFESSORES PARA A RUA….
    SE A LEI ESTA AI GOVERNADORA, FAÇA VALER.. COLOQUE PRA RUA E CONTRATE QUEM QUER TRABALHAR DE VERDADE!!
    ELES ESTÃO ZOMBANDO DA CARA DE TODOS NÓS, NÃO É SÓ DA SENHORA… NÓS QUEM PAGAMOS ELES E NÓS TEMOS DIREITO DE ESCOLHER QUEM DÁ AULA PROS NOSSO FILHOS…. SE ESTÃO HÁ MAIS DE 30 DIAS SEM IR TRABALHAR, JÁ É DEVIDO A EXONERAÇÃO, NÃO SE PREOCUPE COM A REVIRAVOLTA, POIS TODOS OS MARANHENSES ESTAO COM A SENHORA…
    E COMEÇE A FAZER AGORA, A VERDADEIRA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO!!!!

  14. Deus, aquele que você não acredita, sabe o que faz: não dá asas a cobra.

    resp.: Como sei que ele não existe, também sei que ele não criou nada. Por isso, já vi muita cobra com asa.

  15. MARCO D’EÇA NÃO SEJA INGÊNUO.OS PROFESSORES MARANHENSES, APOIAM ROSEANA E NÃO QUEREM CONFRONTO. SE FOREM DEMITIDOS, SÓ APOS O DEVIDO PROCESSO LEGAL,ISTO É, ABERTURA DE UM INQUERITO ADMINISTRATIVO E ISSO É DEMORADO, IMAGINE COMO O GOVERNO FARIA PARA ABRIR INQUERITO CONTRA 40.000 PROFESSORES. CARO AMIGO NÃO SEJA INGÊNUO. SAIBA QUE OLGA SIMÃO E ROSEANA JÁ ESTÃO CORRENDO DA RAIA E COLOCANDO A CULPA NOS GESTORES REGIONAIS QUE JÁ ABRIRAM INQUERITO CONTRA PROFESSORES DE BARRA DO CORDA, OU VOCÊ NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO OS NOTICIÁRIOS, REFERENTE A GREVE?

    OBS. NÃO PENSE QUE SOU A FAVOR DE ILEGALIDADES COMETIDAS POR ESSA DIREÇÃO PILANTRONA DO SIMPROESEMMA, NEM SOU A FAVOR DESSA INTOLERANCIA DA BRANCA.

    E SE TÚ NÃO SABIA, CAFETEIRA FOI UM GOVERNADOR, HOMEM DE FIBRA,QUE CONTRA TUDO E CONTRA TODOS ELEVOU PARA 5 SALÁRIOS MINIMOS OS SALARIOS DOS PROFESSORES. E QUE AGORA OS MESTRES NÃO AUFEREM 3 SALÁRIOS MINIMOS.TAMBÉM TÚ BEM QUE PODERIA BUSCAR UMA ORIENTAÇÃO COM O NOSSO AMIGO ADVOGADO E DIRETOR DE JORNALISMO RÔMULO BARBOSA, EM VEZ DE FICAR FALANDO COISAS SEM UM EMBASAMENTO LEGAL. E ISSO VEM SENDO FEITO NAS MAIORES EMPRESAS DE JORNALISMO DO BRASIL.

  16. Sempre assim… Utilizando-se do judiciário para legalizar vontades da famiglia…

    Coitado dos professores deste Estado…

  17. Demitir?? Rapaz, tu nao brinca com abelha que tu é ferroada. Rosengana nao vai demitir 40 mil professores. É assim que ela vai fazer no melhor governo da vida dela??
    Se cortar o ponto nao vamos repor as aulas. SIMPLES. Pq nao demitir tua esposa que nao trabalha e so recebe? Pq nao te demitir de Urbano Santos, que tu nao pisa lá e recebe??

    resp.; Não há 40 mil professores em grve, Õh tolo! Os que estão parados fazem parte do grupo sinbdical ligado aos partidos e grupos políticos. E é esses que estão acossando a secretária, que deveria tomar posição e engrossar o discurso. Afinal, a Justiça já demonstrou que eles estão errados. se estão errados, não há o que negociar. Não se negocia o que é certo.

  18. Marquinho, Satan Goss, qual o resultado final da sua enquete sobre o novo blog?? Rapaz, como o RUIM venceu, vc nao disse nada hein.Pq??
    A Olga, como BNACARIA é uma Osga. Pq Rosengana insiste em mate-la na educação?? Quanto a greve, tudo é ilegal, menos roubar e nao ser preso igual Fernando Sarney.

    resp.: Você não saber ler? O primeiro parágrafo do texto trata exatamwente disto, meu caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *